Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 2 de fevereiro de 2013

TJ nomeia 20 oficiais de justiça para atuarem no interior

20 oficiais de Justiça foram nomeados para atuarem em 20 diferentes comarcas do estado. Foram as primeiras nomeações resultantes do Concurso Público para Provimento dos Cargos de Oficial de Justiça, Agente da Infância e Juventude e Distribuidor, Contador e Partidor da Primeira Instância do Poder Judiciário Estadual. As nomeações constam da edição nº 8984 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE), disponibilizado nesta sexta-feira (1º).


Com as nomeações, foram beneficiadas as comarcas de Alto Taquari, Colniza, Itaúba, Juína, Peixoto de Azevedo, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cotriguaçu, São José dos Quatro Marcos, Alta Floresta, Apiacás, Jauru, Juara, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Porto Alegre do Norte, Sapezal, Santo Antônio de Leverger, Marcelândia e Querência. Cada uma delas recebeu um oficial de Justiça.


Segundo a vice-diretora geral do TJMT, Randis Mayre, novas nomeações dos aprovados no concurso, para os três cargos, dependem de um levantamento que está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça para identificar os funcionários que estão atuando como temporários, que serão substituídos pelos concursados. A iniciativa atende na íntegra a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Poder Judiciário e o Ministério Público.


As provas do certame foram aplicadas no dia 18 de novembro de 2012 e o resultado final do concurso foi divulgado no dia 24 de dezembro. Mais de 22 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 176 vagas disponíveis em 68 comarcas do estado, sendo elas de Segunda e Terceira Entrâncias e Entrância Especial. As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 41 para agentes da Infância e Juventude, 47 para distribuidor, contador e partidor e 88 vagas para oficial de Justiça.


As provas, objetivas e discursivas, tiveram caráter eliminatório e classificatório. A objetiva conteve questões sobre conhecimentos básicos e específicos e a discursiva foi constituída de uma redação sobre um tema do conhecimento específico. O resultado, por ordem de classificação, tornou-se público por meio do Edital nº 46/2012/GSCP, publicado por determinação do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente da Comissão Examinadora do Concurso. (Com assessoria)

Fonte: Gazeta Digital


Governador recebe prefeitos e atuais demandas do interior


Foto: Gilmar Sec. de Infraestrutura e Prefeita Rose de Cotriguaçu, Prefeito Faitta de Aripuanã, Deputado Estadual Romoaldo Jr. e Governador Silval Barbosa

O governador Silval Barbosa recebeu nessa quinta e sexta-feira (31 e 01.02), no Palácio Paiaguás, prefeitos de diferentes regiões do Estado. Além de conhecer os novos gestores municipais, ele ouviu as demandas de cada cidade. Assuntos como pavimentação de estradas, saúde, ampliação da capacidade energética da determinada região e habitação, foram pautas do encontro.

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Romoaldo Júnior, avaliou a reunião como positiva e disse que os prefeitos saíram satisfeitos. “Esse aporte do governo é muito importante. Estamos trabalhando nos projetos e assim que passar o período chuvoso, vamos começar a recuperação das estradas”, completou.

Para o deputado estadual Alexandre César, a iniciativa do governador de chamar os gestores municipais para “estabelecer um canal direto de discussão e parcerias é muito importante neste momento".

Na análise da prefeita de Rondolândia, Bett Sabah, a reunião foi importante para que os prefeitos conheçam os projetos do governo do Estado para o interior, de acordo com as demandas de cada município. “O governador se mostrou muito solidário às causas dos municípios”, comentou. Entre os assuntos tratados, Bett destaca o MT Integrado, descentralização dos serviços de licença ambiental e os repasses referentes a área da saúde.

Já a prefeita de Cotriguaçu, Rosangela Nervis, apresentou demandas relacionadas às dificuldades dos municípios do interior no período chuvoso e as dificuldades que a população enfrenta com a falta de estrutura. “Com a época das chuvas a população sofre com a falta de assistência e manutenção das estradas e pontes”, disse a prefeita.

