Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 15 de junho de 2013

Dois caminhões de construtora de asfalto são incendiados durante a madrugada


Dois caminhões Mercedes-Benz de uma empreiteira que constrói asfalto foram incendiados, neste sábado de manhã, no pátio em que estavam, no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). Um deles ficou com a cabine toda queimada e, o outro, parcialmente danificada.

Um dos caminhões era usado como “meloso” (que abastece os outros maquinários durante as obras) e o outro é equipado com tanque pipa (para molhar a terra enquanto a base do asfalto está sendo compactada). O meloso estava com dois mil litros de óleo diesel, que não pegaram fogo.

Um funcionário da empreiteira percebeu as labaredas por volta das 4h30 e acionou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente compareceu ao local e apagou o fogo. Também houve tentativa de colocar fogo em uma retroescavadeira, mas nessa máquina as chamas não subiram.

Segundo testemunhas, uma moto saiu das proximidades do pátio de máquinas logo após as labaredas começarem. O caso foi denunciado à Polícia Civil e é tratado como incêndio criminoso. A direção da empreiteira acredita que o episódio foi motivado por alguém que queira atrasar a conclusão de obras de pavimentação da Avenida das Amoreiras.

Colniza sofre a falta de atenção do poder público; Ruas estão esburacadas


Durante visita ao município de Colniza (distante cerca de 340 km de Juína) nesse final de semana a reportagem da Rádio Metropolitana FM constatou diversos problemas enfrentados pela população daquela cidade. Para se chegar à Colniza é preciso percorrer a BR-174, estrada federalizada e que ainda passa por sérios problemas de acesso, como pontes, por exemplo. No último período das chuvas vários alagamentos e atoleiros prejudicaram o acesso.

O trecho entre Castanheira à Juruena, cerca de 115 km, foi patrolado e está em boas condições. A situação começa a piorar entre Juruena e Tutilândia, uma vez que o período de chuvas passou e até agora nenhuma máquina percorreu o trajeto. O mais crítico é entre Tutilândia e Colniza, enormes bacias se formaram na estrada, as pontes estão em situações precários podendo cair a qualquer momento e as cabeceiras com enormes buracos. Tudo isso dificuldade os veículos desenvolverem velocidade superior a 30 km/h.

Ao chegar em Colniza alguns problemas puderam se constatados. Já de cara o asfalto da cidade mais parece um queijo suíço. Há cinco meses no cargo, o atual prefeito Assis Raupp (PMDB) ainda não conseguiu colocar a casa em ordem.

O resultado são verdadeiras 'panelas' nas vias pavimentadas e muito arrependimento por parte da população que o colocou no cargo sem se quer o conhecer. Assis Raup estava apenas três meses morando em Colniza e mesmo sem adquirir bens na cidade, se candidatou a prefeito e foi eleito. Sua candidatura foi toda baseada no nome do Senador por Rondônia, Valdir Raupp, tio da esposa de Assis, porém, o que a população não sabia, era que Assis não trabalharia como Valdir.

Até mesmo seu veículo é de Rondônia onde a metade do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) vai para Porto Velho. Os comentários na cidade são de que a Câmara de Vereadores está toda contra ele e só há oposição, já que muita coisa não está funcionando e o que funciona está em péssimas condições.

A população está desesperada, conforme palavras de uma moradora à nossa reportagem. Ele informou que tudo que envolve saúde acaba tendo que ir pra fora já que não há estrutura para atender a demanda do município, principalmente cirurgias. Distritos como Guariba (150 km de Colniza) e Três Fronteiras, conhecido por Guatá (distante 330 km de Colniza), dependem de Colniza.


"Eu estou grávida e não tenho coragem de procurar o hospital municipal, por fora as parede estão com lodos e por dentro a situação é horrível. Ainda bem que consegui umas economias para procurar o único hospital particular da cidade", desabafou.


