Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cotriguaçu - Março Rosa Rose


Teve início na manhã desta sexta-feira (08.03) as comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Logo pela manhã, foi servido as funcionárias um delicioso café da manhã na sede da Secretaria de Ação Social. Em seguida, teve início uma caminhada pelo centro da cidade, na oportunidade foi distribuído às mulheres, lembranças referente à data comemorativa. Ainda durante toda sexta-feira, foi feito a decoração do Salão Paroquial Irmã Elza Zotti, as decorações continuam no sábado.


Março Rosa Rose

Se realizará neste domingo (10), na sede do Salão Paroquial Católico, a confraternização voltada para todas as mulheres do município, adolescentes acima de quinze anos também poderão comparecer ao evento festivo.
O Março Rosa Rose tem início às 9h30min, com a chamada de autoridades presentes para o desejo de boas vindas. Ao longo do dia festivo, várias atividades estão programadas, como: Palestras, sorteios de beleza e brindes, almoço, brincadeiras, apresentações típicas/teatro/música, dinâmicas com psicólogas (os) e distribuição de brindes. O encerramento está previsto para as 16h30min com a fala da Prefeita Rosangela Nervis.
A organização pede para que as participantes que se fizerem presentes levem talheres.
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Tendo a colaboração do Departamento de Cultura,  bem como, empresas e comércios do município.
Foi disponibilizado transporte para o setor de Agrovila e regiões próximas a cidade sede. Já na primeira semana do mês de Abril, o evento será comemorado no distrito de Nova União, abrangendo também o distrito de Nova Esperança.

Por: André Silveira

quinta-feira, 7 de março de 2013

1ª Reunião Técnica de Construção e Análise de Projetos terminou nesta quinta-feira em Aripuanã

Foram debatidos no município, princípios e diretrizes para a formulação e análise de projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios da região Noroeste.

Terminou nesta quinta-feira (7) no município de Aripuanã, a 1ª Reunião Técnica de Construção e Análise de Projetos promovida pelo Território Noroeste de Mato Grosso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena, em parceria com a Prefeitura de Aripuanã e Associação Rural Juinense Organizada para Ajuda Mútua (AJOPAM).

O evento que começou na quarta-feira (6) foi realizado no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanellos e contou com a participação do prefeito de Aripuanã Ednilson Faitta e do vice Junior Dalpiaz, secretariado municipal, além de representantes dos municípios de Juína, Cotriguaçu, Rondolândia, Colniza, Castanheira e demais lideranças políticas da região.

Durante os dois dias, foram debatidos princípios e diretrizes para a formulação e análise de projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios da região Noroeste. Os projetos serão apresentados futuramente aos diversos setores que financiam projetos como o Fundo Nacional de Meio Ambiente, Incra, instituições de cunho ambiental e produtivo sustentável.

Cada município foi orientado individualmente na elaboração de um projeto específico a ser apresentado em um edital do ISBN, organização não governamental, que captou um grande volume de recursos junto ao BNDS do Fundo Amazônico e está colocando a disposição para execução de projetos em municípios da região do Arco Verde. “Esses projetos têm que ser apresentados até o final deste mês para pleitear o recurso para execução das atividades previstas” disse o Técnico Agrícola, Altir Antonio Peruzzo.


Nesta quinta-feira, Gilson César Nascimento, superintendente de desenvolvimento do Programa MT Regional, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, participou do encerramento das atividades. Na ocasião, ele falou sobre a importância do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena. “Um dos grandes momentos que nós queremos é fazer com que a população tenha o conhecimento dessa estrutura para poder desenvolver os trabalhos regionalmente”.

Para o prefeito de Aripuanã Ednilson Faitta, o encontro foi necessário porque contribuirá para o desenvolvimento econômico de Aripuanã e região. “Nosso município está num momento em que precisamos ter novas alternativas econômicas, buscar projetos para que consigamos desenvolver a agricultura, o comércio, e o Consórcio Regional é justamente para buscar essas alternativas diferenciadas para nossa região. Então, o evento foi muito importante porque trouxe capacitação aos nossos profissionais” comentou Faitta.  

Fonte: Redação e fotos: TOP NEWS/ EDSON PRATES   

Sicredi Univales realiza Assembléias, Cotriguaçu atinge público recorde: 440 associados

Em Cotriguaçu compareceram  440 associados, o maior público da história das assembleias no município. Juruena 356

As assembleias da Cooperativa Sicredi Univales iniciaram em 19 de Fevereiro. Em cada evento, além dos assuntos em edital, estão acontecendo os sorteios da Campanha de Capitalização 20 anos. 11 motos e uma TV LCD já foram sorteados, mas faltam ainda 11 motos e três TVs para serem entregues nas próximas 14 assembleias.

