Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 12 de maio de 2012

Senar-MT realiza cursos em 60 municípios na próxima semana, Cotriguaçu na lista


 


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Matupá (696 km de distancia de Cuiabá), realiza na próxima semana cinco cursos no município. Ao todo estão sendo disponibilizadas 75 vagas, sendo 15 para cada treinamento. O público-alvo são produtores, trabalhadores rurais e seus familiares e a mobilização das turmas está sob a responsabilidade do sindicato rural.


Os treinamentos ofertados são de "Crochê básico em barbante", "Olericultura básica" (horta), "Pintura em tecidos" e "Produção de derivados do leite – Queijos" e têm duração de 40 horas. O de "Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza" apresenta carga horária de 24 horas.


Outros 59 municípios terão cursos na próxima semana: Aripuanã, Água Boa, Alto Taquari, Alto Paraguai, Barra do Garças, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Castanheira, Claúdia, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Colniza, Cotriguaçu, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Guarantã do Norte, Gaúcha do Norte, Itiquira, Jaciara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Lacerda, Nova Monte Verde, Nova Ubiratã, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Paranaita, Paranatinga, Primavera do Leste, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Estrela, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, São José do Rio Claro, Santa Terezinha, Santo Antonio de Leverger, Santo Afonso, Sapezal, São Felix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Querência.


Para saber quais cursos serão realizados em cada município acesse o menu "Cursos Programados" no site www.sistemafamato.org.br. Lá também é possível encontrar os telefones dos Sindicatos Rurais, que formam as turmas para as aula. Basta selecionar o menu "Sindicatos Rurais".

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/ SENAR-MT

www.sistemafamato.org.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ponte que liga Aripuanã a Juruena é refeita



A ponte da rodovia que liga Aripuanã ao município de Juruena foi refeita ontem pela equipe do Consórcio Intermunicipal com apoio da Secretaria de Infraestrutura da cidade de Juruena. O problema ocorreu na ultima terça-feira, próximo à comunidade AR-2.

De acordo com Carlos Roberto, assessor de imprensa da Prefeitura de Juruena, a ponte cedeu devido ao excesso de peso, já que por ser muito antiga estava muito danificada.

“Nós contatamos a equipe do Consórcio Intermunicipal que já estava fazendo a manutenção da estrada para auxiliar e concluir a obra da nova ponte que por sinal ficou muito boa”.

A região noroeste sempre passa por esses transtornos com as vazões de água em cima da ponte na época de chuva e a população sofre e cobra do estado uma resposta positiva.

Fonte: Top News (Foto: ilustrativa)

Empresário acusado de fraudes é proibido de organizar concursos em MT

O empresário Ademir Francisco Roza, da Prisma Consultoria, e seus sócios, estão proibidos pela Justiça de Mato Grosso de organizarem provas para concurso público. A decisão vale inclusive para eventuais outras empresas que figurarem seus nomes em razão social A juíza Elza Yara Ribeiro Sales Sansão, titular da Terceira Vara da Comarca de Juína, concluiu, em liminar a Ação Civil Pública de Nulidade do Concurso Público nº 1/2012, do Município de Castanheira, e de Improbidade Administrativa, casos de fraudes envolvendo o empresário.

Ademir Francisco Roza não pode  participar de qualquer licitação com o poder público que vise à deflagração de concurso público. Segundo a juíza, restou devidamente demonstrado que o nome do empresário aparece em casos de  suspeita de fraude e ilegalidades em concursos. Além da Prisma, Roza estaria associado CAPS – Consultoria, Assessoria e Planejamento Empresarial Ltda., que possui ações em trâmite nas comarcas de Alto Araguaia, Mirassol D’Oeste, Cotriguaçu e Colniza.

De acordo com a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, a Prisma Consultoria teria copiado 14 questões de conhecimentos gerais de outros certames, disponibilizadas na Internet, e utilizado-as nas provas. Dos 18 candidatos aprovados nas primeiras colocações, 10 eram servidores contratados da prefeitura. Para o MP, eles foram beneficiados, em virtude da patente diferença de pontuação entre os demais colocados.

O Ministério Público também apurou que, antes da realização da prova, já circulava uma lista na Internet com os nomes dos aprovados, o que ao final acabou se confirmando. Além do Município de Castanheira, da Prisma Consultoria e de Ademir Francisco Roza, a ação civil pública também foi impetrada em desfavor de Silvana Marques Reis, Rosemeire Jacinta Duarte e Wesley dos Anjos Borges.

A magistrada ressaltou que a Constituição Federal, em seu artigo 37, II, adotou o princípio da ampla acessibilidade aos cargos, funções e empregos públicos, mediante concurso de provas ou de provas e títulos, visando ensejar igual oportunidade a todos para a disputa de cargos públicos. “A igualdade entre os candidatos é, pois, o primeiro postulado fundamental do concurso público”, salientou.

Fonte: 24 Horas News

Dilma vem a Mato Grosso ‘conferir’ crescimento econômico do Nortão

A convite do governador Silval Barbosa (PMDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) visitará Mato Grosso entre o final do mês de maio e o começo de junho para conhecer as mudanças econômicas pelas quais a região Norte do Estado vem passando.

O anúncio foi feito na manhã de hoje (11) por Barbosa, durante evento de entrega de casas populares em Sinop. As cidades escolhidas por Silval para a visita de Dilma são Sinop e Lucas do Rio Verde.

“Convidei a Dilma para ela observar as mudanças que o governo federal tem provocado na região norte de Mato Grosso”, anunciou o governador.

A região Norte de Mato Grosso tem experimentado um crescimento surpreendente nos últimos anos, tocado principalmente pela força do agronegócio.

Os dois municípios aos quais Silval vai levar Dilma, por exemplo, crescem a taxas chinesas. Sinop tem média de 10% ao ano, por pelo menos três anos seguidos. Já Lucas está recebendo plantas agroindustriais que geram muitos empregos e renda.

Além de conhecer o crescimento econômico de Mato Grosso, Dilma participará da inauguração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A data precisa da visita da presidente ainda será confirmada pelo cerimonial do Palácio do Planalto.


