Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cotriguaçu - SEBRAE realizou curso que visa melhorar a gestão financeira das empresas


O SEBRAE ministrou entre os dias três a seis de junho, mais um de seus cursos que vem de encontro às necessidades do empreendedor, desta vez com o “Namedida”, programa criado para melhorar a gestão financeira das microempresas.
As vagas foram limitadas, porém o número de participantes não atingiu o limite máximo. Mesmo assim um número de 22 participantes não perderam a oportunidade e se inscreveram buscando adquirirem conhecimento. Ao final do curso, todos receberam seus certificados.
Durante o período do curso, os ministrados puderam aprender a atrair, desenvolver e manter talentos. A aprendizagem se deu por palestras, oficinas, cursos, consultoria e diálogos empresáriais, onde através de conhecimento obtido e experiências trocadas o participante poderá a partir de agora fazer uma nova rede de relacionamento.
José Antonio um dos participantes, falou da importância do curso, onde fez um breve relato de sua aprendizagem. “Foi extremamente positivo este curso de Gestão Financeira porque se abre leques de conhecimentos básicos que podemos aplicar em nosso dia a dia. O curso nos ensinou que tudo começa com um bom planejamento, esse é o caminho a ser seguido, mas depende dos responsáveis pela administração da empresa estabelecer as formas de se atingir as metas e objetivos, aprendemos que muitas empresas hoje não sobrevivem aos primeiros anos pela falta de um gerenciamento financeiro adequado, objetivo do curso foi alcançado o conteúdo foi repassado de uma forma clara facilitando assim o aprendizado. Parabéns aos organizadores pela iniciativa, e aos participantes que tiveram a disponibilidade de tempo para aperfeiçoar seus conhecimentos” finaliza Antonio.
A professora Julia Duarte que se deslocou do município de Rondonopolis agradeceu a participação de todos, elogiou o município de Cotriguaçu, onde contou ser uma cidade acolhedora e hospitaleira, enalteceu também os alunos dizendo que foram dedicados e participativos. Julia disse ainda que em uma próxima oportunidade espera voltar para ministrar novos cursos.
A Câmara de vereadores cedeu o Plenário, e a realização do curso ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal e também o Consórcio Vale do Juruena.

Anoreg/MT realizou treinamento para melhoria em cartórios de Juína e região

O treinamento reuniu representantes de Cartórios como da cidade de Cotriguaçu

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizou entre os dias 31 de maio a 03 de junho o Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais Mato-grossenses (PIQMT) em Juína (735 km de Cuiabá). O treinamento ocorreu na sede da  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 16ª Subseção, localizada na Praça dos Três poderes, s/n Centro.

Participarão do programa que consiste no método de incentivo, treinamento e educação para a melhoria da eficiência da gestão das serventias do estado de Mato Grosso de modo contínuo e sustentado, cerca de 8 pessoas de 5 cartórios da região.

Os principais temas tratados foram: ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 15906 Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registros, ISO 19011 Sistema de Gestão para Auditorias e Lean Thinking: Gestão visual e 5s.

Maria Aparecida Bianchin Pacheco, presidente da Anoreg/MT acredita que o programa contribui para melhorar os serviços prestados pelos cartórios. “Para a população esse treinamento será revertido em atendimentos em menor tempo, com mais qualidade e maior satisfação dos clientes”, afirma.


Para Vilson Mendes, que trabalha no Cartório do 1º Ofício de Cotriguaçu sua participação foi de fundamental importância. “O programa PIQMT, promovido pela Anoreg-MT é uma ferramenta fundamental, tanto para as pessoas que usam os serviços dos Cartórios quanto para os colaboradores, os Cartórios que fizeram o treinamento com certeza vão buscar atender melhor seus usuários, agilizando os serviços com maior praticidade e eficiência, passando assim para o cliente uma maior confiança nos serviços de cartórios”

Ao todo 74 cartórios do estado participaram da 1° edição do PIQMT, que será desenvolvido por um ano.

Em Juína teve a participação dos cartórios 1° Ofício de Juara; 1° Ofício de Juína; 2° Ofício de Juína; 1° Ofício de Cotriguaçu e Cartório de Registro Civil e Notas de Juruena-MT.

Por: CotriOnline c/ Assessoria

Noroeste/MT - Pró-Logística cobra agilidade na recuperação da 174



Foto: CotriOnline
O movimento Pró-Logística também passou pela cidade de Cotriguaçu (29/05), no município foram recepcionados pela Prefeita Rose, Vereador/Presidente da Câmara Zé Amorim, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Amilton Castanha, Secretário de Obras e Infra-Estrutura Gilmar Prange, além de demais secretários, vereadores, empresários, autoridades políticas e Consórcio Vale do Juruena. O encontro se deu na sede do Clube Arca, onde foi servido um almoço aos Estradeiros.

O Movimento Pró-Logística percorreu na última semana, entre os dias 26 e 29 de maio, o trecho entre Cuiabá e Vilhena (RO) para verificar as condições da BR-174, que tem início em Santo Antônio das Lendas, no município de Cáceres, e leva ao Estado de Rondônia. Este percurso é uma importante via para o escoamento da produção por meio do porto de Porto Velho. O Movimento Pró-Logística é composto por dez entidades representantes dos setores produtivos do Estado, como Acrimat, Aprosoja, Ampa, Fiemt e Famato.