O atual Presidente da Câmara de Vereadores de Colniza, Elpídio da Silva Meira (PR), declarou que apoiou o atual prefeito e por conta do forte apoio foi eleito, mas acredita que Raupp não está fazendo um bom governo. O resultado tem sido combates durante as sessões da câmara. "O momento é de nos unirmos, mas o prefeito rejeitou nosso apoio, e tá gravado, nos mobilizamos para consertar a estrada de Guariba e ele não concordou. No dia seguinte colocou as máquinas por conta própria", disse.

Segundo o vereador, os maiores problemas de Colniza atualmente estão na área de infra-estrutura, saúde e educação. Procurado, o prefeito Assis Raupp (PMDB) declarou que pegou a cidade com maquinários sucateados e está fazendo o que pode. Segundo ele, as máquinas estão nas estradas vicinais e não há como tirá-las de lá para atender a BR-174 que é federal.

"Porém estamos cobrando das autoridades superiores, tenho ido à Brasília em busca de recursos e em breve esse trecho será pavimentado. O processo de licitação está ocorrendo e a previsão é que as máquinas já comecem nesse ano a trabalhar", disse.

Outra questão que preocupa é a regularização dos lotes urbanos e rurais do município. Segundo informações, ao deixar o cargo a ex-prefeita Nelci Capitani (PSD), conseguiu cerca de mil títulos de lotes urbanos e que até agora não foram entregues à população.

Grande parte da área de Colniza pertencia ao Incra, mas aos poucos está sendo doada para a prefeitura. Os moradores dos vários assentamentos também estão no dilema, já que ainda não conseguiram os títulos e estão sujeitos a qualquer momento perderem suas áreas.

Mesmo com todos esses problemas, a população não desiste e acredita que as coisas irão melhorar. Para muitos, tudo que tem está em Colniza, e por isso vislumbram uma futuro melhor se o asfalto realmente chegar. Alguns só acreditam quando verem, outros preferem não duvidar, mas o certo mesmo é que Colniza tem tudo para crescer e desenvolver, mas para isso é preciso que os governantes olhem com bons olhos e façam o que prometeram ao serem eleitos: Governar para todos com condições de desenvolvimento, garantindo os serviços públicos constituídos por lei.

Não perca na edição dessa terça-feira (18) do Metro Notícias a reportagem especial que fizemos em Colniza.

Fonte e fotos: Metropolitana FM Juína

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Juína terá posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego

Posto de Atendimento em Juína vai beneficiar também os trabalhadores do município de Cotriguaçu

O município de Juína apesar de ser um polo regional não possui um posto de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) o que torna o processo do seguro desemprego demorado, burocrático e muito caro para os trabalhadores locais e também da região. O local mais próximo em que um trabalhador da região pode ser atendido são nos municípios de Tangará da Serra-MT e Vilhena-RO.
Para sanar a problemática a Prefeitura Municipal e o MTE firmaram uma parceria para a criação de um posto de atendimento, durante essa semana profissionais da capital estarão em Juína realizando o treinamento de dois funcionários públicos que foram destinados para desempenhar as funções. O superintendente do MTE do estado Davi Leitur Pereira destaca que a demanda da região é muito grande já que cerca de outros 6 municípios poderão ser atendidos aqui.
O local e data para o inicio da atividade do posto ainda não foram divulgados, o prazo que se espera é de cerca de 10 dias para que os profissionais possam ser devidamente habilitados junto ao MTE.
Fonte: Jean Michel/ JRegional    


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cotriguaçu - Após quase 30 anos população espera ansiosa o início dos trabalhos

Silval é o Governador que quer deixar o maior legado do Estado no município de Cotriguaçu


Cotriguaçu vive a expectativa do início da pavimentação asfaltica que liga o município, a BR-174 em Juruena. Na Sede próximo a saída para Colniza, já se encontram os maquinários que irão dar início a obra.

Com a renúncia de Blairo Maggi para disputar o Senado, Silval assumiu a cadeira do Palácio Paiaguás em 31 de março de 2010, e nas eleições de outubro daquele ano foi reeleito governador ainda no 1º turno, com pouco mais de 51% dos votos válidos. Durante sua reeleição, no município, Silval recebeu mais de 5 mil votos.  
Cotriguaçu aguarda a pavimentação há quase 30 anos, desde a chegada dos primeiros moradores, em meados dos anos 80, mais necessariamente 1983/84. Ao longo desse período de tempo, o município já presenciou, contando com o atual, 09 governadores passarem pelo cargo máximo da política no estado

Dentre esses, os irmãos Campos (Júlio 1983/86 e Jaime 1991/94) ficaram na cadeira do governo durante 07 anos. Dante de Oliveira (1995/02) e Blairo Maggi (2003/10), juntos comandaram o estado por quase 15 anos.