Nove assembleias já foram realizadas. A média de participação dos associados está em torno de 13% de cada localidade: Brasnorte 150, Castanheira 192, Terra Roxa 60, Juara 179, Novo Horizonte 167,Tabaporã 120, Porto dos Gaúchos 81, Juruena 356 e Cotriguaçu 440.

Para o Presidente da Cooperativa Juares Cividini, a presença dos associados está sendo bem expressiva se comparado aos anos anteriores. As avaliações respondidas pelos cooperados no final dos eventos apontam que a instituição esta no caminho certo e que quem está participando o faz porque entende o conceito de cooperativismo e se sente dono do negócio.

Assessoria


Sicredi de Juína se prepara para mais uma assembléia com associados



Depois de realizar a 1º assembléia do ano com associados no mês passado no distrito de Terra Roxa, a cooperativa Sicredi se prepara para mais uma que será realizada nesta sexta-feira dia 8, no auditório da Cooperativa, centro, a partir das 19h30m.

Associados dos bairros modulo 1,2,3, e 4, e da MT-170, setor aeroporto, região do IFMT e São Paulino foram convidados para esta assembléia. O presidente do Sicredi de Juína, Juarez Cividini, convidou a todos os associados para participarem da prestação de contas da Cooperativa.

Além da prestação de contas, haverá eleição do conselho de administração, alterações do estatuto e outros assuntos.

Fonte: Marcos Di Perez| TV Record de Juína   


Juruena - Agricultores aprendem novas técnicas de cultivo



Uma parceria entre o projeto Poço de Carbono Juruena e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está capacitando agricultores do município de Juruena, a 830 km de Cuiabá, no Noroeste de Mato Grosso. O objetivo é levar novas opções de cultivos para os agricultores que participam do projeto para diversificar a produção.
 
 
Nas últimas semanas agricultores fizeram os cursos de Cultivo de Abacaxi e Manejo e Tratos Culturais de Maracujá, de 40 horas cada. Além de 22 agricultores, também participou a equipe técnica do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. O objetivo é que eles atuem como multiplicadores, compartilhando as técnicas com outros agricultores.
 
 
Durante o curso, realizado no Sindicato Rural do município os participantes tiveram acesso as informações sobre manejo e controle de formigas nas culturas, medidas adequadas para o uso de agrotóxico, manejo da propriedade e a importância da fruticultura. Sobre o plantio do abacaxi, aprenderam como proceder a escolha da área para plantio; espaçamento e demarcação, seleção de mudas, plantio da muda no campo, manejo do plantio, colheita e comercialização, entre outros assuntos.
 
 
Na semana anterior, o curso foi sobre Manejo e Tratos Culturais de Maracujá. Os agricultores aprenderam a escolher a melhor área para o plantio da frutífera, bem como o espaçamento, adubação e seleção das mudas, formação de viveiros e tratos culturais específicos.
 
 
Para o coordenador de campo do projeto Poço de Carbono Juruena, Jessé Lopes Carvalho, existe uma grande necessidade de produção de frutas para atender a demanda dos mercados locais e regionais. “A realização destes cursos é de suma importância para os agricultores, pois eles acessam conhecimentos técnicos de diferentes cultivos, podendo melhorar e diversificar a produção em suas propriedades, que é um dos objetivos do projeto”, explica.
 
 
Saiba mais sobre o projeto

 
O projeto Poço de Carbono Juruena teve início em janeiro de 2010 e além de envolver mais de 260 famílias no município de Juruena tem a meta de plantar 1.5 milhão e quinhentas mil mudas de espécies frutíferas e florestais. A adesão dos agricultores ao projeto é espontânea e vem aumentando com os resultados obtidos pelas famílias que já participam. Além das mudas, os agricultores recebem orientação técnica, capacitações e participam de intercâmbios em outras experiências consolidadas na região. Outro importante trabalho relacionado à redução de emissões de carbono vem sendo realizado pelo projeto através do uso de uma serraria portátil, que aproveita a madeira desvitalizada. 
 