A BR-174 ainda está em fase de implantação, mas de acordo com o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, a execução do projeto está lenta e será preciso cobrar mais celeridade da empresa contratada para realizar as obras. “Vimos em loco que ainda tem muito a ser feito e vamos procurar o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte para delatar das condições encontradas e pedir para que tomem providências”.

O vice-presidente da Acrimat, Jorge Pires, participou do Estradeiro e constatou as dificuldades da região para o escoamento da produção. “Sou produtor nesta região e já sabia das dificuldades com relação ao transporte, mas agora pudemos ver de perto quais as situações mais críticas e que precisam de uma ação urgente”, relatou ao comentar o caso da rodovia entre Colniza e Castanheira, que não possui pavimentação e está em péssimas condições de manutenção.

Além dos problemas causados para a economia local, Jorge Pires destaca o impacto social. “O governo parece ignorar que lá existem famílias, pessoas que precisam de um mínimo de infraestrutura para sobreviver. Lá as pessoas não podem nem ficar doentes porque não conseguem chegar a um hospital em tempo de ser socorrido”.

Nos próximos dois meses mais dois trechos serão percorridos pelo Estradeiros, sendo o primeiro entre os dias 17 e 20 de junho, na BR-242, que liga os municípios de Querência e Sorriso. De acordo com Edeon Vaz, a equipe vai analisar os lotes que já foram asfaltados, entre Nova Ubiratã e Santiago e o de Santiago a Querência, que está em fase de revisão de projeto.

Em julho, a BR-163 será o alvo do Estradeiro, que vai sair de Cuiabá para ir até Santarém, destino final da rodovia.


Projeto propõe práticas agrícolas sustentáveis em Mato Grosso

Projeto propõe práticas agrícolas sustentáveis em Mato Grosso; Cotriguaçu na lista
 
Foi realizada nesta terça-feira, 5 de junho, na Superintendência Federal de Mato Grosso (SFA), uma reunião sobre o Projeto “Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para reduzir a Pobreza no Brasil” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Governo Britânico, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
O projeto tem o objetivo de difundir a adoção das novas tecnologias indicadas pelas boas práticas de produção agrícola sustentável, que permitam rentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e baixa emissão de gases causadores do efeito estufa. A proposta é atuar em regiões onde atividades ligadas à agricultura têm causado impactos ambientais indesejados. O Mapa e representantes do Governo do Reino Unido decidiram trabalhar com os biomas Mata Atlântica e Amazônia. No total o projeto pretende, em um prazo de quatro anos, recuperar 41.560 hectares de áreas degradadas.
 
Estiveram presentes no evento, representantes da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Estado do Mato Grosso (Empaer), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Mato Grosso (OCB), servidores da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG), o superintendente Federal de Agricultura (SFA/MT), Francisco Moraes Chico Costa, o coordenador Geral do Projeto, Derli Dossa, o coordenador para Amazônia, Dalembert de Barros Jaccoud e o secretário executivo do Projeto, Gilberto Corbacho.
 
Foram definidos na reunião, os dez municípios de Mato Grosso que participarão do Projeto. Entre eles, Juína, Juara, Brasnorte, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Sinop, Marcelândia, Cotriguaçu e Querência. Além disso, foi formado o Comitê Técnico que irá subsidiar a Coordenação Nacional do Projeto na execução das atividades no estado.
 
Está prevista nova reunião para o dia 12 de junho, na SFA/MT, para tratar de assuntos relativos ao andamento do projeto.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Nome do prefeito de Aripuanã é cogitado para as eleições de 2014

O nome do prefeito de Aripuanã Ednilson Luiz Faitta para deputado estadual foi cogitado pelas lideranças peemedebistas da região durante o encontro regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), realizado mês passado no município de Juína.

No encontro foi debatido a organização partidária e o fortalecimento das chapas para as eleições de 2014. Conforme o presidente estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, a meta do partido é ampliar ainda mais a representatividade da sigla no estado de Mato Grosso.

"A melhor base do PMDB no estado está aqui na região Noroeste, e com certeza o Ednilson é bom nome para representar a região por tudo aquilo que tem feito ao longo dos anos como prefeito, tendo inclusive o reconhecimento dos demais companheiros do partido” destacou Bezerra.

Também participaram da reunião o secretário de Minas e Energia Allan Zanata, a deputada estadual Teté Bezerra, o secretário adjunto Rodrigo Barbosa, prefeitos, vereadores e demais lideranças peemedebistas de Juína e região.

Fonte/foto: Top News - Edson Prates

Página eletrônica do MT Habita Mais garante agilidade

Com 72 horas no ar o site do Programa MT Habita Mais já possui 1.423 cadastros efetivados, segundo a coordenação de monitoramento do programa. Disponibilizada desde o dia três de junho, a página eletrônica é a porta de entrada para o servidor público efetivo, aposentado ou pensionista, estadual ou municipal, que deseja financiar sua casa própria por meio do programa desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Banco do Brasil.

Acessando o endereço
www.vicegovernadoria.mt.gov.br o servidor terá acesso à página do MT Habita Mais onde deverá criar uma senha de acesso para iniciar o cadastro. Conforme explica a coordenadora da Central de Atendimento do programa, Gislaine Marques da Silva, é por meio do cadastro que o servidor vai fornecer todos os dados necessários para a análise de crédito, que será realizada por uma equipe do Banco do Brasil. Vale ressaltar que caso o servidor queira realizar outro cadastro com valor de financiamento diferente valerá a última proposta efetivada.