Padrinho político de Silval, o hoje Dep. Federal Carlos Bezerra governou de 1987/90.

Os vices que assumiram e governaram durante um período curto de tempo foram: Wilmar de Faria, Edson de Oliveira e Rogério Salles.
O trajeto de 59 km entre Cotriguaçu e Juruena faz parte do programa MT Integrado. O projeto é ousado e pretende interligar 44 municípios do Estado que ainda sonham com pelo menos uma saída pavimentada.
Históricamente, quando o assunto é voltado ao executivo municipal, vale ressaltar que todos os ex-prefeitos tiveram em seus mandatos o apoio dos ex-governadores, pertencendo inclusive as mesmas siglas partidarias:

Skura era filiado ao PFL de Jaime Campos hoje DEM, Gilmar foi do PSDB de Dante, Gilberto elegeu-se na época pelo então PPS de Blairo, e Kiko é do PR, partido que atualmente Blairo é filiado. Agora o PMDB de Silval tem a Prefeita Rose no comando do município.
Foto: Nilson Cesar / DN Notícias
Texto: CotriOnline

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Deputada consegue recuperação de trechos danificados da Rodovia do Vale

A Rodovia do Vale foi pavimentada no ano de 2009 durante o Governo Blairo Maggi

A deputada Luciane Bezerra e o vereador Fernando Azoia (PV), representando a Câmara de Vereadores do município de Juara (650 quilômetros da Capital), se reuniram na semana passada (03 á 07/06) com o Secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, e relataram as dificuldades enfrentadas pela população com a danificação da Rodovia do Vale (MT 325/220). “A estrada foi asfaltada em 2009 e já não tem mais condições de ser usada. A rodovia possui quase todo o seu trecho danificado é preciso recuperação com  urgência”, relatou a parlamentar. 

Nesta terça-feira (11/06) o secretario acordou realizar um regime emergencial, onde a equipe vai tirar as partes danificadas e cascalhar os trechos da rodovia, que liga Juara a Cuiabá. “Essa tem sido uma das nossas grandes cobranças, sei o quanto a população tem sofrido com a situação da estrada”, explicou Luciane.

Luciane ainda cobrou sobre a paralisação da obra da ponte do Rio do Sangue (Rodovia do Vale) onde obteve a informação  que as empreiteiras responsáveis pela obra já foram notificadas a reiniciá-la com urgência.

DISTRITO DE PARANORTE – Luciane ainda conseguiu a viabilização do óleo diesel para recuperação da estrada que liga Juara ao distrito de Paranorte (MT 417), que será disponibilizado no inicio de julho.

Cotriguaçu sedia eventos que discutem o desenvolvimento na região Noroeste


Os dias 11 e 12 de junho são de movimentação na cidade de Cotriguaçu. O município acolhe dois eventos de grande importância para a região: a II Conferência de desenvolvimento rural sustentável e solidária do território noroeste do Mato Grosso e o I Fórum de desenvolvimento regional.


O dia 11 foi de discussão e planejamento sobre o desenvolvimento da região Noroeste, composta pelos municípios de Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã, Colniza e Rodolândia. O resultado desta conferência foi a elaboração de 40 propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual. Na mesma ocasião foram eleitos os delegados para representar a região na Estadual.


Na quarta-feira, dia 12, estão reunidos aproximadamente 200 pessoas e mais de 20 autoridades, planejando o futuro da região. É importante destacar a posição e a participação ativa dos líderes da sociedade organizada.


