Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 9 de junho de 2012

Ságuas Moraes poderá ter que deixar SEDUC

PSD de Riva quer Secopa, Transporte e Carlão na Seduc; PT fica com Saúde

Deputado José Riva exerce forte influência sob o governador Silval Barbosa e deve reconduzir PSD ao primeiro escalão

O presidente da Assembleia, deputado José Riva, se tornou um homem-forte do governo Silval Barbosa, mesmo apresentando críticas pontuais à administração e, em alguns momentos, até entrando em rota de colisão com o Palácio Paiaguás.

Para se ter ideia, o próprio chefe do Executivo aproveitou a sede do PSD pela reinserção no quadro de secretários e está disposto a fazer trocas e remanejamentos, especialmente para atender a legenda recém-criada, que se tornou a maior do Estado em número de ocupantes de cargos eletivos - o PSD possui 50 prefeitos, mais de 300 vereadores, 4 deputados estaduais e 2 federais.

Entre as possibilidades estão a de nomear o deputado José Domingos na pasta de Transporte e Pavimentação Urbana, o conselheiro aposentado do TCE Alencar Soares na Secopa e o ex-deputado Carlos Carlão do Nascimento na Educação. No caso da Seduc, hoje sob o médico Ságuas Moraes, o PT passaria a cuidar da secretaria de Saúde, dentro da lógica que foi discutida no início do governo Silval e abortada depois, que seria de haver verticalização conforme a conjuntura nacional. Antes, era o PMDB quem cuidava do Ministério da Saúde. Depois, a área ficou com o PT, sob o ministro Alexandre Padilha. Por isso, o governador mato-grossense estuda essa hipótese de Ságuas sair da Educação e assumir a Saúde, numa sintonia com o governo da presidente Dilma Rousseff.

Uma vez concretizada esse remanejamento, o PSD emplacaria Carlão na Seduc, a maior e mais cobiçada das 24 secretarias. Carlão já foi secretário de Educação, tanto do Estado, na época do governo Dante de Oliveira, quanto de Cuiabá, então sob Wilson Santos. Era do PSDB e em 2011 migrou para o PSD, a convite de Riva. Nas discussões internas, o deputado federal Eliene Lima sugeriu o nome do professor João Vicente à Seduc, mas a cúpula tem preferência pela indicação de Carlão.

Silval ficou de dar uma resposta ao PSD na próxima semana. É provável que o partido consiga ao menos 2 pastas, que hoje estão sob o PR, detentor do controle de 6 secretarias. O governador ampliou a conversa com as legendas para evitar conflitos. Até há 2 meses, o PSD conduzia o Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, com o próprio Zé Domingos, o Cepromat, sob Wilson Dentinho, e a Ciência e Tecnologia, por onde passou Eliene Lima. Numa decisão de cúpula, esses cargos foram entregues ao governo, sob argumento de que seria para dar liberdade ao governador na efetivação da reforma do secretariado. Agora, os sociais-democratas vão estar de volta e, pelo visto, com mais força, pois estão de olho em pastas com maiores estruturas e orçamentos.

Fonte: Romilson Dourado

Professor desaparece com dinheiro após realizar festa em Juína

 
Foto: Professor durante a festa
O ‘sumiço’ do professor Maksuel Nogueira Silva é uma grande dúvida em Juína. No último fim de semana ele realizou uma festa no Bairro Módulo 6, e na segunda-feira (4) desapareceu com o dinheiro do evento, acredita-se que foram mais de R$ 10 mil. Nem a família e muitos menos os comerciantes que ficaram com a dívida, sabem se quer aonde está o professor, que morava na cidade a um pouco mais de 4 meses.

Alguns suspeitam que Maksuel tenha dado um verdadeiro calote em todo mundo. Natanel Pereira Lima foi o comerciante que disponibilizou a bebida para a festa. Ele conta que o professor foi até o comércio dele para comprar a bebida. Como não tinha referências na cidade, comprou tudo em nome de uma associação de futebol criada por Maksuel, que ainda não está legalizada.

“Forneci a bebida e até ajudei na festa. Na madrugada de domingo, falei para o professor pra gente acertar, mas ele disse que estava cansado e que iria na segunda me procurar, mas foi eu que tive que ir atrás dele porque sumiu, deixando a dívida de quase R$ 5 mil”, relatou o comerciante.

A associação por nome de Ajax Futebol Clube funcionava na preparação equipes de futebol de jovens que participariam de eventos na região e até no estado. Maksuel criou a associação, mas não aparecia nela. Para ter uma representante, colocou a jovem Natany Pereira. Emocionada ela conta que está decepcionada.

“Ele falou que esta festa era pra gente conseguir o recurso para ir a Cuiabá em um jogo no dia 22 agora, mas ninguém sabe o que aconteceu”, desabafou.

O mais intrigante que nem mesmo a esposa do professor Lorana Malaquias, que tem com ele uma filha de três meses, sabe ao certo o que aconteceu. “Quando ele chegou da festa eu vi ele contando o dinheiro em cima da mesa. Agora estou sem saber o que fazer, porque nem pra mim que sou mulher dele, ele ligou, nem pra dá satisfação”, lamentou.

Na noite de domingo, Maxsuel falou com a reportagem da TV Cidade Verde de Juína, ele confirmou que o dinheiro da festa era para levar as equipes para a capital. “Vamos fretar um ônibus pra levar as duas equipes para o estádio do Dutrinha contra o time do Mixto”.

Os comerciantes registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e esperam providências. Em Juína, o caso ganhou repercussão na mídia, mas não a nenhuma definição para o fato, já que ninguém sabe o que aconteceu.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT

sexta-feira, 8 de junho de 2012

País do blablablá

Tem coisas que só ficam na teoria, pois na prática a situação é outra e ninguém sabe por que se fala tanto e nada se faz. No papel tudo lindo e maravilhoso no Brasil, mas a realidade é nua e crua. Um desses exemplos é o tal investimento em infraestrutura cantado em verso e prosa esculpido em bronze. Até agora, tudo não passa de papo furado.

Se os burocratas querem colocar a ideia em ação, minha sugestão é começar a construção de estradas em Mato Grosso o maior produtor nacional de grãos e carne e tem somente a BR-163, de pista simples esburacada para transportar mais de 20 milhões de toneladas de milho e soja. Aliás, o mundo tem que saber que na mesma proporção que o Brasil aumenta sua safra, não consegue investir em estradas para escoar essa produção.

Dias desses a Famato e a Acrimat mostraram através do Canal Rural a realidade das estradas no noroeste do Estado, região de Cotriguaçu. Região rica, com milhões de cabeças de gado e tem um carriador – nome popular de uma estrada de chão no sertão – onde passam caminhões carregados de bovinos. As ótimas reportagens, infelizmente foram vistas por poucos.

As duas entidades tinham que ser mais audaciosas – chamar a rede CNN e mostrar para o mundo o que é o Brasil. Assim, o mundo ficaria sabendo que por aqui tudo se produz e tudo se encarece por falta de infraestrutura e, principalmente, se perde muito porque o governo não faz o chamado dever de casa que é escoar a produção que cresce a cada dia.

E mais, quem tem que construir estradas não é o governo estadual e sim federal que criou a chamada Lei Kandir que não deixa o imposto para o Estado. Os governadores abrangidos pela lei são obrigados a viajar de pires na mão até a Capital Federal – exigindo o que é deles.

Enquanto vivermos num país de faz de conta – onde os governantes prometem um mundo lindo e maravilhoso conforme os manuais de boa administração – e ano após ano fica tudo como está. Parece que quanto mais a crise aperta, mais bonitas soam as palavras – e não as obras. Termino esse artigo com mais uma pergunta: até quando?

ADILSON ROSA é repórter

Fazenda JK de Cotriguaçu está entre os primeiros campeões da raça Nelore da Exponop 2012

Foto Reprodução
Foram definidos nesta quinta-feira (7) os primeiros campeões do Julgamento de Nelore da 28ª Exponop, que continua até domingo (10) em Sinop. Já são conhecidas as melhores progênies de Pai e a Bezerra Campeã.

O criador João Carlos de Nez, de Sinop, apresentou o melhor conjunto Progênie de Mãe, com filhos da Alja.

O melhor conjunto Progênie de Pai é formado por filhos do Bitelo e foi exposto pelo criador Divadir de Pieri, de Primavera do Leste (MT).

A bezerra Indiana da Morro Vermelha, criada pela JK Pneus, de Cotriguaçu (MT) é a campeã da Exponop.

De acordo com o juiz Alisson Andrade de Oliveira, os animais atenderam as expectativas.

“Gostei muito do que vi na pista de julgamento no primeiro dia de avaliação, um gado precoce e bonito racialmente. O julgamento da raça Nelore está apenas começando e já tivemos uma amostra da qualidade dos animais que serão avaliados nos demais dias”, afirmou Oliveira.

Valdecir Marin Júnior e Fábio Eduardo Ferreira, junto com Alisson Andrade de Oliveira formam o trio de juízes credenciados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), responsáveis pelo julgamento da raça Nelore na 28ª Exponop.

CONFIRA A LISTA COM OS PRIMEIROS COLOCADOS
Progênies de Mãe

Campeã – Alja – Mutum Agropecuária

Expositor: João Carlos de Nez (Sinop/MT)

Reservada Campeã – Candeia – Mioto

Expositor: Divadir de Pieri (Primavera do Leste/MT)

3º Prêmio – Briza – JK Pneus

Expositor: JK Pneus (Cotriguaçu/MT)

Progênies de Pai

Campeão – Bitelo – São Sebastião

Expositor: Divadir de Pieri (Primavera do Leste/MT)

Campeão Reservado – Bitelo – São Sebastião

Expositor: JK Pneus (Cotriguaçu/MT)

3º Prêmio – Bitelo – São Sebastião

Expositor: Valdir Daroit (Rosário Oeste/MT)

Campeonato de Bezerra

Campeã – Indiana da Morro Vermelho

Expositor: JK Pneus (Cotriguaçu/MT)

Reservada Campeã – Parma da Curió

Expositor: Valdir Daroit (Rosário Oeste/MT)

Fonte: Autor: Assessoria

Produção na Amazônia é destaque no evento

Assentamentos de reforma agrária mostram resultados

A Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), de Juruena (MT) e a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) levarão a Rio+20 as experiências que vem sendo premiadas por apoiarem as comunidades locais com sustentabilidade. Outro projeto que será apresentado no evento é o Reflorestamento Econômico, Consorciado Adensado (Reca), da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores, de Nova Califórnia (RO), que é baseado na relação entre associativismo e preservação ambiental.

A Coopavam, criada em 2008, é reconhecida por órgãos nacionais e internacionais por levar desenvolvimento aos cooperados, conservar a floresta amazônica e fornecer alimentação saudável para a população da região. Ela recebeu recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que investiu R$ 336 mil na construção da fábrica e para a conservação e recuperação ambiental no assentamento Vale do Amanhecer.

Novos hábitos – A cooperativa envolve agricultores, extrativistas e cinco etnias de indígenas da Região Noroeste de Mato Grosso – Cinta-Larga, Apiacás, Munduruku, Caiabi e Zoró. Antes da fundação da Coopavam, os extrativistas e indígenas recebiam entre R$ 0,50 e 0,80 por quilo de castanha in natura, compradas por atravessadores. Hoje, devido à participação em vários programas do governo, principalmente no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – , articulado pelo MDA, os extrativistas recebem até R$ 4 pelo quilo in natura e seca. Esses produtos chegam à mesa de aproximadamente 22 mil crianças e de adultos em situação de risco de insegurança alimentar em seis municípios da região. “Com o PAA as crianças estão adquirindo um novo hábito alimentar. Consumindo produtos da floresta aprendem o valor de preservá-la”, diz a responsável pela gestão da Coopavam e da AMCA, Lucinéia Machado.

Lucinéia explica que a preocupação com a diversificação dos produtos motivou a formação da AMCA, que produz os biscoitos que estarão à venda na Rio+20. “A nossa participação servirá para que as pessoas do mundo inteiro conheçam a nossa experiência que une geração de renda com conservação ambiental e ganho social”, revela.

Projeto Reca levará doces e licores feitos de frutos da floresta

Para o presidente da associação e coordenador do projeto Reca, Hamilton Condack, a Rio+20 é a vitrine ideal para mostrar o trabalho já reconhecido pelo compromisso com a preservação ambiental e organização social. O Reca levará à Rio+20 doces, licores e geleias produzidos a partir de frutos típicos da floresta, como o açaí e a castanha.
A participação do Reca no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) –e no PAA permite a consolidação do projeto e assegura o ganho para cerca de 200 famílias de forma direta, e para mais de 2 mil pessoas de forma indireta.

O projeto Reca nasceu em 1989, com um grupo de agricultores de várias partes do Brasil que foram assentados em uma demarcação do Incra, no antigo seringal Santa Clara. Na época, as terras eram demarcadas e entregues às famílias sem nenhum tipo de apoio. Os agricultores eram induzidos a derrubar a floresta para dar lugar às plantações.
Dada a necessidade, os agricultores se reuniram e começaram a discutir como fazer para sobreviver às dificuldades. Unindo os conhecimentos de organização e cooperação dos povos oriundos de outras áreas com os da região, começaram a elaborar um projeto para a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s).

O Reca chega a Rio+20 como referência de projeto voltado ao desenvolvimento das comunidades locais, unindo preservação da floresta e comprometimento social. O projeto ganhou o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) “Amazônia Viva: plantando e colhendo frutos para um mundo melhor”, em 2007.

Fonte: Pantanal News/Governo Federal

Propaganda na internet tem mesmas regras; redes sociais há exceção

A abertura na legislação eleitoral para que pré-candidatos e partidos façam "pré-campanha" durante o período de realização das convenções para as eleições de outubro, entre 10 e 30 de junho, também se estenderá à internet. Segundo a juíza eleitoral Serly Marcondes, as propagandas nas ruas devem ser limitadas a faixas e cartazes localizados no entorno de onde o encontro será realizado. Na rede mundial de computadores, por sua vez, os políticos devem se atentar para apagar as manifestações assim que o prazo expirar.

As regras para propaganda na internet seguem os mesmos padrões e prazos das outras mídias. Em relação às redes sociais, onde boa parte dos políticos mantém perfis pessoais ou institucionais, contudo, o entendimento deve levar em consideração as particularidades de cada caso.

Serly afirma que, em geral, o entendimento da Justiça é que os dados publicados nesses locais pelos pré-candidatos não são públicos, já que têm acesso a eles aqueles eleitores que, de livre iniciativa, buscam as páginas de suas preferências. A magistrada ressalta, no entanto, que convites às convenções ou propaganda para determinados pré-candidatos em sites de relacionamento como o Facebook ou Twitter, por exemplo, devem ser apagados na data limite das convenções (30 de junho).

Os eleitores, por sua vez, têm o direito de manifestar na internet, e fora dela, suas opiniões ou preferências de voto em qualquer época, até mesmo no dia da eleição. Apesar da liberação poder incentivar que alguns candidatos "arrebanhem" pessoas para fazer propaganda em seu nome, o juiz eleitoral Jorge Luiz Tadeu Rodrigues garante que o TRE está atento às investidas para burlar a lei. "A Justiça pode ser cega, mas não é burra", frisa.

Segundo Serly, o TRE também tomou medidas para evitar que grupos políticos tentem prejudicar outros se aproveitando dos recursos da rede mundial. "Nossa orientação é que os sites de candidatos tenham o domínio registrado com a terminação .can e não .com como vemos hoje".
A diferença, segundo ela, facilita a identificação de páginas falsas criadas por adversário como intuito de prejudicar determinado postulante a uma vaga eletiva. "Além disso, todos os sites devem ser registrados no TRE", enfatiza.

Os magistrados alertam ainda para que os eleitores fiquem atentos quanto aos e-mails enviados pelos candidatos. Todas as mensagens devem conter recursos para que o destinatário informe que não deseja recebê-las. As solicitações de interrupção do envio devem ser atendidas em 48h sob pena de multa por ato de R$ 100. "Também é proibido aos candidatos ou partidos comprar as listas de e-mail de empresas, como geralmente vemos na iniciativa privada", explica Jorge Luiz.

Apesar das mudanças trazidas pela internet e, em especial, pelas redes sociais, os magistrados avaliam que o TRE não deve enfrentar grandes problemas. A afirmação tem como base o pleito anterior, realizado em 2010, quando, segundo eles, notou-se que os eleitores já estão habituados aos avanços da rede mundial. Para garantir que as informações cheguem a cada vez mais pessoas, o tribunal deve lançar nas próximas semana uma cartilha com as regras para a propaganda eleitoral na internet.

Fonte: Lauro Nabuco

Idoso vai a hotel para praticar relações sexuais e morre


Segundo informações da Polícia Militar, o senhor Quirino Frá de 70 anos de idade teria reservado um quarto em um hotel da cidade de Juína para “namorar” um pouco, mas acabou morrendo por volta das 19 horas desta quinta-feira.

“O que nos leva a acreditar que a vítima pode ter sofrido uma crise de infarto e acabou morrendo no local”, contou Tenente Silva Filho.

A mulher que estava com o idoso, segundo a polícia, ao se deparar com a situação, foi à recepção do hotel, avisou sobre o fato e desapareceu.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT

Duas pessoas morrem em colisão frontal de motos em Juína




Uma batida violenta entre duas motocicletas resultou na morte de duas pessoas no início da madrugada desta sexta-feira (08.06) na Avenida Olavo Inácio Henz, no bairro módulo – 5 (antiga Rua Santa Catarina), próximo à subestação de energia.

O condutor de uma motocicleta Honda NXR Bróz de cor branca, Rebson dos Santos de 24 anos, teve morte instantânea após colidir em uma Yamaha YBR de cor verde, placa KAH de Juara, conduzida por um homem que ainda não foi identificado porque não portava os documentos pessoais. Ele chegou a ser socorrido pelos socorristas do Samu mais morreu a caminho da UPA 24 horas.

A Polícia Militar que registrou a ocorrência acionou a Polícia Civil de Juína que fez os procedimentos de praxe.

Com Rebson os policiais localizaram os documentos pessoais e R$ 2.570,00 (Dois mil quinhentos e setenta reais).

A colisão foi tão violenta que a frente das motocicletas ficaram destruídas. Os corpos das vítimas estão na Funerária Alternativa.

Uma das vítimas fatais não identificados é um senhor que aparenta 60 anos de idade de cabelos grisalhos, ele trajava uma jaqueta preta de couro, calça jeans e uma bota de couro.

A Polícia Civil iniciou as investigações para apurar as causas deste acidente fatal.

Esta semana três pessoas morrem em acidente de trânsito no município de Juína.

Fonte e Foto: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mãe procura filha na escola e a encontra em mata em sexo grupal


Imagem Ilustrativa

Um caso de vadiagem foi registrado pela Polícia Militar de Alta Floresta na tarde de quarta-feira, 6:  dez adolescentes foram apreendidos no bairro Jardim Perimetral, em pleno meio da tarde.  A denúncia chegou através de uma das mães, que desconfiada das atitudes recentes da filha, e após uma ligação, resolveu averiguar se ela estava na escola e se deparou com uma cena lamentável: participava de um ato sexual em grupo.

 “Ela deveria estar estudando, ela estuda à tarde, e uma pessoa me ligou falando que ela não tava na escola, que estava indo pra esse rio da mata, e eu fui procurar ela” - contou a mãe de uma das adolescentes apreendidas. 

“A gente recebeu a denúncia por volta das 14 horas, informando que no Jardim Perimetral, aos fundos de um pasto, onde tem um rio, havia alguns jovens que tinham matado aula e estariam praticando ato sexual ali no local. Adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, não estavam fazendo o ato, mas no local encontramos varias camisinhas já usadas e as embalagens jogadas”, relatou o tenente Menegotto.

A mãe relata que o fato que presenciou na tarde de quarta-feira foi lamentável. Ela disse que confiava na filha e que já não sabe mais como agir com a mesma. “É muito difícil pra uma mãe, porque eu converso muito com ela, procuro sempre esclarecer a mente dela, falar dos perigos, das coisas que podem estar acontecendo”.

Os menores foram encaminhados para o Conselho Tutelar, a mãe que denunciou e esteve presente na Central de Operações levou sua filha para casa. “A nossa orientação é que os pais procurem saber se realmente seus filhos estão no colégio no horário de aula, porque dos menores, as meninas, três deveriam estar em sala de aula”, finalizou Tenente Menegotto.

Fonte: Eliza Gund / de Alta Floresta

Moto possivelmente furtada em Cotriguaçu é recuperada em Juara

A Policia Judiciária Civil, recuperou no final de semana duas motocicletas uma delas furtada no estado do Pará e a outra possivelmente no município de Cotriguaçu, que estavam localizadas na zona rural do município.

Em entrevista a Rádio Tucunaré o Dr. Carlos Henrique Engelman, explicou que recebeu denuncias informando sobre a venda de motos furtadas no assentamento Vale do Arinos que os investigadores da Policia Civil deslocaram até o local indicado e conseguiram fazer a detenção de um suspeito e recuperar duas motocicletas.

O Delegado relatou que as placas eram tiradas e chassi das motocicletas era raspado para dificultar a checagem dos veículos, ele informou ainda que está sendo instaurado inquérito policial para apurar os fatos.
 
Fonte: Acesse Noticias.

Luciane cobra liberação de verbas para o INCRA

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) cobrou a liberação de verbas para diárias prevista em um termo de Cooperação Técnica, celebrado entre o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o INTERMAT (Instituto de Terras de Mato Grosso) no valor de R$ 80 milhões. O recurso será usado para que haja o deslocamento de técnicos aos assentamentos.
 
 
“Tenho recebido em nosso Gabinete a visita freqüente das comissões representativas dos assentados das mais diversas regiões, trazendo os problemas e reclamações especialmente sobre a liberação dos créditos para os assentamentos”, explica a parlamentar. 
 
 
Segundo o INCRA existe um deposito em conta corrente no valor de R$ 100 milhões que carece de vistorias para a liberação. Os créditos já foram destinados em conta corrente das comissões, porém tais recursos não estão sendo operacionalizados em função da falta de verba das diárias de deslocamentos dos servidores do INCRA. “É necessário a liberação de verbas para que sejam feitas as vistorias e assim os parceleiros possam iniciar a produção”, finaliza.
 
Fonte: 24 Horas News   

Aripuanã: Caminhão carregado de madeiras tomba próximo à Conselvan


Um caminhão Volvo abarrotado de madeiras, por pouco não causou uma tragédia na estrada que liga Aripuanã a comunidade de Conselvan. A carreta tombou em uma serra próximo a entrada da Linha SM.

O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (06) e no momento da reportagem, o motorista não se encontrava no local, pois segundo informações ele havia se deslocado para buscar ajuda na remoção do veículo.

A carreta ficou atravessada na estrada, impedindo parcialmente a passagem de outros veículos por algumas horas. Pessoas que estavam no local, relataram que o acidente pode ter ocorrido através de um erro na troca de marcha ou por uma falha mecânica.

Fonte: Top News

Homem é preso e moto recuperada em Juruena

M.M.A, 28 anos deve ser indiciado pelo furto de uma moto Broz vermelha, ontem, em Castanheira (região Noroeste). Ele foi encontrado por policiais militares na MT-170, a cinco quilômetros de Juruena, momentos depois do crime. Segundo a Polícia Militar, indagado sobre a origem, acabou confessado e dito que precisava se deslocar ao Distrito de Ouro Verde dos Pioneiros, em Cotriguaçu, para trabalhar. Como não tinha dinheiro e nem conseguiu carona resolveu levar a moto.

A assessoria do comando regional informou que, no momento, foi dada voz de prisão em flagrante, sendo M.M.A levado ao núcleo da Polícia Militar, onde foi registrado boletim de ocorrência. Ele foi posteriormente encaminhado para a Policia Judiciária Civil.

Fonte: Só Notícias / Weverton Correa   

Arraiá da escola Paulo Freire acontece neste final de semana em Cotriguaçu

Foto Reprodução

   A escola municipal Paulo Freire entra no clima do Arraiá e promete fazer um evento com ambiente agradável, estrutura de som, e diversificações culturais como a “dança da peneira” de origem nordestina, “dança da fita” de origem gaúcha, “dança do balaio” de origem paulista entre outras, especialmente para receber o público Cotriguaçuense num local amplo. Comidas e bebidas típicas (pipoca, quentão, pastel, cachorro quente, tapioca, maçã do amor, bolos), aliadas às apresentações de quadrilha e um grande Forró Bailão estão sendo preparados.


Segundo a professora da escola Noemi Ludwig, além de manter a tradição a festa será para arrecadar fundos que serão destinados a unidade escolar. “Toda a equipe da escola está empenhada para a realização desta festividade e aproveito para convidar a todos, que compareçam e prestigiem nossa festa”.

A coordenadora da escola Mara Maraia convida a todos para o evento que acontecerá no próximo sábado, dia 09 de Junho a partir das 19h30 horas, nas dependências da escola que está localizada ao lado do Ginásio Municipal e a animação ficará por conta da Equipe Distribuidora de Bebidas Cotriguaçu.

CotriOnline

Juruena recebe investimento de quase 2 milhões na ampliação de rede de água

O município de Juruena recebe investimento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no valor R$1.182.108,92 (Um milhão cento e oitenta e dois mil, cento e oito reais e noventa e dois centavos), na ampliação do sistema de água tratada.

Segundo Paulo Kniess (supervisor do Departamento de Água e Esgoto de Juruena) esse investimento é destinado para ampliação do sistema de abastecimento de água do município. Hoje é de 50 mil litros por horas com essa ampliação passará para 130 mil litros horas, um excelente avanço com vista a atender melhor a população de Juruena, nesse sentido também destaca sobre o poder de armazenamento que era  de 220 mil, agora deve passar  para 660 mil litros de água.

Kniess lembra ainda que em 2009 o DAES (Departamento de Água e Esgoto) tinha 1.068 ligações, hoje passa de 1600 ligações tendo um aumento de 8%. Pontuando as dificuldades em relação ao abastecimento de água Paulo Kiniss frisou ainda que um dos grandes e acentuados problemas enfrentados pelo DAES era no período de estiagem onde o reservatório baixava e muitos pontos da cidade ficavam sem água. Agora com essa ampliação do sistema de água tratada temos condições favoráveis de atender com maior regularidade no que tange o fornecimento de água a população.

 Fonte: Nilson Cesar/DN Notícias

Câmara aprova registro de candidatos com contas rejeitadas

O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral. O documento é um dos exigidos pela legislação para que uma pessoa possa garantir a sua candidatura. O projeto é de autoria do deputado Roberto Balestra (PP-GO) e altera a Lei Eleitoral (9.504/97). As informações são da Agência Câmara.

A proposta tem como principal objetivo mudar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a emissão da certidão. Segundo o autor da proposta, a corte tem entendido que a certidão não será emitida para candidato que tiver contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas. Para Balestra, a jurisprudência foi além do que determina a Lei Eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição. O texto aprovado determina que a certidão será entregue "ainda que as contas sejam desaprovadas".
 
O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Arthur Lira (PP-AL), também autor do requerimento para apreciação da matéria em regime de urgência no Plenário. O texto vai agora ao Senado. Com a aprovação, o Plenário passa a analisar a PEC do Trabalho Escravo.

Fonte: Terra

Vem ai o V Festival de Pesca de Juara, o segundo maior do estado de Mato Grosso.

A Prefeitura Municipal realiza nos dias 28 e 29 de julho, o V Festival de Pesca as margens do Rio Arinos, sendo que a abertura será dia 28 com o Festival de Pesca Mirim no Lago Geraldão. A Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer está trabalhando nos preparativos e conta com o apoio das demais secretarias municipais e de vários parceiros. O V Festival de Pesca será realizado no mesmo local do ano passado e já está com os pedidos de licença nos órgãos ambientais e a com a premiação definida. Nos próximos dias será divulgado o regimento para que todos tomem conhecimento e façam suas inscrições.

O evento de Juara é considerado o segundo maior de Mato Grosso, perdendo apenas para o Festival Internacional de Cáceres. De acordo com a Prefeitura Municipal, este ano vai se repetir o mesmo sucesso de anos anteriores com a participação de pescadores de várias regiões do país; “Vamos ter a satisfação de receber aqui, mais uma vez, caravanas de outras cidades com vários inscritos. Os amantes de uma boa pescaria terão toda a infraestrutura de uma grande festa” declarou o Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, Mauro Sérgio.

Saiba agora como será a premiação do V Festival de Pesca de Juara:
10º prêmio- vara com carretilha valor R$ 400,00
09º prêmio- kit pesca valor R$ 450,00
08º prêmio- motor elétrico valor R$ 950,00
07º prêmio- máquina fotográfica profissional valor R$ 1.100,00
06º prêmio- câmera filmadora valor R$ 1.299,00
05º prêmio- barco de alumínio (06 metros) valor R$ 4.450,00
04º prêmio- motocicleta POP 100 valor R$ 5.100,00
03º prêmio- motor de popa 15 HP valor R$ 6.400,00
02º prêmio- motocicleta FAN valor R$ 6.750,00
01º prêmio- motocicleta TITAN 150 valor R$ 7.500,00

O valor total da premiação é de R$ 27.990,00 (vinte e sete mil e novecentos e noventa reais). O V Festival de Pesca de Juara tem o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento do Turismo (SEDTUR).

Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal – Juara

Feriado deve ter temperatura mais baixa do ano em MT, aponta Inpe

 
Menores temperaturas serão registradas entre a tarde e à noite, aponta Inpe. Nordeste do estado continua sem atuação da frente fria e faz até 35°C.
 
Mato Grosso deve registrar as menores temperaturas do ano nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, devido à frente fria que está estacionada entre o Sudeste o Centro-Oeste do país. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), o frio toma conta de todo o oeste, centro-sul e sudeste do estado, do município de Aripuanã até Nova Xavantina. Nessa área os mato-grossenses podem se preparar para um frio de até 13°C.

Ainda de acordo com o CPTEC/Inpe, as menores temperaturas serão registradas principalmente entre as 15h e a noite. Além disso, a chance de chuva em grande parte do estado é superior a 80%. No norte de Mato Grosso, a ocorrência das pancadas deve ser no período da tarde. Os meteorologistas apontam que o extremo nordeste de Mato Grosso continua livre da atuação da frente fria, registrando temperaturas altas e com predomínio do sol o dia todo.

Em Itiquira, a temperatura varia entre 16°C e 22°C e, em Cuiabá, o dia pode ser de muito frio e a temperatura não passa dos 18°C, podendo a mínima ser de 14°C. Já o nordeste de Mato Grosso registra as maiores temperaturas, chegando a 35°C. Em Santa Terezinha os termômetros podem atingir os 34°C à tarde.

Fonte: G1 MT

Luciane apresenta projeto que institui educação ambiental na rede de ensino pública


Durante a semana Mundial do Meio Ambiente a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) apresentou o projeto de lei que institui “Plante vida e renove o futuro” para o desenvolvimento em toda rede de ensino pública, em especial para educação infantil e fundamental.

“É importante que os alunos entendam a necessidade e importância de cultivar os bens da natureza. A Lei visa implantar atividades práticas e teóricas para o plantio de árvores onde os alunos poderão ter a oportunidade de estar em contato com a natureza”, explica a parlamentar.

Segundo o projeto de lei as mudas deverão ser nativas da região, devendo cada árvore plantada ser identificada pelo nome do aluno que a plantou. O monitoramento das mudas plantadas deverá acontecer periodicamente pelos alunos.

Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e preocupadas com a preservação do meio ambiente. É o que visa a presente lei apresentada pela parlamentar.  “Ajudar a educar ecologicamente as nossas crianças e dar um pequeno passo em direção à sustentabilidade ambiental do nosso Estado é importante para o crescimento maduro sobre o assunto”, encerra.

Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reportagem de índios que residem na região de Juína será exibida a nível nacional



Com o apoio da FUNAI ( Fundação Nacional do Índio)   e principalmente da Coordenação Regional de Juína o ritual Yaokwa e toda a cultura dos Enawene Nawe serão apresentados para todo o BRASIL no dia 8 de junho, próxima sexta-feira, por programa da Rede Globo o Globo repórter.


Mais uma vez o esforço da Coordenação Regional de Juína e da Coordenação Técnica Local Enawene Nawe colocam Juína, no noroeste de Mato Grosso e toda a região com visibilidade Nacional.

O  trabalho cotidiano será reconhecido e com uma reportagem de tal envergadura só irá contribui para o crescimento de toda a  cidade e região.

A coordenação da Funai em Juína, deixa o recado aos internautas

“ Assistam e  divulguem, pois nosso trabalho cotidiano de preservar a Cultura Indígena, nosso trabalho merece ser visto e reconhecido cada vez mais” .

A Funai vai além e diz: As adversidades são inúmeras, porém estamos sempre atentos para superar estas barreiras e desenvolver nosso trabalho para que todos possam seguir com uma vida melhor.
Afinal quem faz a FUNAI somos nós e “a FUNAI somos nós, nossa força nossa voz”.



Fonte: Marcos Di Perez TV Record de Juína Com informações da Funai de Juína

terça-feira, 5 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros faz levantamento para viabilizar instalação de unidade em Aripuanã

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, unidade de Tangará da serra está fazendo levantamento em Aripuanã para viabilizar a implantação de um núcleo no município. De acordo com o Sargento Bueno, o grupo está atendendo uma determinação do diretor operacional, Coronel Rodrigues.

“Estamos fazendo um levantamento estratégico e socioeconômico da cidade e posteriormente estaremos enviando um relatório para o comando geral que auxiliará na tomada de decisões sobre a instalação de uma unidade de bombeiros em Aripuanã” assegurou Bueno.

Segundo o Sargento, a prefeitura e os órgãos de segurança pública de Aripuanã estão dando todo suporte com informações para o levantamento de dados. “Tendo em vista o número de habitantes que aqui existe, provavelmente será instalado um núcleo ou um pelotão de bombeiros”.  

Com a construção do destacamento do corpo de bombeiros no município de Aripuanã, a população será atendida em suas necessidades de prevenção e combate a incêndios; proteção busca e salvamentos; atividades de defesa civil e atendimento pré-hospitalar.

