Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Por 22 a 1, Riva é reeleito e terá 6º mandato; Romoaldo deixa liderança


Sem surpresas, o deputado José Riva (PSD) foi eleito pela 6ª vez presidente da Mesa Diretora da Assembleia com uma votação "esmagadora". Riva só não teve o apoio da deputada Luciane Bezerra (PSB), que votou contra; e de Percival Muniz (PPS), ausente. O tom do discurso foi direcionado ao Governo, ressaltando os problemas econômicos, a necessidade de uma reforma e de alinhamento.

Ele não deixou, no entanto, de contrapor Luciane. “Este parlamento vai continuar respeitando a deputada. Nós vamos conversar e tentar resolver nossas divergências, afinal, todos nós trabalhamos à favor do crescimento do Estado”, discursou, momentos após a parlamentar avisar, pedindo respeito, que é contrária a diretoria. 

A eleição provocou desentendimentos velados entre os deputados, sendo externado pelo petista deputado Ademir Brunetto que, antes da votação, alfinetou Romoaldo Júnior (PMDB), sob justificativa de que o peemedebista não poderia "acumular" funções, sendo vice-presidente e líder do Governo. “ Tínhamos situações diferenciadas, mas entendemos que uma liderança do governo não pode compor mesa e continuar como líder”, disparou. O petista e o peemedebista vêm se estranhando no parlamento especialmente por causa da disputa em Alta Floresta entre Lucimara Bruneto, esposa do petista, e Asiel Bezerra, que é apoiado por Romoaldo.

Após a manifestação de Ademir, Romoaldo comunicou que terá uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) nesta quarta (5), que irá escolher outro nome para exercer a liderança. “Vou encaminhar os assuntos pendentes e comunicar ao governador que estou me afastando”. De todo modo, Romoaldo voltou a defender o chefe do Executivo, alegando que o peemedebista se esforça e tem contribuído muito para o desenvolvimento do Estado. Apesar do "estardalhaço" o petista votou favorável a chapa única, denominada "Legislativo Independente".

Luciane, que não escondeu o descontentamento com a formação da Mesa, deixou claro que não concorda com a permanência de Riva no poder. “Sempre defendi a alternância de poder, apesar disso, respeito os outros colegas e até mesmo aqueles que não concordaram em montar uma nova chapa comigo”. De maneira diplomática, a socialista fez criticas contundentes ao social-democrata, que respondeu no mesmo nível. “Vou usar as afirmações de Luciane para me aperfeiçoar, nós vamos procurar tirar nossas diferenças no diálogo porque queremos o melhor para o Estado”. Em seguida, o deputado fez questão de dizer que irá apresentar um estudo com a real situação da economia mato-grossense, que em sua avaliação, é excelente produtor, mas arrecada pouco. Ele também voltou a defender o enxugamento da máquina.
  
Ajustes

Outra surpresa foi a escolha de Antônio Azambuja (PP) como segundo vice-presidente, já que a sigla não era cotada para ter membro na diretoria. Até então, o mais cotado era Sebastião Rezende (PR). Outra novidade foi a manutenção de Airton Português (PSD) no grupo, que ficou com a quarta-secretaria. Nos bastidores, a informação é de que ele enfrentou uma "queda-de-braço" interna com Walter Rabelo, líder do PSD na Assembleia.

Veja como foi a votação...
Sim- 22
Não- Luciane Bezerra (PSB)
Faltou - Percival Muniz

... e como fica a Mesa Diretora (2013/2014)
Presidente: José Riva (PSD)
Vice-presidente: Romoaldo Júnior (PMDB)
1º secretário: Mauro Savi
2º secretário: Dilmar Dal Bosco
3º secretário: Luiz Marinho
4º secretário: Airton Português

Fonte: Nayara Araújo RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário