Um projeto de exploração de minérios na cidade de Aripuanã foi apresentado, nesta quarta-feira, ao governador Silval Barbosa por um grupo de diretores da Votorantim Metais. Trata-se de um investimento de R$ 400 milhões para construção da segunda maior mina de zinco do Brasil.
O diretor de exploração mineral da Votorantim, Jones Belther, explica que a mina deverá produzir 55 mil toneladas de zinco, 20 mil toneladas de chumbo e seis mil toneladas de cobre. "Concluiremos o estudo de pré-viabilidade no primeiro trimestre de 2013. O estudo de viabilidade terminará em 2014. Feito isso, inicia-se a construção do projeto, que deve ser concluído no início de 2016, pois são 18 meses de construção", explica o diretor.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, investimentos como esse representam mais emprego, renda, melhorias em logística e infraestrutura, principalmente para a região noroeste do estado, que concentra a maior região mineralizada de Mato Grosso, segundo Nadaf.
"É o momento mineral do Estado, temos vários projetos sendo implantados. Ano que vem já começa a efetivação do fosfato em Mirassol D"Oeste, que vai ser uma redenção para a produção agrícola de Mato Grosso. Temos zinco e cobre em outras regiões, além do crescimento do ouro. Somos hoje o quarto estado brasileiro em requerimento de exploração mineral, mas já chegamos a ser o 11º há oito anos", comemora o secretário.
Fonte: Caroline Lanhi
Nenhum comentário:
Postar um comentário