Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Mato Grosso tem a maior incidência de hanseníase do país, a maior área identificada está próxima a cidades como Colniza e Aripuanã

Mato Grosso tem a maior taxa de incidência de hanseníase no Brasil. São 77,89 casos por grupo de cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde contabilizados durante o ano passado. Em seguida, aparece Tocantins, com 72,14 a cada 100 mil. Rondônia (52,55), Maranhão (50,91) e Pará (46,35) também estão no topo. No quadro Brasil foram 15,88 casos a cada grupo de 100 mil.

Quando analisado a incidência da doença em pessoas com menos de 15 anos, o Estado aparece na "vice-liderança" da relação, com 17,96 a cada 100 mil jovens. À frente está Tocantins, com 20,86 no grupo. Quando analisado o cenário nacional, ano passado houve 4,77 casos em menores de 15 anos por grupo de 100 mil habitantes.

Para controlar a doença na infância, o ministério quer estimular as secretarias de Saúde dos Estados e municípios a fazer uma busca ativa, ou seja, encontrar pessoas com sintomas que ainda não procuraram atendimento médico. Para isto, a ideia é trabalhar triagens nas escolas e nas casas da população.

O mesmo levantamento aponta no Estado a existência de regiões consideradas hiperendêmicas (com elevado grau de epidemia). A maior área identificada está próxima a cidades como Colniza e Aripuanã. Há ainda em outros três pontos. Em outras regiões de Mato Grosso, o coeficiente varia entre sem casos e até muito alto.

Em Sinop, por exemplo, a Secretaria de Saúde confirmou há pouco dias que foram 165 casos identificados ano passado, número inferior a 2010, quando chegaram a 172. Porém, segundo o mapa do ministério, o município está em uma área onde o grau de prevalência varia de médio a muito alto.

A nível nacional, a incidência da hanseníase diminuiu nos últimos anos. Em 2010, foram identificados 18,22 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2009, somou 19.64 e, em 2008, atingiu 20,59. Apesar da divulgação já ter ocorrido, o Ministério alerta que os dados ainda são preliminares e podem sofrer novos reajustes.

Ano passado, cerca de R$ 16,5 milhões foram repassados para 252 municípios brasileiros considerados prioritários. Entre as medidas adotadas para reduzir a quantidade de doentes, além das buscas ativas de casos novos, estavam vigilância de contatos e a ampliação ao acesso do diagnósticos, tratamento e prevenção.

A hanseníase é transmitida no contato entre as pessoas. Os primeiros sinais da doença são manchas brancas e avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. A doença afeta a pele e os nervos dos braços, mãos, pés, pernas, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas demora de dois a cinco anos.

A doença tem cura e o doente deixa de transmiti-la a outros assim que começa a se tratar. Disponível na rede pública, o tratamento dura de seis meses a um ano e consiste em um coquetel de comprimidos diários. O paciente pode tomá-los em casa e ir ao médico somente uma vez por mês para acompanhamento.

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Foto mostra ônibus de prefeitura supostamente no Paraguai





 
Uma fotografia do ônibus da Secretaria Municipal de Esportes de Tangará da Serra, possivelmente na cidade de Salto del Guaíra, Paraguai, circula pela internet há alguns dias e causa polêmica. Na imagem, o ônibus está ao lado de uma placa que anuncia um tradicional shopping da cidade paraguaia comumente visitado por brasileiros que vão em busca de produtos baratos.
O secretário de Esportes, Palmínio Garrido  informou que jamais autorizou a utilização do ônibus para compras ou turismo no Paraguai.  “Liberei o ônibus exclusivamente para atendimento esportivo. Em momento algum autorizei que saíssem fora da rota” -  disse.
Ele informou que expediu uma autorização de utilização do ônibus ao Real Tangará Futebol Clube no dia 10 de janeiro para que participasse de eventos esportivos nos estados do Paraná e São Paulo entre os dias 12 e 28 de janeiro. “Se eles foram parar no Paraguai isso não é de conhecimento da Secretaria de Esportes”, falou.
De acordo com o ofício, o Real Tangará participou entre os dias 12 e 19 de janeiro da 2ª Copa Palotina Sulamericana de Futebol em Palotina (PR) e agora está em Rancharia (SP), onde participa da 3ª Copa Eco Turística do Mercosul. Segundo Garrido, o clube levou quatro equipes de atletas, que representam a cidade no Sul e Sudeste brasileiro, sob a responsabilidade do técnico Luciano Góis, o Sassá.
A fotografia foi tirada no dia 19 de janeiro, data em que o Real se deslocaria à Rancharia, que fica distante 484 quilômetros de Palotina – seguindo pela Rodovia Assis Chateaubriand. Por telefone, o motorista do ônibus informou que no dia 19 eles lancharam à aproximadamente quatro quilômetros de Guaíra (PR), entretanto, a cidade fica a 72km de Palotina no sentido contrário à Rancharia, já na divisa com o Paraguai.
Para Palmínio, o fato de haver uma placa de comércio paraguaio na fotografia não significa que eles estavam no país vizinho. “A questão de estar ao lado deste outdoor não significa que estavam no Paraguai, pode ser uma placa de propaganda em qualquer lugar do Paraná – são placas comuns desde o Mato Grosso do Sul. Este shopping em Salto del Guaíra é famoso”, explicou.
“Não estou dizendo que eles não mudaram de rota. O que estou falando é que enquanto secretário autorizei que eles fossem à duas competições no Paraná e São Paulo”, frisou o secretário. O o técnico Sassá, nãofoi localizado.

Fonte: Alexandre Rolim de Tangará da Serra

Pleito expõe brigas de deputados em bases; Riva e Luciane travam "duelo"