 
Além da formação dos sistemas agroflorestais, o projeto incentiva também a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) e a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA), que trabalham com a castanha-do-Brasil e seus derivados, como biscoito, macarrão, farinha, doce e azeite de castanha. Para garantir a sustentabilidade, os técnicos do projeto ajudam a viabilizar projetos com instituições como a CONAB, que atualmente é a principal parceira desta iniciativa, e que adquire parte da produção e doa para a merenda escolar dos municípios da região Noroeste por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, empresas como a Natura Cosméticos também fazem parte desta iniciativa. Parcerias com povos indígenas como os Apiaká, Caiaby, Munduruku e os Cinta-Larga também foram estabelecidas a fim de garantir o estoque do produto e criar alternativas de renda a esses povos. O objetivo final deste trabalho é garantir a conservação da floresta, através da valorização de produtos florestais não madeireiros e do uso múltiplo dessas áreas.
 
 
Paralelo a essas atividades são realizadas ações de Educação Ambiental envolvendo as escolas municipais e estadual, interagindo com alunos e professores e incentivando a pesquisa, atividades práticas e extracurriculares.
 
Fonte: André Alves

quarta-feira, 6 de março de 2013

Luciane Bezerra recebe liderança de Cotriguaçu

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) recebeu nesta quarta-feira (06/03), na AL, o vereador do município de Cotriguaçú (950 quilômetros de Cuiabá) que representa o assentamento de Nova União, José Carlos (PMDB), conhecido popularmente por Carlinhos.

Na visita o vereador trouxe várias demandas e pedidos a parlamentar. Entre eles a necessidade que o assentamento Nova União, venha se tornar um distrito. “É importante para o desenvolvimento e crescimento da nossa região”, explica.

Durante a conversa o vereador apresentou a Luciane um estudo, onde consta a necessidade da mudança. De acordo com o relatório o assentamento tem como principal economia a fonte de empregos em comercio e indústrias de madeireira local. Assuntos como a criação de uma praça na comunidade, o “Luz para Todos”, entre outros também foram discutidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT

Defesa Civil realiza vistorias para homologar decreto de emergência

Defesa Civil de Mato Grosso se encontra em Alta Floresta realizando vistorias para homologar o decreto de emergência emitido pelo prefeito Asiel Bezerra no último dia 05 de Fevereiro.

Alta Floresta conta com mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais em péssimas condições de trafegabilidade, pontes e bueiros caídos, causando transtornos aos motoristas que fazem o escoamento das produções de soja, leite, gado e demais produtos.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Alta Floresta, a estimativa é de que 30 pontes e 20 bueiros precisam ser recuperados, além das estradas vicinais. “Hoje 90% das pontes e 70% da malha viária precisam urgente de recuperação, a situação é realmente delicada”, explicou o secretário adjunto de Infraestrutura, Adi Kozerski.

Agentes da Defesa Civil realizam visitas nesta manhã na região das comunidades da 6ª Sul.

Fonte: Nativa News

Leia Também:

Cotriguaçu tem situação de emergência reconhecida pela União


Cotriguaçu registra um dos maiores acumulados de chuvas do país

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DEVERÃO DISCUTIR INCLUSÃO DE NOVO TERMINAL DE MT À FICO

Deputada quer interligar por meio do terminal de Brasnorte regiões Noroeste, Norte e Araguaia


A deputada Luciane Bezerra, (PSB) deve realizar nas próximas semanas audiências públicas sobre a inclusão de um Terminal Ferroviário no Projeto Básico e Executivo da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste - FICO,  em  Brasnorte (627km da capital) . Recentemente a parlamentar apresentou indicação à presidenta Dilma Roussef para inserção de Brasnorte no projeto da FICO.

A FICO terá uma extensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO), até chegar em Vilhena(RO). O projeto da ferrovia será executado em duas etapas, terá investimentos de R$6,4 bilhões, e contemplará uma das regiões de  grande produção de grãos e carne, carentes de  logística.

O trecho a ser construído na primeira etapa sairá de Campinorte (GO), cruzará o Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT) a ferrovia terá a extensão de 1.040 quilômetros. Até o ano de sua conclusão deste trecho, prevista para 2014, o investimento será na ordem de R$ 4,1 bilhões de reais.

Em Mato Grosso os trilhos da FICO passarão pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro.

Segundo a deputada é preciso “viabilizar” a inserção de Brasnorte neste trecho para atender demanda de logística da região noroeste. Atualmente esta região é maior produtora de madeira e de gado de Mato Grosso.  Segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Juara possui o maior rebanho bovino mato-grossense com 926.735 mil cabeças de gado e 2.669 mil propriedades rurais.De acordo com o IBGE a cidade  responde por 4,5% da produção nacional de madeira com 688 923 m³.