De Sinop - Alexandre Alves

Colniza - Vereador que agrediu colega é afastado novamente do cargo

  O Tribunal de Justiça suspendeu a liminar que concedia ao vereador cassado por Colniza, Elpídio da Silva Meira (PR), o direito de ser reconduzido ao cargo. A decisão, proferida nesta terça (8) pelo presidente do TJ, desembargador Rubens de Oliveira, acata um recurso da Câmara Municipal. O argumento foi que o retorno do republicano causaria grave lesão ao interesse público, uma vez que o parlamentar ameaçava requerer o pagamento dos salários pelo período que ficou afastado do Legislativo.

  Elpídio foi cassado em maio de 2011 sob acusação de quebra de decoro parlamentar. Ele já era alvo de um requerimento para investigá-lo de suposto abuso de autoridade contra uma servidora do Peti de Colniza e acabou complicando sua situação ao agredir, durante sessão plenária, o colega de parlamento e partido, vereador José Anchieta Vieira, autor da proposta.

A liminar que o autorizava a retornar ao cargo foi concedida pela juíza da Comarca de Colniza, Melissa de Lima Araújo. Ela anulou a decisão da Câmara de cassar Elpídio por entender que os votos deveriam ter sido abertos e não fechados. Além de requerer os salários "atrasados", o republicano afirmava que ingressaria com uma ação por danos morais contra parte dos vereadores do município.

Conforme a decisão do TJ, Elpídio permanecerá afastado da Câmara até o julgamento do mérito do recurso interposto por ele.

Parlamentar que agrediu colega volta e quer salários "atrasados"

Fonte: Autor: Laura Nabuco/RDNEWS    

Consórcio de municípios é uma boa saída para investir melhor

O forte apelo de prefeitos sobre a crise financeira nos municípios, posto durante encontro de gestores das 141 cidades de Mato Grosso, recebeu respostas e alternativas que, se não resolvem toda a problemática, ajudam a amenizar questões como falta de recursos. A Frente Parlamentar Municipalista, coordenada pelo deputado Ezequiel Fonseca (PP), liderou rodada de debates e palestras com a participação de especialistas em consórcios, uma ferramenta das prefeituras que através da união e formação de políticas públicas cooperadas, tem minimizado o potencial das dificuldades. Presente no evento, Marcela Belic, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e coordenadora do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo, deu a dica: "com a cooperação feita através dos consórcios não se consegue mais recursos, mas se aprende a fazer mais e melhor com o que se tem".

A implementação dos consórcios em Mato Grosso consolida 15 no mapa estadual, em franco desenvolvimento. Mas a forma de atuação dos municípios cooperados pode ser expandida. A maioria dos consórcios direciona projetos para áreas como a da infraestrutura. Galgar novas frentes, com aprimoramento de ações e evolução de setores, é o caminho a ser seguido, destacou Marcela.

E não faltam exemplos de que o trabalho promove resultados satisfatórios. Um dos exemplos citados por ela se refere à área da saúde, que por meio da gestão agregada conseguiu em Ijuí (RS) economizar 60% do total de recursos aplicados nos serviços do setor. "Os problemas dos municípios não estão presos a limites, eles transcendem. Mas com a discussão no consórcio sobre problemas em comum, se tem uma solução regionalizada", disse Marcela.

O atendimento à legislação nos municípios sobre resíduos sólidos, com prazo para adequação até 2014, encontra suporte nos consórcios. O assunto tem provocado debates em todo o país, já que aproximadamente 70% dos municípios brasileiros possui menos que 50 mil habitantes. Cidades nesse enquadramento produzem em média menos que 250 toneladas de lixo, o que encarece os custos de gerenciamento. Mas consórcios como o das Águas, em São Paulo, conjunto de 12 municípios, conseguiu baratear o preço por tonelada, saindo de R$ 110 para R$ 80, como foi apresentado por Marcela.

Foco na fase inicial se refere ao pacto político; planejamento da demanda e planejamento dos recursos financeiros além da capacidade de gerência dos trabalhos. Ezequiel propõe ainda inserção na pauta dos consórcios de questões relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, agricultura familiar, regularização fundiária e planejamento estratégico, que sustenta o plano diretor dos municípios. As ações da Frente contam com integração de deputados como o presidente do Poder Legislativo, José Riva (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM), Emanuel Pinheiro (PR), Percival Muniz (PPS), Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB). Reunião nos próximos dias dará sequência à discussão no Parlamento estadual.

Fonte: MT Agora - A Gazeta   

Cotriguaçu - Vereadora Rose parabeniza todas as mães pelo seu dia

quinta-feira, 10 de maio de 2012

AMM e Caixa Econômica fortalecem parceria para atender municípios


O 29º Encontro de Prefeitos, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), contou com a participação do superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira, nesta quarta-feira (09). O tema abordado foi a “Atuação da Caixa no Desenvolvimento dos Municípios”.

O superintendente falou sobre os serviços prestados pela Caixa, como a Sala das Prefeituras, que funciona como um ponto de apoio para os prefeitos na superintendência regional. Segundo Carlos Roberto Pereira, a Caixa aplicou mais de R$ 1,8 bi no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Carlos Roberto falou sobre as alterações nas regras de repasse do Orçamento Geral da União (OGU). Ele ressaltou que a Caixa está à disposição para esclarecer as dúvidas dos municípios em relação às novas regras.

Outro tema destacado pelo superintendente foi a redução da taxa de juros estabelecida pelo governo Federal. Carlos Roberto Pereira ressaltou para os prefeitos que essa ação irá impactar de forma positiva nos municípios. “Com o tempo será possível ver um aumento nos investimentos, na renda e na geração de empregos nas cidades. Com certeza será muito positivo para todos os municípios e para seu desenvolvimento”, frisou.

Na oportunidade o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, assinou junto a Caixa Econômica um termo de acordo para o acesso dos municípios à Universidade Caixa. Os municípios contemplados para o acesso às capacitações oferecidas pela Caixa são: Colíder, Campo Novo do Parecis,Guarantã do Norte, Comodoro, Torixoréu, Santa Rita do Trivelato, Nova Santa Helena, Querência e Nova Xavantina.

A AMM e a Caixa são parceiras e possuem um Termo de Cooperação, com o objetivo de promover o planejamento integrado, o desenvolvimento regional sustentável, a melhoria da gestão pública e apoiar a estrutura de ações que visam o desenvolvimento institucional dos municípios de Mato Grosso, de modo a potencializar a qualidade de aplicação dos recursos operacionalizados pela Caixa Econômica Federal. Através do termo já foram desenvolvidas ações de apoio, acompanhamento, capacitação e orientação aos municípios e à AMM, na gestão de suas ações de planejamento e em programas de governo.

Fonte: Agência de Notícias da AMM/ Foto: Vicente de Souza   

Deputado Luizinho Magalhães integrará caravana do PSD pelo MT


A partir desta quinta-feira, 10, a caravana do Partido Social Democrata inicia uma serie de encontros regionais em preparação para as eleições 2012, começando por Várzea Grande, reunindo os pré-candidatos do PSD na cidade e dos municípios circunvizinhos como Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

O deputado Luizinho Magalhães integrará o grupo capitaneado pelo presidente do PSD-MT, vice-governador Chico Daltro e o deputado José Riva (PSD). 

Luizinho Magalhães ressalta que este é um momento impar para o partido, que hoje pode ser considerado o maior do Mato Grosso com 50 prefeitos, 300 vereadores, sete deputados estaduais, dois federais e um vice-governador.

“O PSD é um partido que sonha e acredita em eleger um numero satisfatório de prefeitos e vereadores   para continuar mantendo a legenda com representantes de expressão nas esferas municipais. Tenho certeza que isto será trabalhado muito bem pelo vice-governador Chico Daltro, pelo nosso secretário geral deputado José Riva e pela diretoria do partido que está muito empenhada em mostrar à sociedade civil organizada que é preciso acreditar no estado. É preciso que as lideranças tenham coragem de fazer o enfrentamento para ajudar a qualidade de vida da sociedade melhorar. O PSD vem então com essa força para contribuir com o Mato Grosso para o partido crescer cada vez mais”, afirma o parlamentar.

Os encontros regionais estão previstos para acontecer durante todo o mês de maio, sempre aos finais de semana, nas cidades pólo.

Acompanhe a agenda do PSD-MT

• 10/05 – Quinta-feira - VÁRZEA GRANDE / NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO / POCONÉ / SANTO ANTONIO DO LEVERGER / BARÃO DE MELGAÇO
Local: Várzea Grande
Horário: 17:30 horas

 
• 11/05 – Sexta-feira - SINOP / SANTA CARMEM / VERA / CLÁUDIA / FELIZ NATAL / UNIÃO DO SUL
Local: Sinop
Horário: 13:00 horas


SORRISO / LUCAS DO RIO VERDE / IPIRANGA DO NORTE / TAPURAH / ITANHANGÁ / NOVA UBIRATÃ
Local: Sorriso
Horário: 18:00 horas


• 12/05 – Sábado - COLÍDER / NOVA CANAÃ DO NORTE / NOVA SANTA HELENA / ITAÚBA / NOVA GUARITA / MARCELÂNDIA
Local: Colíder
Horário: 08:00 horas


PEIXOTO DE AZEVEDO / NOVO MUNDO / GUARANTÃ DO NORTE / MATUPÁ / TERRA NOVA DO NORTE
Local: Peixoto de Azevedo
Horário: 13:00 horas

ALTA FLORESTA / CARLINDA / PARANAÍTA / APIACÁS / NOVA BANDEIRANTES / NOVA MONTE VERDE
Local: Alta Floresta
Horário: 18:00 horas

• 14/05 – Segunda-feira - CUIABÁ / CHAPADA DOS GUIMARÃES / ACORIZAL / JANGADA / ROSÁRIO OESTE / NOBRES
Local: Cuiabá
Horário: 17:30 horas


• 17/05 – Quinta-feira - DIAMANTINO / ALTO PARAGUAI / NOVA MUTUM / NOVA MARINGÁ / SÃO JOSÉ DO RIO CLARO / SANTA RITA DO TRIVELATO
Local: Diamantino
Horário: 18:00 horas


• 18/05 – Sexta-feira - BARRA DO BUGRES / PORTO ESTRELA / DENISE / NORTELÂNDIA / ARENÁPOLIS / SANTO AFONSO / NOVA MARILÂNDIA
Local: Barra do Bugres
Horário: 08:00 horas

TANGARÁ DA SERRA / CAMPO NOVO DOS PARECIS / SAPEZAL / CAMPOS DE JÚLIO / NOVA OLÍMPIA
Local: Tangará da Serra
Horário: 13:00 horas

CÁCERES / CURVELÂNDIA / LAMBARI D’OESTE / RIO BRANCO / SALTO DO CÉU / PORTO ESPIRIDIÃO
Local: Cáceres
Horários: 18:00 horas


• 19/05 – Sábado PONTES E LACERDA / VALE DE SÃO DOMINGOS / CONQUISTA D’OESTE / NOVA LACERDA / COMODORO / JAURU
Local: Pontes e Lacerda
Horário: 08:00 horas

ARAPUTANGA / INDIAVAÍ / FIGUEIRÓPOLIS D’OESTE / RESERVA DO CABAÇAL
Local: Araputanga
Horário: 13:00 horas

RONDONÓPOLIS / TESOURO / GUIRATINGA / SÃO JOSÉ DO POVO / ITIQUIRA / PEDRA PRETA
Local: Rondonópolis
Horário: 19:00 horas


• 20/05 – Domingo - JUARA / PORTO DOS GAÚCHOS / NOVO HORIZONTE DO NORTE / TABAPORÃ / BRASNORTE
Local: Juara
Horário: 08:00 horas


JURUENA / ARIPUANÃ / COTRIGUAÇU / COLNIZA / JUÍNA / CASTANHEIRA
Local: Juruena
Horário: 13:00 horas