“O cadastro por meio da página eletrônica dá mais comodidade ao servidor, já que ele não precisará se deslocar até a agência bancária para levar sua proposta”, explica a coordenadora, acrescentando que mesmo que o servidor não tenha um imóvel em vista ele pode efetivar o cadastro com base no valor máximo da casa ou apartamento que pretende financiar. Após análise dos dados, a Central de Atendimento entrará em contato com o interessado para informar se o cadastro foi aprovado e, assim, dar continuidade ao processo.

Gislaine Marques também ressalta que o programa terá duração de cinco anos, assim o funcionário público pode escolher com calma o imóvel que deseja adquirir. “Não existe inscrição ou limite no número de servidores que poderão solicitar o financiamento, por isso não precisa ter pressa”, esclarece a coordenadora. Gislaine lembra ainda que o cadastro na página eletrônica pode ser realizado a qualquer hora do dia, podendo o servidor procurar horários alternativos para evitar congestionamento de acesso.

Dúvidas – O site
www.vicegovernadoria.mt.gov.br disponibiliza ao servidor público efetivo diferentes ferramentas para tirar dúvidas sobre o cadastramento e sobre o programa. Quem tiver dificuldade no cadastramento pode acessar o link “Perguntas frequentes” ou acessar o “Chat Online”. Também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail mthabitamais@vicegovernadoria.mt.gov.br ou pelos telefones (65) 3613-4555/ 4556/ 4559/ 4460/ 4561/ 4562.

Fonte: Secom MT

Silval vive incerteza sobre seguir governador ou disputar Senado

Silval Barbosa vive um momento político de incertezas quanto às eleições gerais do próximo ano. De um lado, deseja concluir integralmente o mandato de governador, o que lhe daria mais tempo para recuperar a popularidade e melhorar o conceito, empurrado por várias obras em andamento, especialmente em Cuiabá por causa dos projetos voltados à Copa-2014. De outro, enfrenta pressão de correligionários para ser candidato ao Senado. Nesse caso, isso lhe custaria a perda da cadeira. Só teria 9 meses de administração, pois a legislação eleitoral lhe obrigaria a renunciar até março ao posto ocupado no Palácio Paiaguás.
Com perfil político, Silval ocupa cargo eletivo há 20 anos. Começou como prefeito de Matupá, no Nortão. Depois foi deputado por 2 mandatos, inclusive, ocupando os postos de primeiro-secretário e de presidente da Assembleia. Em 2006, se elegeu vice-governador, tendo se tornado chefe do Executivo quatro anos depois, com a renúncia de Blairo Maggi (PR). Depois, o peemedebista foi reeleito no mesmo ano.

O governador sabe que pelo cenário atual não teria chances de êxito nas urnas. Primeiro, que perderia o controle do peso da máquina, uma estrutura fundamental numa campanha com orçamento de R$ 12 bilhões e presente em todos os municípios com secretarias, órgãos e empresas vinculados e quase 100 mil servidores. Segundo, "patina" e convive com desgaste, inclusive nos municípios, que, curiosamente, foram impulsionadores de sua reeleição em 2010. Como o governo se concentrou nas obras da Copa, as cidades fora da Capital reclamam do que chamam de abandono do Estado, embora Silval tem feito o contraponto, alegando que vai inaugurar também asfaltamento em vários municípios, interligando 44 deles, e com promessas de regularizar pendências em áreas essenciais, como saúde e segurança.

E se o governador resolver concorrer à senatória? O comando do Estado passaria para às mãos de Chico Daltro (PSD), que é de outro grupo político. Provavelmente, Daltro trabalharia para tentar a reeleição, assim como fez o próprio Silval ao receber o Paiaguás de Blairo Maggi. O bônus das obras da Copa ficariam com Daltro. Partindo desse pressuposto, Silval correria risco de ficar sem grupo, sem referencial, mesmo com a possibilidade do ex-governador e senador Maggi disputar de novo o Paiaguás, tendo o peemedebista no palanque na corrida ao Senado. Ademais, Silval levaria porrete para todo lado e sem chance de defesa, afinal, não teria mais o poder da caneta.

Na hipótese de permanecer governador até o final do mandato, Silval poderia voltar a concorrer em 2016 a prefeito. Comenta-se que uma das opções seria em Sinop, onde está ficando base eleitoral. No comando do Estado, Silval melhoraria o conceito do governo com inauguração de obras. Como o governo enfrenta crise e, a tendência é de se tornar saco de pancada na campanha, estando no cargo Silval teria mais "munição" para fazer o contraponto e mais força para conter debandada e lançar "blindagem".

Romilson Dourado

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeita de Cotriguaçu reúne a comunidade religiosa para discutir projetos em comum