A prefeita de Cotriguaçu e presidenta do Consórcio, Rosângela Aparecida Nervis, a Rose, abriu o evento dando as boas vindas aos conferencistas e cumprimentando as autoridades. Destacou a alegria em acolher o I Fórum na cidade e saudou em especial a participação das mulheres, que historicamente sempre estiveram à margem da discussão política e social, mas que aos poucos estão conquistando seu espaço.


A prefeita aproveitou a oportunidade para comunicar e oficializar o início das obras asfálticas que ligará Cotriguaçu a Juruena. “Esse é um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.


Em seguida a fala ficou com o Diretor Executivo do Consórcio, o prefeito de Juruena, Cecílio Rosa. Para ele é importante ligar a região Noroeste ao estado de Rondônia por meio do asfalto, com isso possibilita-se o barateamento de alimentos, combustível e outras mercadorias, possibilitando melhores condições de vida à população.


Tanto Rose como Cecílio veem o asfalto como o primeiro passo para o desenvolvimento da região. Eles têm toda razão. Marshall McLuhan, um comunicólogo da década de 60, em seu livro O Meio é a Mensagem, já destacava que as estradas são meios de comunicação e de desenvolvimento. Quanto melhor a estrada mais rápido chega o desenvolvimento, salientava.


Os dois eventos sediados em Cotriguaçu reuni três Ministérios: o do Desenvolvimento Agrário, o da Integração Nacional e o da Pesca. Os três superintendentes estão afinados e certos que a região Noroeste precisa de um impulso para acompanhar o crescimento do país.


As perspectivas são boas e motivadoras. Os líderes comunitários e as autoridades presentes demonstram esperanças e ao mesmo tempo percebem os desafios, mas tem a certeza de que a região receberá uma atenção especial, sobretudo porque os gestores municipais estão em buscas constantes de melhorias para as suas cidades.

Fotos: DN Notícias
Fonte: Augusto Ferreira p/ o Juína News

terça-feira, 11 de junho de 2013

Sicredi de Cotriguaçu realiza exposição para divulgar Sicredi Consórcio‏

 
A Unidade Sicredi de Cotriguaçu dedicou essa terça-feira, 11, e quarta-feira, 12, para mostrar aos associados os diferenciais do Sicredi Consórcios. Máquinas, implementos agrícolas e veículos estão expostos em frente à Unidade de Atendimento para incentivar as pessoas a conhecer o produto.

Os colaboradores estão atendendo os associados no local, tirando dúvidas e efetivando a venda do produto.

O Sicredi Consórcio, por ser de Cooperativa, é hoje o mais atrativo dos consórcios existentes no país, conforme informações da área de Desenvolvimento da Sicredi Univales, Cooperativa que atua na região.

Os diferenciais já começam com a taxa de administração, que é a mais baixa, e o consorciado ainda tem participação nas sobras da Cooperativa por utilizar um produto que ajuda na formação do resultado da instituição. Quem investiu no produto consórcio em 2012 obteve um incremento de 2% no valor que recebeu de sobras do exercício.

Confira as características e diferenciais dos Consórcios do Sicredi:

             Liberdade de escolha do bem, dentro de sua categoria.
             A carta de crédito tem aceitação nacional, possibilitando que o consorciado adquira o bem onde quiser.
             Possibilidade de utilização de duas cartas de crédito para adquirir um bem ou uma carta de crédito para adquirir dois ou mais bens.
             Opção de resgate do valor da carta de crédito em dinheiro no final do plano, e/ou 180 dias após a contemplação mediante quitação do saldo devedor.
             Após a aquisição do bem, este poderá ser substituído por outro a qualquer momento, mesmo sem quitar a dívida, através da substituição da garantia.
             No consórcio de imóveis, o FGTS poderá ser utilizado para lance, amortização ou quitação do saldo devedor, respeitando as regras para utilização do fundo.
             Há quatro formas de contemplação: sorteio, lance fixo, lance livre e lance embutido.
             Utilização do crédito de contemplação para realizar a quitação total de financiamento de titularidade do consorciado.