 
• 24/05 – Quinta-feira  -PARANATINGA / PLANALTO DA SERRA / GAÚCHA DO NORTE / NOVA BRASILÂNDIA
Local: Paranatinga
Horário: 18:00 horas


• 25/05 – Sexta-feira - PRIMAVERA DO LESTE / POXORÉU / SANTO ANTÔNIO DO LESTE / CAMPO VERDE
Local: Primavera do Leste
Horário: 08:00 horas

BARRA DO GARÇAS / PONTAL DO ARAGUAIA / TORIXORÉU / RIBEIRÃOZINHO / ARAGUAIANA / GENERAL CARNEIRO
Local: Barra do Garças
Horário: 13:00 horas

NOVA XAVANTINA / NOVO SÃO JOAQUIM / CAMPINÁPOLIS / ÁGUA BOA / NOVA NAZARÉ / COCALINHO
Local: Nova Xavantina
Horário: 18:00 horas


• 26/05 – Sábado - RIBEIRÃO CASCALHEIRA / QUERÊNCIA / BOM JESUS DO ARAGUAIA / SERRA NOVA DOURADA / CANARANA
Local: Ribeirão Cascalheira
Horário: 08:00 horas

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA / LUCIARA / ALTO BOA VISTA / NOVO SANTO ANTÔNIO
Local: São Félix do Araguaia
Horário: 13:00 horas

CONFRESA / PORTO ALEGRE DO NORTE / CANABRAVA DO NORTE / SÃO JOSÉ DO XINGU / VILA RICA / SANTA TEREZINHA / SANTA CRUZ DO XINGU
Local: Confresa
Horário: 18:00 horas

• 27/05 – Domingo - ALTO ARAGUAIA / ALTO GARÇAS / ALTO TAQUARI / ARAGUAINHA / PONTE BRANCA
Local: Alto Araguaia
Horário: 08:00 horas

• 31/05 – Quinta-feira - JACIARA / DOM AQUINO / SÃO PEDRO DA CIPA / JUSCIMEIRA
Local: Jaciara
Horário: 18:00 horas

Fonte: Da Assessoria/ Marinha Soares   

“Acordão de Lula” levará o PT a apoiar Mendes a Prefeitura de Cuiabá

A obsessão do ex-presidente Lula para eleger o ex-ministro Fernando Haddad, da Educação, prefeito de São Paulo deverá “derrubar” a candidatura de Lúdio Cabral em Cuiabá. Um acordão está sendo costurado pelo líder petista para buscar o apoio do PSB, considerado fundamental na eleição paulista, com a indicação da ex-prefeita Luiza Erundina como candidata a vice. Para isso, os socialistas estariam fazendo algumas condicionantes. Entre as quais, o apoio do PT em Cuiabá à candidatura de Mauro Mendes. O entendimento tem a participação do  líder socialista Eduardo Campos, governador de Pernambuco, amigo pessoal do empresário matogrossense.

A questão é apontada como crucial. Mendes já revelou desejo de declinar da possibilidade de ser candidato a prefeito – cargo que disputou em 2008 e que acabou perdendo no segundo turno para Wilson Santos, do PSDB. A decisão de Mendes em abandonar uma candidatura agora se baseia no fato de o PSB e seus aliados preferencial terem mais dificuldades ainda para enfrentar a máquina do PMDB sem uma arma considerada fundamental: o tempo de TV. O PT dispõe de algo em torno de 5 minutos e 30.

A candidatura de Lúdio Cabral vem sendo sustentada graças a um acordo político de sua facção com o chamado “Campo Majoritário” do PT, que leva o nome de Construindo um Novo Brasil, a CNB, liderada pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil. Esse grupo  - que tem ainda Alexandre César, suplente de deputado estadual, e Saguas Moraes, suplente de deputado federal e atual secretário de Educação do Estado – segue rigorosamente a cartilha de Lula. Ou seja: segundo analistas, não teria dificuldades em rediscutir o projeto de Cuiabá, inclusive indicando a candidatura a vice, podendo ser o próprio Lúdio, embora no PSB a preferência recaia sobre a ex-senadora Serys Slhessarenko por agregar mais votos.

"Lúdio fez acordo com um grupo que pode acabar 'negociando' sua candidatura em nome de um entendimento maior do PT" - admitiu uma fonte do PT em Cuiabá. Até aqui, a candidatura de Lúdio é favorita contra o militante Jairo Rocha, líder da chamada "Articulação de Esquerda" do PT.

A postura de Mendes em deixar uma candidatura, por outro lado,  desagrada a cúpula do PSB. O deputado federal e presidente regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Valtenir Pereira revelou o que seria um acordo, para as eleições de 2012 e 2014, entre o próprio Valtenir e o presidente nacional da sigla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em setembro de 2011, na cidade Recife.

O acordo pré-determinou as candidaturas de prefeito e ao Governo ou senado, “Quando sentamos para debater as eleições de 2012, o governador Eduardo Campos me pediu para que retirasse a minha candidatura a prefeito em 2012, para construir a candidatura do Mauro a prefeito e a minha candidatura a majoritária em 2014” – contou. Pereira tem intenção de ser candidato ao Senado Federal.

“Mauro assumiu a presidência municipal do partido em Cuiabá, para assim ganhar mais espaço dentro do PSB e viabilizar alianças com outros partidos”, revelou Pereira.

O parlamentar além de revelar o acordo, se mostrou chateado  com a possibilidade do recuo de Mauro Mendes com relação as eleições de 2012.  “Ele  não pode aos 47 minutos do segundo tempo recuar da sua candidatura a prefeito de Cuiabá, não pode haver mudanças de rumo, qualquer mudança pode ser uma tragédia, não podemos mudar o foco. Ele trabalhou para ser e é o candidato do Movimento Mato Grosso Muito Mais a prefeito, agora ele não pode tirar nenhum tijolo da parede, pois podemos correr o risco de colocar tudo a perder”, disparou o socialista.

