O Prefeito de Juína, Altir Peruzzo, será o único de Mato Grosso, a receber nessa sexta-feira, 09 de dezembro, no Rio de Janeiro/RJ, o Prêmio "Top Prefeitos 2011", oferecido pelo Instituto Ambiental Biosfera. O Top Prefeitos 2011 está na sua 7ª Edição e visa outorgar Diploma e Medalha de Destaque Nacional aos Melhores Gestores Públicos Municipais Brasileiros no Ano 2011.
CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A SELEÇÃO DOS PREFEITOS AGRACIADOS
O Instituto Ambiental Biosfera criou, em setembro de 2011, uma Comissão de Premiação com o objetivo de proceder a escolha dos 50 Melhores Prefeitos Brasileiros no Ano 2011. A Comissão foi constituída por 57 Conselheiros e 138 Consultores do Instituto, distribuídos em todos os Estados brasileiros. Em cada estado, a entidade dispõe de um mínimo de 5 (cinco) representantes daquelas categorias;
Numa primeira etapa da pesquisa, coube a cada Conselheiro e/ou Consultor, a realização de uma enquête, conduzida em âmbito regional, através de formulário confidencial enviado a pessoas formadoras de opinião, incluindo parlamentares, jornalistas, juízes, advogados, dirigentes de associações, clubes, sindicatos e igrejas, além de dirigentes de empresas governamentais e privadas, gerentes de bancos, médicos, e dirigentes de organizações não-governamentais (ONG’s). Cada Conselheiro ou Consultor foi orientado no sentido de realizar, cada um, uma média de 300 (trezentas) consultas na sua área de abrangência geográfica, contemplando municípios de todo o Estado, ou apenas de uma determinada região do seu Estado. Desse modo, em cada Estado foram realizadas consultas através de enquête (votação) confidencial abrangendo um mínimo de 1.500 e um máximo de 4.500 pessoas formadoras de opinião;
No formulário da enquête prévio realizada, em caráter confidencial, foi formulada a seguinte pergunta:
“No seu entender, quais as dez melhores administrações municipais do seu Estado? Favor enumerá-las em ordem de importância. Por favor, na sua resposta, queira levar em consideração as conquistas e os avanços municipais sob a ótica da sustentabilidade urbana, contemplando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. Por favor, na sua análise, procure valorizar as administrações de municípios (pequenos, médios ou grandes) que se destacaram localmente ou regionalmente pela melhoria da qualidade de vida das suas populações. Em especial, na sua análise, você deve valorizar os avanços alcançados nas seguintes áreas: obras de infra-estrutura urbana, planejamento urbano, meio ambiente, saneamento ambiental, educação, saúde, bem-estar social, cultura, transporte, além de ações direcionadas à geração de trabalho, emprego e renda.”
Vale lembrar que a enquête realizada pelo Instituto Biosfera não buscou premiar uma determinada Administração Municipal apenas por um projeto específico, realizado com sucesso no município, e sim, pelo conjunto de projetos, ações e iniciativas que contribuíram efetivamente para a sustentabilidade urbana e melhoria na qualidade de vida da população do município.
Não obstante, a pesquisa ter levado em consideração, prioritariamente, as conquistas alcançadas ao longo do ano de 2011, porém, também tiveram peso os progressos e melhorias acumuladas de períodos anteriores;
Com base na enquête, acima citada, foram pré-selecionados, em cada Estado, alguns municípios potencialmente merecedores da premiação;
Numa segunda etapa, a Comissão da Premiação procedeu uma nova pesquisa sobre os municípios pré-selecionados com base na enquête. Nesta nova etapa, foram amplamente pesquisados os perfis dos citados municípios sob a ótica da exposição dos mesmos na mídia regional. Ou seja, como o município foi visto e comentado por jornais, revistas, publicações, livros e internet, incluindo redes sociais (blogs, orkut, facebook, twitter, linkedln, myspace). Foram analisados, para cada Administração Municipal pré-selecionada, os comentários favoráveis e/ou desfavoráveis veiculados na mídia e nas redes sociais. Coube à Comissão de Premiação descartar os municípios alvo de polêmicas, ou situações controversas, mantendo a seleção apenas daqueles bem posicionados no cenário da mídia regional ou estadual.
Com base nas duas etapas das pesquisas realizadas (enquête e pesquisa na mídia regional), a Comissão de Premiação procedeu a seleção das 50 Melhores Administrações Municipais Brasileiras. A listagem foi analisada e aprovada pelo Conselho Diretor do Instituto Ambiental Biosfera. Aos 50 prefeitos selecionados serão outorgados pelo Instituto Ambiental Biosfera o Diploma e a Medalha do Destaque Nacional em Gestão Pública Municipal, em Solenidade a transcorrer no Salão Nobre Mauá, no Centro de Convenções RB1, Av Rio Branco 1, Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 2011 (sexta-feira), no horário das 18:00 às 22:00 hs.
Sigilo e Confidencialidade: todo o trabalho da Comissão de Premiação, destina-se a uso restrito pelo Conselho Diretor da Biosfera. Os nomes e dados dos Conselheiros e dos Consultores são mantidos em sigilo, devido a cláusula de confidencialidade, em função da natureza da pesquisa conduzida pelos mesmos.
