SINARA ALVARES
Redação/Secom-MT
Redação/Secom-MT
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou nesta manhã de terça-feira (06.12) do evento ‘Parceria Sindical’, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que representa todos os sindicatos rurais do Estado. Durante a programação o governador destacou a importância do setor produtivo e se colocou à disposição para fomentar a atividade agropecuária no Estado.
Silval Barbosa ponderou que grandes potencias como a China e os Estados Unidos estão interessados na produção de alimentos brasileira e de Mato Grosso. “Mato Grosso é o Estado solução, principalmente neste mundo globalizado. Tenho certeza que a participação dos produtores rurais faz toda diferença. Temos um clima abençoado e temos que produzir de forma organizada. Estou à disposição e de forma alguma quero onerar o setor produtivo”, afirmou.
Em palestra, o ex-ministro da Agricultura e fundador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alysson Paulinelli, defendeu a criação de tecnologia própria dos países tropicais como forma de aumentar a produção.
Segundo Paulinelli, Mato Grosso é a grande solução para a produção de alimentos, pois possui diversidade de biomas e com o desafio de produzir com sustentabilidade. “O Brasil hoje é o país, sobretudo, da esperança, pois tem condições de produzir com sustentabilidade. Com a criação de tecnologia, fizemos em 30 anos o que o resto do mundo demorou 10 mil anos. Os países temperados precisam de abastecimento”, disse.
O presidente da Famato, Rui Prado, explicou que o evento reúne todos os sindicatos rurais de Mato Grosso para discutirem as perspectivas para o agronegócio. ”Temos boa relação com o governo de Mato Grosso. Nossas expectativa é que a produção de 2012 supere a alcançada este ano”.
O evento foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Administração Regional do Estado de Mato Grosso. Também participaram do evento o superintendente do Senar-AR/MT, Tiago Mattosinho; superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidonio e o produtor do programa de rádio ‘Café Brasil’, Luciano Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário