Para o próximo ano serão mais R$ 500 milhões. Segundo Silval Barbosa, estradas diminuirão desigualdades regionais
Parte das obras do programa MT Integrado começam a ser feitas neste mês. Segundo o governador Silval Barbosa (PMDB), até março Mato Grosso terá mais de 44 frentes de serviço em diversas regiões.
Para este ano, o Governo do Estado tem um orçamento de R$ 1 bilhão. Em 2014 serão mais R$ 500 milhões.
O objetivo do programa “Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo” é interligar municípios mato-grossenses através de, pelo menos, uma via de acesso pavimentada. O prazo final, de acordo com o próprio governador, é em 2014, quando Silval também deixa o cargo.
O valor total foi possível por meio de empréstimo via Banco do Brasil, assinado na última semana de dezembro passado. Segundo o governador, o financiamento gerará juros de 2% ao ano.
A meta é que, a partir da conclusão das obras, Mato Grosso diminua as desigualdades regionais.
“A região de Araguainha, Torixoréu e Ponte Branca, por exemplo, é rica, com potencial de desenvolvimento muito grande, mas por si só não consegue, precisa de infraestrutura. Vamos corrigir uma desigualdade regional”, disse Silval.
“Da mesma forma, Colniza, Cotriguaçu, Aripuanã e Juruena são localidades com alta potencialidade, mas sem infraestrutura. A região do Araguaia é outro exemplo, em alguns locais chegou energia agora. Nós sabemos que por meio do programa haverá oportunidade real, que essas pessoas que produzem terão como escoar sua produção. É para isso que estamos preparando o Estado”, completou.
Rodovias
De acordo com o governador, ao longo deste ano serão mais de 44 frentes de serviço em diversos municípios. Até o momento, são 12 trechos rodoviários a serem executados.
Os já licitados incluem: a MT-140, primeiro no trecho de Santa Carmem a Vera e, segundo, no entroncamento da BR-364/163 com a BR-070; a MT-413, no trecho de Santa Terezinha; a MT-320, no entroncamento da BR-163, saída de Marcelândia.
Também já estão licitados trechos na MT-251/110, no entroncamento da BR-158, entre Nova Xavantina e Campinápolis; na MT-322, no trecho de Novo Santo Antônio a Serra Nova Dourada; e na MT-100, nos entroncamentos da BR-364, MT-299 e MT-463, que dá acesso aos municípios de Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho.
As rodovias que ainda devem ser licitadas este ano são: a MT-358, no entroncamento da MT-339 e MT-480, que incluem trechos nas cidades de Progresso, Tangará da Serra e sub-trechos para a Unemat de Tangará, onde haverá duplicação da pista; a MT-423, que abrange as cidades de Cláudia e União do Sul; e a MT-170, que terá dois trechos, divididos em lotes 1 e 2, para as cidades de Juruena e Cotriguaçu.
Confira a tabela da extensão de pavimentação:
Para este ano, o Governo do Estado tem um orçamento de R$ 1 bilhão. Em 2014 serão mais R$ 500 milhões.
O objetivo do programa “Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo” é interligar municípios mato-grossenses através de, pelo menos, uma via de acesso pavimentada. O prazo final, de acordo com o próprio governador, é em 2014, quando Silval também deixa o cargo.
O valor total foi possível por meio de empréstimo via Banco do Brasil, assinado na última semana de dezembro passado. Segundo o governador, o financiamento gerará juros de 2% ao ano.
A meta é que, a partir da conclusão das obras, Mato Grosso diminua as desigualdades regionais.
“A região de Araguainha, Torixoréu e Ponte Branca, por exemplo, é rica, com potencial de desenvolvimento muito grande, mas por si só não consegue, precisa de infraestrutura. Vamos corrigir uma desigualdade regional”, disse Silval.
“Da mesma forma, Colniza, Cotriguaçu, Aripuanã e Juruena são localidades com alta potencialidade, mas sem infraestrutura. A região do Araguaia é outro exemplo, em alguns locais chegou energia agora. Nós sabemos que por meio do programa haverá oportunidade real, que essas pessoas que produzem terão como escoar sua produção. É para isso que estamos preparando o Estado”, completou.
Rodovias
De acordo com o governador, ao longo deste ano serão mais de 44 frentes de serviço em diversos municípios. Até o momento, são 12 trechos rodoviários a serem executados.
Os já licitados incluem: a MT-140, primeiro no trecho de Santa Carmem a Vera e, segundo, no entroncamento da BR-364/163 com a BR-070; a MT-413, no trecho de Santa Terezinha; a MT-320, no entroncamento da BR-163, saída de Marcelândia.
Também já estão licitados trechos na MT-251/110, no entroncamento da BR-158, entre Nova Xavantina e Campinápolis; na MT-322, no trecho de Novo Santo Antônio a Serra Nova Dourada; e na MT-100, nos entroncamentos da BR-364, MT-299 e MT-463, que dá acesso aos municípios de Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho.
As rodovias que ainda devem ser licitadas este ano são: a MT-358, no entroncamento da MT-339 e MT-480, que incluem trechos nas cidades de Progresso, Tangará da Serra e sub-trechos para a Unemat de Tangará, onde haverá duplicação da pista; a MT-423, que abrange as cidades de Cláudia e União do Sul; e a MT-170, que terá dois trechos, divididos em lotes 1 e 2, para as cidades de Juruena e Cotriguaçu.
Confira a tabela da extensão de pavimentação:
Fonte: ISA SOUSA DA REDAÇÃO
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