     As eleições municipais devem expor divergências políticas de deputados na Assembleia, o que pode transformar o Parlamento num verdadeiro ringue. Acontece, que eles mantém uma relação saudável no Legislativo, mas travam duros embates em suas bases eleitorais. Assim, ao menos 10 dos 24 integrantes da Casa disputarão voto a voto na tribuna livre e nos corredores do parlamento, seja para si ou para seus apadrinhados. O presidente da Assembleia José Riva e a deputada Luciane Bezerra, que já vem se estranhando desde o início do ano passado, devem travar uma queda de braço ainda mais acirrada.
     Acontece, que em 2008, o marido de Luciane, o então prefeito de Juara Oscar Bezerra (PSB), que disputava à reeleição, perdeu para o concunhado de Riva, José Alcir Paulino (PSD). Oscar saiu derrotado por uma diferença de apenas 12 votos. Neste ano, os dois prometem reviver o mesmo cenário eleitoral. Desta vez, enquanto Alcir buscará o segundo mandato, com apoio de Riva, Oscar vai tentar retomar o poder, tendo a ajuda da esposa.
     Outra disputa que promete esquentar os ânimos na Assembleia é pelo comando da Prefeitura de Sorriso. Mesmo licenciado do Legislativo para chefiar a secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (PSD), não esconde a animosidade com o deputado Mauro Savi (PR). O social-democrata é um dos nomes mais influentes do município que já administrou por três mandatos e que lhe proporcionou mais de 10 mil votos na eleição para deputado. Zé Domingos diz não ser candidato, entretanto, deve apoiar o atual prefeito e candidato á reeleição Chicão Bedin (PMDB), enquanto Savi surge como oposição ferrenha ao peemedebista. O republicano também não admite candidatura, mas garante que o partido vai disputar o pleito com nome próprio.
     O clima continua tenso entre os deputados que pertencem a Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB) e Ademir Brunetto (PT). O petista já começou a pedir voto para sua esposa Lucimara Brunetto (PT), ao passo que Romoaldo pode disputar a prefeitura. Já em Rondonópolis a briga será entre Percival Muniz, pré-candidato a prefeito pelo PPS e Ondanir Bortolini, o Nininho, pelo PR. Os republicanos ainda discutiam a possibilidade de Jota Barreto estar na disputa, mas o deputado abriu mão, deixando a definição do partido entre Nininho e o presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho.
     Zeca Viana (PDT) e Luizinho Magalhães (PSD), ambos com base em Primavera do Leste, devem protagonizar outro embate na Assembleia, talvez ainda mais intenso. Hoje o município é comandado pelo irmão do pedetista, Getúlio Viana (PR), que em seu segundo mandato não pode ir à reeleição. Os irmãos Viana, contudo, devem fazer de tudo para se manter no poder. Já o social-democrata fez acordo para apoiar o ex-prefeito por três mandatos, Érico Piana (DEM), que tem conseguido agregar várias lideranças políticas, inclusive, da cúpula estadual, como o presidente da Assembleia José Riva, cacique político do recém-criado PSD.
     Na Capital, os deputados Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) são cotados para disputar o pleito. O primeiro ainda não admite que está na páreo, mas é o nome mais cotado do partido que defende com “unhas e dentes” uma candidatura própria. Maluf, por sua vez, tem propagado que vai concorrer à sucessão de Chico Galindo (PTB).

Por: Gabriela Galvão

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ex-prefeito é condenado a 4 anos de prisão por tentar corromper vereadores

A Justiça de Nova Xavantina condenou a prisão o ex-prefeito Esdras Fernandes Rodrigues, denunciado por corrupção ativa, que consiste em oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público. A pena foi de  quatro anos e oito meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. A ação havia sido proposta pelo Ministério Público em 1999. Com ele, foram denunciados também Jales França e Eurípedes Luiz de Souza, em 1999.

Jales e Eurípedes, a mando de Esdras Fernandes, no primeiro semestre do ano de 1999, prometeram vantagem indevida a vereadores para evitar uma cassação. Eurípedes ocupava cargo de secretario e Jales era um correligionário próximo

Na época dos fatos, foi instaurada uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal, para apurar graves denúncias contra o então prefeito.  Na iminência de ser cassado, dias antes da votação final, Esdras teria determinado que Jales e Eurípedes, procurassem alguns vereadores e lhes oferecessem dinheiro e cargos na administração pública em troca de votarem contra sua cassação.

Dos 11 vereadores, nove votaram pela cassação, um contra e um votou em branco, pondo fim ao foro privilegiado que ele gozava a época. O então prefeito havia sido  afastado por 180 dias na época e retornou pela via judicial. Logo após, teve a sua prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça por envolvimento direto no assassinato de José Frederico Fernandes, que era prefeito da cidade. Esdras era seu vice. O crime foi atribuído a um triângulo amoroso e  a luta  pelo poder.

Frederico foi executado na porta da casa na chácara onde morava. Ele foi atingido por 15 tiros de revólver e três disparos de escopeta. Frederico era casado mas vivia maritalmente com a mulher de  Esdras Fernandes, Márcia Fernandes. Esse fato levou a polícia a suspeitar de Esdras e investigações acabaram por indiciá-lo como mandante do crime.

Na esfera política, Esdras e um grupo de assessores, porém,  não se deram por vencidos: chegaram a  falsificar a assinatura do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, numa liminar favorável ao seu retorno à Prefeitura de Nova Xavantina. Complicava-se ainda mais sua situação.

Posteriromente, o então prefeito foi  condenado pela Justiça de Mato Grosso a 12 anos de prisão. Em junho do ano passado ele foi preso em Mara Rosa (GO) – 365 km de Goiânia. Ele estava foragido desde 2006.

O caso de Esdras, para registro histórico, ainda teve um fato curioso: o vice-presidente regional do PPS na época, Humberto Bosaipo, declarou apoio ao prefeito de Nova Xavantina para a revogação de sua prisão. Bosaipo disse disse na época que ia levar para o diretório do partido as discussões em torno da possível pré-candidatura à reeleição de Esdras Fernandes nas eleições municipais de Nova Xavantina naquele ano. “Não sou de deixar os companheiros na estrada” – disse. Depois de deixar a AL para ser conselheiro do Tribunal de Contas, Bosaipo perdeu o cargo por acumulo de salários.
 
Fonte: Inácio Roberto Luft   

Caixa Econômica de Juína inaugura novo prédio na próxima semana; Atendimento ao público somente na 4ª



(foto, Valmir Campos ao lado do prefeito Altir Peruzzo na nova agência)
Na tarde desta sexta-feira (27), o gerente da Caixa Econômica Federal (CEF) de Juína Valmir Campos, concedeu entrevista coletiva para divulgar a inauguração do prédio da unidade local na próxima semana. Enquanto o novo prédio era construído, a unidade atendia em um espaço alugado e com infraestrutura insuficiente. “O espaço aqui é maior, atendendo todo padrão de qualidade da caixa, e vai proporcionar o melhor atendimento a comunidade” – destacou Campos.
O gerente ainda explicou que em função das mudanças, o atendimento ao público será realizado somente a partir de quarta-feira, dia 1º de fevereiro. “Estamos ainda fazendo a instalação dos novos equipamentos, por isso precisamos desses dois dias para agilizar tudo” – lembrou.

O prefeito Altir Peruzzo que também participou da coletiva, comemorou a boa notícia e contou que a busca agora é para a instalação do Ministério do Trabalho. “Hoje para dar entrada no seguro desemprego, o cidadão precisa ir a Tangará ou a Aripuanã. Espero que até o fim da administração da presidente Dilma, tenhamos também o Ministério aqui” – explicou.

Hoje a CEF atende mais de 100 mil habitantes em todos os municípios da região noroeste do estado. A chegada da unidade era um sonho da população, realizado em 2011.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT


Aprovados para Defensoria também não serão chamados

Dos 159 candidatos aprovados em concurso público para o cargo de defensor público, 123 ainda aguardam nomeação e, ao que parece, isso não deve ocorrer tão cedo.

A alegação do governo do Estado é a já famosa falta de caixa. As nomeações gerariam um incremento de mais R$ 20 milhões em pagamentos de salários dos defensores, que ganham em média R$ 13 mil por mês.

Agora os aprovados devem esperar pelo menos mais dois anos até que as nomeações possam ser anunciadas. Isso se o governo não prorrogar este prazo por mais dois anos.

Mato Grosso tem hoje 140 defensores, mas a legislação estabelece que esse número seja de pelo menos 200.

De todos os aprovados, apenas 25 foram nomeados. Desse total, alguns inclusive já teriam pedido exoneração do cargo, por terem passado em outros concursos mais vantajosos.

O total de exonerados não foi divulgado pela assessoria da Defensoria Pública.

Existem 22 comarcas distribuídas por todo o Estado que não possuem sequer um defensor público.

São as seguintes: Apiacás, Arenápolis, Aripuanã, Brasnorte, Cláudia, Colniza, Cotriguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Jauru, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Porto Espiridião, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Vila Rica e Novo São Joaquim.

O orçamento destinado ao órgão este ano foi de R$ 62 milhões. Em 2009, o valor liberado foi de R$ 35,95 milhões, sendo R$ 5,17 milhões para o custeio de um órgão com 44 servidores e 119 defensores.

Já em 2010, o orçamento foi R$ 48,19 milhões, com R$ 7,55 milhões para 124 servidores e 119 defensores.

Ano passado esse o valor foi de R$ 54,33 milhões distribuídos entre 125 servidores e 139 defensores.

A reportagem tentou manter contato por telefone com o defensor-geral do Estado, André Prietto, mas não obteve êxito. Ele não atendeu às ligações e também não retornou às chamadas. (AAJ).

Fonte: Diário de Cuiabá

Prefeitura de Aripuanã trabalha para garantir tráfego em BR que dá acesso ao município



As chuvas mal começaram e os problemas com atoleiros já estão dificultando o tráfego pela BR 174 e MT 183 que dão acesso ao município de Aripuanã. Esta semana uma equipe da Secretaria de Obras precisou se deslocar até a BR 174 nas proximidades da Tutlândia, para desfazer um atoleiro, no trecho entre Juruena e Aripuanã.
BR-174, que substitui as rodovias estaduais MT-170, no trecho entre Castanheira e Juruena; a MT-208, no trecho entre Juruena e Tutlândia; a MT-418, no trecho entre Tutlândia e Colniza e a MT-206, no trecho entre Colniza e Três Fronteiras, na divisa com os Estados de Rondônia e Amazônia.
Preocupado com a situação, o Prefeito Municipal Carlos Roberto Torremocha (Beto) não pensou duas vezes ao enviar maquinários até aquela localidade. Para ele, apesar da responsabilidade ser do Estado (Governo), o município não pode esperar por solução de braços cruzados.
As péssimas condições das estradas preocupam ainda mais quando se trata da logística de transportes que abastecem os comércios da cidade, ou até mesmo de pacientes que precisam ser encaminhados para tratamento de saúde em Juína ou Cuiabá.
“Esse trabalho é de responsabilidade do Estado, mas nós não podemos deixar de resolver um problema que está atrapalhando o tráfego das ambulâncias, ônibus e dos caminhões que trazem alimentos para nossa região, garantindo o sustendo do nosso povo” desabafou o Prefeito de Aripuanã.
Carlos Roberto Torremocha ainda lembrou que o Consórcio Intermunicipal das Estradas (Vale do Juruena) está parado, que o Estado não está tomando providências e por isso não pode deixar que o município de Aripuanã corra o risco de ficar isolado.
“Não posso deixar trancar o acesso à Aripuanã, se não daqui a pouco vai faltar tudo na nossa cidade, então eu gostaria que a população entendesse que além de arrumar as estradas do município, nós temos ainda que cumprir com uma obrigação que é inteiramente do Estado” finalizou Beto.  
Fonte: Redação: Top News/ Edson Prates/ Foto: Adalberto

Bibliotecas Publicas do Estado irão adquirir livros a preço de custo

O Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público, da Fundação Biblioteca Nacional contemplou com R$ 235 mil, 29 bibliotecas localizadas em municípios de Mato Grosso. Entre elas está a Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, que conta atualmente com um acervo disponibilizado para o grande público bem no centro de Cuiabá.
Através do projeto coordenado pela a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), o Programa de Atualização mostra que os valores nacionais destinados a cada biblioteca foram contabilizados levando-se em conta diversos critérios, como população atendida e infraestrutura oferecida.
As bibliotecas comunitárias, rurais e pontos de leitura receberão o valor fixo de R$ 4,1 mil para investimento. Já as bibliotecas cadastradas, na média geral, receberão R$ 7.750,00 para aquisição de livros.
A novidade para as bibliotecas foi a de poder escolher os livros que irão compor seu acervo. A lista completa dos títulos oferecidos também pode ser encontrada no Portal do Livro da FBN. Ao todo, cerca de 2.500 bibliotecas públicas estaduais, municipais, comunitárias, rurais e pontos de leitura do país já começaram a escolher os livros preferidos por seus usuários entre os mais de 10 mil títulos inscritos no Cadastro Nacional de Livros de Baixo Preço.
As cidades cadastradas no Estado são Alta Floresta, Alto Araguaia, Campinapolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Carlinda, Cláudia, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Feliz Natal, Figueirópolis Doeste, Gaucha do Norte, Guarantã do Norte, Jaciara, Juína, Nortelândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Paranatinga, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Sapezal, Sinop, Terra Nova do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: O documento

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Amendoim e gergelim é alternativa de renda para a agricultura familiar em MT





Há dois anos, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) desenvolve pesquisas com as culturas do amendoim e gergelim testando materiais genéticos para produção de alimentos e biodiesel. As oleaginosas são consideradas excelentes fontes de renda e alimento devido ao elevado valor agregado de seus produtos e tradicionalmente explorados pela agricultura familiar. Estão sendo avaliandos 18 linhagens, sendo oito de amendoim e dez de gergelim em quatro municípios do Estado.
O pesquisador da Empaer, Norival Tiago Cabral, fala que o próximo plantio será realizado no início de fevereiro (2012) e serão aplicados técnicas e métodos de melhoramento para avaliação, seleção e síntese de cultivares com características de produtividade, precocidade, resistência a doenças e insetos e para cultivo manual ou mecanizado, visando disponibilizar cultivares que atendam aos diversos requisitos exigidos pelas cadeias produtivas do amendoim e gergelim. Os materiais em teste são oriundas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições de pesquisa.
Conforme Norival, a determinação da composição nutricional, teor e qualidade do óleo são importantes para introduzir características que aumentem a competitividade no mercado. A expectativa é apresentar no terceiro ano, resultados com informações técnico-científicas sobre o comportamento genético e agronômico de genótipos adaptados aos diferentes sistemas de cultivo, resistentes a pragas e doenças e contribuindo para o aumento da produtividade. A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Os experimentos estão sendo avaliados nos municípios de Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sinop e São José dos Quatro Marcos. O objetivo do trabalho é atender a demanda dos agricultores familiares como uma alternativa de renda, utilizando pequenas áreas e potencializar a atividade econômica em forma de associação. Segundo Norival, a intenção é ampliar a pesquisa com outras oleaginosas tais como, pinhão manso, mamona, girassol e outras. “Estamos testando diferentes materiais genéticos para selecionar os melhores”, esclarece.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a cultura do amendoim no Estado ocupa uma área de 3.188 hectares, produção de 7.754 toneladas e produtividade de 2.432 quilos por hectare (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O plantio concentra-se nos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Aripuanã, Cáceres e Alto Paraguai. O gergelim é plantado numa área de 435 hectares, produção de 141 toneladas e rendimento de 324 quilos por hectare. As lavouras estão localizadas nos municípios de Alto Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Colniza e Cocalinho.
O Gergelim é uma planta originária da Índia e seus frutos são cápsulas que variam de tamanho de dois a oito centímetros de comprimento e chegam até dois centímetros de diâmetro. As sementes são pequenas e ovaladas e ligeiramente achatadas. As sementes pretas são as mais utilizadas para cultivo de subsistência e as de coloração branca e creme são destinadas para indústria de panificação e mercado internacional.
O amendoim é uma leguminosa de origem sul-americana. Rico em óleo, proteínas e vitaminas, era uma importante fonte de energia utilizada intensamente na alimentação dos indígenas antes da colonização. Nos dias atuais o amendoim é um produto conhecido e apreciado em praticamente todos os países pelo seu incomparável sabor e versatilidade de uso em pratos salgados, doces e indústria.

Fonte: ROSANA PERSONA- Assessoria/Empaer-MT

Aripuanã: Conselvan receberá implantação de rede de água tratada





A Câmara de Vereadores aprovou esta semana, mais um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal. O Projeto de nº 002/2012, autoriza a Prefeitura de Aripuanã promover alterações nas dotações orçamentárias, para ajustar o excesso de arrecadação por conta do Termo de Compromisso nº TC/PAC 1168/09, firmado entre o município de Aripuanã e a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA).
Para cobertura do crédito, serão utilizados R$ 3.424.750,00 (três milhões quatrocentos e vinte quatro mil e setecentos e cinqüenta reais) que serão destinados a obra de ampliação e instalação de Rede de Água na localidade de Conselvan, que fica a 80 km de distância do município de Aripuanã.
Com o recurso, será feita a implantação de equipamentos/ bombeamento e uma casa de máquinas para tratamento de água, onde cerca de 1.200 ligações serão instaladas inicialmente com essas ações e várias famílias serão beneficiadas com água tratada e de boa qualidade.
“Enfim a população de Conselvan poderá comemorar mais uma conquista, esse é o compromisso da nossa gestão com aquela comunidade, no qual temos um grande respeito” destaca Beto.

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

Com abertura de novas agências, INSS terá concurso em fevereiro deste ano

Com iniciativa do governo federal do plano de ação iniciado em 2009, foi lançado o plano de expansão de atendimento da rede da previdência social. A proposta é que nos municípios com acima de vinte mil habitantes, tenha uma agência da previdência para atender a população.

Em Mato Grosso serão abertas agências nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Colniza, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Nova Mutum, recém-inaugurada e que está em funcionamento.

Com a abertura de novas agências, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estará realizando o concurso para provimento de cargos. O concurso visa à seleção de candidatos para 375 vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, do quadro de pessoal do INSS, distribuídas nas Agências da Previdência Social. A remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 4.536,53. A carga horária é de 40 horas semanais. As inscrições foram feitas entre 19 de dezembro de 2011 e 11 de janeiro de 2012.

Para o cargo de Perito Médico Previdenciário a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas e de Títulos; para o cargo de Técnico do Seguro Social a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas.

A aplicação das provas objetivas para o cargo de Perito Médico Previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã e para o cargo Técnico do Seguro Social, no período da tarde.

Para o estado de Mato Grosso foram disponibilizadas 41 vagas. A previdência de Juara está com o seu cargo funcional completo.

Fonte: Acesse Notícias com Assessoria/INSS

Equipe da Defesa Civil avalia danos em municípios afetados pela chuva, Cotriguaçu será visitada

A Superintendência de Defesa Civil do Estado, com uma equipe composta pelo superintendente e técnicos, já está em Apiacás, município localizado a 1.010 km ao Norte de Cuiabá, avaliando os danos causados pelas chuvas que atingiram a região Norte de Mato Grosso.
 
Conforme informações da Defesa Civil, a ponte sobre o Rio Apuí deverá ser liberada nesta quinta-feira (26.01), facilitando o acesso aos municípios de Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás. A ponte, localizada no Km 42 da MT-160, estava interditada devido a avarias em sua cabeceira, causadas pela forte chuva dos últimos dias.
 
“A Prefeitura e a Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana (Septu) estão recuperando a rodovia e a ponte, mas o mau tempo tem atrapalhado os trabalhos”, informa o coordenador de Atendimento de Acidentes Ambientais da Defesa Civil, Raul Catunda, recomendando que as pessoas busquem informações sobre as condições das estradas com a Polícia Rodoviária antes de se deslocarem para aqueles municípios.
 
A equipe da Defesa Civil permanecerá na região até quinta-feira (26.01), fazendo a verificação de áreas de risco nos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta. Na sexta-feira (27.01), a equipe se desloca para Querência, Ribeirão Cascalheira, Nova Nazaré e Água Boa.
 
Também serão visitados os municípios de Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Vila Rica, Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Cana Brava do Norte, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio e Gaúcha do Norte.
 
