Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Unemat abre 900 vagas em especializações

Cursos são de Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão em Saúde


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou edital para preenchimento de 900 vagas em cursos de especializações “lato sensu” gratuitas pela modalidade de ensino a distância pela UAB/Unemat (Universidade Aberta do Brasil). As inscrições começam no dia 17 de dezembro pelo site www.unemat.br/ead e seguem até o dia 30 de janeiro de 2013.

Os cursos oferecidos são Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão em Saúde e podem ser feitos em um dos polos da UAB nos municípios de Arenápolis, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Juína e Sapezal. Em cada uma dessas cidades são oferecidos 50 vagas nos três cursos.

As especializações tem carga horária total de 510 horas e 70% das vagas destinam-se a servidores públicos efetivos das esferas: estadual, federal e municipal. No caso de não preenchimento dessas vagas, as mesmas podem ser preenchidas por pessoas da comunidade.

Para se inscrever, os interessados devem possuir diploma de nível superior, preencher a ficha de inscrição disponível em www.unemat.br/ead e entregar os documentos comprobatórios no polo presencial para o qual se inscreveu ou postar os documentos via correios (AR ou SEDEX) até o dia 31 de janeiro.

O processo de seleção dos cursos de especializações consiste em análise de currículo. As inscrições aceitas serão divulgadas no dia 14 de fevereiro e o resultado final será conhecido no dia 16 de março.

Fonte: Redação Mídia News

Ministério da Educação aponta a AJES como a MELHOR Instituição de Ensino de Mato Grosso

A AJES é classificada  como a melhor Instituição de Ensino de Mato Grosso no índice Geral de Cursos (IGC).

O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.

O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

Em Mato Grosso, nenhuma Instituição obteve a nota máxima que é 5, todavia  com conceito 4, foram classificadas 3 instituições: em Primeiro lugar a AJES de Juína com IGC Continuo 3,27 = IGC Faixa 4, em Segundo lugar a Faculdade Centro de Mato Grosso de Sorriso com IGC Continuo 3,13 = IGC Faixa 4 e a UFMT de  com IGC Continuo 3,08 = IGC Faixa 4.

Com índice de IGC Faixa 3, foram Classificadas 18 Instituições de Ensino, inclusive destas 2 são de Ensino Público e as demais Instituições Privadas. Com conceito abaixo do exigido pelo Ministério são 24 Instituições de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa   

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Votorantin apresenta a Silval projeto para construir mina de zinco em MT

Um projeto de exploração de minérios na cidade de Aripuanã foi apresentado, nesta quarta-feira, ao governador Silval Barbosa por um grupo de diretores da Votorantim Metais. Trata-se de um investimento de R$ 400 milhões para construção da segunda maior mina de zinco do Brasil.

O diretor de exploração mineral da Votorantim, Jones Belther, explica que a mina deverá produzir 55 mil toneladas de zinco, 20 mil toneladas de chumbo e seis mil toneladas de cobre. "Concluiremos o estudo de pré-viabilidade no primeiro trimestre de 2013. O estudo de viabilidade terminará em 2014. Feito isso, inicia-se a construção do projeto, que deve ser concluído no início de 2016, pois são 18 meses de construção", explica o diretor.

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, investimentos como esse representam mais emprego, renda, melhorias em logística e infraestrutura, principalmente para a região noroeste do estado, que concentra a maior região mineralizada de Mato Grosso, segundo Nadaf.

"É o momento mineral do Estado, temos vários projetos sendo implantados. Ano que vem já começa a efetivação do fosfato em Mirassol D"Oeste, que vai ser uma redenção para a produção agrícola de Mato Grosso. Temos zinco e cobre em outras regiões, além do crescimento do ouro. Somos hoje o quarto estado brasileiro em requerimento de exploração mineral, mas já chegamos a ser o 11º há oito anos", comemora o secretário.

Fonte: Caroline Lanhi

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Convênio entre TRT, SRTE e Prefeitura de Juína beneficiará população de Cotriguaçu e outros seis municípios

Os trabalhadores de Juína que atualmente precisam se deslocar 500Km, até Tangará da Serrra, para dar entrada no pedido de seguro-desemprego passarão a acessar o benefício no próprio município.
A  mudança atende reivindicação da população local e de outros sete municípios da região noroeste do Estado e será possível graças a um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Juína, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).
O convênio foi acertado esta semana em reunião realizada na sede do Tribunal, em Cuiabá, com a presença do desembargador-presidente Tarcísio Valente, o superintendente da SRTE, Valdiney Arruda, e o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo.
Além de dar entrada no seguro-desemprego, a estrutura a ser montada no município atenderá a população na homologação de rescisão de contrato de trabalho e informações acerca de direitos trabalhistas.
Inicialmente, o convênio atenderá os trabalhadores dos municípios de Juína, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Cotriguaçu, Colniza e Juruena. No entanto, o presidente do TRT colocou-se à disposição para que seja assinado convênio estendendo esse serviço para os municípios onde o exista vara do trabalho e que não exista agências do Ministério do Trabalho.

Mario Alvim
Assessoria de imprensa