Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Governador Silval lança obra de asfaltamento entre Cotriguaçu e Juruena

O governador Silval Barbosa lançou nesta quinta-feira (29) mais uma obra de asfaltamento dentro do Programa MT Integrado, que vai interligar todos os municípios com pelo menos uma rodovia asfaltada. Esta foi a vez do município de Cotriguaçu. Silval assinou pela manhã a ordem de serviço de pavimentação de 27,86 quilômetros da MT-170, que liga Cotriguaçu ao município de Juruena. O governador também aproveitou a oportunidade para anunciar que, no próximo dia 20 de setembro, vai ser aberta a licitação de dois lotes para pavimentar a BR-174.

Durante sua fala no ato de lançamento da obra, Silval lembrou que já foi prefeito de uma cidade pequena e, por isso, sabe muito bem quais as dificuldades que a população, por falta de uma rodovia de qualidade, está vivendo. “Por saber dessas dificuldades, me dediquei a trabalhar num projeto macro para pavimentar trechos de 44 cidades que ainda não têm ligação asfáltica com a capital. Nesta região, que é uma das mais críticas em infraestrutura, nós vamos executar 420 km de asfalto”, destacou.

O governador explicou que foram necessários mais de dois anos de muito trabalho para executar este projeto, mas agora o andamento é contínuo, já que os recursos estão assegurados. “Queremos tirar esta região do isolamento. Não queremos mais que a população passe por estas dificuldades. Por isso tenho tratado este projeto como prioridade. Vamos tirar esta região do isolamento e trazer para o desenvolvimento. O MT-Integrado tem como meta acabar com as desigualdades regionais. Isso é progresso, isso é o desenvolvimento”.

A prefeita Rosângela Nervis, sem esconder a emoção, disse que Cotriguaçu está em festa. “Hoje vivemos um momento histórico esperado há mais de 30 anos. Asfalto e saúde é vida melhor para todos nós, pois Cotriguaçu vai estar interligada a Juruena, a Mato Grosso, ao Brasil por esta estrada pavimentada. Esta data vai ficar marcada para todos os moradores de Cotriguaçu e Noroeste”, discursou.

Com as máquinas já rodando, o morador Claudio Antônio de Branco, administrador, 45 anos, disse que o lançamento do asfalto criou um ânimo, um novo alento para toda a comunidade. “As pessoas antes tinham a ideia de que nunca chegaria o asfalto. Mas, ao ver as máquinas trabalhando, a sociedade começa a acreditar mais no governo”.

Prestigiaram a solenidade os secretários de Estado Cinésio Nunes de Oliveira, (Setpu) e Ságuas Morais (Seduc), os deputados federais Carlos Bezerra, Eliene Lima, Wellington Fagundes, deputados estaduais Romualdo Júnior, José Riva e Dilmar Dal Bosco.

JOÃO BOSQUO/MÁRCIA MATOS
Redação e fotos / Mayke Toscano - Secom-MT 


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Agricultores de Juruena conhecem sistema agroflorestal em Cotriguaçu


Como parte da capacitação oferecida pelo projeto Poço de Carbono Juruena, 71 agricultores que participam do projeto conheceram um experimento bem sucedido de sistema agroflorestal em Cortriguaçu, Noroeste de Mato Grosso. O casal Silvio de Souza e Veridiana Vieira há mais de cinco anos trabalha com a pupunheira em plantio consorciado com arroz, feijão, melancia e árvores nativas.

 
O casal conta que no primeiro ano do plantio da pupunheira o resultado foi ruim devido ao longo período de seca, o que comprometeu quase 90% das mudas plantadas. Mas, ao invés de desistir, decidiram apostar no cultivo do palmito, cuja venda é rápida, e implantaram um sistema de irrigação para toda a área cultivada de cerca de 170 mil pés da palmeira. Cada cova em média produz 2 hastes de palmito por ano podendo produzir até 6 hastes. Cada haste é comercializada a R$ 1,30. 

 
Os agricultores conheceram a propriedade, as áreas de cultivo e presenciaram o corte das hastes das palmeiras para serem comercializadas. Jesse Carvalho, técnico de campo do projeto Poço de Carbono Juruena, explica que estes intercâmbios facilitam a compreensão dos agricultores sobre o potencial dos sistemas agroflorestais na prática. “Vendo as experiências bem sucedidas, os agricultores descobrem que é vantajoso diversificar a produção, garantindo uma renda melhor para a família além de ajudar a conservar o meio ambiente”, explica.


“Os agricultores ficaram satisfeitos com a visita, pois tiveram contato com uma realidade diferenciada,  que, mesmo com contratempos, a confiança e a persistência do casal fizeram com que hoje tenha na propriedade uma vitrine para outros agricultores”, complementa Carvalho.

 
O projeto é desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – Aderjur e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

 
Saiba mais sobre o projeto Poço de Carbono Juruena


O projeto Poço de Carbono Juruena teve início em janeiro de 2010 e além de envolver mais de 260 famílias de Juruena tem a meta de plantar um milhão e quinhentas mil mudas de espécies frutíferas e florestais nativas da Amazônia. A adesão dos agricultores ao projeto é espontânea e vem aumentando com os resultados obtidos pelas famílias que já participam. Além das mudas, os agricultores recebem orientação técnica, capacitações, insumos e participam de intercâmbios em outras experiências consolidadas na região. Outro importante trabalho relacionado à redução de emissões de carbono vem sendo realizado pelo projeto através do uso de uma serraria portátil, que aproveita a madeira morta das roças e pastagens.


Além da formação dos sistemas agroflorestais, o projeto incentiva também a COOPAVAM e a AMCA, que trabalham com a castanha do Brasil e seus derivados. Para garantir a sustentabilidade, os técnicos do projeto ajudam a viabilizar projetos com instituições como a CONAB. Além disso, empresas como a Natura Cosméticos também fazem parte desta iniciativa. O objetivo final deste trabalho é garantir a conservação da floresta, através da valorização de produtos florestais não madeireiros e do uso múltiplo dessas áreas.

Fonte: André Alves


Secretária Roseli Barbosa faz entrega de veículos a municípios

                                O município de Cotriguaçu vai receber um carro para atender no Cras 
Secretária Roseli Barbosa realiza entrega de veículos para os municípios que compõem o polo de Colíder


Quinze novos carros entregues nesta quarta-feira (29.08) pelo Governo do Estado aos municípios que compõem os pólos dos municípios de Alta Floresta e Colíder devem fortalecer as ações sociais desenvolvidas nas respectivas regiões.

Por iniciativa da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, foram adquiridos 217 veículos para equipar todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) nos 141 municípios mato-grossenses.

Desde o início de agosto, as entregas são realizadas por pólos regionais, sendo que no período da manhã desta quarta-feira foram beneficiados os municípios de Alta Floresta (2 Cras e 1 Creas); Apiacás (1 Cras e 1 Creas); Carlinda (1 Cras); Nova Monte Verde (1 Cras) e Paranaíta (1 Cras).

Já em agenda realizada em Colíder no início da tarde, além do próprio município sede que passou a contar um carro novo para o Cras, foram entregues automóveis para Itaúba (1 Cras); Marcelândia (1 Cras); Nova Canaã do Norte (1 Cras); Nova Guarita (1 Cras); Nova Santa Helena (1 Cras) e Terra Nova do Norte (01 Cras).

MATUPÁ

Dando continuidade à agenda de entrega de carros na região norte, nesta quinta-feira (29.08) é a vez do município de Matupá (1 Cras e 1 Creas) sediar a ação de entrega de carros para as cidades de Guarantã do Norte (1 Cras e 1 Creas); Novo Mundo (1 Cras) e Peixoto de Azevedo (1 Cras e 1 Creas), totalizando sete carros.

Os veículos, adquiridos com recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza, aprovado pela Assembleia Legislativa no final de 2011, integram o pacote de ações lançados recentemente pela secretária Roseli Barbosa. Durante discurso, ela lembrou que a demanda de carros para os Cras e Creas de Mato Grosso é antiga e que o objetivo é auxiliar os trabalhos de busca ativa para que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos programas socioassistenciais.

“Os municípios são os responsáveis por executar os programas de Assistência Social criados pela União e pelo Estado e uma série de ações. Por isso, é preciso fortalecer o Sistema Único da Assistência Social para que esse trabalho possa ser prestado com qualidade”, observou Roseli Barbosa.

JUARA E JUÍNA

A agenda de entrega de carros segue nesta sexta-feira (30.08) com visita aos municípios de Juara e Juína. Em Juara, serão entregues 05 carros para Juara (1 Cras e 1 Creas); Novo Horizonte do Norte (1 Cras); Porto dos Gaúchos (1 Cras) e Tabaporã (1 Cras). Já em Juína os municípios beneficiados são Aripuanã (1 Cras e 1 Creas); Brasnorte (1 Cras); Castanheira (1 Cras); Colniza (1 Cras); Cotriguaçu (1 Cras); Juína (1 Cras e 1 Creas) e Juruena (1 Cras).


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Luciane consegue liberação de emendas para municípios do norte e noroeste de MT


As cidades do Norte e Noroeste de Mato Grosso receberam recursos para serem aplicados na área da saúde e infra-estrutura, provenientes das emendas parlamentares da deputada Luciane Bezerra, (PSB-MT).

Ao total, a deputada conseguiu liberação, pelo Governo do Estado, cerca de R$1,3 milhão, que foram destinados as Secretarias de cada município para investimentos.

De acordo com a deputada as emendas foram direcionadas as demandas mais urgentes de cada município. “Na verdade a estrutura de atendimento de saúde  é bastante precária no interior, o ideal seria um investimento sério em unidades hospitalares e recrutamentos de mais profissionais da área. No entanto o transporte de pacientes, as instalações e aparelhamento das unidades de saúde ainda representam grande parte dos pedidos dos gestores municipais”, explica a parlamentar que destinou grande parte de sua emenda para a saúde.


As cidades de Aripuanã, Castanheira, Cotriguaçu, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e Tapurah receberam recursos para aquisição de ambulâncias. Novo Horizonte também recebeceu recursos para a construção de uma pista para caminhada. Já o município de Itanhangá deverá adquirir microônibus para transporte de pacientes. Nova Monte Verde utilizará a verba para aquisição de um aparelho de Ultrassonografia. Porto dos Gaúchos recebeu o montante para reforma do Hospital da cidade e investimentos para recapeamento da pavimentação da Avenida Guilherme Meyer e das ruas Sérgio Gladke Petrenki, Paulo Rezer e Dona Alvina.

Luciane também destinou parte dos investimentos para a conclusão do hospital do Câncer, de Cuiabá.  As emendas parlamentares são sugestões de cada deputado ao orçamento anual do executivo. Os recursos liberados são do orçamento de 2012, e cada deputado estadual tem direito R$3 milhões em emendas ao orçamento. Ainda estão pendentes de liberação pelo Governo do Estado pouco mais de R$1,6 milhões.

Governador visita Cotriguaçu nesta quinta-feira para fazer o lançamento oficial da Obra de pavimentação da MT-170

O Governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou presença no município hoje pela manhã através de sua assessoria. A previsão de chegada é para as 8h30 da manhã de quinta-feira (29/08) no Aeroporto Municipal André Maggi, em seguida a comitiva se desloca até a lanchonete do Lago, localizada no centro da cidade, onde na oportunidade, o Governador fará lançamento Oficial das obras do MT-Integrado que liga o município de Cotriguaçu a BR-174, em Juruena. As obras serão divididas em 02 lotes (Lote/01 - 32,14km e lote/02 - 27,86km), agilizando assim a conclusão da pavimentação.

Esta será a primeira visita de Silval a cidade de Cotriguaçu como chefe do estado. Em 2009, sua útlima presença no município, Silval ainda como vice-governador participou da inauguração de várias obras do estado no município.

Mato Grosso tem o maior programa social já realizado no estado: o Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo, mais conhecido como MT Integrado. O programa é um conjunto de obras isoladas que totalizam dois mil quilômetros de asfalto – o equivalente à distância entre Cuiabá e o Rio de Janeiro . Depois de concluído irá tirar 44 cidades mato-grossenses do isolamento com pelo menos uma ligação por asfalto a outra cidade.

Cotriguaçu está em festa, com a chegada da 9ª Expocotri o movimento na cidade aumenta e o comércio fica aquecido. Em meio à festa, o contraste é de uma cidade em um verdadeiro canteiro de Obras na gestão da Prefeita Rose Nervis. Na Sede do município, a administração acelera os trabalhos da Rede de Esgoto, obra essa que é uma emenda Federal do Deputado Carlos Bezerra (PMDB).
Ainda na quinta feira, Silval percorre os municípios de Colniza e Juruena.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Municípios se reúnem em Colniza para decidir protesto contra o governo

Principais líderes do legislativo estiveram presentes na câmara de Colniza
Principais líderes do legislativo estiveram presentes na câmara de Colniza
 

Vereadores representando as câmaras municipais de Juruena, Cotriguaçu e Aripuanã participaram de uma reunião aberta em Colniza, o objetivo foi elaborar o plano de ação para uma histórica mobilização popular que visa bloquear um ponto estratégico para o estado de Mato Grosso.

A reunião ocorreu na última sexta-feira(23), só não estiveram presentes vereadores de Castanheira e Juína, mas eles já adiantaram apoio a iniciativa.

O objetivo mais importante é a 174, estrada que liga esses municípios e que até agora não foi restaurada para mais uma etapa de chuvas que está por vir. O medo é que sem ação do governo cidades como Colniza possam ficar sem abastecimento  básico no período de chuvas.

“Estamos cansados de cobrar o governador, enviar ofícios e nada, isso é uma vergonha para o estado” disparou um dos vereadores. Todos os municípios criaram comissões que trabalharão na organização das caravanas em suas cidades, e que depois se reunirão em Juína de onde deverão partir.

Entidades como o Simno e Acecol também apoiarão a iniciativa, que mesmo antes de ser realizada é considerada um marco na história dos municípios do extremo noroeste.

Uma decisão importante quanto ao local do protesto foi tomada durante a reunião, inicialmente havia sido divulgado que o bloqueio ocorreria na ponte do rio Juruena, mas por decisão da maioria outro local foi escolhido, ele ainda não foi divulgado publicamente, mas deverá afetar o coração da logística de Mato Grosso.

Para o presidente da câmara de Juruena, Antônio da Silva (PSD), basta para a população sofrer com a falta de recursos para estradas, saúde e outros serviços essenciais “Esse será um marco importante da união das câmaras do nortão, para fortalecer nossas reivindicações” afirmou o parlamentar.

O vereador Carlinhos (PMDB) de Cotriguaçu disse que deverá ser cobrado urgente uma posição do governo quanto à regularização fundiária e o adormecido Luz para Todos, além da saúde pública.

O presidente da câmara de Aripuanã, Jessé (PDT), declarou que o legislativo do seu município entrará com todo o apoio e cobranças necessárias na mobilização “Todos os municípios unidos terão mais força nessa conquista” disse o vereador.

Ainda esta semana reuniões serão realizadas em Aripuanã e Juruena, onde será levado apoio in loco dos vereadores de Colniza, apartir de agora todos os municípios trabalham para reunir seus apoiadores. A divulgação da data e local, e a realização da manifestação devem ocorrer nos próximos 15 dias.