Valtenir disse que apesar da construção da sua candidatura, nada o impediria de atender a um possível chamado do grupo e colocar seu nome para a disputa do Governo do Mato Grosso em 2014: “A base do PSB tem me cobrado e me motivado, nos cursos de formação política nos municípios por onde tenho passado, a me lançar na disputa majoritária”, revelou.

Fonte: 24 Horas News e AgoraMT   

Parceria entre Estado e municípios é afinada durante o 29º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses


O governador Silval Barbosa e o vice Chico Daltro reafirmaram o compromisso do Estado com os 141 municípios de Mato Grosso, durante a abertura do 29º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, na noite dessa quarta-feira (09.05). O evento é realizado pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

Silval Barbosa destacou que a medida que as cidades e o Estado crescem, as demandas também aumentam e o governo estadual tem que estar presente. E o encontro de prefeitos é o momento de reafirmar esses compromissos e estreitar as relações com os municípios. “Vamos avançar ainda mais se continuarmos com essas parcerias fortes com a Assembleia, a AMM, a Caixa Econômica Federal”, frisou o governador, enumerando as demais instituições presentes no encontro.

O governador aproveitou para parabenizar o trabalho desenvolvido pala AMM de apoio aos gestores municipais, sendo o encontro de prefeitos um exemplo, já que possibilita discussão em torno das demandas das cidades, troca de experiências e soluções.
Para o presidente da AMM, Meraldo Sá, o governo do Estado sempre se mostrou disposto a ouvir as demandas dos municípios. A associação, por sua vez, investe em auxílio aos municípios com capacitação de gestores, além de assessorar os gestores na elaboração de projetos para os municípios.

Esse apoio, ressaltou o vice-governador Chico Daltro, é importante para o crescimento da cidade e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado. Para isso, disse, o Governo do Estado, por meio de Silval Barbosa, tem superado as barreiras na busca por mais investimentos em infraestrutura, habitação e outras áreas.

O encontro de prefeitos se estende até sexta-feira (11.05) com uma vasta programação que conta com palestras sobre controle da gestão pública e apresentação dos avanços da AMM. Simultaneamente acontece XI Encontro de Gestores Sociais e Primeiras Damas com a temática “Tecnologia Social – Um avanço para o futuro”, tratando do uso das tecnologias para a capacitação dos profissionais e desenvolvimento de projetos com otimização dos custos, explicou a presidente da Associação de Primeiras Damas dos Municípios do Estado do Mato Grosso (APDM), Alessandra Abreu Nicoli.

Também participaram da abertura os secretários de Estado Edmilson Santos (Fazenda), Nico Baracat (Cidades) e Ságuas Moraes (Educação), os deputados José Riva , Airton Português e Walter Rabelo, além de prefeitos municipais e demais autoridades.

Fonte: CAROLINE LANHI / Redação/Secom-MT

Grávida de 15 anos é agredida em MT com socos e pontapés por namorado

Um adolescente de 17 anos é suspeito de agredir com socos e pontapés sua própria namorada, uma adolescente de 15 anos que estaria grávida de oito meses, em Juína, cidade distante 734 quilômetros de Cuiabá. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), a adolescente passou mal após as agressões e foi encaminhada para o hospital, na terça-feira (8).

Segundo informações da Polícia Civil, a agressão ocorreu quando o casal voltava de uma festa do bairro Palmiteira. O investigador Leonel Pacheco relatou que o adolescente teria agredido a menor grávida com socos e pontapés na barriga e no rosto também.

No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar consta que a garota ficou com lesões na face provocadas pelas agressões. “Os dois estavam voltando da festa, quando o garoto teria começado a agredir a esposa grávida”, relatou o investigador da Polícia Civil.

Conforme contou ainda o investigador, a menor foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para uma unidade de saúde. Já o rapaz foi encaminhado para a delegacia pela PM e logo depois encaminhado para o Conselho Tutelar da cidade.

A conselheira tutelar responsável pelo caso confirmou as agressões, mas preferiu não fornecer mais detalhes sobre o fato.

Fonte: AgoraMT/ G1

Profissionais de enfermagem de Aripuanã fazem protesto por melhores condições de trabalho


Vestidos de preto, com faixas e cartazes, servidores municipais da saúde de Aripuanã realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (9), em frente ao Hospital Municipal Santo Antônio.

A maioria dos funcionários públicos da saúde como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, reivindica a redução da carga horária semanal da categoria, que segundo eles ultrapassa às 40 horas.

“Os profissionais daqui estão insatisfeitos com a carga horária de trabalho que foi colocada há um ano, e o stress no ambiente acaba não dando o retorno esperado, por causa da carga excessiva de trabalho” relata a enfermeira chefe, Maria Pinheiro.

Conforme a enfermeira, os protestos são também, contra a instalação da farmácia básica no hospital Municipal. “Quando um cliente é atendido no hospital, nós entendemos que é um caso de urgência e emergência, e nem sempre é necessário apenas um medicamento que compõe a farmácia básica”.

A classe ainda exige reconhecimento por parte da população, que na maioria das vezes os tratam com desrespeito. “A situação ficou preta porque a gente não tem reconhecimento, não temos alguns direitos garantidos e nem o respeito devido, pela própria população que a gente atende” desabafa Maria.

Fonte e foto: Top News/ Edson Prates   

Colniza e outros municípios de MT recebem mais de R$ 4,5 mi do ProInfância e PAC 2 para construção de creches

Os municípios de Colniza, Confresa e Vila Bela da Santíssima Trindade receberão recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação para a construção de 5 creches por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância e do Programa de Aceleração do Crescimento,o PAC 2. O depósito da primeira parcela deverá ser realizado ainda este mês.

Na próxima segunda-feira, 14 de maio, a presidenta da República, Dilma Rousseff, participará da cerimônia de lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, momento em que também serão assinados os Termos de Compromisso para a Construção das Creches do ProInfância / PAC 2. O evento será realizado no Palácio do Planalto em Brasília, à partir das 15 horas.

Colniza e Confresa assinarão o Termo e deverão receber mais de R$ 2,1 milhões cada um para a construção de duas creches em cada município. Para Vila Bela da Santíssima Trindade será disponibilizado pouco mais de R$ 620 mil para as obras de uma creche.