O prefeito de Colniza, Assis Raupp, ressaltou a importância desse primeiro encontro com o governador. “Foi um encontro de parceiros e tenho confiança de que nosso município em breve terá as demandas atendidas”, reforçou Raupp.

O deputado Estadual Airton Portugues informou que uma equipe técnica do Governo trabalha na formulação de um projeto alterando o repasse da saúde aos municípios. “Estamos estudando duas formas de repasse que são via número da população ou índice de ICMS”, completou. Portugues falou também sobre a questão da restauração das rodovias estaduais, MT 175 e MT 170. “Essas rodovias já estão contempladas no programa MT Integrado. Assim que a licitação estiver concluída, daremos início às obras”, explicou.

Fonte: Assessoria

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cotriguaçu: Governo Municipal lança novo logotipo

Foto



Buscando a transparência, a nova gestão da prefeita Rosangela Nervis (PMDB) apresentou no ultimo dia 23 de Janeiro, o logotipo que representará os próximos quatro anos de governo no município de Cotriguaçu.
O novo logotipo e o slogan reforçam, acima de tudo, o compromisso com a população. Visando transmitir de forma clara e objetiva as intenções da Administração Municipal.

O logotipo é representado pelo mapa da extensão territorial do município e os desafios que a atual gestão enfrentará para governá-lo.
O slogan “Novo Tempo em Novas Mãos” traduz o sentimento da nova gestão, que é dar início a uma nova era em Cotriguaçu.
Esse logotipo é uma assinatura institucional e estará presente em todos os documentos oficiais da Prefeitura de Cotriguaçu pelos próximos quatro anos.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cotriguaçu - Prefeita Rose é eleita presidenta da CIDESAVJ

A prefeita municipal de Cotriguaçu, Rosangela Nervis (PMDB), foi eleita por unanimidade, para presidir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena (CIDESAVJ). A eleição aconteceu nesta tarde de quinta-feira (31.01), na capital do estado Cuiabá, após os prefeitos presentes indicarem a colega para comandar o órgão, que é composto por seis municípios, sendo Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína e Juruena.


Ultimamente o Consórcio do Vale do Juruena vinha sendo presidido pelo ex-prefeito de Castanheira José A. França o "Dega".


Ainda na eleição, o prefeito de Aripuanã Ednilson L. Faitta (PMDB) foi escolhido como o Conselheiro Executivo, já o também peemedebista Cicilio Rosa Neto gestor de Juruena é o novo Conselheiro Fiscal.

Prefeitos (a) Faitta, Rose e Cecilio

No início do mês, o deputado Ezequiel Fonseca (PP) se reuniu com o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) para reivindicar fortalecimento e maior espaço aos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Regional, Econômico, Social e Ambiental de Mato Grosso na atual gestão. Para Ezequiel Fonseca, membro da frente parlamentar municipalista, defende os consórcios como importante ferramenta de apoio e desenvolvimento regional. Segundo ele, o governo deve aproximar e ampliar a parceria com os consórcios visando maior integração dos municípios na criação de projetos estratégicos que beneficiem toda a população.
Atualmente, o Estado conta com 15 consórcios intermunicipais, são eles: Alto do Rio Paraguai, Vale do Rio Cuiabá, Vale do Teles Pires, Região Sul, Complexo Nascente do Pantanal, Portal do Amazônia, Vale do Juruena, Alto Teles Pires, Vale do Guaporé, Portal do Araguaia, Araguaia, Médio Araguaia, Norte Araguaia, Vale do Arinos e Nascente do Araguaia.

A prefeita de Cotriguaçu agradeceu a confiança dos colegas prefeitos, que a elegeram e prometeu trabalhar com dedicação para toda a população. “Presidirei o Consórcio com o mesmo empenho ao qual vou conduzir a administração de Cotriguaçu, de forma que não medirei esforços para em conjunto com os demais gestores fazer o melhor para a população da região noroeste, que é a principal beneficiada com as ações desenvolvidas” disse a nova gestora.