Determinação, empenho e motivação foram às três razões que levaram a prefeita de Cotriguaçu – MT, Rosângela Aparecida Nervis, a reunir em seu gabinete, na manhã do dia 5 de junho, os orientadores religiosos da cidade. A reunião contou com a representação das Igrejas Evangélicas e do padre Luiz e o diácono Augusto, da Igreja Católica.
Na ocasião a prefeita Rosy, apresentou seu projeto para trazer o desenvolvimento ao município, bem como as obras que estão em andamento. Salientou o evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho, que tem o objetivo de apresentar a região (Juína, Castanheira, Juruena, Colniza, Cotriguaçu e Aripuanã) e colocá-la na rota de desenvolvimento, com investimentos, sobretudo na pecuária e na agricultura.
A II Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Noroeste de Mato Grosso e o I Fórum de Desenvolvimento Regional são oportunidades para atrair investidores e dá visibilidade aos municípios.
Depois da apresentação do evento, a prefeita destacou a luta e as constantes viagens que tem feito a capital Cuiabá e a Brasília em busca de recursos para Cotriguaçu. Falou sobre o asfalto que vai ligar Cotriguaçu a Juruena. No evento dos dias 11 e 12 de Junho o Governador do Estado, Sival Barbosa, deve está presente, fazendo o lançamento oficial das obras asfálticas. Conforme a prefeita as obras terão início na terceira semana de junho.
A cidade já começa a se modificar, pois já se encontra por aqui famílias que vieram para trabalhar nessa obra. Essa é um conquista que certamente ficará marcada na mente de todos os contriguaçuenses. É um sonho de muitos anos.
Por fim Rosy apresentou o projeto da Capela Mortuária, contanto com o empenho e ajuda de todas as Igrejas que estão em Cotriguaçu. O projeto foi bem aceito por todos e ao mesmo tempo os pastores, padre e diácono se comprometeram a ajudar na campanha para a construção do prédio.
Na ocasião foi eleita uma comissão central, que se integrarão as outras representações, tais como: poder público, comércio, madeireiros, pecuaristas e etc. É mais um sonho prestes a se realizar.
Dentre as propostas para se arrecadar fundos para o início da Casa da Saudade ficou definido que os dias 13 e 14 de julho as Igreja recolherão envelopes, que serão distribuídos com antecedência aos fiéis, com a contribuição que cada um pode ajudar. É o primeiro passo de muitos outros que a comunidade religiosa e o poder público municipal podem estar juntos. 
Fonte: Augusto Ferreira / Juína News

Decisão do TSE volta a dar chances de disputa a Oscar Bezerra


Situação análoga ou identica no município de Balneário Rincão, Estado de Santa Catarina, julgado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral abrem perspectivas mais do que concretas de que Oscar Bezerra, marido da deputada e líder do PSB na Assembleia, Luciane Bezerra possa disputar as eleições em Juara, 640 km de Cuiabá.

Oscar Bezerra foi eleito prefeito em outubro do ano passado com quase 60% dos votos, mas disputou as eleições sub judice, por ter sido inserido na Lei da Ficha Limpa por irregularidades de menor poder ofensivo. Entre o pedido de registro da candidatura, a eleição e a sua não diplomação diversos foram os recursos e decisões, a grande maioria favorável ao seu pleito, mas por questões de tempo acabaram não surtindo efeito e levaram o Tribunal Superior Eleitoral - TSE determinar a realização de nova eleição para o próximo dia 07 de julho.

O mais importante da decisão adotada pelo TSE é de que não se pode desconhecer a vontade popular e o fato de que Oscar Bezerra, assim como o candidato de Balneário Rincão/SC, Décio Gomes, solucionaram suas pendências e não podem ser punidos por entendimentos judiciais que não são decisão definitivas.

Com a reviravolta do assunto em sede do TSE, dificilmente, Oscar Bezerra deixará de ser candidato e provavelmente vai obter os votos necessários para sua eleição em menos de um ano para administrar a cidade de Juara da qual já foi prefeito por um mandato.

Leia na integra o release da decisão do TSE:

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, nesta terça-feira (4), conceder o registro de candidatura de Décio Gomes (PT) ao cargo de prefeito de Balneário Rincão-SC nas novas eleições ocorridas no município no dia 3 de março deste ano. 

Décio Gomes foi o vencedor do novo pleito com mais de 52% dos votos válidos. Nas eleições de outubro de 2012, ele concorreu sub judice, ou seja, com recurso pendente de julgamento, e também obteve mais de 50% dos votos, o que levou à nova eleição porque seu registro havia sido negado.


Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) por ter sido condenado em 2004 por conduta vedada e abuso de poder. Apesar de ter sido eleito para o cargo em outubro, a inelegibilidade de Décio acabou sendo confirmada pela Justiça Eleitoral. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) aceitou o registro do candidato para a nova eleição de março, por entender que, na ocasião, ele já estava elegível.


No recurso, a coligação Rincão Vota pra Valer afirmou que Décio Gomes não poderia ter concorrido ao pleito de março, porque teria sido o responsável pela anulação da eleição para prefeito no município em outubro de 2012. Segundo a autora do recurso, Décio estava inelegível para as eleições de 2012, e concorreu para prefeito por sua conta e risco, com recurso pendente de julgamento na Justiça Eleitoral, dando causa à anulação do pleito em Balneário Rincão. Diz ainda que a inelegibilidade de Décio para disputar o pleito de 2012 foi confirmada pelo juiz eleitoral de primeira instância, pelo TRE-SC e pelo TSE.


Em sua defesa, Décio Gomes destacou que sua condenação ocasionou uma inelegibilidade de três anos, esgotada em 2007, e que havia uma possibilidade razoável de reverter essa condição para concorrer à eleição de 2012.


O caso


Na sessão do dia 14 de maio, a relatora do recurso, ministra Laurita Vaz afirmou estar correta a decisão do TRE-SC e que não haveria responsabilidade de Décio Gomes pela anulação das eleições em outubro do ano passado. Sustentou que “ao candidato é facultado concorrer com o seu registro indeferido e sub judice”. Sustentou que, no caso, não se aplicaria a jurisprudência do TSE, de que o candidato que dá causa à anulação da eleição não pode concorrer ao novo pleito suplementar.