Fonte: Top News/Edson Prates    

Fiscalizações do Trabalho resgatam 12 trabalhadores de fazenda em condições análogas a escravo em Castanheira

Foto ilustrativa
Em uma ação conjunta realizada pelo Grupo Especial de Fiscal Móvel da Superintendência Regional do Trabalho e Ministério público do Trabalho com apoio de policiais do grupo de operações especiais, foram resgatados 12 trabalhadores que estavam submetidos a condições análogas as de escravo, em uma fazenda em Castanheira, localizada a cerca de 800 km da capital. A fiscalização começou no dia 24 de maio e foi encerrada na sexta-feira, dia 1º de junho.
Os trabalhadores viviam em condições subumanas e trabalhavama na atividade de pecuária, cuidando de aproximadamente 8.000 cabeças de gado. A contratação dos empregados se deu por intermédio do chamado "gato ", intermediador ilegal de mão de obra, para fazer o roço de pasto e aplicação de veneno (agrotóxico), sendo que o manuseio de agrotóxico foi feito sem capacitação e roupas adequadas.
Os trabalhadores estavam alojados em barracos de lona em meio ao mato, não tinham carteira assinada e não passaram por exames médicos; para beber, utilizavam água sem qualquer sistema de tratamento retirada de um córrego que também servia para fazer as refeições e tomar banho. O local não possue instalações sanitárias, obrigando os trabalhadores a realizarem suas necessidades fisiológicas no mato. A fiscalização não encontrou equipamentos de segurança individual e coletivo.
A ação foi coordenada pelo auditor fiscal do Trabalho Gerson Antonio Delgado , com apoio do procurador do Trabalho José Pedro dos Reis, e, em conjunto firmaram um acordo de dano moral individual com o fazendeiro, o qual, somado ao pagamento das verbas rescisórias, totalizou um valor aproximado de R$ 70.000 (setenta mil reais).
A fiscalização expediu 22 autos de infração contra o fazendeiro. Para esta semana está marcada uma audiência administrativa na Procuradoria do Trabalho em Sinop, quando deverá ser arbitrada a indenização por dano moral coletivo para inibir a continuidade da prática ilegal e criminosa. Caso o fazendeiro não compareça à audiência, o Ministério Público do Trabalho vai ajuizar a ação civil pública na Justiça do Trabalho.
No barraco do responsável pelos empregados foi encontrada uma espingarda que foi recolhida pelos policiais e encaminhada para a Delegacia de Juína.
Durante a fiscalização, os trabalhadores passaram por um cadastramento para serem inseridos no Projeto Ação Integrada, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e outros órgãos como Ministério Público do Trabalho e Universidade Federal de Mato Grosso, que visa a qualificação e reinserção de trabalhadores egressos do Trabalho Análogo a Escravo.

Fonte: Ascom MPT/MT prt23.ascom@mpt.gov.br

Hoje 05 de junho comemora-se o dia do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Luciane propõe projeto que torna obrigatórias informações sobre os responsáveis pelos sites e páginas eletrônicasLuciane propõe projeto que torna obrigatórias informações sobre os responsáveis pelos sites e páginas eletrônicas

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) apresentou na última semana de maio o projeto de lei que torna obrigatório as informações sobre os responsáveis pelos sites e páginas eletrônicas. A lei visa disponibilizar informações básicas sobre os responsáveis pelos “sites”, “páginas eletrônicas”, “homepages”, “blogs” e similares, tanto os que comercializam como os que não comercializem bens e serviços, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

“São dados básicos que darão segurança aos internautas. Com essa iniciativa os crimes virtuais poderão diminuir. As informações vão tornar as empresas mais transparentes”, explica a deputada.  Segundo o projeto as pessoas físicas e jurídicas ficam condicionadas a incluir em seu site: CNPJ, CPF, endereço, telefone entre outros requisitos.

Muitos consumidores são enganados ao comprar produtos e serviços pela internet que nunca foram entregues. Ao procurar saber informações e dados do vendedor, não encontram nenhuma informação do responsável pelo site, dificultando tomar alguma atitude. Com a lei as pessoas terão informações sobre a empresa e saberão a quem reclamar”, defende Luciane.

Se houver o descumprimento dos requisitos apresentados pela lei o responsável ficará sujeito às penalidades dispostas no Código de Defesa do Consumidor: multa de 100 UPF´s/MT na primeira constatação, multa de 300 UPF´s/MT nas demais infrações, suspensão de suas atividades pelo prazo de 1 (um) a 10 (dez) dias, retirada definitiva do homepage  da internet e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade.


Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT

Obra de paisagística do lago em Juruena ganhará pavimentação



A administração municipal vem trabalhando na conclusão de mais uma obra de infraestrutura. A obra em questão diz respeito à área de preservação paisagística do lago do centro da cidade que será um cartão postal  aos munícipes juruenense.


A equipe da Secretaria de Infraestrutura vem trabalhando com afinco na  realização de mais uma obra no município de Juruena.
 Segundo o secretario Jose Ivan, a equipe está trabalhando em todo município em patrolamento e cascalhamento de estradas vicinais e ruas  da cidade


A obra de paisagística do lago em Juruena vai contar com iluminação com 27 postes que será colocado a 30 metros e com 6 altura. São 47 árvores a uma distância de entre eixos de 15 metros. A todo seu redor será plantada gramas num total 16.625, 85m².
O lago também vai contar com uma calçada em todo seu projeto de 1477,93m². Pista de caminhada com 4 metros de largura de bloquete dando 3.321,36m² e passarelas em determinada no percurso de utilização entre a pista e calçada.


Fonte e Foto: DN Notícias

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Partidos buscam coligação pensando nos tempos de rádio e TV na propaganda eleitoral, PT e PMDB lideram

A partir do dia 21 de agosto até 4 de outubro, três dias antes das eleições municipais teremos nas emissoras de rádios  e TVs o horário eleitoral gratuito, onde os candidatos a prefeito e vereadores terão seus tempos para expor suas ideias e propostas ao eleitor e, desta forma, conseguirem suas eleições. Serão dois períodos diários de trinta minutos cada. Em cidades com mais de 200 mil eleitores e que tiver a necessidade de realização de um segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita recomeça dois dias após a apuração final do primeiro turno e vai até 25 de outubro, uma vez que o segundo  turno acontece em 28 de outubro.

As datas já confirmadas pelo Superior Tribunal Eleitoral começam a levar os partidos políticos existentes no país a fazer as contas sobre o tempo que terá para seus candidatos a prefeitos e vereadores. O partido com o maior tempo para exibição será o PT com 03'46"52, seguido do PMDB com 03'23"13,enquanto que o PSD, que foi fundado apenas em 2011 terá um tempo total de 00'20"68.

Como o objetivo de cada partido é ter o máximo de tempo para seus candidatos, a ordem nas siglas partidárias é neste mês de junho realizar o maior número de alianças. Agremiações partidárias com poucas chances de brigar por vagas nas Prefeituras, mas com tempo de exposição são procuradas pelos grandes partidos com PMDB, PT, PSDB e PTB para a formação de arcos de alianças que garantam um tempo suficiente para a exposição de seus candidatos. Como o prazo para a formação as alianças termina neste mês, só em 8 julho, os partidos terão o exato tempo de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e TV. É que neste dia, o Supremo Tribunal Eleitoral dará início ao trabalho para a formulação do plano de mídia para veiculação do horário eleitoral gratuito, nas emissoras de rádio e TV, tendo em vista a eleição de outubro.