Por: CotriOnline

Novos prefeitos buscam informações em Brasília


Prefeita Rose e Deputado Federal Homero Pereira
Os prefeitos de Mato Grosso, sobretudo os novos, aproveitaram o Encontro Nacional com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, para percorrer o Legislativo Federal em busca de informações sobre projetos e programas, bem com apresentar aos parlamentares as prioridades dos municípios.

O gabinete do deputado federal Homero Pereira (PSD), coordenador da bancada federal, foi o apoio dos municipalistas, os quais também foram recebidos pelo parlamentar em uma confrateronização realizada em parceira com a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), na noite de segunda-feira (28), na capital.

“Foram os primeiros contatos com os prefeitos no sentido de conhecermos as prioridades da administração de cada um deles. A troca de informações é importante para que eles possam alinhar suas ações às exigências do governo federal com o propósito de acessar os recursos com eficácia e agilidade. Verbas federais que irão ajudar a minimizar os problemas das cidades”, avaliou Homero.

Entre terça-feira (29) e quarta (30), passaram pelo gabinete representantes dos municípios de Feliz Natal, Cláudia, Denise, Barra do Bugres, Nova Olímpia, São José do Quatro Marcos, Canarana, Acorizal, Lambari D’Oeste, Porto dos Gaúchos, Campinápolis, Cotriguaçu, Juruena, Tabaporã, Santa Carmem, Paranaíta, Matupá, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte, Nova Marilândia, Arenápolis, Aripuanã, Salto do Céu, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirante, Canabrava do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Porto Esperidião e Campos de Júlio.

Na confraternização estiveram presentes mais de 90 prefeitos de diferentes partidos, além dos deputados Eliene Lima (PSD), Valtenir Pereira (PSB) e Wellington Fagundes (PR), o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o diretor de Programas e Gestão dos Fundos da Sudeco, Cleber Ávila.

Fonte: Da Assessoria

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cotriguaçu e outros três municípios de Mato Grosso podem decretar emergência‏


Ao menos quatro municípios de Mato Grosso já correm risco de decretar situação de emergência devido às chuvas, informa a Defesa Civil do Estado.
Tapurah, Castanheira, Cotriguaçu e Rondolândia passarão por vistorias nos próximos dias por equipes da Defesa Civil, que deverão apresentar um diagnóstico mais detalhado de cada região.


Em Castanheira, localizada a 780 quilômetros de Cuiabá, uma ponte localizada no Distrito da Linha 1, na zona rural e a 10 quilômetros da cidade, foi levada pela enxurrada.

Para piorar, todos os maquinários da prefeitura estão quebrados e sucateados, o que impede o início das obras de recuperação.


Na tentativa de reverter a situação, a prefeitura Municipal autorizou a contratação emergencial de pessoas e abertura de licitação para aquisição de máquinas, equipamentos e peças.

A prefeitura também solicitou ao governo fornecimento de combustível, para que as máquinas possam recuperar as estradas no prazo de 90 dias, contados a partir do último dia 13.


A chuva também já deixa em alerta moradores de outros municípios, como Rondonópolis. Lá, por volta de mil famílias que moram em áreas de risco podem ser afetadas pelo aumento do nível do volume das águas do rio Vermelho.

As famílias, conforme a Defesa Civil, já foram notificadas para deixar a área, mas, como a maioria não tem para onde ir, acabam permanecendo no local.