Naquela sessão, o ministro Castro Meira pediu vista do recurso e, nesta noite, votou com a relatora, no sentido de aceitar o registro de Décio Gomes. De acordo com o ministro, a interpretação da ministra Laurita Vaz está correta porque, na época em que o TSE negou o registro de candidatura de Décio Gomes nas eleições de 2012, ainda não havia entendimento pacificado no TSE sobre o término do prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa, que é de oito anos.


Ao votar, Castro Meira afirmou que, no caso, há uma peculiaridade que dá causa a concessão da candidatura de Décio Gomes à nova eleição. Disse que, após a sanção da Lei da Ficha Limpa, o TSE ainda não havia se manifestado sobre o tempo final do prazo de inelegibilidade de oito anos. Esse tempo somente foi fixado pelo TSE a partir do julgamento do recurso do próprio Décio Gomes com relação ao seu registro às eleições de outubro.


Sustentou que o artigo 16-A da Lei das Eleições (Lei nº 9504/1997) possibilita ao candidato com registro sub judice participar do pleito e realizar todos os atos de campanha eleitoral. Por isso, afirmou o ministro, Décio Gomes não concorreu para a anulação da eleição de outubro em Balneário Rincão. Disse ainda que, na hipótese de renovação do pleito as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento do registro tendo em vista a reabertura do processo eleitoral.


Castro Meira sustentou que a inelegibilidade de Décio Gomes terminou em 31 de dezembro de 2012 e que a decisão do tribunal catarinense não merece reparo ao afirmar não existiria qualquer impedimento ao registro para as novas eleições.


Primeiro a divergir, o ministro Marco Aurélio salientou que a jurisprudência do TSE é clara no sentido de que, diante do término da inelegibilidade que implicou na negativa do registro, esse candidato não pode concorrer à eleição suplementar. A ministra Cármen Lúcia concordou com a divergência de Marco Aurélio dizendo que, no caso, o recurso inclusive teve sentença definitiva, transitou em julgado.


“A vitória dele no pleito foi fulminada. Então, alguém que deu margem à insubsistência dessa eleição, se apresenta para concorrer ao novo pleito só porque aquele período de inelegibilidade de oito anos cessou?” questionou o ministro.
Fonte: Gazeta Digital

Campanha vai vacinar 228 mil crianças em Mato Grosso

Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser vacinadas na primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. A campanha inicia no sábado (08.06) e vai ate o dia 21 de julho de 2013. A Secretaria de Estado de Saúde espera vacinar 228.476 crianças durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

No sábado, 08 de junho é o Dia “D” de mobilização, onde os pais devem levar os filhos nos postos de vacinação disponíveis em todo o Estado. O esquema da primeira etapa da vacinação envolverá mais de 4.700 servidores e voluntários distribuídos em 815 pontos onde serão aplicadas as vacinas. Para que os municípios de difícil acesso não corram o risco de não vacinar suas crianças, o Sistema Único de Saúde (SUS) colocará em campo 295 veículos no dia 08 de junho.

O Estado de Mato Grosso recebeu 350.000 doses da vacina. A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os Estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI)C

Vacina é único remédio

 A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção por meio da vacina. Ela garante que a pessoa fique livre da doença.

Apesar de o Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em na  Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.

A OMS estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Assessoria

terça-feira, 4 de junho de 2013

Câmara dá aval para emancipação dos distritos; Riva aponta redenção

O distrito de Nova União em Cotriguaçu pode enfim se tornar município

Após adiar sucessivamente a votação de emancipação de municípios, a Câmara Federal votou, nesta terça (4), o projeto de lei para criação de novas cidades. Foram 319 votos a favor, 32 contra e 2 abstenções. Dessa forma, cerca de 400 novos distritos em todo o país devem se tornar municípios. Em Mato Grosso, hoje, aproximadamente 20 distritos lutam pela emancipação. A decisão foi comemorada pela maioria dos parlamentares. Entre os que subiram na tribuna para comentar o assunto está  Nilson Leitão (PSDB), que elogiou a aprovação da proposta.

No último dia 7 de maio, os deputados haviam aprovado a tramitação em caráter de urgência do projeto. Agora, a proposta deverá ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). O deputado estadual, José Riva (PSD) – um dos principais defensores do projeto que estabelece as regras de criação de municípios – também comemorou a decisão. O social-democrata classificou a medida como a vitória do municipalismo. “O Congresso enfim faz Justiça”, afirmou o parlamentar, em entrevista ao RDNews.

Logo em seguida, Riva reforçou a necessidade de que cada Estado tenha autonomia para criar cidades, tendo em vista que muitos ainda estão em crescimento. Sobre as constantes críticas feitas à criação de cidades que, para muitos, ocorria sem necessidade, Riva pondera ser necessário seguir as regras que foram aprovadas. O social-democrata ressaltou que, antigamente, a lei era rígida, mas não era cumprida.

De todo modo, após sanção da presidente Dilma - que ainda pode vetar a mensagem - as 26 Assembleias do país, enfim, retomarão a autonomia de criar novos municípios. Antes, os distritos que desejavam se emancipar dependiam da aprovação do projeto, porque uma emenda constitucional aprovada em 1996 proibiu a criação de novas cidades por leis estaduais e definiu que isso só poderia ser feito por meio de autorização em Lei Complementar Federal o que, na prática, barrou o nascimento de municípios.