A Sessão Solene de Premiação será abrilhantada com as presenças de alguns Convidados Especiais, incluindo Senadores e Ministros de Estado. O Cerimonial do evento terá a seguinte cronologia: (1) das 17:00 às 18:00 hs, Recepção aos Agraciados e seus convidados; (2) das 18:00 às 19:00 hs, Pronunciamento das Autoridades integrantes da Mesa Diretora; (3) das 19:00 às 20:00 hs, Entrega dos Diplomas e das Medalhas aos agraciados, com cobertura fotográfica; (4) das 20:00 às 22:00 hs, Coquetel festivo oferecido às autoridades e seus convidados, quando haverá apresentação de um grupo musical (MPB).
Relação dos Prefeitos Agraciados
ACRE
James Pereira da Silva, Prefeito Municipal de Senador Guiomard
ALAGOAS
Marx Beltrão Lima Siqueira, Prefeito Municipal de Coruripe
AMAZONAS
Jair Aguiar Souto, Prefeito Municipal de Manaquiri
AMAPÁ
Francimar Pereira da Silva Santos, Prefeita Municipal de Serra do Navio
BAHIA
Paulo Cezar Simões Silva, Prefeito Municipal de Alagoinhas
Zairo Jacques Pinto Loureiro, Prefeito Municipal de Canavieiras
José Carlos Dourado das Virgens, Prefeito Municipal de Irecê
CEARÁ
Edson Sá, Prefeito Municipal de Aquiraz
João Ribeiro Barroso, Prefeito Municipal de Itapipoca
ESPÍRITO SANTO
Leonardo Deptulski, Prefeito Municipal de Colatina
Edson Figueiredo Magalhães, Prefeito Municipal de Gurapari
GOIÁS
Ney Gonçalves de Souza, Prefeito Municipal de Caldas Novas
Juraci Martins de Oliveira, Prefeito Municipal de Rio Verde
MARANHÃO
Doris de Fátima Ribeiro Pearce, Prefeita Municipal de Vitória do Mearim
MINAS GERAIS
Breno José Araujo Costa, Prefeito Municipal de Conceição do Mato Dentro
Vladimir de Faria Azevedo, Prefeito Municipal de Divinópolis
Angelo Oswaldo de Araujo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto
Anderson Adauto Pereira, Prefeito Municipal de Uberaba
Raimundo Nonato Cardoso, Prefeito Municipal de Viçosa
MATO GROSSO DO SUL
Nelson Trad Filho, Prefeito Municipal de Campo Grande
MATO GROSSO
Altir Antonio Peruzzo, Prefeito Municipal de Juína
PARÁ
João Carlos Santos Dias, Prefeito Municipal de Barcarena
Maurino Magalhães de Lima, Prefeito Municipal de Marabá
PARAÍBA
José Francisco Régis, Prefeito Municipal de Cabedelo
PERNAMBUCO
José Queiroz de Lima, Prefeito Municipal de Caruaru
Luiz Carlos de Oliveira, Prefeito Municipal de Garanhuns
Marcones Liborio de Sá, Prefeito Municipal de Salgueiro
PIAUÍ
José Hamilton Furtado Castelo Branco, Prefeito Municipal de Parnaíba
PARANÁ
João Carlos De Oliveira, Prefeito Municipal de Apucarana
Nelson José Tureck, Prefeito Municipal de Campo Mourão
Fernando Ribas Carli, Prefeito Municipal de Guarapuava
RIO DE JANEIRO
Wanderson Cardoso de Brito, Prefeito de Arraial do Cabo
José Carlos Porto Neto, Prefeito Municipal de Parati
RIO GRANDE DO NORTE
Jaime Calado Pereira dos Santos, Prefeito Municipal de São Gonçalo do Amarante
RONDÔNIA
Márcio Londe Raposo, Prefeito Municipal de Ariquemes
RORAIMA
Iradilson Sampaio de Souza, Prefeito Municipal de Boa Vista
RIO GRANDE DO SUL
Paulo Alfredo Polis, Prefeito Municipal de Erechim
Cezar Augusto Schirmer, Prefeito Municipal de Santa Maria
SANTA CATARINA
Renato Nunes de Oliveira, Prefeito Municipal de Lages
Romeu Luiz Rabuski, Prefeito Municipal de Treze Tílias
SERGIPE
Alexsander Oliveira de Andrade, Prefeito Municipal de São Cristovão
SÃO PAULO
Luiz Carlos Meneghetti, Prefeito Municipal de Araras
João Afonso Sólis, Prefeito Municipal de Bragança Paulista
Afonso Macchione Neto, Prefeito Municipal de Catanduva
Ana Maria Matoso Bim, Prefeita Municipal de Fernandópolis
Roberto Ramalho Tavares, Prefeito Municipal de Itapetininga
Paulo Eduardo de Barros, Prefeito Municipal de Mogi-Guaçu
José Antonio Bacchim, Prefeito Municipal de Sumaré
TOCANTINS
Sebastião Paulo Tavares, Prefeito Municipal de Paraíso do Tocantins
Fonte: Marcelo Guedes