Fonte: Diário de Cuiabá - HELSON FRANÇA Da Reportagem


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dilma anuncia R$ 66,8 bilhões em investimentos para municípios

Em encontro com prefeitos, presidente ressaltou importância de projetos. No evento, governo quer orientar gestores sobre convênios e repasses.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (28) que o governo federal vai disponibilizar para os municípios neste ano R$ 66,8 bilhões em recursos novos. Ela discursou para uma plateia repleta de prefeitos eleitos e reeleitos em 2012 durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
"Os municípios, além de todas as obras anteriormente contratadas, passarão a ter R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras", afirmou durante discurso, momento em que foi bastante aplaudida pelo público, que é estimado em 20 mil pessoas pela pasta Secretaria de Relações Institucionais, que organiza o evento.
Dilma afirmou que o governo federal será um "parceiro comprometido" e construirá um "novo patamar de relações federativas".
Ela disse ainda estar disposta a ter uma relação "respeitosa, produtiva, fraterna com estados e municípios para que sejamos capazes de superar juntos os desafios, todas as barreiras e gargalos que existem na atividade política que exercemos".
Por outro lado, pediu que os prefeitos acelerem seus projetos, lembrando que existe grande número de obras atrasadas, paralisadas ou não iniciadas. "Precisamos superar essa situação e acelerar. Não há contingenciamento de recursos do PAC, portanto existem todas a condições para levar adiante essas obras e levar isso com velocidade", afirmou.
Investimentos

Do total a ser liberado, R$ 35,5 bilhões serão para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana. A partir de fevereiro, o governo divulgará os municípios selecionados para receber o recurso, informou a presidente.
A partir de então, os valores "imediatamente estarão liberados para que essas obras sejam executadas pelos senhores o quanto antes", afirmou.
Nesta segunda, complementou a presidente, o governo abriu nova seleção entre os municípios para receberem investimento de R$ 31,1 bilhões. "Também aqui não há tempo a perder e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível", disse.
Dilma anunciou ainda que todos os municípios com menos de 50 habitantes, além de receberem retroescavadeiras – medida anunciada no ano passado – passarão também a ter motoniveladoras. Este foi o momento mais aplaudido durante seu discurso.
As retroescavadeiras estão sendo entregues em todo país, como no Piauí, onde a presidente entregou 25 unidades na semana passada. Nesta terça (29), ela entregará os equipamentos a 20 municípios de Sergipe. O governo quer que até o final deste ano, todos os municípios com menos de 50 mil habitantes tenham recebido suas retroescavadeiras.
O semi-árido também receberá ajuda especial. Dilma prometeu entregar 240 mil cisternas até o fim de 2013 na região. No ano passado, foram construídas 150 mil unidades.
Dilma ainda prometeu aos prefeitos, ainda em 2013, a construção ou cobertura de 2.927 quadras em escolas públicas, que não precisarão mais atender à exigência mínima de ter mais de 500 alunos. De acordo com a presidente, escolas com mais de 100 alunos poderão requisitar as quadras, o que faz com que esses estabelecimentos de tornem “mais convidativos” à comunidade.

Na saúde, a presidente anunciou ampliação de 5.629 postos de saúde em todo país e construção de 1.253 novas unidades.
"Vamos investir R$ 1,2 bilhão para melhorar os equipamentos desses postos, porque isso permitirá um melhor atendimento para população e diminuirá a pressão sobre hospitais", afirmou.

Moradias

Dilma também pediu colaboração aos prefeitos para a execução do programa habitacional do governo federal. "O Minha Casa, Minha Vida avançará mais rápido nos municípios pequenos , médios e grandes se os prefeitos ajudarem", disse.
Do início do seu governo até janeiro de 2013, foram contratadas 1,3 milhão de moradias por meio do programa, segundo disse. Até 2014 o governo pretende contratar mais 1,1 milhão de casas.
"Desse total, quero destacar que estamos abrindo uma nova seleção pública para municípios com menos de 50 mil habitantes.
Esses municípios poderão concorrer a mais 135 mil moradias e assim que estejam concluídos, abriremos outra [concorrência]. Caberá a essas prefeituras, se for o caso, oferecer terreno e infraestrutura, todos os recursos para construção serão garantidos pelo governo federal", afirmou.
Dilma anunciou também que, a partir de fevereiro, estará aberta a seleção para o PAC Cidades Históricas, ação que pretende destinar R$ 1 bilhão para reestruturação de monumentos e requalificação de espaços públicos nas 44 cidades históricas brasileiras. Outros R$ 300 milhões serão destinados a reestruturação de edifícios privados nessas cidades.

