Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AL analisa proposta que institui o “Selo Descarte Correto” em MT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), é autor do Projeto de Lei Nº 476/2012 que institui no âmbito do Estado de Mato Grosso, o Selo Descarte Correto e Implanta o Serviço de Informações sobre pontos de descarte de materiais recicláveis (Sidemar-MT).
 
A proposta apresentada no segundo semestre desse ano está sob análise da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Na opinião do parlamentar, o Sidemar é a melhor resposta ao anseio de todos, uma vez que conscientiza e organiza fornecedores, intemediários e consumidores sobre a logística reversa e os locais apropriados para a dispensa dos resíduos sólidos e que podem ser reutilizados.
 
O projeto estabelece que o selo deverá direcionar o consumidor ao banco de dados com cobertura estadual atualizada, disponibilizado na Rede Mundial de Computadores - Internet -, com a finalidade de facilitar o gerenciamento da logística reversa e o atendimento pelos SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas, feitos por telefone. Pela regra, nos dados dos pontos de descarte de cada tipo de mercadoria deverá conter o nome do estabelecimento, endereço completo e endereço do correio eletrônico. Determina ainda, que o serviço de atendimento deve ser gratuito à população.
 
“Dos 141 municípios mato-grossenses, apenas quatro possuem aterros sanitários sob responsabilidade municipal. Infelizmente, esses locais e também os lixões tornaram-se depósitos de materiais como o pneu, geladeira, televisor, pilhas, sofá e outros produtos que devem ter descarte específico, afim de evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Por outro lado, medidas como a que apresentamos favorecerá o consumidor que saberá o destino de cada produto, o reciclador ou catador, já que essa atividade gera fonte de renda e claro, o meio ambiente que agradece os novos hábitos”, pontuou o deputado.
 
O parlamentar alega que, a destinação e o tratamento adequado do lixo é um dos maiores desafios enfrentados pelos órgãos públicos do País. Para ele, a única alternativa para aliviar os aterros sanitários e os lixões é a reciclagem. Para se ter uma idéia, em todo o Brasil são coletados quase 200 mil toneladas de resíduos sólidos dia. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), esse número corresponde a 90% do total de domicílios ou 98% das moradias urbanas.
 
A matéria orgânica, no entanto, equivale a 51,4% do lixo coletado, enquanto que o material reciclável (alumínio, plásticos, papel, aço, metais e vidro) representa um menor percentual, 31,9%. Em Cuiabá, a média diária da coleta é de 600 toneladas.
 
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Colíder, Cotriguaçu, Torixoréu e Juína são as únicas cidades que possuem licença de operação sob responsabilidade das prefeituras. Em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah e Ipiranga do Norte os aterros sanitários que existem são administrados pela empresa Sanorte (Saneamento e construções Ltda.) de Caraguatatuba/SP. Em relação a Cuiabá, Capital mato-grossense, o único aterro é de responsabilidade da empresa CGR (Centro de Gerenciamento de Residuais Cuiabá LTDA.), que trabalha apenas com resíduos perigosos, ou seja, que apresenta riscos à saúde pública, e ao meio ambiente. E, não-inertes, que não apresentam riscos como o lixo doméstico.
 
“Sabemos que o número de aterros em todo o país ainda é insuficiente, uma média de 1.700, mas não podemos cruzar os braços diante dessa situação. Ao mesmo tempo, reforçamos o trabalho da reciclagem, que não se resume apenas em desafogar aterros e lixões, mas a mudança de hábitos atrelada a recursos disponíveis para que essa ação se concretize.
 
Assim, acreditamos que é a partir do conhecimento adquirido, que cada cidadão passa a tomar medidas que favoreçam não somente a si, mas também melhore as condições relacionada às questões socioambientais”, considerou o deputado, autor do projeto que ainda este ano deve ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 
Fonte: Redação 24 Horas News

Lideranças de Ouro Branco do Sul recebem informações sobre emancipação

Lideranças do distrito de Ouro Branco do Sul, localizado a 110 km de Itiquira, na região Sul de Mato Grosso, receberam informações sobre o projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional para os estados voltarem a ter autonomia para legislar sobre a criação de novos municípios.

Durante reunião nesta quinta-feira (8) com o presidente da Associação Mato-grossense de Áreas Emancipandas e Anexas (Amea), Nelson Salim, o vice-prefeito de Itiquira, Celso Dalastra (PV), o vereador Josenildo Alves Martins (PV), o presidente municipal do PV, Valdomiro Bueno e o presidente da Associação de Bairros, Elias Meira, debateram sobre a importância da aprovação do projeto no Congresso Nacional.

O vice-prefeito de Itiquira lembrou que a emancipação do distrito foi a principal bandeira de campanha da chapa vencedora. Por isso, mesmo antes de tomar posse, procuraram o presidente da Amea para buscar informações sobre o processo para a criação do município.“A criação do município de Ouro Branco do Sul é importante para a população da região, pois vai gerar emprego e renda. Existe uma espera de 30 anos pela independência do distrito”, afirmou Celso Dalastra.O vereador Josenildo Martins justificou que o distrito arrecada muito, mas o beneficiado é o município.

“Defendemos durante toda a campanha que Ouro Branco do Sul fosse emancipada. Queremos acompanhar este processo e somar nossos esforços para a aprovação deste projeto no Congresso Nacional, pois será importante para o desenvolvimento da localidade”, disse.

Segundo o presidente da Associação de Bairros, a luta pela emancipação é em função do esquecimento do distrito. “Ouro Branco do Sul sempre foi esquecida, com a criação do município, será possível melhorar a saúde, produção, estradas e atender a população com mais eficiência”, comentou.

Nelson Salim opinou que com a emancipação, Ouro Branco do Sul desenvolverá muito nos próximos dez anos. “Neste período, Ouro Branco do Sul será uma cidade como Campo Verde, Nova Mutum, pelo potencial que possui. O distrito é forte economicamente na soja, algodão e seringueira”, explicou o presidente da Amea.

EMANCIPAÇÃO – A votação do projeto de lei deveria ter acontecido no último dia 30. Porém, segundo Nelson Salim, foi adiada em função da apreciação da matéria que redistribui entre União, estados e municípios dos royalties do petróleo.

“Outras propostas importantes também estão à frente da avaliação sobre emancipação dos municípios, mas recebemos a confirmação que será votada ainda este ano. Vamos continuar acompanhando e defendendo que o Congresso Nacional tire o projeto do armário”, finalizou.Com atuação municipalista, o presidente da Assembleia da Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, , deputado José Riva (PSD), idealizador da Amaea, garante que a emancipação contribui para o desenvolvimento das comunidades. “Todos os municípios criados registraram avanços. Por isso, criamos a associação para somar forças com o movimento nacional, para que os estados voltem a ter autonomia na criação de municípios”,lembra Riva.

Ao todo, existem 56 processos aguardando parecer pela emancipação, 20 deles são distritos mato-grossenses que reúnem condições favoráveis para serem emancipados. São eles:
Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis, de Confresa; e Brianorte, de Nova Maringá.

Autor: Kleverson Souza Assessoria da Presidência

Tribunal de Justiça declara regime de exceção em 13 varas

O presidente do Conselho da Magistratura (CM) em substituição legal, desembargador José Jurandir de Lima, determinou a publicação do Provimento nº 28/2012/CM, que declara em regime de exceção 13 Varas do Poder Judiciário de Mato Grosso no período de 5 de novembro a 31 de dezembro de 2012.
São elas: a Primeira e 12ª Varas Criminais de Cuiabá; Vara Única de Santo Antônio de Leverger; Primeira Vara da Comarca de Pontes e Lacerda; Primeira Vara Criminal de Sinop; Vara Única de Terra Nova do Norte; Quinta Vara da Comarca de Alta Floresta; Primeira Vara da Comarca de São José do Rio Claro; Vara Única Criminal de Tangará da Serra; Terceira Vara Criminal de Rondonópolis; Vara Única de Cotriguaçu; Vara Única de Colniza; e Vara Única de Ribeirão Cascalheira.
 
Ao declarar o regime de exceção, o desembargador considerou solicitação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, e a necessidade de manter adequada a prestação jurisdicional com celeridade e eficiência no andamento processual, diante do disposto no artigo 5º, LXXVIII, da Constituição Federal.
 
No documento constam ainda os nomes dos magistrados que foram designados para colaborarem com as varas declaradas em regime de exceção pelo provimento, que contam com quantidade elevada de processos para julgamento, sem prejuízo de suas funções.
 