Entre os pré-candidatos, especialmente à eleição majoritária, a definição a respeito do tempo que cada um terá para buscar a preferência do eleitorado é tida como fundamental, inclusive, no sentido de viabilizar as candidaturas, uma vez que a conta do tempo é pelo volume de cadeiras ocupadas pelos partidos na bancada federal na eleição de 2010, os maiores tempos seriam reservados ao PT, PMDB, PSDB e DEM. Esse é o resultado obtido a partir de simulação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso.

A conta matemática é simples: soma-se o tempo do partido que terá candidato às prefeituras (veja tabela abaixo) aos dos partidos que lhe estarão coligados. Assim, é esperar para ver as alianças e depois esperar o que os candidatos às prefeituras em Mato Grosso terão a apresentar aos candidatos.

Veja quadro dos tempos destinados a cada partido existente no Brasil:


Fonte: 24 Horas News   

Tragédia: Acidente com vítima fatal é registrado na BR-174 em Juína - foto

 
Na manhã desta segunda-feira, mais um grave acidente foi registrado pela polícia na BR-174 (trecho Juína a Castanheira). Alésio Araújo Ferreira de 25 anos, conduzia uma moto levando na garupa Edson Tomazini de 40.

A 7 quilômetros de Juína, próximo ao Terraço, Alésio teria perdido o controle do veículo em uma curva e bateu de frente com uma tora de madeira que está as margens da rodovia.

O impacto foi tão violento que os dois foram arremessados a cerca de 30 metros do local. Edson não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Alésio foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [SAMU] e está internado na UTI em estado grave.

Foto/ Fonte: JNMT

domingo, 3 de junho de 2012

AMM orienta prefeitos para ficarem atentos quanto ao Sigcon


Um levantamento realizado junto a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), aponta que a maioria das prefeituras de Mato Grosso está inadimplente no Sistema de Gerenciamento de Convênios – Sigcon. A situação fica ainda mais crítica, devido ao ano eleitoral. O calendário eleitoral estipula como prazo final para realização de convênios e garantia de recursos, o dia 7 de julho.

Após esse período, apenas para contratos já executados entre os governos federal e estadual, salvo exceções como situação de calamidade pública. Tendo em vista que várias certidões são expedidas com data de validade, a AMM orienta os prefeitos para que fiquem atentos para o vencimento de cada documento.

A ferramenta de gestão é utilizada no controle e acompanhamento da execução de convênios para a captação de recursos no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso junto ao Governo Federal e outras Entidades.

O Sigcon faz parte de uma nova metodologia, e possibilita a consulta de qualquer convênio celebrado com o Estado, por qualquer cidadão, qualquer município, desde que tenha acesso à Internet. O objetivo é dar transparência às ações de governo.

O município que estiver em débito com algum órgão fiscal ou tributário e, não dispor de alguma certidão negativa, poderá se credenciar ao sistema e receber uma Habilitação Parcial junto a SEPLAN, mas não assinará o convênio. Já aquele que estiver totalmente regular, receberá uma Habilitação Plena e poderá assinar o convênio em qualquer tempo. O prefeito Adario Carneiro Filho falou sobre a importância da orientação da AMM quanto a captação de recursos.

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Artigo: Gente nova e eleição

É fato que os políticos vão continuar gritando o velho lema: "Eu prometo!"

Vindo de Brasília, encontrei no avião uma edição da revista de bordo “Almanaque Brasil”, que traz uma matéria com o título “A elite não compreende a nova classe média”.

Este assunto me interessa há muito tempo e a partir da revista resolvi escrever este artigo, associando-o com as eleições municipais de 2012, as primeiras onde, efetivamente, a nova classe
média vai votar olhando a sua comunidade.

Em 1994, tempos anteriores ao Plano Real, a pirâmide social brasileira era formada por 2% de classe A, 6% de classe B e os 92% restantes, eram as classes C, D e E. Essas não influenciavam em nada o rumo da sociedade e, muito menos, das eleições.

Quem ditava mesmo o rumo era a classe B, compradora de carros novos, de apartamentos e casas novas, que viajava de avião, que ia à praia, e que punha filhos nas escolhas particulares e nas universidades públicas.

O Plano Real, em 1994, acabou com a inflação, manteve o poder de compra do salário, somou-se com a bolha mundial de crescimento, mais o aumento do salário mínimo acima da inflação, e as bolsas tipo família.

As classes Ae B, estão na casa dos 9%, a classe C descolou-se das D e E, e hoje responde por 55% da sociedade brasileira. Ganha entre R$ 1.150 e 4.500 por mês. Onde a classe B ia sozinha, hoje tem que levar a C e conviver com as ambições dela.

A classe B tem consolidado um projeto político coletivo individualista e permanente.

A classe C, nunca escolheu vereadores e nem prefeitos, que são os responsáveis por cuidar do território onde ela mora. Este ano será o primeiro.

O quem isso tem a ver? perguntaria o leitor. Tem muito!

Gente em ascensão, frequentando universidades, cursos técnicos que garantem empregos imediatos e firmes, shopping centers, lojas de grife, tem automóveis novos, casa nova, e amplo acesso ao consumo, tem de todas a mais clara ambição: jamais regredir.

Então, na primeira eleição em seu território físico, o bairro e a cidade, a classe C deverá falar para as urnas pela primeira vez.

A questão que fica é que linguagem a classe C quer ouvir dos pretendentes? Aquele tradicional “eu promeeeeeeeto...!!!” Gritado e falso, será que vai colar mais uma vez?

Colava antes, porque pouco importava votar neste ou naquele, porque a vida não mudaria. Agora que mudou, o que dizer a essa gente nova, trabalhadora, solidária e ambiciosa?

Fico aqui relendo o “Almanaque Brasil” e me perguntando: o que será que os políticos, no mais alto estágio de rejeição moral em que se encontram, vão dizer a esses rapazes e moças rebeldes e desassombrados?

Será que vão continuar gritando velhas promessas falsas: “Eu promeeeeeeeeeeeeeeeeeto!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!”. Duvido que sejam escutados.

Por: *ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.
onofreribeiro@terra.com.br

Municípios devem se inscrever até 15 de Agosto para obter retroescavadeira

Os Municípios que desejam obter retroescavadeira, e participar da seleção para receber motoniveladoras, devem inscrever proposta de 15 de junho a 15 de agosto, no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Porém, as máquinas só começarão a ser entregues a partir de dezembro.
Ao participar da  XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a presidente da República Dilma Rousseff falou sobre a liberação de retroescavadeiras para Municípios com menos de 50 mil habitantes. São 3,5 mil com está característica, e segundo anúncio todos receberão máquinas e outros 1.330 serão selecionados para receber motoniveladoras.