ESTUDO - Em sessão A deputada ainda apresentou Projeto de Lei que indica ao Governo do Estado a realização de um projeto de viabilidade econômica, social e ambiental de linhas ferroviárias para interligar os pontos extremos das Regiões Noroeste, Norte e Araguaia à Ferrovia de Integração do Centro Oeste.

A proposta da parlamentar na FICO interligar os pontos extremos das Regiões Noroeste, Norte e Araguaia. “Podemos ter mais três linhas ferroviárias, uma ligando a Fico ao município de Colniza ou Apiacás, partindo de um terminal em Brasnorte, que atenderá região Noroeste. Outra, interligando o Terminal de Lucas ao município de Guarantã do Norte, que contemplará a região Norte. E por último, interligando o terminal de Água Boa ao município de Vila Rica, integrando toda Região do Araguaia”, explicou..

Com a viabilização das três linhas ferroviárias serão criados três “braços” ferroviários que vão integrar totalmente Mato Grosso. O que diminuirá de forma gigante o problema de logística de transporte dessas regiões.


Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cotriguaçu – Lideranças políticas participam de várias audiências na capital do estado em busca de soluções

Audiências e reuniões marcam a agenda da Prefeita Rose em Cuiabá
Audiência com o vice Governador/secretário da SECID Chico Daltro

Em sua segunda viagem à capital, a Prefeita Rose Nervis (PMDB), esteve reunida com diversas lideranças políticas do estado. Acompanhada da secretária de Ação Social, Elaine Weber, a prefeita juntamente com demais representantes do município, participou do Seminário Multiplicar, apresentado pela primeira-dama e secretária da SETAS/MT (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), Roseli Barbosa. O seminário foi um evento voltado para prefeitos, prefeitas, primeiras-damas e secretários municipais de todas as cidades de Mato Grosso, o objetivo do encontro foi expor os investimentos que serão feitos na Assistência Social em 2013.
A ação teve por objetivo apresentar os programas e projetos desenvolvidos pelo Executivo Estadual no segmento da assistência social e trabalho e emprego.
Buscando soluções para dar início ao ano letivo, a chefe do executivo, juntamente com a secretária de Educação Claudiane Grespan, visitaram a SEDUC/MT (Secretaria de Estado de Educação), onde esporam ao secretário Ságuas Moraes, as dificuldades que a pasta tem encontrado para dar início as aulas, como, a falta de transporte escolar e a situação das estradas vicinais e estaduais.
Já na superintendência da Caixa Econômica Federal, a prefeita tratou de assuntos relativos ao convênio referente à disponibilidade da aquisição de uma Pá carregadeira, emenda essa do deputado Federal Homero Pereira.
Ainda em sua viagem, a gestora percorreu o gabinete de vários deputados, entre eles, o do Federal Calos Bezerra, cacique do PMDB em Mato Grosso, onde em uma audiência o mesmo anunciou a vinda de uma patrulha-mecanizada para destinar ao distrito de Nova União, bem como rever um convênio com a FUNASA para implantação de água no assentamento de Nova União, convênio esse que o município corria o risco de perder devido a falta de agilidade e interesse da antiga administração.
Acompanhada do presidente da Câmara José Amorim (DEM), Rose esteve na Assembléia Legislativa para uma reunião com Nelson Salim Abdala, assessor do presidente da casa, José Riva. O encontro foi para tratar de assuntos relativos à emancipação do distrito de Nova União. “Atualmente, existem em Mato Grosso, 56 processos com pedidos de emancipação de distritos, sendo que 20 deles reúnem condições plenas de serem emancipados, e Nova União é um deles”, destacou a Prefeita Rose.
O presidente da AL/MT, sempre defendeu a criação de novos municípios. Inclusive, foi a partir da iniciativa do parlamentar, que foi criada a AMAEA (Associação Mato-Grossense das Áreas Emancipadas e Anexandas), no dia 15 de junho de 2011. Atualmente a AMAEA é presidida por Salim.
Na Sede da SECID (Secretaria de Estado das Cidades), o encontro foi com o vice-governador Chico Daltro, em busca de recursos para a reestruturação da cidade de Cotriguaçu.
A comitiva do município de Cotriguaçu passou por audiências com superintendentes, secretários e presidentes de vários órgãos como: FUNASA, SINFRA, INTERMAT e reunião técnica com técnicos da SEDRAF para fechamento do plano de ação 2013/CIDESA/VJ. Já na Sede da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), participaram de um encontro com o deputado Federal Valtenir Pereira.
Várias audiências estavam agendadas com parlamentares, os gabinetes dos deputados Dilmar Dal` Bosco, Ezequiel Fonseca, Luciane Bezerra, Mauro Savi, Antonio Azambuja e do líder do Governo na Assembléia Romoaldo Junior, foram percorridos pelos respresentantes de Cotriguaçu, deixando a eles suas demandas para o município.
A viagem ocorreu no final do mês de fevereiro, acompanharam a prefeita, as secretárias de Ação Social e Educação, o presidente da câmara e vereadores, além da secretária executiva do CIDESA/VJ Francisca Almeida.

Audiência com superintendente da FUNASA/MT Dr Francisco H. Silva Lima
Audiência com o Secretário adjunto da SINFRA Sr. Alaor Alvelos Zeferino de Paula
Audiência com o presidente do INTERMAT Dr Afonso Dalberto

Texto: CotriOnline

domingo, 3 de março de 2013

Cotriguaçu – TCU condena ex-prefeito Gilberto Siebert a pagar mais de R$ 100 mil

O ex-prefeito tem 15 dias, a partir da notificação, para quitar as dívidas, que poderão ser parceladas

Foto: Reprodução
A segunda câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares contas de Gilberto Siebert (empresário e ex-prefeito de Cotriguaçu, cidade que fica a 950 km de Cuiabá), do PSD, e o condenou ao pagamento de R$ 104 mil (quantia a ser atualizada monetariamente, além de juros) ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), mais multa de R$ 20 mil ao Tesouro nacional.

O acórdão foi proferido nesta semana em tomada de contas especial sobre irregularidades na execução de um convênio firmado em 2002 entre o FNS e a prefeitura de Cotriguaçu. O convênio previa a aquisição de uma unidade móvel de saúde (ônibus médico-odontológico).

O ex-prefeito tem 15 dias, a partir da notificação, para quitar as dívidas, que poderão ser parceladas.

Se não atender à notificação, as quantias poderão ser cobradas judicialmente. O processo está no TCU desde 2009 e foi julgado no último dia 26 sob a relatoria do ministro Aroldo Cedraz.

O relatório e o voto apresentados por Cedraz e o acórdão vão ser encaminhados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual de Mato Grosso, ao Tribunal de Contas do Estado, ao departamento nacional de auditoria do Sistema Único de Saúde, à Controladoria Geral da União e ao FNS.

O MPF, por exemplo, pode adotar outras medidas, pois o TCU entendeu haver indícios de prejuízo aos cofres públicos. Siebert administrou o município de 2001 a 2004 e tentou voltar ao comando da cidade na última eleição.

Fonte/texto: Site OLHAR DIRETO

PMDB define ter candidatura própria nos Estados; Bezerra articula

O presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, integra a comissão da nova Executiva Nacional do partido, eleita em convenção realizada neste sábado (02), e que reconduziu o vice-presidente da República Michel Temer ao cargo máximo da sigla. No evento, também foram aprovadas duas moções referentes aos próximos pleitos: uma definiu que a legenda terá candidatura própria ao Governo em todos os Estados do país em 2014 e a outra impede palanque duplo.
  
A definição deve acirrar os ânimos no Estado. Acontece que o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato natural, não pode disputar a reeleição, já que assumiu o cargo em 2010, quando Blairo Maggi (PR), de quem era vice, renunciou para disputar ao Senado. Assim, até mesmo Bezerra, que já comandou o Estado de 1983 a 1986, pode entrar na “briga” novamente pelo Executivo. Outro nome pode ser o do próprio Maggi que, insatisfeito com o PR, consultou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto a infidelidade partidária e, pode deixar a legenda em breve.

  
Com mais de mil pessoas presentes no encontro realizado no centro de convenções Brasil 21, no Eixo Monumental de Brasília, a chapa única aprovada com 545 votos é composta ainda por Valdir Raupp (RO), Íris Araújo (GO) e Romero Jucá (RR) como 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente, e Mauro Lopes (MG), Geddel Vieira Lima (BA) e Leonardo Picciani (RJ), como secretário-geral, 1º e 2º secretários, respectivamente. Na tesouraria permaneceu Eunício Oliveira (CE), tendo como adjunto Rodrigo Rocha Loures (PR).
  
Além das duas moções aprovadas por unanimidade na convenção, também foi dobrado o número de membros da Comissão Executiva, que passou de 15 para 30, bem como a participação de ministros e secretários municipais, que antes era proibida. O partido criou ainda, uma cota de 5% do fundo partidário para a criação e manutenção de programas de inclusão da participação política das mulheres.

Fonte: RD News / Gabriela Galvão