Fonte: 24 Horas News

Inviolável Juruena implantará unidade em Cotriguaçu

Em breve a cidade de Cotriguaçu contará com  implantação de uma unidade da Inviolável, com a tecnologia dos produtos e serviços , além do atendimento de qualidade.

A equipe da Inviolável de Juruena realizou na noite de quarta feira (07), no Clube Arca em Cotriguaçu, Palestra de apresentação dos produtos, historia da empresa e equipe. Esteve presente empresários e comerciantes que passou a conhecer as propostas da empresa  Inviolável  bem como suas especificidades na área de monitoramento e sistema de segurança.

A Empresa Inviolável Segurança e Monitoramento possuem 27 anos de experiência, está presente em mais de 350 cidades em 14 Estados do Brasil. É considerada uma das melhores franquias no mercado de segurança e monitoramento eletrônico do país.

Fonte e foto: DN Notícias

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Richard Rasmussen grava reportagem para National Geographic em Aripuanã

Richard Rasmussen grava reportagem para National Geographic em Aripuanã
Biólogo veio ao município com a finalidade de registrar o morcego Hematófago.

O biólogo, economista e apresentador Richard Rasmussen, está em Aripuanã desde a última sexta-feira (2), gravando uma reportagem que faz parte de uma série de nove programas que serão exibidos no mundo todo, através do canal norte americano “National Geographic”.

Richard está à procura do morcego Hematófago, mais conhecido como “morcego vampiro” que se alimenta de sangue de vertebrados. Essa é a segunda vez que ele visita a cidade, a primeira ocorreu em 2008 pelo mesmo motivo.

Em entrevista concedida a Rádio Navegantes FM na tarde desta terça-feira (6) o apresentador disse que só foi possível encontrar o morcego numa região de mata do Rio Branco, localidade distante a cerca de 40 quilômetros da sede de Aripuanã.

“Passamos quase uma semana para conseguir pegar o morcego. Para nossa tristeza, mas para alegria da maioria dos pecuaristas, ele está desaparecendo, pois foi difícil encontrar o bicho. Há quatro anos quando estive aqui foi muito mais fácil encontra-lo” contou Richard.

“Além do morcego, nossa reportagem irá mostrar algumas outras espécies de animais que foram encontradas nessa região e ainda as belezas da cachoeira Salto das Andorinhas” complementou.

Richard Rasmussen disse ainda que seu maior sonho é conseguir localizar o famoso tatu canastra que chega a pesar 60 quilos. “A única vez que eu vi dois tatus 15 quilos foi aqui em Aripuanã. Tentei agarrar um deles pela calda, mas não consegui porque o bicho era muito forte e saiu me arrastando”.

Ele também destacou que a região de Aripuanã possui muitos animais próximos a área urbana. “Eu nunca vi tanta Arara perto da cidade. Fico maravilhado com a riqueza da fauna e flora, então se percebe que os bichos aqui em Aripuanã estão super preservados”.

Após cinco dias em Aripuanã, o aventureiro Richard deixará a cidade juntamente com sua equipe nesta quarta-feira, dia 7 de novembro. Na oportunidade ele agradeceu a receptividade dos aripuanenses. “Agradeço especialmente aos meus amigos Valdir e Lúcia pela acolhida em sua residência durante esses dias”.

Por último, o biólogo fez um alerta sobre o perigo relacionado à mordida do morcego Hematófago. “Caso a pessoa seja mordida ela deve procurar, por precaução, uma unidade médica para receber o soro específico que irá protegê-la da doença. Mesmo sendo animais incríveis eles podem transportar a raiva” finalizou.

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Câmara dos Deputados deve instalar CPI para investigar erros em pesquisas eleitorais

Câmara dos Deputados deve instalar CPI para investigar erros em pesquisas eleitorais
A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados recebeu oficialmente, nesta quarta-feira, 31 de outubro, pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de institutos de pesquisa na divulgação de pesquisas nas últimas eleições municipais. O requerimento contém 225 assinaturas, que ainda serão conferidas pela Mesa para confirmar se, de fato, foi atingido o número mínimo exigido, de 171 deputados.

O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), recolheu as assinaturas em três dias e disse contar com o apoio de 80% dos líderes partidários. Segundo Figueiredo, o primeiro passo da futura CPI seria requisitar dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pesquisas registradas e que tiveram erros maiores que o esperado.

Em virtude da discrepância das diversas sondagens e os resultados das urnas em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), vice-líder do PSB na Câmara e membro da Comissão de Reforma Política do Congresso nacional, declarou ser favorável à proibição da divulgação de pesquisas eleitorais a partir do mês de setembro nos anos eleitorais.

Na avaliação do parlamentar, as pesquisas têm sido utilizadas de forma maldosa para construir resultados. “O que estamos vendo é um processo de ilusão do eleitor através de pesquisas. Isso está claro! Há uma verdadeira guerra de pesquisas e temos que tomar providências urgentemente porque estão manipulando a convicção do eleitor através de resultados fraudados”, disparou Valtenir.

A intenção inicial do deputado é encontrar uma forma de evitar fraudes nos resultados das pesquisas. Uma sugestão para isso, em sua opinião, seria que o TSE fosse o único responsável pela realização das mesmas. Levando-se em conta a dificuldade de colocar a proposta em prática, ele já pensa em soluções radicais, como a proibição da divulgação dos resultados a partir do mês de setembro. A partir deste período, as pesquisas seriam permitidas apenas para consumo interno.

A sugestão ainda será levada à Comissão de Reforma Política.

Fonte: Assessoria

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Interior de MT terá o prefeito mais rico do país

 
Lucas do Rio Verde tem 24 anos e, apesar da pouca idade, é um importante produtor de soja, milho e algodão no interior do Mato Grosso. Mais recentemente, passou a investir na pecuária. Os negócios ganharam escala chinesa e vão lhe assegurar R$ 144 milhões na conta em 2013.

Otaviano tem 53 anos, investe há mais de duas décadas nos mesmos negócios e na mesma região. Virou acionista majoritário de uma das maiores companhias agrícolas do país e tem em patrimônio declarado mais que o dobro de Lucas: R$ 321 milhões.

Lucas do Rio Verde é uma cidade com cerca de 50 mil habitantes que fica a 350 km de Cuiabá (MT). E Otaviano Pivetta (PDT) será seu prefeito a partir de janeiro

A vitória em Lucas nas eleições rendeu a Otaviano o posto de novo prefeito mais rico do país. "Só ser for entre os que declaram. Infelizmente, há tanta gente que não declara o que realmente tem. Eu declaro todos os meus bens pelo valor real", diz.

Apesar da modesta receita anual da cidade, menos da metade da soma de seus bens, o empresário pedetista teve de investir alto para voltar a ser prefeito. Ele já governou Lucas entre 1997 e 2004 e elegeu seu vice, o atual prefeito Marino Franz (PPS).

EM FAMÍLIA

Ex-deputado estadual e ex-secretário do governo do hoje senador Blairo Maggi (PR), Otaviano travou um duelo milionário com o primo Rogério Pivetta Ferrarin (PMDB). Cada um investiu cerca de R$ 1 milhão nas respectivas campanhas. Otaviano venceu com 2.277 votos de diferença.

Quase toda a campanha foi financiada com recursos próprios obtidos dos lucros das empresas. A maior delas, a Vanguarda do Brasil, fica na vizinha Nova Mutum (MT), que será governada pelo irmão Adriano Pivetta (PDT), com bens de R$ 16,7 milhões.

O envolvimento de empresários milionários na política da região não é um fenômeno restrito à família Pivetta. Levantamento feito pela Folha mostra que Mato Grosso concentra os futuros chefes de executivos municipais mais ricos do país.

Os prefeitos eleitos para administrar os 141 municípios do Estado declararam à Justiça Eleitoral R$ 825 milhões em bens, média de R$ 5,9 milhões por político.

 DOBRADINHA

O segundo colocado no ranking dos mais ricos em todo o país é o futuro prefeito de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Mauro Mendes (PSB), que venceu o petista Lúdio Cabral no segundo turno, declarou neste ano ter R$ 116,8 milhões de patrimônio.

O valor é o dobro dos R$ 57,1 milhões que ele informou em 2010, quando disputou o governo do Estado. Na ocasião, seu vice na chapa era o líder do ranking, Otaviano Pivetta. A dupla perdeu para Silval Barbosa (PMDB).

"Nunca reparei nisso [patrimônio maior que a receita anual da cidade]. Gosto de realizar, independentemente se vou usufruir, me dedico ao desenvolvimento econômico. Estamos fazendo um pedacinho de Brasil diferenciado em Lucas", afirma Otaviano.

Fonte: FÁBIO LEITE, PAULO GAMA de SÃO PAULO