O município de Colniza deverá ser vistoriado pela Defesa Civil, tendo em vista os problemas ocorridos em 2011 na época das chuvas. “Colinza ficou isolada no ano passado, daí nossa preocupação”, explica Raul Catunda.
Integram a equipe da Defesa Civil o superintendente do órgão, Sérgio Delamônica, a coordenadora de Prevenção, Resposta a Desastres e Reconstrução, Rosângela Araújo França, e os técnicos Rafael de Azevedo Carrera e Benedito de Araújo Gomes. A Defesa Civil está recebendo apoio do Setor de Transportes da Casa Militar para seu deslocamento.

Fonte: Da redação / O documento

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estudantes de Nova União visitam gabinete do deputado Luizinho Magalhães





Os alunos da Escola Estadual André Antônio Maggi, de Nova União, que concluíram o ensino médio no final de 2011, estiveram em visita na manhã desta terça-feira, 24, ao gabinete do deputado Luizinho Magalhães (PSD).
A viagem é um oferecimento da prefeitura de Cotriguaçu, município sede de Nova União e distante 950 quilômetros de Cuiabá, como uma oportunidade para que os jovens estudantes possam conhecer a capital do estado e demais cidades do Mato Grosso, desvendando outras realidades e comparando as características e diversidades de cada região.
Acompanhando os estudantes estavam os professores Eliene Pereira Cores e Ederson Junior e o servidor da prefeitura de Cotriguaçu Carlos Roberto Fernandes.


Fonte: Da Assessoria/ Marinha Soares

PM de Colniza intensifica fiscalização em veículos


A Polícia Militar da 11ª CIPM dando continuidade às operações de fim de ano intensifica a fiscalização de veículos no município de Colniza.
Nos últimos dias policiais sob o comando do Sargento PM Gomes vão às ruas realizarem blitz, abordagens, checagem a veículos e buscas pessoais. No intuito de coibir, inibir e fiscalizar veículos que apresentem suspeita de irregularidade.
Anteriormente o número de veículos com placas do estado de Rondônia era maior que a do próprio município, atualmente é notável que esses números vem diminuindo significativamente.
O coordenador da operação comandante da 11ª CIPM Capitão Taques destaca a importância desse trabalho, “a PM vai agir com rigidez contra os infratores, retirando das ruas o condutor que não respeitar o que determina o Código de Trânsito Brasileiro. A corporação conta com a conscientização da população ordeira". Finaliza.


Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII
Ana Paula Dias de Freitas - SD PM

Homem é atacado por onça na região central de cidade em MT - Foto

Há menos de um ano morando em Mato Grosso, o gaúcho Alex Eduardo Petkovicz, de 33 anos, afirmou que levou um grande susto ao se ver frente a frente com uma onça pintada na madrugada desta quarta-feira (25), na região central de Ipiranga do Norte, a 455 quilômetros de Cuiabá. "Um susto desse não dá para esquecer jamais", declarou o caminhoneiro que está internado no Hospital Regional de Sorriso, distante 420 km da capital, após ser atacado pelo animal.
  
Com vários ferimentos causados pelo felino, a vítima levou mais de 200 pontos na cabeça, no rosto e nos braços, mas, mesmo assim, se diz muito grato a Deus e à sua bicicleta que, segundo ele, foram responsáveis por salvá-lo das garras da onça. "Fui salvo pela bicicleta e por Deus. Ainda bem que estou vivo", comemorou o caminhoneiro, que veio do Rio Grande do Sul para o estado há 11 meses.

De acordo com a vítima, a bicicleta evitou que a onça o ferisse ainda mais, já que quando o atacou ele ficou por baixo da bicicleta, com a qual pretendia sair do armazém onde tinha deixado o caminhão e se dirigir até a residência dele. Porém, quando iria montar na bicicleta foi surpreendido pelo animal. Primeiro, ele contou que viu um vulto, parou e logo em seguida a onça pulou em cima dele.

"Depois de me arranhar, enquanto eu gritava muito, ela foi embora. Daí, quando fui me levantar para tentar escapar e quando dei dois passos para trás, a onça voltou e me atacou de novo", lembrou a vítima. Ele disse não compreender como o animal apareceu ali, pois se trata de zona urbana, além do que, segundo o caminhoneiro, o barracão é bem iluminado.

Após o segundo ataque, ele ficou muito ferido e não conseguiu mais se levantar. No entanto, os gritos dele foram ouvidos por um vizinho que foi até lá e o socorreu. Alex recebeu os primeiros socorros em um posto de saúde da cidade e depois foi encaminhado para a unidade de saúde de Sorriso. Ele avalia que se fosse uma criança teria sido fatal e fez um alerta aos moradores da cidade, já que possivelmente o animal ainda se encontra nas redondezas.

Apesar do incidente, o caminhoneiro frisou que não pretende se mudar de Mato Grosso e nem de Ipiranga do Norte. "Não é por causa de um animal desses que vou me mudar daqui", disse. A Polícia Militar do município informou ter visto o rastro da onça e de dois filhotes que provavelmente são filhotes dela. Mas o animal ainda não foi capturado.

Fonte: G1 MT

Perícia confirma que destroços são de avião acidentado em 82

Da Redação - Renê Dióz
Foto: 1º pelotão da Polícia Militar ApiacásO avião, em grande parte enferrujado ou destruído pelo fogo, encontrava-se com parte enterrada na terra, mas com as pás da hélice visíveis e bem conservadas O avião, em grande parte enferrujado ou destruído pelo fogo, encontrava-se com parte enterrada na terra, mas com as pás da hélice visíveis e bem conservadas
 
A perícia da Polícia Civil confirmou que os destroços encontrados no meio da mata fechada perto do município de Apiacás (a 1.010 km de Cuiabá) são mesmo da aeronave descrita por Jovair Pereira, morador de Alta Floresta que se apresentou à polícia como proprietário do avião, um Cessna modelo 210 que se acidentou em 1982 matando três pessoas.

Os peritos da Polícia Técnica (Politec) verificaram as mesmas características apontadas por Jovair, como as cores da lataria e o código impresso nela, JVB, segundo o investigador Reinaldo Assunção Marques.

Jovair lembrou à polícia que, além do piloto, o monomotor levava na época um coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) e seu sobrinho para um garimpo da região. Após enfrentar turbulências, o piloto chegou a informar outras aeronaves que faria um pouso forçado, mas encontrou apenas mata fechada.

Na queda, o avião se incendiou com o combustível, e o que restou dos corpos das vítimas foi depois retirado do local por um helicóptero da FAB que decolou da Serra do Cachimbo, na divisa entre Mato Grosso e Pará. O corpo do piloto foi trasladado para São Paulo, enquanto que os corpos do coronel e de seu sobrinho, para o Rio de Janeiro.

