Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 15 de junho de 2013

Colniza sofre a falta de atenção do poder público; Ruas estão esburacadas


Durante visita ao município de Colniza (distante cerca de 340 km de Juína) nesse final de semana a reportagem da Rádio Metropolitana FM constatou diversos problemas enfrentados pela população daquela cidade. Para se chegar à Colniza é preciso percorrer a BR-174, estrada federalizada e que ainda passa por sérios problemas de acesso, como pontes, por exemplo. No último período das chuvas vários alagamentos e atoleiros prejudicaram o acesso.

O trecho entre Castanheira à Juruena, cerca de 115 km, foi patrolado e está em boas condições. A situação começa a piorar entre Juruena e Tutilândia, uma vez que o período de chuvas passou e até agora nenhuma máquina percorreu o trajeto. O mais crítico é entre Tutilândia e Colniza, enormes bacias se formaram na estrada, as pontes estão em situações precários podendo cair a qualquer momento e as cabeceiras com enormes buracos. Tudo isso dificuldade os veículos desenvolverem velocidade superior a 30 km/h.

Ao chegar em Colniza alguns problemas puderam se constatados. Já de cara o asfalto da cidade mais parece um queijo suíço. Há cinco meses no cargo, o atual prefeito Assis Raupp (PMDB) ainda não conseguiu colocar a casa em ordem.

O resultado são verdadeiras 'panelas' nas vias pavimentadas e muito arrependimento por parte da população que o colocou no cargo sem se quer o conhecer. Assis Raup estava apenas três meses morando em Colniza e mesmo sem adquirir bens na cidade, se candidatou a prefeito e foi eleito. Sua candidatura foi toda baseada no nome do Senador por Rondônia, Valdir Raupp, tio da esposa de Assis, porém, o que a população não sabia, era que Assis não trabalharia como Valdir.

Até mesmo seu veículo é de Rondônia onde a metade do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) vai para Porto Velho. Os comentários na cidade são de que a Câmara de Vereadores está toda contra ele e só há oposição, já que muita coisa não está funcionando e o que funciona está em péssimas condições.

A população está desesperada, conforme palavras de uma moradora à nossa reportagem. Ele informou que tudo que envolve saúde acaba tendo que ir pra fora já que não há estrutura para atender a demanda do município, principalmente cirurgias. Distritos como Guariba (150 km de Colniza) e Três Fronteiras, conhecido por Guatá (distante 330 km de Colniza), dependem de Colniza.


"Eu estou grávida e não tenho coragem de procurar o hospital municipal, por fora as parede estão com lodos e por dentro a situação é horrível. Ainda bem que consegui umas economias para procurar o único hospital particular da cidade", desabafou.


O atual Presidente da Câmara de Vereadores de Colniza, Elpídio da Silva Meira (PR), declarou que apoiou o atual prefeito e por conta do forte apoio foi eleito, mas acredita que Raupp não está fazendo um bom governo. O resultado tem sido combates durante as sessões da câmara. "O momento é de nos unirmos, mas o prefeito rejeitou nosso apoio, e tá gravado, nos mobilizamos para consertar a estrada de Guariba e ele não concordou. No dia seguinte colocou as máquinas por conta própria", disse.

Segundo o vereador, os maiores problemas de Colniza atualmente estão na área de infra-estrutura, saúde e educação. Procurado, o prefeito Assis Raupp (PMDB) declarou que pegou a cidade com maquinários sucateados e está fazendo o que pode. Segundo ele, as máquinas estão nas estradas vicinais e não há como tirá-las de lá para atender a BR-174 que é federal.

"Porém estamos cobrando das autoridades superiores, tenho ido à Brasília em busca de recursos e em breve esse trecho será pavimentado. O processo de licitação está ocorrendo e a previsão é que as máquinas já comecem nesse ano a trabalhar", disse.

Outra questão que preocupa é a regularização dos lotes urbanos e rurais do município. Segundo informações, ao deixar o cargo a ex-prefeita Nelci Capitani (PSD), conseguiu cerca de mil títulos de lotes urbanos e que até agora não foram entregues à população.

Grande parte da área de Colniza pertencia ao Incra, mas aos poucos está sendo doada para a prefeitura. Os moradores dos vários assentamentos também estão no dilema, já que ainda não conseguiram os títulos e estão sujeitos a qualquer momento perderem suas áreas.

Mesmo com todos esses problemas, a população não desiste e acredita que as coisas irão melhorar. Para muitos, tudo que tem está em Colniza, e por isso vislumbram uma futuro melhor se o asfalto realmente chegar. Alguns só acreditam quando verem, outros preferem não duvidar, mas o certo mesmo é que Colniza tem tudo para crescer e desenvolver, mas para isso é preciso que os governantes olhem com bons olhos e façam o que prometeram ao serem eleitos: Governar para todos com condições de desenvolvimento, garantindo os serviços públicos constituídos por lei.

Não perca na edição dessa terça-feira (18) do Metro Notícias a reportagem especial que fizemos em Colniza.

Fonte e fotos: Metropolitana FM Juína

Nenhum comentário:

Postar um comentário