O trabalho da equipe técnica do deputado federal Valtenir Pereira, formada pelas assessoras Rúbia Moraes e Marlla Tschope, foi fundamental para aprovação dos projetos e viabilização dos recursos.

Nesta sexta-feira, 11 de maio, também deverá ser divulgada a liberação de recursos oriundos do PAC 2 e do ProInfância para a construção de creches em Cuiabá e Várzea Grande.

O ProInfância visa a construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional tendo por objetivo a melhoria da qualidade da educação. As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais.

Fonte: O Documento

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aniversário de Juína é comemorado com inaugurações de obras em saúde, educação e moradia


O aniversário de 30 anos do município de Juína (740 km de Cuiabá) foi comemorado nesta quarta-feira (09.05) com inaugurações de obras destinadas a saúde, educação e moradia, pelo governador Silval Barbosa. Em meio as festividades, o chefe do executivo entregou 11 ônibus escolares, inaugurou a Escola Estadual Antônia Moura Muniz, o Centro de Formação de Professores (Cefapro), a Unidade Pronto Atendimento - UPA 24 Horas e participou da entrega de 160 casas populares.

Na Escola Estadual Antônia Moura Muniz, entregue pelo governador e pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, também foi construída uma quadra coberta e um laboratório de informática. A unidade possui ainda portas largas e rampas para acessibilidade.  Na ocasião, Silval Barbosa reafirmou o compromisso do governo em climatizar as salas de aula.

O governador enfatizou a importância social da obra e parabenizou os cidadãos pelo aniversário da cidade. “Já climatizamos cerca de duas mil salas de aula em Mato Grosso e não vamos permitir que esta unidade fique sem ar  condicionado. A quadra coberta vai dar mais conforto para que os estudantes pratiquem esportes. Estou muito feliz com estas inaugurações que priorizam o cidadão.”, afirmou.

O secretário  Ságuas Moraes comemorou a entrega dos ônibus escolares e afirmou que hoje a cidade possui 32 ônibus escolares, todos em perfeitas condições de uso. O governador também visitou o prédio do Cefapro e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade que, de acordo com o prefeito de Juína,  Altir Antônio Peruzzo, estará em funcionamento nos próximos dias.

A  UPA, segundo o prefeito, irá desafogar as demais unidade de saúde do município e melhorar o atendimento ao cidadão. “As inaugurações de hoje são muito importantes pois atendem as necessidades básicas da população. Também foi lançado hoje um convênio para a reforma da quadra de esportes poliesportiva da cidade”, explicou.

Habitação
De acordo com o secretário de Estado de Cidades de Mato Grosso, Nico Baracat, foram entregues 150 casas e nos próximos 10 dias outras 50 estarão prontas para serem entregues às famílias, totalizando 200 residências populares. “Ainda temos a construção de outras 50 casas para lançar nos próximos dias. Foram investidos cerca de R$ 5milhões nestas 200 unidades. Trabalhamos para fazer constantes investimentos em habitação e assim melhorar a vida do cidadão”.

A população de Juína comemorou a entrega das residências. A moradora de Juína, Roselma Fonseca, foi uma das contempladas com a entrega das casas populares. Mãe de três filhos, a dona de casa contou que está muito aliviada de não precisar mais pagar aluguel. “Há mais ou menos 10 anos que eu sonho em ter uma casa própria. Estou muito feliz agora”, contou.

Também esteve presente no evento o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Comandante acompanha visita oficial do governador do estado em Juína



 
Na manhã dessa quarta-feira, o Governador do Estado de Mato Grosso Silval Barbosa esteve presente no município de Juína (735 km de Cuiabá), para a inauguração de várias obras feitas pelo Estado em parceria com o Governo Federal e Prefeitura Municipal.

Devido a presença do Governador, um forte esquema de segurança foi montado pelo efetivo do 20º Batalhão com policiais á paisana, guarnições de rua e o apoio da Força Tática.

O Major PM Adnilson de Arruda que temporariamente responde pelo Comando Regional VIII, acompanhou toda a visita do Chefe do Executivo Estadual que durou aproximadamente 3 horas.

Em sua fala, o oficial destacou a importância da visita do governador haja vista que na data de hoje 09.05, o município completa 30 anos de Emancipação Político - Administrativa.

Segundo informações dos seus assessores, Silval Barbosa se deslocará para Brasília e posteriormente para o município de Sorriso, onde fará a inauguração de outras obras.

Fonte: Assessoria Comando Regional VIII    

Definidos os 20 vencedores da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, Cooperativa de Juruena na lista

Nesta terça-feira (8/5) foram definidos os 20 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil vencedoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil. A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 15 especialistas de todo o país, após reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
As práticas vencedoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil são as seguintes:

Organizações:

Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu (Palmas - TO)
  • Prática: Projeto Canto das Artes

Associação Comunitária de Radiodifusão de Independência (Acordi) (Independência - CE)
  • Prática: Mulheres na Comunicação a Serviço da Vida

Associação dos Apicultores da Região do Alto Turi (Turimel) (Santa Luzia do Paruá - MA)
  • Prática: Atividade Apícola Associativa do Alto Turi

Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) (Carauari - AM)
  • Prática: Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário

Associação MarBrasil (Pontal do Paraná - PR)
  • Prática: Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar)

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré (Rio de Janeiro - RJ)
  • Prática: Maré de Sabores

Casa de Apoio à Vida (Campinas - SP)
  • Prática: GestAção

Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) (Juruena - MT)
  • Prática: Amazônia Viva: Plantando e Colhendo Frutos para um Mundo Melhor

Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda. (Encruzilhada do Sul - RS)
  • Prática: Sustentabilidade Camponesa – Diversificação Produtiva na Região Fumageira

Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel) (Ponte Alta - SC) 
  • Prática: Organizar a Produção e Agregar Valor aos Produtos da Agricultura Familiar para Gerar Trabalho e Renda, Reduzir o Crescente êxodo Rural e Alcançar o Emprego Pleno e Produtivo e o Trabalho Decente para Todos, Incluindo Mulheres e Jovens

Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) (Fortaleza - CE)
  • Prática: Projeto a Vida é Feminina

Instituto Ciência Hoje (Rio de Janeiro - RJ)
  • Prática: Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)

Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) (Rio de Janeiro - RJ)
  • Prática: Carretinha da Saúde Morhan

Pangea – Centro de Estudos Socioambientais (Salvador - BA)
  • Prática: Rede de Catadores Cata Bahia

Prefeituras:


Alfenas (MG) 
  • Prática: Programa de Acompanhamento da Gestante (Page)

Contagem (MG) 
  • Prática: Entre Gêneros – Nova Educação para as Relações de Gênero 

Glaucilândia (MG) 
  • Prática: Manejo de Sub-bacia Hidrográfica do Rio das Pedras

Montes Claros (MG) 
  • Prática: Iguais e Diferentes: Podemos Viver Juntos? 

Rio Branco (AC) 
  • Prática: Organização Social: uma Estratégia de Cooperação, Renda e Cidadania

Silva Jardim (RJ) 
  • Prática: Banco Comunitário Capivari e Moeda Social Capivari

4ª edição – Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 720 de organizações e 918 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Destas 51 iniciativas, quatro são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, seis do Norte, 20 do Sudeste e oito do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (10 iniciativas), Objetivo 2 (nove iniciativas), Objetivo 3 (oito iniciativas), Objetivo 4 (quatro iniciativas), Objetivo 5 (uma iniciativa), Objetivo 6 (três iniciativas), Objetivo 7 (oito iniciativas), Objetivo 8 (oito iniciativas).

O Júri de especialistas é composto pelas seguintes personalidades: Carmen Helena Ferreira Foro, Donizete Fernandes de Oliveira, Edna Maria Santos Roland, Lázaro Fernandes de Miranda, Leonor Maria Pacheco Santos, Maria da Penha Maia Fernandes, Maria José Vieira Féres, Maria Stela Santos Graciani, Mauri José Vieira Cruz, Milton Rondó Filho, Moema Maria Marques de Miranda, Paulo Augusto Oliveira Itacarambi, Renato Sérgio Jamil Maluf;  Ricardo Voltolini e Toni Reis.

Também participaram da abertura da reunião o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili; o representante do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek; o representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Faccio; o presidente da Enap, Paulo Carvalho; o chefe de gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fábio Sá; além da diretora de Comunicação e Pesquisa do Ipea, Enid Rocha; e da secretária-adjunta da Secretaria de Avaliação e Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Montagner.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A cerimônia de premiação dos 20 contemplados deve acontecer no final do mês de maio.

Deputada Luciane Bezerra (PSB) parabeniza o Município de Juína pelos seus 30 anos


Banner Assessoria de Imprensa

Após inaugurar várias obras em Juína Silval chega em Brasília mas assuntos da agenda são mantidos em sigilo

Após inaugurar várias obras pela manhã na cidade Juína, o governador Silval Barbosa (PMDB) e sua comitiva desembarcam no início da tarde desta quarta-feira (9.5), em Brasília, para uma série de compromissos oficiais. Entretanto, como tem sido frequente, a agenda oficial do governador não foi divulgada pelo gabinete do Palácio Paiaguás.

Conforme apurou o Olhar Direto junto à Secom, o governador tem encontro às 15h, na sede do Ministério da Fazenda, com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. O assunto a ser tratado ainda é um mistério.

Em seguida, às 16h30, o encontro é com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Vale lembrar que Mato Grosso possui obras que dependem da liberação de recursos do Ministério dos Transportes, como a passagem urbana de Cuiabá e Várzea Grande e obras nas rodovias BR 163 e 158.

Acompanham a comitiva os secretários de Fazenda, Edimilson Santos, da Educação, Ságuas Moraes, e das Cidades, Nico Baracat. O retorno à Cuiabá está marcado para hoje mesmo.

Fonte: De Brasília - Vinícius Tavares

Ponte cai e estrada que liga Aripuanã a Juruena é interditada

Imagem Ilustrativa

A queda de uma ponte no final da tarde de ontem, terça-feira (8) está impedindo o trânsito de veículos entre os municípios de Aripuanã e Juruena.

De acordo com a Secretaria de Obras do município de Aripuanã, o problema está localizado no km 60, próximo a AR-2.

O secretário adjunto de obras Roberto Ferreira, confirmou que uma equipe de trabalho da prefeitura de Aripuanã já foi enviada até o local para averiguar a situação.

“Nós contatamos a equipe do Consórcio Intermunicipal que está fazendo a manutenção da estrada e estamos nos deslocando in loco para saber o que aconteceu”.

A previsão é de que o problema seja resolvido até o final da tarde desta quarta-feira, com a liberação do trânsito naquela localidade.

Fonte:  Top News/ Edson Prates

Helicóptero da PM marca presença em Juara fazendo o mapeamento da região em ação preventiva


 
Visando fazer um mapeamento da região, para prevenir possíveis ataques das quadrilhas que vem assaltando bancos no Estado, no estilo conhecido de Novo Cangaço, um helicóptero da Polícia Militar de Mato Grosso está fazendo operações na região do Vale do Arinos.

Segundo o Major PM Sebastião Pereira, Comandante do 21º Batalhão, a presença da aeronave faz parte de um plano de atuação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na Operação Saturação, no Vale do Arinos.

A aeronave comandada pelo Major Tomaz, conta com 05 policiais, é equipada com armamento pesado, que, segundo o comandante, a ação é preventiva, porém, se houver necessidade de uma ação repressiva, terá todas as condições de enfrentamento com as quadrilhas que veem atuando, mas, o Major destaca que o objetivo é marcar presença, demarcar território, mostrando para os bandidos, que Mato Grosso tem segurança.

O helicóptero deverá permanecer durante toda a semana nas regiões do Vale do Arinos e Vale do Juruena.