Na época, o município de Apiacás sequer era emancipado e não havia delegacia próxima à região; por isso, segundo o investigador Marques, não houve registro do assunto por parte da Polícia Civil do Estado. O acidente foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigações. Agora, o Cenipa busca informações sobre o caso em seus arquivos.

Os destroços da aeronave de pequeno porte, que deixaram a população de Apiacás intrigada, foram encontrados na semana passada por catadores de castanha que trabalhavam nos fundos da fazenda São Lourenço, a 80 km da sede do município. O avião, em grande parte enferrujado ou destruído pelo fogo, encontra-se com parte enterrado no solo, mas com a hélice visível e bem conservada. Foram encontrados vestígios dos cadáveres (tecido ósseo) e um revólver que, provavelmente, seria do coronel vitimado na queda.

Antes de Jovair se apresentar à polícia afirmando ser o proprietário da aeronave, a população de Apiacás cogitou tratar-se de um monomotor que, no final da década de 80, desapareceu com o piloto Eduardo. A família dele, porém, foi até o local conferir os destroços e constatou tratar-se de um modelo diferente.

Leia Também: Destroços de avião encontrados na mata fechada intrigam moradores do interior de Mato Grosso

Bezerro nasce com cara de cachorro no Município de Iguatu-CE


Um bezerro com cara de cachorro nasceu na Gameleira, zona rural de Iguatu, na propriedade do senhor Francisco Dionísio Teixeira.

Logo após nascer, o bezerro faleceu.

Segundo o senhor Dionísio, o animal não tinha ossos. 

O pai do bezerro com cara de cachorro, era um touro saudável e morreu um mês antes do nascimento do filhote.
 
A mãe é uma vaca saudável e, segundo o criador, dá 20 litros de leite por dia.

Fonte: Granja Net Noticias   

TV BAND Juína mostra hoje os preparativos para o 3º Rodeio Indoor - Assista


A TV Cidade Verde foi escolhida pela comissão organizadora do 3º Rodeio Indoor de Dom Bosco como a emissora oficial da festa que começa na quinta-feira (26), antes, porém, será celebrada hoje na Igreja Matriz uma missa presidida pelo Bispo Dom Neri José Tondello para os peões, locutores e comissão organizadora.
No sábado tem show nacional com Eduardo Costa e no domingo com os sertanejos Liu e Leo. A festa reserva ainda muitas atrações.
Para mostrar todos os detalhes, a TV Cidade Verde cobrirá o evento com a participação de todos os profissionais da emissora. Serão links ao vivo e flashes na programação. Hoje, o Jornal da BAND, que será apresentado por Ivan Pereira, mostra os bastidores ao vivo da festa. Assista aqui no JNMT em TV AO VIVO apartir das 11h30min.
 Fonte: JNMT

Repúdio - Prefeitos pedem providências

Uma carta de repúdio assinada por 13 prefeitos e presidentes de câmaras municipais do Norte Araguaia será entregue ao governador Silval Barbosa e ao superintendente do DNIT/MT, Luiz Antonio Ehret Garcia, pedindo providência sobre a paralisação do asfalto da BR-158, em Vila Rica. Os prefeitos afirmam que não estão de brincadeira e ameaçam fechar a BR-158 no trevo de Barra do Garças.

Fonte: Olhar Direto

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Avião achado em Apiacás caiu há 30 anos com garimpeiros, diz piloto

O comandante Jovair Camilo Pereira,  59 anos, de Alta Floresta, se apresentou como proprietário do monomotor encontrado por coletores de castanha na mata, no municipio de Apiacás, no Norte do Estado. Jovair relatou que o que o avião pertencia a ele e caiu com três pessoas em junho de 1982, na época a região era de mata fechada e o resgate dos corpos das vítimas, segundo a testemunha, ocorreu com o auxílio de um helicóptero que decolou da base aérea do Cachimbo.
O acidente completa três  décadas este ano, segundo relatos da testemunha. O avião decolou de Alta Floresta e seguia em direção a um garimpo da região. A versão de Jovair será apurada pela Policia Civil de Alta Floresta, que irá apurar a existência de registros da queda e deverá solicitar documentações que comprovem a propriedade da aeronave.
Uma guarnição da Polícia Militar, junto com os catadores e o proprietário das terras onde a aeronave foi encontrada, no ultimo sábado, se deslocaram até o local. Um local de difícil acesso, cerca de 80 km da cidade, e 5 km mata adentro em uma picada feita por catadores de castanha.

Fonte: 24 horas News

Juína - Após um mês sem atendimento a Unidade de Terapia Intensiva volta a funcionar

Após um mês sem receber novos pacientes, por conta de um atraso de pagamento por parte do Governo do Estado que aproximava o valor de quase um milhão de reais, a Unidade de Terapia Intensiva (U.T. I) de Juína voltou a funcionar. Embora apenas parte do valor do débito tenha sido pago. Isso só aconteceu depois que um dos sócios da UTI, Doutor Cássio  Antônio Genário, ter ido pessoalmente a Cuiabá negociar com o Estado.

“Eu fui até Cuiabá pessoalmente pleitear com o Estado, graças a Deus conseguimos ai após uma longa negociação fechar um bom acordo, infelizmente ainda há um valor a ser acertado que corresponde aos meses de novembro e dezembro, mas com essa parcela paga já dá pra voltar a atender novos doentes”.

Segundo Dr. Cássio, a UTI em nenhum momento ficou com as portas fechadas, apenas parou de atender novos doentes. “Permanecemos-nos com as portas abertas, até mesmo porque a UTI é particular, ela apenas é uma unidade contratada pelo governo do estado para atender pacientes encaminhados pelo SUS, a unidade permaneceu dando tratamento aos pacientes que já estavam aqui, e a pacientes particulares.
E a unidade só parou de receber novos pacientes encaminhados pelo SUS porque o atraso do repasse do governo fez com que criasse um acumulo de dividas, pois os custos para tratar de um doente que precisa desse tipo de tratamento é muito alto. Mas agora tudo já esta normalizado e já estamos atendendo novamente ao município de Juina e toda a região “.ressalta

Por fim o médico aproveitou para agradecer aos veículos de comunicação por ter divulgado o problema como ele realmente estava acontecendo, e aproveitou para agradecer aos enfermeiros e colaboradores da Unidade, por terem abraçado a causa e sempre realizamdo um ótimo trabalho colaborando com o bom atendimento da UTI.