Dilma também destacou, na ocasião, que tem um compromisso com os Estados e Municípios de manter parceria para que seja possível superar desafios e melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte: CNM   

Extrativistas de MT resgatam qualidade de vida

Os moradores da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, a única de Mato Grosso, localizada entre os municípios de Aripuanã e Colniza, na região Noroeste, vivem um importante momento de retomada e fortalecimento de suas atividades econômicas e culturais. Com o apoio do projeto Pacto das Águas, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, os extrativistas adotaram boas práticas de manejo na coleta e armazenamento da castanha-do-Brasil e na extração do látex das seringueiras. Como resultado dessas práticas, estão comercializando mais produtos, com mais qualidade e a um preço mais justo, que já reflete uma melhoria significativa na qualidade de vida dentro da reserva.

Desde o início do projeto Pacto das Águas, em 2007, os extrativistas da Resex participam de oficinas e capacitações para identificar demandas no fortalecimento de atividades econômicas e culturais que mantém a floresta em pé. “Uma de nossas ações mais importantes foi conseguir diminuir os atravessadores que pagavam preços absurdamente baixos aos extrativistas”, explica Emerson de Oliveira Jesus, técnico de campo do projeto. “Nós ajudamos a construir parcerias com instituições e empresas, possibilitando que os extrativistas possam escolher pra quem vender a castanha e o látex”, complementa.

No mês de abril deste ano começou a funcionar na reserva um secador rotativo da castanha-do-Brasil, que já está permitindo a venda de castanhas dry, mais secas e limpas que as castanha in natura. Com a comercialização de seus produtos florestais não-madeireiros, os chefes de famílias puderam adquirir, por exemplo, barcos a motor, essencial como meio de transporte numa região cuja a única ligação com as cidades é o rio durante boa parte do ano.

“Muitos moradores possuem geradores de energia elétrica, TVs e outros utensílios domésticos que seriam impensáveis há dez anos”, comenta Jesus. “Ter crediário, comprar roupas novas e material escolar para os filhos, fatos rotineiros nas grandes cidades mas um sonho distante para muitos moradores da Resex que se tornou realidade com a floresta e apoio do projeto e parceiros compromissados”, ressalta.

“Houve o retorno da dignidade dos seringueiros do Guariba-Roosevelt”, afirma Everaldo Dutra, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã e um dos primeiros defensores da criação da Reserva no início da década de 90. “A criação da reserva e a posterior ampliação foram importantes para ajudar na manutenção no modo de vida dos seringueiros mas ainda há muito caminho a ser percorrido”, conta Dutra. “No entanto a seriedade da equipe do projeto e seus resultados estão ajudando a melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, complementa.

Mais qualidade de vida

Benedito Paes dos Santos, professor da Escola Municipal de Ensino Básico Trilha do Saber, que fica dentro da Resex, conta que o aumento da produção de castanha-do-Brasil vem estimulando o convívio familiar. “A coleta da castanha é um trabalho que envolve toda a família e além ajudar a transmitir a nossa tradição de pai para filhos diminui a necessidade de os mais jovens saírem do Guariba em busca de trabalho”, alegra-se o professor. “Eu, que sou filho de seringueiros, também trabalho com a castanha no período das férias escolares e muitos dos meus alunos de 17, 18 anos já estão tirando parte do seu sustento com o extrativismo”, finaliza.

Já o barqueiro Aizo Pereira dos Santos trabalhou intensamente na última safra de castanha e em pouco mais de 30 dias na floresta conseguiu ouriços suficientes que lhe permitiu comprar uma moto nova. “Nós sempre vivemos do extrativismo mas há 20 anos os preços pagos eram muito ruins”, explica Aizo. Para ele, um novo caminho está sendo trilhado.“Com as boas práticas de coleta e armazenamento os nossos produtos melhoraram e toda a comunidade está vivendo melhor”, afirma.

Sustentabilidade econômica
De forma geral, todas as 40 famílias, que totalizam mais de 300 pessoas, estão envolvidas com o projeto Pacto das Águas. Em relação a castanha-do-Brasil, o ápice da coleta se dá nos meses de fevereiro e março, após o período de queda natural dos ouriços nas matas. Nesta última safra foram produzidas 60 toneladas, vendidas principalmente para a Cooperativa de Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) e Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA), ambas de Juruena (MT), além da Cooperativa Mista do Guariba (Coomigua), localizada em Aripuanã. A renda líquida obtida ultrapassou 175 mil reais no período.

Já no caso da seringa, 22 chefes de família estão envolvidos na extração do látex que na última safra produziu mais de 11 toneladas. Toda a produção foi vendida a empresa de pneus Michelin a 4 reais o quilo, gerando uma renda de 46 mil reais aos seringueiros. A produção de seringa na RESEX se dá em duas etapas. Por os seringais nativos se situarem em áreas alagadiças, a primeira coleta começa em maio, quando os rios baixam, e se estende até agosto. Depois de um período de “descanso” das árvores por 30 dias, a atividade é retomada e continua até outubro ou novembro, dependendo da intensidade de chuvas na região.

“É importante considerar que além destas safras, os moradores também exercem outras atividades econômicas e de subsistência como a pesca, criação de pequenos animais e a agricultura”, explica Plácido Costa, coordenador do projeto. “Ou seja, além de viverem em harmonia com a floresta, os moradores estão desenvolvendo uma maneira de agregar valor a suas atividades e garantindo trabalho e renda a seus descendentes”, complementa.

Saiba mais sobre a Resex Guariba-Roosevelt

A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é uma Unidade de Conservação, criada pelo Decreto 9.521 de 1996 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007. A UC está localizada nos municípios de Aripuanã, e Colniza. Os seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt fazem parte da história da exploração de borracha nativa no estado do Mato Grosso e há registros históricos de ocupação da região de pelo menos um século. A principal fonte econômica dos moradores se baseia na agricultura e na extração do látex, óleo de copaíba e castanha-do-Brasil.

Apesar da criação e do apoio do governo de Mato Grosso, principalmente por meio do projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste de Mato Grosso” executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Reserva ainda enfrenta problemas fundiários, sociais e de infraestrutura. De acordo com Everaldo Dutra, presidente do STR Aripuanã, a fiscalização é deficiente, as estradas são ruins e carecem de melhorias em relação a saúde e educação.

Já nas questões socioambientais, além do projeto do PNUD e da parceria com o Pacto das Águas foi implantado em 2011 o plano de manejo da Resex, que prevê investimento na gestão da unidade de conservação.


PACTO DAS ÁGUAS - O projeto Pacto das Águas nasceu do desejo de seringueiros, povos indígenas e agricultores familiares do noroeste da Amazônia mato-grossense de construir alternativas ao modelo de ocupação predominante nessa região. Os esforços do Pacto das Águas são direcionados a ações de suporte à organização social de comunidades e para o manejo e a comercialização de produtos florestais, como a castanha-do-Brasil e o látex da seringueira nativa. São parceiros locais os povos indígenas Zoró e Rikbaktsa, além dos seringueiros da Reserva Extrativista Guariba - Roosevelt.


Crédito das fotos: Laércio Miranda/Pacto das Águas