Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cotriguaçu recebe dois médicos do programa do Governo Federal Mais Médicos; 36 chegam em Mato Grosso

Os médicos, que chegaram esta semana a Mato Grosso, vão
atuar em 9 municípios e em aldeias indígenas do Estado

Nesta semana, desembarcaram em Mato Grosso 36 médicos cubanos para trabalhar no programa “Mais Médicos” do governo federal. Os profissionais vão atuar em cinco Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e nove municípios do interior. 

Nesta quinta-feira (5) a Prefeita Rose Nervis (PMDB) recebeu um casal de Médicos de nacionalidade cubana que vão atender o município de Cotriguaçu. Após o município na pessoa do Secretário Municipal de Saúde não medir esforços e ter inscrito o município na segunda fase do programa, o reforço foi enviado pelo Ministério da Saúde. A área de atuação é voltada para a atenção básica a saúde.

Conforme a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 22 profissionais vão atuar em DSEIs, sendo que quatro serão enviados para a unidade da região do Araguaia, quatro para atender o povo Kaiapó, quatro para a etnia Xavante, quatro para a região do Xingu e mais seis para atender o DSEI da Baixada Cuiabana.

Os outros 13 médicos vão atuar em postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Sendo que quatro irão trabalhar em Colniza (1.114 km a noroeste de Cuiabá), dois em Comodoro (667 km a noroeste de Cuiabá), além dos dois em Cotriguaçu (991 km a noroeste de Cuiabá) citados anteriormente.

Também receberão profissionais os municípios de Cáceres (236 km a oeste de Cuiabá), Campinápolis (598 km a noroeste de Cuiabá), Chapada dos Guimarães (64 km a leste de Cuiabá), Nova Nazaré (780 km a nordeste de Cuiabá), Porto Esperidião (342 km a oeste de Cuiabá) e Vila Bela da Santíssima Trindade (533 km a oeste de Cuiabá).

Conforme a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), os profissionais desembarcaram em Cuiabá no último domingo (1). Esta semana eles passarão por treinamento para poder aprender um pouco mais sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso e quais são as principais doenças e endemias locais.

Na próxima semana eles serão encaminhados para os municípios e passarão por mais uma semana de treinamento e ambientação até realmente começarem a realizar os atendimentos.

Conforme a assessoria, a língua não será um problema, pois eles somente são liberados pelo governo federal após serem devidamente capacitados.

Agora chegou a 42 o número de médicos estrangeiros trabalhando em solo mato-grossense pelo programa Mais Médicos. Segundo a assessoria da SES, a previsão é que até abril de 2014 mais de 200 profissionais estejam atuando. Os primeiros chegaram no estado em outubro deste ano.

MAIS MÉDICOS - O programa faz parte de um pacto que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez de profissionais.

Desde a sua aprovação, o projeto tem levantado polêmica entre os profissionais da área da saúde. Tanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) se posicionaram contrários a medida. O (CFM) chegou a entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República para impedir que o governo contratasse os médicos estrangeiros.
 
Por: André Silveira com Diário de Cuiabá