“Quero agradecer de forma geral aos meios de comunicação de Juina, a prefeitura, secretaria de saúde, que nos apoiaram e entenderam o problema, aos meus funcionários que são verdadeiros colaboradores aqui na UTI e ao povo de Juina que também entenderam a situação, muito obrigado”. Encerra Dr. Cássio Antonio.

Fonte: TV RECORD JUÍNA/Lúguerson Doglas   

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jovem é morto com facada porque bebeu pinga do copo de colega

Vítima
Uma discussão entre dois homens resultou em homicídio no município de Juína (734 km de Cuiabá) na manhã desta segunda-feira (23). À polícia, o suspeito informou que cometeu o crime após a vítima ter ingerido sua bebida sem a sua autorização.

As informações do Comando Regional da 8ª Região dão conta de que Claudinei Pereira de Araújo foi atacado com golpes de faca no pulmão. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito e a vítima teriam iniciado a discussão quando Claudinei pegou a aguardente de Giovane Pereira Elias, de 21 anos, para beber mesmo após ter sido advertido. Exaltado, o suspeito atacou o colega, mas informou que não tinha a intenção de matar.

Giovane fugiu logo após a ação, mas foi denunciado por populares que relataram à Polícia Militar terem avistado um homem próximo ao local do crime. Ele foi preso e encaminhado à delegacia onde responderá por crime de homicídio.


Acusado

Fonte: Da Redação - Priscilla Vilela
Fotos: JNMT e Marco Di Perez

Garota sumiu há um mês; outros 2 garotos desaparecem




Completados 30 dias do desaparecimento da menor Maiana Vilela Mariano, 16, a Polícia Civil de Mato Grosso não possui nenhuma pista sobre o paradeiro da jovem. Maiana foi vista pela última vez em uma agência do Banco Itaú, no bairro CPA II, quando descontou um cheque de R$ 500, em 21 de dezembro.
A investigação é conduzida pelo Setor de Desaparecidos, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado Silas Caldeiras, titular da DHPP, é o responsável pelo inquérito. Em entrevista ao MidiaNews, ele revelou que, mesmo com os esforços dos investigadores, até o momento, as investigações não avançaram.
Caldeiras revelou que aguarda uma autorização judicial para quebra de sigilo telefônico de pessoas ligadas à menor. Até o momento, a DHPP não recebeu nenhum comunicado judicial sobre a liberação da quebra de sigilo.
As investigações do desaparecimento de Maiana seguem em segredo de Justiça. A determinação foi decretada na quarta-feira (11) pela juíza substituta na 12ª Vara de Cuiabá, Maria Cristina de Oliveira.
A decisão foi motivada pelo fato de Maiana ser menor de idade e, portanto, é protegida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A mesma juíza deve decidir sobre a quebra de sigilo telefônico solicitada pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
Policiais da DHPP informam que qualquer pessoa que tiver informação sobre a localização de Maiana pode informar à Polícia sem se identificar. As ligações podem ser feitas aos telefones 65-3901-4825/65-3901-4823 ou nos prefixo 190 ou 197.
Outros desaparecidos
A jovem Suzane de Souza Gonçalves, 17, moradora de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá) esta desaparecida desde o dia último dia 8 de janeiro. Ela saiu de casa por volta das 19h30, dizendo para a mãe que ia comer um lanche.
Testemunhas disseram que a menor foi vista, pela última vez, dentro de um carro, ainda na noite de 8 de janeiro, acompanhada de um rapaz. Desde então não se sabe a localização da jovem. Para informações sobre o paradeiro da garota, o telefone da Polícia é (66) 3541-1193.
Outro menor que desapareceu no último mês é Rayone Nascimento Lima, 16, morador de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá). Ele foi visto pela última vez no dia 31 de dezembro, quando participava de uma festa de réveillon no Balneário Oásis.
A família chegou a receber informações de que o menino teria sido avistado pela última vez ainda no baile, festando na companhia de amigos, mas não conseguiu nenhuma pista que levasse ao paradeiro dele.
A Polícia Civil local está investigando o caso, mas não possui nenhuma pista de onde o menor possa estar.
Se alguém tiver qualquer informação que leve até o paradeiro de Rayone Nascimento Lima, pode ligar para os telefones: (66) 9217-6439 (66)3565-1433.

Fonte: KATIANA PEREIRA/ MIDIA NEWS

Cotriguaçu - futuras instalações do latícinio Amazônia Verde

O município de Cotriguaçu teve nos últimos anos um aumento considerável na produção de gado leiteiro, muitos incentivos para o melhoramento genético, foi buscado matrizes de outros estados como Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina, Goiás, estados esses que já tem em sua economia gerando divisas devido a produção de gado leiteiro, muitos produtores do município foram precursores desse trabalho que foram atrás de financiamentos no Banco do Brasil e outras instituições financeiras, já vendo o grande potencial que a produção leiteira teria aqui no município, devido à grande área de terras que possibilitam a pratica e manejo do rebanho.
Vendo esse grande potencial aqui do Município e região, chamou atenção do Laticínio Amazônia Verde que atualmente faz e leva a coleta do leite para a cidade vizinha Monte Verde. No intuito de buscar conter os gastos com balsa e transporte, os proprietários da empresa procurarão um incentivo com a Prefeitura Municipal, que disponibilizou a área, e toda terraplanagem para a construção da sede, escritórios, e depósitos. “Dessa forma a visão e ter maior garantia aos produtores locais sem contar ainda na geração mínima de mais de 20 empregos direto’’ disse um assessor do prefeito.                                       
O laticínio já trabalha em toda região, levando as comunidades onde já tem energia elétrica o equipamento de refrigeração gratuitamente. A família Silveria que e proprietária do empreendimento afirma que Cotriguaçu será o pólo de arrecadação, buscando nos municípios visinhos Juruena, Colniza, Aripuana a matéria prima que será toda industrializada aqui em sua cede, o objetivo e trabalhar com 100 mil litros dia, nos afirma um responsável pela obra.

Fonte/foto: CotriNotícias

Passageiros e donos de restaurantes sofrem com descaso da MT 208


Já se vão dois anos, quando o então secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marquetti,  confirmou a pavimentação da MT-208, entre os municípios de Nova Bandeirantes e Alta Floresta. Marchetti já deixou há tempos o cargo, defenestrado por denuncias de corrupção na aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários, que desviaram milhões dos contribuintes.

A realidade da rodovia, no entanto, ainda e triste e dura para quem precisa da MT 208 em qualquer época do ano. Este ano, o sofrimento tem sido maior.
“Me de carona, preciso chegar a Alta Floresta para pagar uma letra se não terei o nome sujo. Faz uma semana que ouvi que esta ponte estava caída. Achei que tinham arrumado. Peguei o ônibus ontem (sábado), chegamos aqui e voltamos. Hoje eu e mais 16 passageiros pegamos o ônibus novamente e chega aqui à ponte esta quebrada ainda” -  pede um dos passageiros da linha de ônibus entre Apiacás e Alta Floresta que esta em um bar que existe no trevo da MT 208 com a estadual que o liga o local a Apiacás.

Desespero total de passageiros de ônibus que não possuem banheiros nem água potável impedidos de seguirem viagem por causa de bueiros ruins, atoleiros, pontes antigas e podres. Enquanto isto, os passageiros pagam do próprio bolso o alimento consumido nos pequenos restaurante e bares a beira da estrada, enquanto espera o socorro.
  
 Apenas uma PC, uma Pá carregadeira e um caminhão caçamba foram vistos dando manutenção em mais de 180 quilômetros de estrada de chão. Por causa disto, em Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, as empresas de transporte coletivo suspenderam as linhas. O povo mendiga carona se precisar ir até  Alta Floresta. O povo sofre e reclama.

Na cidade de Nova Bandeirante, os restaurantes fecham no horário de jantar por falta de clientes em prejuízo constantes. Mulheres esperam ansiosos os maridos caminhoneiros que foram buscar alimentos para os mercados, e estão mais de cinco dias na estrada que não tem sinal de telefonia móvel.

O único ponto que se encontra refeição noturna, um prato feito, o proprietário Roberto reclama da falta de energia e água constante: “Luz falta todo dia, ninguém faz nada, Água é toda noite. Procurei os responsáveis eles disseram que é por causa de um cano próximo ao aeroporto. Mas já faz meses e este cano não foi concertado? - Porque”, reclama o pequeno comerciante enquanto a energia e interrompida e a cidade fica as escuras.


A cidade mais prejudicada pela situação das estradas estadual está no fim da linha praticamente. Com mais de 11 mil habitantes, Nova Bandeirantes busca alternativas para driblar a crise no setor madeireiro, base da economia local. A agricultura familiar e a pecuária de corte estão sendo implementadas no município, que depende do asfaltamento para escoamento da produção emperrada até hoje. Indústrias não existem por falta de energia e asfalto.

Os moradores de quatro cidades da região (Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirante e Nova Monte Verde) sofrem com falta de energia e sinal de telefone bom, e claro com os isolamentos no período chuvosos e buracos acompanhados de poeira no período da seca na MT 208, Rodovia com trafego intenso de veículos, conhecida no extremo norte também por acumular acidentes automobilísticos,  resultado da combinação entre as péssimas condições da estrada não pavimentada e da falta de sinalização.


Fonte:24 horas News.

Ônibus que voltava de Cuiabá para Juína bate de frente com carreta e deixa 10 feridos

Mais um veículo da Empresa Tut Transportes se envolveu em acidente na MT-170. O fato ocorreu por volta das 05h desta segunda-feira, 23 de janeiro, há 10 km de Brasnorte, no sentido Juína.

Segundo informações apuradas pela reportagem da Rádio Metropolitana FM, o ônibus, que fazia a linha Cuiabá x Juína e que teria saído às 20h da capital mato-grossense, se dirigia para Juína quando bateu de frente com uma carreta.

Os detalhes dão conta que a colisão foi provocada por outro acidente, já que havia na contra-mão uma carreta tombada e do outro lado, às margens da rodovia, um veículo com um caminhão o puxando.

Para não abalroar no caminhão o ônibus desviou e acabou batendo frente com a carreta. Com o impacto várias pessoas que estavam no ônibus sofreram escoriações pelo corpo.

As informações são de que pelo menos 10 pessoas ficaram feridas. Os casos mais graves são de duas pessoas, onde uma quebrou o maxilar e a outra levou um corte na boca.

De imediato a Polícia Militar de Brasnorte foi acionada, assim como ambulâncias e unidades do SAMU daquela cidade. As pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Brasnorte para os devidos atendimentos.

O último acidente envolvendo veículos da Tut Transportes ocorreu no dia 09 de novembro de 2011, no km 02 da MT-170, próximo a uma madeireira, antes do Frigorífico Guaporé, onde um ônibus escolar da Prefeitura de Juína parou para pegar alunos e um da Tut que vinha de Vilhena colidiu na traseira deixando 17 crianças feridas.

Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM   

domingo, 22 de janeiro de 2012

Destroços de avião encontrados na mata fechada intrigam moradores do interior de Mato Grosso


A polícia e comunidade de Apiacás (a 1.010 km) de Cuiabá está intrigada com os destroços de uma aeronave de pequeno porte desvendada no meio da mata fechada a 80 quilômetros do município, um caso que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve investigar em breve.

Catadores de castanhas que trabalham no meio da mata, mais especificamente numa parte da fazenda São Lourenço, encontraram por acaso os destroços do monomotor em meio às plantas – inclusive com uma embaúba de porte médio nascida entre as ferragens, denotando que o acidente que levou a aeronave até o chão ocorreu há muito tempo, mais de dez anos.

A notícia chegou até a polícia, que foi ao local com os catadores de castanha e o dono da fazenda para averiguar. A fazenda é distante cerca de 80 km do centro do município e o local dos destroços estava ainda sete outros quilômetros adentro, cinco até um riacho e outros dois a pé numa trilha feita pelos castanheiros.

O avião de pequeno porte foi encontrado com parte enterrada na terra. Parte da pintura de sua carcaça continua perceptível, como as placas brancas e as faixas amarelas. Entretanto, o avião está quase todo já enferrujado e com sinais de incêndio.

Três pedaços de material que os policiais acreditam ser tecido ósseo foram retirados e levados para a investigação a fim de se apurar quem era o piloto do avião. Outros objetos que devem ajudar nesse sentido são um revólver, mas cuja numeração está ilegível devido à ferrugem, e uma tarjeta do motor do avião que pode conter informações úteis sobre a procedência da aeronave.

O 2º sargento Sebastião Oliveira, do 1º pelotão da Polícia Militar (que atendeu o caso) informou que talvez seja possível verificar o número da aeronave se parte da carcaça for desenterrada.

Ele também comentou que, assim que a notícia da descoberta dos destroços se espalhou, houve quem pensasse que trata-se do avião conduzido pelo piloto Eduardo, que também teria desaparecido no final da década de 80, mas os familiares dele foram até o local e constataram que não se tratava da mesma aeronave.



Da Redação - Renê Dióz
Foto: 1º pelotão da Polícia Militar Apiacás