Royalties

Num momento enfático do discurso, Dilma voltou a defender que os royalties do petróleo sejam destinados à educação.
"Nenhum país se transformou em uma nação desenvolvida sem uma estrutura que garantisse creche e educação pré-primária para suas crianças, que garantisse alfabetização na idade certa e que assegurasse para suas crianças educação em tempo integral. Todos nós sabemos que para isso precisa de dinheiro. Por isso, teremos que discutir o que fazer com os royalties", afirmou.
Em dezembro, o Executivo enviou ao Congresso Nacional medida provisória que destina à educação 100% dos royalties recolhidos em futuros contratos de petróleo sob o regime de concessão (fora do pré-sal). A medida ainda aguarda votação e deverá ser analisada pelos parlamentares até 10 de março, quando perderá a validade.
A medida também determina que serão destinados à educação 50% dos rendimentos do Fundo Social, uma espécie de poupança pública formada por recursos que a União recebe na produção do petróleo da camada pré-sal.
Muitos parlamentares, no entanto, defendem que a renda do petróleo também seja aplicada em outras áreas, como saúde e previdência.
"Eu sempre disse que eu não faço demagogia. Não tem da onde tirar. Nós temos de ter visão de longo prazo e de médio prazo e ter responsabilidade com as futuras gerações. Precisamos de colocar muito dinheiro na educação", disse a presidente.
Dilma afirmou que o Brasil é rico, que tem minério, petróleo, agricultura e indústria, mas disse que o maior patrimônio de um país é o que se leva na "cabeça". "Até o último dia do meu governo, eu vou brigar todos os dias para ampliar as condições para que tenhamos uma educação de qualidade. É uma responsabilidade que temos de ter", declarou.
Com o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, a Presidência pretende apresentar os principais programas federais e orientar os prefeitos de forma técnica sobre como firmar convênios e contratos de repasse com a União.
"Queremos que vocês se apropriem rapidamente de todas as informações, potencialidades do elenco existente de planos, programas, ações e serviços que o governo federal já firmou ou pode firmar com seu município.
Queremos que as prefeitas e prefeitos tenham acesso aos recursos do Orçamento Geral da União e aos financiamentos que estão disponíveis", disse a presidente.

Fonte: G 1

Ex-prefeito que ocupava cargo de secretário é afastado do cargo após notificação do MPE

Após notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, foi afastado do cargo, nesta segunda-feira (28.01), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural do município de Jauru, Divino Marciano da Silva. O referido gestor, que já ocupou o cargo de prefeito do município, foi condenado por improbidade administrativa em ação proposta pelo Ministério Público, no ano de 2009. A sentença, transitada em julgado, foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça.

“A nomeação de Divino Marciano da Silva em cargo político comissionado afrontou a norma jurídica individual contida na sentença exarada pelo Poder Judiciário, bem como o princípio da moralidade administrativa previsto na Constituição Federal”, afirmou o promotor de Justiça substituto, Saulo Pires de Andrade Martins, em um trecho da notificação recomendatória encaminhada à Administração Municipal.

Consta na ação do MPE, que na época em que era prefeito de Jauru, no ano de 2004, o requerido emitiu título de crédito, de propriedade do município, no valor correspondente a R$ 77.500,00 para saldar dívida pessoal. Embora tenha sido apresentado em duas oportunidades, o cheque não foi descontado devido à insuficiência de fundos, mas o credor ajuizou ação de execução contra o município e acabou recebendo a dívida por meio de precatório judicial.

De acordo com a sentença, o ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento ao erário, pagamento de multa civil e teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de 10 anos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DEPUTADA QUER MAIS AÇÃO DO EXECUTIVO EM TODO O ESTADO

Ações nos setores da saúde, educação e infra-estrutura devem ser prioridade em todo o Mato Grosso.