Segundo a Constituição Federal, a população mínima que os novos municípios precisam ter é de 5 mil nas regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil na região Nordeste e 10 mil nas regiões Sul e Sudeste. A arrecadação deverá ser superior 10% da média das menores cidades do Estado. Entre os distritos no Estado com lideranças que buscam a emancipação está, por exemplo, Nova União de Cotriguaçu, Ouro Branco do Sul, em Itiquira; Paranorte, em Juara; Capão Verde, em Alto Paraguai; e Salto da Alegria, em Paranatinga.

RD News

Vagas abertas para Sicredi de Apiacás e Nova Bandeirantes



O Sicredi é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, então aproveite esta oportunidade! Vagas abertas para as Unidades Sicredi de Apiacas e Nova Bandeirantes.
Os interessados deverão entregar o currículo na Unidade de Apiacas e Nova Bandeirantes ou se cadastrar no site Sicredi até dia 14 de junho.
Endereço: http://www.sicredi.com.br; para participar do processo seletivo é necessário ter experiência em cargos de gerência e ter cursado ou estar cursando nível superior, a seleção acontecerá de 24 a 28 de Junho.
Fonte: Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Produtores rurais de um distrito de Mato Grosso estão jogando leite fora por terem dificuldade em escoar a produção

Produtores rurais de um distrito de Mato Grosso estão jogando leite fora por terem dificuldade em escoar a produção até os laticínios. O isolamento provocado pela falta de estrutura das pontes de madeira também dificulta o transporte de gado para o abate e até mesmo quem quer vender as propriedades localizadas na região para investir em outros segmentos econômicos.

O problema crônico é registrado em Fátima de São Lourenço, distrito localizado no município de Juscimeira, a 164 quilômetros de Cuiabá. No local, a maior parte das pontes erguidas nas estradas rurais está quebrada. Levantamento da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município aponta que 13 das 54 pontes da região estão destruídas.

A produtora Adelaide Gonçalves investiu mais de 80 mil em uma ordenhadeira mecânica que mantinha na fazenda de 300 hectares para captar a produção de leite de 60 vacas leiteiras. Há mais de seis meses, ela desativou os equipamentos e vendeu parte do rebanho. É que as quatro pontes de madeira que dão acesso à propriedade dela estão caindo, o que tem dificultado o transporte da produção. “Estou parando porque o prejuízo foi muito grande. Eu tirava 1,2 mil litros de leite e hoje estou com 50 a 100 litros porque não tem condições de tirar mais”, afirmou.

Quase 80% do leite produzido na propriedade tem sido descartado virando alimento para outros animais como galinhas e porcos. A outra parte da produção fica armazenada em um tanque de resfriamento até conseguir deixar a propriedade com muita dificuldade para ser entregue na cidade.

Para conseguir transportar o pouco leite que produz, a fazendeira tenta sozinha arrumar a ponte. “[A ponte] é amarrada de arame, ponho tábua e arrumo tudo”, disse.

O pecuarista Gilmar Lima é outra vítima da falta de estrutura. Ele cria gado de corte e está com 650 animais prontos para o abate. Para transportar o gado, na maioria das vezes, ele usa um desvio que aumenta em 70 quilômetros o trajeto para conseguir levar o gado até o frigorífico mais próximo. Tudo por conta da existência das pontes em péssimo estado de conservação.

“Aumenta muito o gasto porque aumenta a quilometragem. Se você tem uma distância menor, o frigorífico paga mais. Quanto mais longe é a distância, mais barato o gado fica”, pontuou.

A estrada usada como desvio também já apresenta problemas. Uma ponte está quebrada e o motorista tem que atravessar um córrego para seguir viagem. Um casal de fazendeiros tenta há mais de um ano vender parte de uma fazenda para investir em uma criação de peixes. Mas a falta de estrutura das pontes atrapalha o fechamento do negócio. “A pessoa quando chega ali na ponta já barra em um problema. Você deixa de vender e de adquirir”, afirmou Natal de Souza Paulo.

“Faz mais de um ano que essas pontes estão desse jeito. Ninguém aqui quer trabalhar de caminhão por causa dessas pontes”, complementou Izaura Clarindo da Silva.

Outro lado

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Juscimeira, Cássio Crepaldi, reconheceu o problema. Ele afirmou à reportagem que o município, no momento, não tem condições financeiras de fazer a manutenção de todas as pontes.

Segundo ele, para consertar as 13 pontes que estão destruídas, o município terá que desembolsar ao menos R$ 50 mil. “É também do município esta responsabilidade da gente estar viabilizando recursos para que essas pontes possam ser reformadas. Nos próximos 60 dias a gente já estaria iniciando algum trabalho naquela região de Fátima de São Lourenço”, prometeu.

Fonte: G1 MT

Moradores de distritos vivem expectativa da criação de municípios

Projeto deve ser votado nesta terça-feira na Câmara Federal. Mato Grosso pode ter 20 novos municípios, 14 de autoria do deputado estadual Riva


“É a realização de um sonho”, definiu o vereador de Cotriguaçu, José Carlos Batista (PMDB), sobre a possibilidade da criação de 20 novos municípios em Mato Grosso. A votação do Projeto de Lei Complementar 416/08, que devolve aos estados a autonomia de legislar sobre as emancipações, deve ser apreciada na Câmara Federal nesta terça-feira (4).