De acordo com o oficial, devido a visão aérea ser muito superior a terrestre, a possibilidade de obter êxito em uma ação é bem maior. Ele citou um caso recente, em que foi detectado um grande movimento de veículos em uma fazenda aparentemente abandonada, e, ao verificar em solo, o local era base de uma quadrilha de roubo de carros.

Fonte: Show de Noticias / Com. Regional VIII    

Milhares de pessoas lotam o centro de eventos e campeões do Fescaju recebem premiações




O centro de eventos superlotou na noite desta terça-feira (08.05) para o ultimo dia de festa em comemoração ao 30º aniversário de Juína.

No palco, os campeões do 21º Fescaju ( Festival de Canção de Juína) receberam a premiação das autoridades presentes na cerimônia.

Os campeões foram:

CATEGORIA AMADOR INFANTIL


Candidato (a)
CLASSIFICAÇÃO
Média
ADRIELE ROCHA1º LUGAR453,3
RENATO CRUZ2º LUGAR436,7
FLAVIANA3º LUGAR416,7
JAQUELINE SANTANA4º LUGAR386,7
HERYCK E HEVELYN5º LUGAR353,3







CATEGORIA AMADOR ADULTO GOSPEL


Candidato (a)
CLASSIFICAÇÃO
Média
DANIELE BELTRAMELO1º LUGAR460,0
JULLY MACIEL2º LUGAR410,0
ADRIELE SOARES3º LUGAR386,7
WILTON SANTANA4º LUGAR366,7
HELLEN MAYARA 5º LUGAR366,7


Houve empate entre os candidatos Hellen Mayara  e Wilton Santana, o desempate ocorreu no quesito DICÇÃO conforme prevê o Parágrafo Primeiro do Art. 22 do regulamento :
HLLEN MAYARA: 220 - WILTON SANTANA: 230 = maior nota 



CATEGORIA AMADOR ADULTO


Candidato (a)
CLASSIFICAÇÃO
Média
RICK E MARCOS1º LUGAR466,7
CLOVIS XAVIER2º LUGAR436,7
KAROL3º LUGAR410,0
VERÔNICA LARA4º LUGAR393,3
CLEBER DOGLAS5º LUGAR366,7


Mas ainda faltava a ultima atração da noite, de Barretos do Estado de São Paulo, a dupla sertaneja Conrado e Aleksandro que puxou uma multidão de pessoas no centro de eventos e cantou seus maiores sucessos.

Por quase duas horas Conrado e Aleksandro, animou a madrugada  de quarta-feira, 9 de maio aniversário de Juína. A meia noite,  o público assistiu a queima de fogos preparada especialmente para comemorar o 30º aniversário do município.

Após o show de Conrado e Alexandro, a Banda APK continuou o baile popular. 


Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   






Indústria Madeireira gera mais de mil empregos diretos em Cotriguaçu


Mais de mil pessoas são empregadas diretamente pela indústria madeireira de Cotriguaçu (970 km ao noroeste de Cuiabá), em empresas de médio e grande porte, com a particularidade de operar em vários turnos de trabalho. A população é de 14 mil habitantes e a empregabilidade do setor madeireiro já chegou a 30%.

A região é rica em espécies madeireiras como jatobá, ipê, cumaru, caxeta, tauari, pinho cuiabano, dentre outras que chegam a quase 30 espécies mais comercializadas. A maior empresa do segmento na cidade é a Vale do Juruena que trabalha com lâmina torneada e faqueada, madeira serrada e beneficiada. Parte da produção é absorvida em Mato Grosso e Paraná. Decks e assoalhos são exportados para a China, que chegam atualmente a 5% da produção. Em outros períodos, com melhor situação cambial, a empresa chegou a exportar 30% da produção para Japão, Estados Unidos, Holanda e China.

A produção da lâmina torneada chega a mil metros cúbicos/mês, a faqueada em torno de 100 mil metros quadrados e 800 metros cúbicos de madeira serrada e beneficiada.


O mercado madeireiro da região escoa a produção por Juína e por Alta Floresta. O frete da região chega da R$ 330 a tonelada de madeira, enquanto Sinop, por exemplo, transporta para os mesmos destinos por até R$ 180. Em algumas espécies, na região, para alguns produtos  40% do valor da carga fica comprometido com frete, além de falta mão de obra e escassez na qualificação.

A Vale do Juruena tem 18.200 metros quadrados de área construída no meio da floresta Amazônica, com uma turbina de 1.6 megawatts de geração própria de energia com a utilização dos próprios resíduos. O grupo detém 39 mil hectares de floresta nativa, do total sete mil foram explorados sustentavelmente e o restante mantém a mata intacta pronta para projeto de manejo florestal.

As principais e maiores áreas florestas nativas do Estado estão na região.

Fonte: (Cristiane Oliveira-assessoria de Imprensa Sindusmad)

Fiscais do Ibama são presos em flagrante cobrando propina para 'liberar' madeira irregular


Uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Federal culminou com a prisão em flagrante de dois fiscais do Ibama, ontem (8), por cobrarem propina para liberar madeira extraída irregularmente em Cláudia (580 km ao Norte de Cuiabá).

Depois de denúncia recebida pelo Ibama, de que agentes ambientais federais estariam cobrando dinheiro para liberar madeira apreendida dentro da Operação Verdes Veredas, o órgão ambiental informou a Polícia Federal, que promoveu o flagrante com gravação de áudio e vídeo.

De acordo com o delegado de Polícia Federal, Rômulo Rodovalho Gomes, os servidores públicos foram presos em flagrante pelo crime de corrupção passiva, cuja pena é de dois a 12 anos de reclusão.

A superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, ressalta que o fato ocorrido em Cláudia será apurado com o rigor que o caso merece.

"Não vamos tolerar esse tipo de conduta deplorável, que entristece e envergonha os demais servidores e a sociedade. Os servidores envolvidos no episódio serão submetidos a processo administrativo disciplinar que será instaurado pela Corregedoria e Presidência da autarquia, em que será garantido amplo direito a defesa e ao contraditório. O fato será exaustivamente apurado”, conclui a superintendente, por meio da assessoria de comunicação.

Fonte: De Sinop - Alexandre Alves