A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) pretende continuar de forma rigorosa as fiscalizações ao Executivo em 2013. No ano passado a parlamentar apresentou 658 proposições e manteve a fiscalização nos setores da saúde, infra-estrutura, educação e segurança.

Uma das preocupações da deputada é a situação das estradas no interior do Estado que nos últimos dias tem sido prejudicada devido às constantes chuvas. “É necessário que haja recuperação em várias estradas do Mato Grosso, pois dependemos dela para continuar crescendo. Milhares de empresários, pequenos e grandes agricultores precisam das estradas em boa condição”, explica a deputada.

A parlamentar ainda pede mais atenção do Executivo aos setores da educação e saúde. “Estamos em um momento muito importante e delicado, as crianças devem começar o ano letivo. As escolas estão preparadas. O transporte municipal está em dia e pronto pra transportar. Governo precisa dar estas informações a contento para a população", finalizou. 


Fonte: Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT

Sai dia 1º de fevereiro nomeação de Novos defensores públicos, Cotriguaçu na lista

Unidades que foram fechadas no interior serão reabertas

Está prevista a publicação da nomeação de novos defensores públicos para o dia primeiro de fevereiro. Os candidatos aprovados que serão chamados já começaram a ser acionados pela Defensoria sobre a nomeação e a data da posse.

O número exato de novos defensores não foi confirmado pela Defensoria, entretanto, em recente entrevista ao MidiaJur, o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, havia anunciado que poderia chegar a 10. A posse está prevista para acontecer no dia 14 de fevereiro, logo após o recesso do carnaval.

A notícia chega em boa hora, principalmente, para as regiões que tiveram as comarcas fechadas em 2011 e 2012, durante a gestão de André Luiz Prieto.

Com essa convocação, Djalma cumpre com o seu primeiro compromisso de campanha que era convocar novos defensores e reabrir as unidades desativadas. Contudo, para conseguir equilibrar as finanças para a convocação dos novos defensores, foi necessário reanalisar contratos e reduzir o número de funcionários comissionados do quadro da sede administrativa.

As Comarcas que não contam com unidades da Defensoria são as seguintes: Apiacás, Arenápolis, Aripuanã, Brasnorte, Cláudia, Colniza, Cotriguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Jauru, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Novo São Joaquim, Pedra Preta, Porto Esperidião, Querência, Ribeirão Cascalheira, Tabaporã e Vila Rica.

De acordo com a lista de aprovados a relação dos 10 próximos que podem vir a ser convocados é a seguinte: Leonardo Jacometti de Oliveira, Goncalbert Torres de Paula , Rubia Motizuki, Ricardo Morari Pereira, Leonardo Carvalho Tenorio de Albuquerque, Alcindo Peres da Rosa, Valeria Silva Gomes, Priscila Leão Tuma, Jacqueline Gevizier Rodrigues de Almeida e Fernando Antunes Soubhia.

 
Fonte: LAICE SOUZA DO MIDIAJUR

domingo, 27 de janeiro de 2013

Prefeita de Cotriguaçu participa de encontro nacional de prefeitos em Brasília

A prefeitade Cotriguaçu Rosangela Nervis (PMDB) participará nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Brasília-DF, do “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável”.

Coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o evento terá a participação da presidenta Dilma Rousseff e vai reunir gestores municipais de todo o Brasil para estabelecer parcerias e promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

Durante o encontro, o governo federal apresentará aos gestores municipais seus principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.


No primeiro dia, serão destacadas as políticas para mulheres, o Plano Brasil Maior e o desenvolvimento local. No segundo, o Brasil Sem Miséria, a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento e ações dos ministérios da Educação e da Saúde. No último dia do encontro, serão aprofundados os programas de prevenção a desastres naturais e de desenvolvimento rural sustentável.