O vereador luta há 13 anos pela criação do município de Nova União, distrito localizado a 110 km de Cotriguaçu. Ele explica a importância da aprovação do projeto no Congresso Nacional. “Existem 1,5 mil lotes no distrito e mesmo com a boa vontade dos governantes de Cotriguaçu, estes não conseguem atender as nossas necessidades básicas. A situação está complicada, temos apenas um Programa de Saúde da Família (PSF), dois postos de saúde e apenas um médico para atender aproximadamente sete mil habitantes. Este ainda trabalha das 7h às 17h”, alertou o vereador, que preside a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Pingo de Ouro do distrito.

As principais dificuldades do distrito são nas áreas de saúde, educação e agricultura familiar e infraestrutura. “Temos 3,1 mil km de estradas viscinais no distrito de Nova União e contamos apenas com duas máquinas para a manutenção”, exemplificou.

Na avaliação do vereador, com a criação do município, Nova União terá mais atenção do poder público. “Este é o sonho de toda a população, sofremos muito com a falta de serviços essenciais e confiamos na emancipação. Dos nove vereadores de Cotriguaçu, cinco são do distrito de Nova União e até os moradores da cidade concordam com a criação do novo município”, afirmou.

José Batista esteve na última semana visitando a Assembleia Legislativa para obter informações sobre a possibilidade de votação do projeto com o presidente da Associação Mato-grossense de Áreas Emancipadas e Anexas (Amaea), Nelson Salim Abdalla. Na oportunidade, o vereador de Cotriguaçu lembrou que os críticos sobre a criação de novos municípios não conhecem a dimensão territorial de Mato Grosso. “A única forma de levar desenvolvimento é criando municípios”.

Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Rio Lambari, também de Cotriguaçu, Antônio Carlos da Silva Tomaz, disse que acompanha sempre as notícias sobre a votação em Brasília para levar à comunidade. “Nossas dificuldades são grandes, quase ficamos isolados. Cheguei em 2000 ao distrito e participei da primeira reunião que discutiu a emancipação em 2002. Toda a população sonha com a criação de Nova União, pois com o município, os próprios governantes olham a localidade com outros olhos, ou seja, com mais atenção”, desabafou.

O distrito de Ouro Branco do Sul, localizado a 110 km de Itiquira, na região Sul de Mato Grosso, é outro que pode se tornar município em breve. Vice-prefeito de Itiquira, Celso Dalastra (PV), argumenta que a emancipação é fundamental para gerar emprego e renda. “Existe uma espera de 30 anos pela independência do distrito e a criação do município é importante para a população da região”.

O vereador Josenildo Martins justificou que o distrito arrecada muito, mas o beneficiado é apenas o município de Itiquira. “Estamos acompanhando este processo e aguardamos a aprovação, pois será importante para o desenvolvimento da localidade”, disse.

EMANCIPAÇÃO – Dos 20 municípios que podem ser criados no estado, 14 projetos são de autoria do deputado estadual José Riva (PSD). Com forte atuação municipalista, o peessedista encaminhou aos 513 deputados federais e lideranças partidárias, solicitação para que a matéria seja apreciada e sem a apresentação de emendas, o que poderia retardar a análise.

A votação do projeto de lei já ocorreu no Senado Federal, e inclusive contou com a participação de Riva, que sugeriu emendas ao congressista Jayme Campos (DEM-MT). “Faltam apenas as duas apreciações na Câmara Federal para a consolidação deste objetivo. A emancipação contribui para o desenvolvimento das comunidades. Todos os municípios criados registraram avanços. Por isso, é importante que os estados voltem a ter autonomia para legislar sobre este assunto, com base nos critérios que asseguram a viabilidade econômica e atendem as aspirações das comunidades", argumenta Riva.

Nelson Salim Abdalla lembrou que existem 56 processos aguardando parecer pela emancipação no estado, mas neste momento serão levados para aprovação os 20 que reúnem melhores condições. “Trata-se de um projeto de lei que efetiva dignidade à população na distribuição de recursos, uma vez que atualmente, quem mora na sede do município recebe serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura, enquanto o morador do distrito fica apenas com as sobras. Devemos acabar com isso e a proposta faz justiça social”, afirmou.

Municípios que podem ser criados em Mato Grosso: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.

PROJETO – O projeto regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal. A proposta estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais e dependerão de estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia por meio de plebiscito nos distritos envolvidos.

Para a efetiva criação de um município, também deve haver a apresentação de um requerimento assinado por 10% dos eleitores residentes na localidade, encaminhando a pretensão de emancipação para a Assembleia Legislativa.

Entre os critérios que agora são estabelecidos por legislação federal, está a população mínima que os novos municípios precisam ter: 5 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil na região Nordeste e 10 mil nas regiões Sul e Sudeste. A arrecadação deverá ser superior 10% da média dos menores municípios do Estado. Após a aprovação na Câmara Federal, segue para sansão da presidente da República, Dilma Rousseff.
Assessoria

Cotonete vence em mais duas categorias em Marcelândia e agora se isola na liderança

O piloto de Cotriguaçu Cotonete, participou de duas categorias e venceu as duas


O Circuito Matogrossense de Motocross retornou neste último final de semana, dias 01 e 02 de Junho, com uma etapa inédita no calendário.  Marcelândia (MT) recebeu pilotos de todo o estado para a quinta etapa da temporada. A prova foi disputada no motódromo Clube do Laço que foi construída uma nova pista com 1.200 mts de extensão.

