Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Candidato a vereador usa a criatividade para pedir votos em Aripuanã


Estamos passando pelo período eleitoral e é comum aparecer candidatos que usam da criatividade para chamar a atenção, assim saindo do sistema cotidiano. Com várias proibições impostas pela Legislação Eleitoral no município de Aripuanã durante as Eleições Municipais 2012, neste ano teremos um postulante inusitado ao cargo de vereador que vem chamando a atenção por onde passa, devido à sua forma irreverente que o mesmo encontrou para poder chamar e ser visto pelos eleitores.

O candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Onélio Moura da Silva (Neguinho), encontrou uma solução fácil e criativa para pedir votos. Andando de bicicleta, com volante e seu banner por todos os cantos da cidade, ele distribui seus "santinhos" e expõem suas proposta de campanha pelas ruas do centro, bairros e comércios da cidade, com seu slogan "Aripuanã muito mais feliz".

"Já que está limitado o uso do carro de som na cidade, o jeito foi improvisar, por isso estou indo de bicicleta, de casa em casa, levar minhas propostas de trabalho à população aripuanense" relata Neguinho. 

Ainda de acordo com o candidato, a idéia foi inspirada no humorista Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca) que disputou as eleições de 2010 com o slogan "Pior que ta não fica" sendo eleito deputado federal com mais de um milhão de votos.

Fonte e foto: Top News  

Em Juara acontece a II Marcha contra corrupção pelo voto limpo e consciente

Os membros da associação “Amigos de Juara” prometem marcar presença nesse dia 07 de setembro com a II Marcha contra a Corrupção.

A Marcha é um evento Nacional, mas em Juara recebe adesão e sendo promovida por esse grupo de jovens que lutam por melhorias em Juara.

Andrei Carrenho, em nome do grupo, convida todos que queiram participar inclusive todos os candidatos a prefeito e vereadores, pois “dessa forma fica democrático”, explicou.

A saída acontece às 17h00min horas com saída da Praça dos Colonizadores no dia 7 de setembro, portanto todos devem se encontrar na praça, comunica Andrei.

O objetivo da Marcha é alertar para o voto consciente e Limpo de maneira apartidária, onde o eleitor se preocupe em eleger quem tem ficha limpa e reúne as condições para fazer um bom trabalho. Uma mensagem igual ao TSE.
Fonte: Rádio Tucunaré

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Juiz de Mato Grosso é escolhido auxiliar de novo ministro do CNJ



Foto Reprodução
O juiz de Mato Grosso Gabriel da Silveira Matos, de 40 anos, foi escolhido um dos juízes auxliares do novo corregedor nacional de justiça, o ministro Francisco Falcão. A requisição é válida a partir de 6 de setembro e consta da portaria nº 122 do CNJ.

O magistrado reconhece a importância  de ocupar a importante função no Poder Judiciário e ressaltou o destaque que o fato representa não somente para si, mas também para o estado. “É uma honra e estou assumindo esse cargo como uma missão”, salientou.

Confira reportagem completa no Olhar Jurídico

Da Redação - Priscilla Vilela / Olhar Direto

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Por 22 a 1, Riva é reeleito e terá 6º mandato; Romoaldo deixa liderança


Sem surpresas, o deputado José Riva (PSD) foi eleito pela 6ª vez presidente da Mesa Diretora da Assembleia com uma votação "esmagadora". Riva só não teve o apoio da deputada Luciane Bezerra (PSB), que votou contra; e de Percival Muniz (PPS), ausente. O tom do discurso foi direcionado ao Governo, ressaltando os problemas econômicos, a necessidade de uma reforma e de alinhamento.

Ele não deixou, no entanto, de contrapor Luciane. “Este parlamento vai continuar respeitando a deputada. Nós vamos conversar e tentar resolver nossas divergências, afinal, todos nós trabalhamos à favor do crescimento do Estado”, discursou, momentos após a parlamentar avisar, pedindo respeito, que é contrária a diretoria. 

A eleição provocou desentendimentos velados entre os deputados, sendo externado pelo petista deputado Ademir Brunetto que, antes da votação, alfinetou Romoaldo Júnior (PMDB), sob justificativa de que o peemedebista não poderia "acumular" funções, sendo vice-presidente e líder do Governo. “ Tínhamos situações diferenciadas, mas entendemos que uma liderança do governo não pode compor mesa e continuar como líder”, disparou. O petista e o peemedebista vêm se estranhando no parlamento especialmente por causa da disputa em Alta Floresta entre Lucimara Bruneto, esposa do petista, e Asiel Bezerra, que é apoiado por Romoaldo.

Após a manifestação de Ademir, Romoaldo comunicou que terá uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) nesta quarta (5), que irá escolher outro nome para exercer a liderança. “Vou encaminhar os assuntos pendentes e comunicar ao governador que estou me afastando”. De todo modo, Romoaldo voltou a defender o chefe do Executivo, alegando que o peemedebista se esforça e tem contribuído muito para o desenvolvimento do Estado. Apesar do "estardalhaço" o petista votou favorável a chapa única, denominada "Legislativo Independente".

Luciane, que não escondeu o descontentamento com a formação da Mesa, deixou claro que não concorda com a permanência de Riva no poder. “Sempre defendi a alternância de poder, apesar disso, respeito os outros colegas e até mesmo aqueles que não concordaram em montar uma nova chapa comigo”. De maneira diplomática, a socialista fez criticas contundentes ao social-democrata, que respondeu no mesmo nível. “Vou usar as afirmações de Luciane para me aperfeiçoar, nós vamos procurar tirar nossas diferenças no diálogo porque queremos o melhor para o Estado”. Em seguida, o deputado fez questão de dizer que irá apresentar um estudo com a real situação da economia mato-grossense, que em sua avaliação, é excelente produtor, mas arrecada pouco. Ele também voltou a defender o enxugamento da máquina.
  
Ajustes

Outra surpresa foi a escolha de Antônio Azambuja (PP) como segundo vice-presidente, já que a sigla não era cotada para ter membro na diretoria. Até então, o mais cotado era Sebastião Rezende (PR). Outra novidade foi a manutenção de Airton Português (PSD) no grupo, que ficou com a quarta-secretaria. Nos bastidores, a informação é de que ele enfrentou uma "queda-de-braço" interna com Walter Rabelo, líder do PSD na Assembleia.

Veja como foi a votação...
Sim- 22
Não- Luciane Bezerra (PSB)
Faltou - Percival Muniz

... e como fica a Mesa Diretora (2013/2014)
Presidente: José Riva (PSD)
Vice-presidente: Romoaldo Júnior (PMDB)
1º secretário: Mauro Savi
2º secretário: Dilmar Dal Bosco
3º secretário: Luiz Marinho
4º secretário: Airton Português

Fonte: Nayara Araújo RD News

Há 39 dias não chove em Juara, compare com outras cidades de MT

As notícias sobre queimadas no estado do Mato Grosso registram a presença de 11.180 focos até o dia 30 de agosto, embora muito preocupante, os dados Ministério da Ciência e tecnologia, o satélite registrou apenas um foco de incêndio em Juara no dia 31 de Agosto. De acordo com outro órgão, Juara está ha 39 dias sem chuvas e sem previsão para esses dias, mas está classificada em risco1, ou seja, risco crítico para focos de incêndio.

O que preocupa os produtores são o calor intenso, ventos a baixa umidade, mas principalmente a irresponsabilidade de uns que insistem em atear fogo em suas propriedades que acabam por queimar toda a região.

Nova Maringá cerca de 50 km de Juara, está há 43 dias em chuvas.

A situação de Colniza, que também esta classificada em Risco 1 (crítico) é ainda mais grave, pois está há 53 dias em chuvas.

A cidade de Cocalinho está há 58 dias sem chuvas, mas a cidade de Nova Nazaré região de cerrado de Mato Grosso superou com a triste marca de 60 dias.

Paranatinga está sem chuvas há 64 dias e Marcelândia 66 dias e Alto da Boa Vista 67 dias.

Novo Santo Antônio tem a maior marca do Estado de Mato Grosso de quantidade de dias sem chuvas no município, com o registro de 77dias.

Choveu

Em Água Boa choveu há 9 dias , Campos de Julio há 8 dias, em Araguaiana há 3 dias e Caceres teve chuva há 2 dias.

Todas as cidade de Mato Grosso estão classificadas em risco1, ou seja, com situação crítica para focos de incêndio.

Fonte: Acesse Noticias

domingo, 2 de setembro de 2012

Nova estimativa populacional do IBGE aponta aumento na população de Cotriguaçu



Foram divulgadas nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as novas estimativas populacionais de estados e municípios. A data de referência é 1º de julho e, de acordo com o instituto, o levantamento tem uma estreita relação com as estimativas que foram elaboradas para o ano de 2011 e com o Censo Demográfico 2010.

Nacionalmente, a estimativa é de 193 milhões, 946 mil e 886 habitantes. Somente Mato Grosso, conta com 3 milhões, 115 mil e 336 pessoas. A resolução descreve ainda que como os resultados do Censo Demográfico 2010 estão sendo trabalhados, comparados e analisados com os parâmetros oriundos dos Censos Demográficos anteriores, não se viabilizou a atualização da Projeção da População do Brasil - Revisão 2008.

O Sistema de Projeções, atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes, bem como dos registros administrativos referentes ao ano de 2010, tem conclusão prevista para o ano de 2013, a tempo de serem utilizados para estimar as populações municipais, com data de referência em 1º de julho do próximo ano.


Além disso, a metodologia para a estimativa populacional dos municípios brasileiros deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmica demográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais e demográficas em nível municipal.

De acordo com a nova estimativa do IBGE, o município de Cotriguaçu passa a contar a partir de agora, com uma população estimada em 15.912 habitantes. Um aumento de 925 pessoas em relação ao censo de 2010, que na ocasião registrou o total de 14.987 habitantes.

Fonte: CotriOnline c/ Top News e IBGE