Para contratar um Sicredi Consórcio, o associado deve visitar a Unidade de Atendimento ou entrar em contato com o gerente da conta. Quem ainda não é associado deve procurar a Unidade e se associar.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação
Sergio Sanzovo

Cultivo do cacau é alternativa de renda para produtores de Cotriguaçu

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibilizou na safra 2011/2012 mais de 200 mil sementes de cacau para produtores do município de Cotriguaçu (950 km a Noroeste de Cuiabá). Como mais uma alternativa de renda para os agricultores familiares, o técnico florestal da Empaer, João Rodrigues dos Santos, fala que numa área de três hectares a rentabilidade com o cultivo do cacau pode chegar a R$ 12 mil por ano.
 
No Estado de Mato Grosso o cultivo do cacau ocupa uma área de três mil hectares, com uma produtividade média de 450 quilos/ha. Conforme levantamento, no município e distrito de Nova União, a produção abrange uma área de 60 hectares. O extensionista do Ceplac, Ivan Dias da Rocha, enfatiza que as mudas são distribuídas gratuitamente aos produtores interessados no cultivo. Ele destaca que a finalidade é atingir uma área de 50 mil hectares de cacau, num período de 10 anos. “Transformar Mato Grosso num grande pólo com o plantio da cultura”, fala Ivan.
 
Desde 2007, o produtor rural Adão da Silva Filho, do Assentamento Nova Cotriguaçu, investe no cultivo sustentável com a lavoura de café e cacau. O plantio consorciado tem promovido o interesse do produtor em expandir a área de cacau que produz em média mil quilos de amêndoa por hectare, permitindo uma rentabilidade acima de R$ 4 mil por hectare. A cada ano planta 500 mudas de cacau e pretende irrigar toda a lavoura com o objetivo de produzir o ano todo.
 
Numa área de 56 hectares cultiva sete hectares de cacau e sete hectares de café. Pioneiro no sistema agroflorestal na região, o produtor Adão, fala da importância em cultivar duas culturas perenes, ou seja, a cafeicultura tem garantido a segurança da propriedade com uma produção de 600 quilos de café limpo por hectare, permitindo uma renda anual de R$ 15 mil em todo área produzida. “Estou satisfeito com as lavouras e pretendo plantar mais cacau para garantir a sustentabilidade da propriedade”, comenta Adão.
 
É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, e sorvete. Segundo João Rodrigues, o cacaueiro começa a frutificar com dois anos, produzindo normalmente a partir do quarto até os 80 anos após plantio. “A lavoura do cacau permite a fixação das famílias no campo e torna a propriedade rural mais viável economicamente”, conclui Rodrigues.

Fonte: O Documento

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Unemat estuda ofertar cursos em Juína a partir de 2014

A Universidade do Estado de Mato (Unemat) vai ofertar cursos no município de Juína a partir do próximo ano, na modalidade turmas fora de sede. As conversações tiveram início nesta quinta-feira (06) entre a Reitoria de Unemat e a Prefeitura de Juína.

“Nós temos recebido inúmeros pedidos de ampliação da Unemat, mas temos a preocupação em discutir com as prefeituras uma parceria de forma que os municípios sejam atendidos com qualidade e sem comprometer financeira e administrativamente a instituição. No caso de Juína, a Prefeitura já adiantou que tem interesse em financiar a oferta desses cursos para garantir a qualificação profissional”, explica o reitor Adriano Silva.

O prefeito Hermes Bergamm assegura que a idéia é realizar todo o processo de trâmite dentro da universidade, bem como a realização de estudos e viabilização de recursos ainda em 2013 no município, para que os cursos tenham início já em 2014. “A prefeitura vai firmar convênio com a Unemat para oferecer o ensino superior para a população de Juína”, afirmou.

Além do reitor Adriano Silva, os pró-reitores de Gestão Financeira, Ariel Lopes Torres, de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo e de Pesquisa e Pós-graduação, Aurea Regina Ignácio também participaram da reunião. Pelo município além do prefeito também estiveram presentes o vereador Robson Amorim Machado e o secretário de Educação, Ericson Leandro de Oliveira.

A Unemat já ofertou em outras ocasiões cursos de graduação na modalidade fora de sede no municio. Em 2011, alunos de Letras concluíram o curso e em 2009 uma turma de Ciências Contábeis também se formou pela universidade.

Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria