Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 3 de novembro de 2012

Cotriguaçu está entre os cinco municípios que menos registraram focos de queimadas em MT



O município de Cotriguaçu registrou até agora em 2012 (1.633) focos de queimadas.
 

A Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou ontem os números de queimadas registradas em Tangará da Serra. Os dados são colhidos via satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento mostra que de janeiro a 29 de outubro de 2012 Tangará da Serra registrou um total de 2.733 focos de calor. No Mesmo período Mato Grosso registrou 165.023 focos.
 
     
Com estes números Tangará da Serra volta a ficar na 18ª posição no ranking dos municípios que mais registraram focos de queimada rural em Mato Grosso (histograma dos focos de queimadas). A posição é exatamente a mesma registrada em 2011, no entanto, melhor do que as posições registradas em 2010 (14ª posição) e em 2009 (13ª colocação).
 
     
“Nos últimos cinco anos nós tivemos aí um decréscimo nestes números até porque em 2009 nós figurávamos em 13° lugar e hoje nós estamos em 18° lugar. O que está acontecendo é uma redução no uso de fogo em áreas rurais no Município de Tangará da Serra. (...) Várias ações da Sema realizadas nos anos anteriores com estabelecimento de sanções, multas aplicadas estão mudando os hábitos dos produtores rurais”, conta Alvino de Oliveira Filho, diretor da unidade desconcentrada da Sema em Tangará.
 
     
Alvino diz que a redução já era prevista em função do volume de áreas consolidadas e também das mudanças de hábitos dos produtores, mas considera que ainda é possível reduzir ainda mais o número de focos de queimadas.
 
 
Em Mato Grosso os dez municípios que mais registraram focos de queimadas até em 2012 são: Feliz Natal (8.970 focos), Paranatinga (7.593 focos), Nova Ubiratã (6.333 focos), Colniza (6.308 focos), São Féliz do Araguaia (5.949 focos), Gaúcha do Norte (5.146 focos), Nova Maringá (4.742 focos), Ribeirão Cascalheira (4.540), Cáceres (4.402) e Cocalinho (4.109).
 
     
Os cinco municípios que menos registraram focos de queimadas foram: Cotriguaçú (1.633), Vila Bela da Santíssima Trindade (1.616), Campos de Júlio (1.538), Aripuanã (1.471) e o que menos registrou queimadas até agora em 2012 foi Canarana, com 1.357 focos.
 
 
Fonte: Marcos Figueiró/ Diário da Serra   



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Brunetto cobra telefonia móvel de qualidade para Distrito de Conselvan, em Aripuanã

Na semana passada, o vereador eleito por Aripuanã, professor Luciano Demazzi (PT), visitou o gabinete do deputado Ademir Brunetto (PT), para solicitar a intervenção do parlamentar na implantação de uma torre de telefonia móvel para a localidade e a adequação da central de telefônica de fixo, visto que o serviço é precário e não atende as demandas existentes.


Em maio, o professor protocolou um oficio pedindo a intercessão do deputado para solucionar o problema da falta de comunicação do que toda a comunidade local enfrenta entregando inclusive um abaixo assinado com 1500 assinaturas dos moradores da localidade. Após isso, o parlamentar petista solicitou junto ao Ministério das Comunicações a interferência para que o problema fosse resolvido o mais rápido possível, e agora, o deputado recebeu uma resposta acenando positivamente para a solicitação, contudo, na localidade não está prevista no planejamento de ativações de nenhuma das operadoras, existentes no município, a implantação para este ano.


Em todas as empresas, contatadas pela assessoria do parlamentar, Vivo, Claro, Oi e TIM, avisaram que irão realizar um estudo de viabilidade e analisar a possibilidade para a implantação do serviço o quanto antes em um próximo ciclo de expansão da cobertura.


A comunidade, segundo o deputado, tem hoje cinco mil moradores e é desprovida de um serviço de telefonia móvel. “Sua economia que hoje se revela promissora acusa a necessidade da instalação do sinal de telefonia, destacada a importância do serviço”, ressaltou o parlamentar.


Os moradores do município, distante cerca de 883  km de Cuiabá, convivem com a dificuldade de comunicação eficiente, tanto na própria comunidade, quanto na interação com outras regiões e já há algum tempo que a população do município aguarda a instalação da Torre de Telefonia móvel. De acordo com o deputado, “este benefício é indispensável para atender as necessidades básicas da população e seus visitantes e proporcionar uma maior agilidade aos negócios da comunidade”, avaliou.


Segundo o vereador eleito, “em pleno século XXI nós ainda vivemos na pré-história com dificuldades de entrar em contato com outras cidades A telefonia celular nos dias atuais é uma necessidade primordial na qualidade de vida do ser humano, representando a liberdade de comunicação, autonomia e facilidade de localização a qualquer momento”, justificou Luciano que também foi diretor da escola Estadual Dom Franco Dalla Valle localizado no Distrito de Conselvan, e ressaltou principalmente o desamparo da população diante das situações de emergência que, sem a possibilidade de se comunicar através de celulares, não conseguem solucionar seus problemas com a eficácia necessária, assim também com o lazer, saúde e negócios.


Para o deputado “atualmente, celular não é mais luxo, o telefone móvel incrementa os serviços e o comércio, estreita as relações e dá celeridade a trâmites. O celular faz parte do desenvolvimento de cada região”, defendeu Brunetto.


“Vamos continuar buscando junto às operadoras de telefonia a ampliação para garantir que esse serviço que hoje é essencial para a população rural chegue a outros distritos e comunidades que ainda não dispõem de rede de celular, com serviços com a melhoria dos serviços prestados”, completou Brunetto.


O deputado também reforça o apoio a comunidade que busca a emancipação político-administrativa do município de Aripuanã. Para o deputado, a emancipação contribui para o e desenvolvimento das comunidades e oportuniza aos cidadãos à busca por serviços essenciais, crescimento local e a melhoria em potencialidade com a possibilidades de mais investimentos.


Em Mato Grosso, 20 municípios possuem condições favoráveis que permitem a sua emancipação, são eles: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubiratã/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis, de Confresa; e Brianorte, de Nova Maringá.


Internet


Brunetto também solicitou informações sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que obriga as operadoras a instalar internet em escolas públicas. A seleção dessas escolas é realizada pelo Ministério da Educação e leva em conta os índices de desempenho dos alunos. Temos que expandir e democratizar o acesso à rede mundial de computadores.


Desde o seu primeiro mandato, o deputado Ademir Brunetto  cobra o cumprimento do plano de expansão das empresas telefônicas, que até o momento não foi completamente implantado. O deputado também solicitou aos Ministérios das Comunicações celeridade na instalação das antenas para celulares em diversos distritos do Estado.


Fonte: Débora Lemos - Assessoria de Gabinete   

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JUARA: Jovem Juarense com Doença Rara pede ajuda e mobiliza internautas através do FACEBOOK.

O Jovem Nilson Ferreira Martins de 31 anos começou a mobilizar os internautas através do Facebook nesta ultima semana de Outubro dia 28, quando revelou a toda a sociedade através da internet sobre sua enfermidade e seu sofrimento.  
  Nilson, que é casado, e pai de dois filhos, e mora em Juara com a família, vem sofrendo de uma doença crônica  chamada “Esclerose lateral amiotrófica”, doença degenerativa que atrofia os músculos das mãos, causa perda de força; Diminui da força muscular; Dificulta a articulação da fala, paralisia de uma parte do corpo, provoca ataques de choro e de riso sem qualquer razão aparente, tremores involuntário das mãos, cãibras musculares, e leva a morte por asfixia em poucos anos quando a doença ataca os músculos do pulmão.


 
Até o momento não se tem noticia de nenhum tratamento eficaz  para esta doença, tambem não é estabelecida qualquer relação com uma infecção que possa explicar esta síndroma, nem há evidência a favor da transmissão hereditária.


 
 
Nossa reportagem descobriu este apelo percorrendo pelo FACEBOOK, e em seguida entrou com a família para verificar se realmente se tratava de um fato verídico.


 
 
Segundo o senhor Gilmar Martins o pai do rapaz enfermo, e, que é de família evangélica, o apelo partiu por uma decisão do filho, que hoje vive sobre uma cama, com muitas dificuldades de locomoção, e necessita de vários  aparelhos, como um sugador de salivas, além de uma alimentação especial.

  CASO: esta notícia tenha sensibilizado você que está lendo neste momento, ajude esta família que precisa muito de sua ajuda, pois poderia ser qualquer um de nós.


 
 
“Ajude... Deus sabe do seu coração e de suas intenções”....

 
 
Faça uma visita à família e leve sua doação:

  Segue o endereço: Jardim Itapuã – Rua Araçuaí – nº 970w Juara – Mato Grosso.

  Falar com a Família: (66) 3556-2729

 
Doações em dinheiro: Banco Bradesco
Ag: 0667 c.c 15.295-1 Favorecido : Nilson Ferreira Martins

 
  VEJA A CARTA QUE NILSON ESCREVEU:
 


domingo, 28 de outubro de 2012

Ex-apresentador de TV foragido de Aripuanã é preso em shopping em Cuiabá


Marcos Antônio de Souza, ex-apresentador de TV de um programa policial em Aripuanã e ex-assessor de imprensa do atual prefeito foi preso na tarde de hoje (28/10) no shopping Três Américas em Cuiabá.

No mês passado depois de investigações da Polícia Judiciária Civil de Aripuanã o delegado de polícia João Romano da Silva Junior pediu a prisão preventiva de Marcos pelo crime de estelionato, falsificação de documento e tráfico de influência, a qual foi decretada pelo Poder Judiciário.

Marcos acabou fugindo da cidade e desde então a polícia tentava cumprir o mandado de prisão contra ele, sendo que havia informações de que o ex-apresentador estava na capital do estado.

O policial civil de Aripuanã, Joel Mesquita de Souza, que estava em Cuiabá, já orientado acerca da presença de Marcos na capital, realizou um serviço de vigilância discreta (“campana”), tendo seguido Marcos até o Shopping Três Américas, onde observou o suspeito entrar em uma sala de cinema.

Diante disso o policial acionou a Delegacia de Polícia em Aripuanã, que por sua vez comunicou o fato à Delegacia de Vigilância e Capturas da Capital, momento em que uma equipe de policiais se postou na entrada da sala de cinema e com a saída de Marcos houve o cumprimento do mandado.


Delegado João Romano

O delegado de Aripuanã disse que Marcos pensou que não poderia ser preso no dia da eleição por conta do 2º turno para prefeito em Cuiabá, mas segundo o delegado a lei precisa ser interpretada, e não lida ao “pé da letra” e de forma isolada. Com o mesmo entendimento o delegado da Delegacia de Vigilância e Capturas de Cuiabá Elias Miguel Daher determinou o cumprimento do mandado de prisão contra Marcos.

Marcos será removido para a Cadeia Pública de Aripuanã ainda esta semana, de acordo com João Romano, que aproveitou para parabenizar os policiais Joel Mesquita e Arlindo Claro da Silva, e agradecer aos policiais civis de Cuiabá, delegado Elias Miguel Daher, e os investigadores Artur Rodrigues Pereira Neto e Edir Pereira de Oliveira, bem como a uma equipe do BOPE que se fez presente no local.

Fonte e fotos: Top News