A expectativa de público atendeu o esperado pelos organizadores, e a grande briga pelo título da temporada está apenas começando, por isso, somar pontos nas etapas podem deixar tudo um pouco mais fácil ou ainda mais difícil para os concorrentes.

Já no sábado, aconteceu os treinos livres a partir das 14:00h, e a noite acorreu o Cross Transamérica Fest na AAM. Já no domingo pela manhã teve o warm-up das 08:00 às 10:30.

MX 2 Pró Importada

A liderança da MX 2 Pró Importada segue nas mãos de Cotonete , que com essa vitória em Marcelândia vai disparando de forma isolada na somatória das 5 etapas realizadas até agora. “A vitória na etapa de abertura me deu confiança. Agora venci novamente e estou bem fisicamente para as etapas que estão por vir. Meu objetivo é manter a liderança na classificação geral. Estou motivado e espero ter tranquilidade para buscar as primeiras colocações”, comentou João Vinicius “Cotonete”, que vai representando Cotriguaçu nas provas.

Mais próximo de Cotonete na MX 2 Pró Importada, esta o piloto peixotense Cleiton Borges, com alguns pontos a menos.


MX Força Livre

Outra categoria que Cotonete disputa no campeonato é a MX Força Livre, depois de um 2º lugar em uma prova disputadíssima na cidade de Feliz Natal ficando atrás de Anderson Chupel, dessa vez Cotonete não vacilou e conquistou o 1º lugar.  

Após a 5ª etapa, a liderança na classificação geral da categoria MX Força Livre também fica com o cotriguaçuense Cotonete, que agora passa a líderar as Duas etapas que disputa.

A prova em Marcelândia foi realizada pela Transamérica Hits 98,1.

O CMMX 2013 tem a supervisão da LIMMT - Liga Independente de Motociclismo do Estado de Mato Grosso e é patrocinado por:

Skol, Monster Energy, Gatorade, Honda Cometa Motocenter, Grupo Rio Móveis e Madeireira Vinicius.


Fonte: CotriOnline

domingo, 2 de junho de 2013

Juara - Eleição; seis chapas são registradas, mas somente cinco devem seguir na disputa

As eleições suplementares em Juara, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para acontecer em 7 de julho, conta com seis chapas registradas para a disputa, já que as convenções partidárias ocorreram nos dias 28 e 29 de maio. O prefeito eleito sub judice, Oscar Bezerra (PSB), responsável pelas novas eleições, registrou 2 chapas, para o caso de ter indeferido o pedido de registro de candidatura novamente.


Bezerra foi eleito nas eleições municipais de 2012 com mais de 56% dos votos, mas por concorrer com recurso na esfera judicial, não teve o registro deferido, o que acarretou a necessidade de um novo pleito. Na época, Oscar obteve 6.998 votos a mais que o segundo colocado Alcir Paulino (PSD).


A deputada Luciane Bezerra (PSB), esposa de Oscar, informou que o registro de duas chapas é necessário, caso o candidato tenha o registro de candidatura indeferido na primeira instância. Bezerra não irá disputar se for a base de recurso.


Duas chapas, uma é encabeçada pelo Oscar com o Cristovão Piovezan (PDT) filho de Edson como vice. Já a outra chapa é encabeçada pelo pai de Cristovão, Edson Piovezan (PPS) e como vice o cunhado de Oscar e irmão da Deputada Luciane, Fernando Azoia (PV).

A prioridade é a chapa de Oscar, mas caso ele não possa disputar se a Justiça não lhe conceder o direito de concorrer, ele recua e a disputa fica com o Edson Piovezan.


Oscar Bezerra foi declarado inelegível, em primeira instância, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, pela prática de atos ilícitos durante as eleições de 2008, por suposto abuso de poder político ao divulgar uma foto sua no site da Prefeitura de Juara quando disputava reeleição.


O ex-prefeito teve o registro de candidatura indeferido em primeira instância, mas recorreu as instâncias superiores, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mantiveram o entendimento da primeira decisão, de que Bezerra não poderia disputar.


No entanto, Bezerra continua recorrendo para reverter a decisão para poder disputar novamente.


Atualmente Juara vem sendo governada pelo prefeito interino Lorão Macarena (PSD), e agora com o aval de José Riva, Lorão vai disputar o cargo de prefeito e continuar no governo. Alcir Paulino (PSD) que perdeu a reeleição em 2012 esta fora da disputa.

Tião Piovesan (PMDB), outro membro da família, abriu mão de sua candidatura para apoiar o seu tio Edson ou o primo Cristovão.

Conforme prevê o calendário eleitoral do TRE, o juiz eleitoral deve até o dia 28 de junho ter julgado todos os pedidos de registro de candidatura, mesmo os impugnados, bem como ter publicado a decisão, sendo que o TRE tem até o dia 05 de julho para julgar os recursos, bem como publicar os acórdãos.

Assim ficaram as chapas:

Oscar Bezerra (PSB) e vice Cristovão Piovezan (PDT)

Edson Piovezan (PPS) e vice Fernando Azoia (PV)



Mirão do Cartório (PR) e vice Leo Boy (PR)

Nei Drogas (DEM) e vice Zoca (DEM)

Lorão Macarena (PSD) e vice Maurinho Som (PRB)

Denilson de Brito (PT) e vice professor Chicão (PT)