Foto DN Notícias
|
Campeão de votos e eleito para exercer seu primeiro mandato, o vereador peemedebista José Carlos Batista (Carlinhos) do distrito de Nova União, esteve presente na Oficina realizada pelo Consórcio Vale do Juruena na cidade de Juruena. O representante do município de Cotriguaçu e em especial Nova União, onde reside, aproveitou o encontro e fez várias reivindicações.
Para Carlinhos, a reunião foi de bom proveito. “Conseguimos sentir a força que a união nos dá, temos certeza que juntos podemos cobrar e sermos atendidos pelos governos tanto da esfera estadual, quanto da federal. Devido o nosso colégio eleitoral ser bem pequeno, muitas destas demandas um município só jamais consegue, mas uma vez que organizados juntos unidos conseguimos competir com os grandes centros” disse o parlamentar.
Ainda sobre o encontro, ele conta estar satisfeito porque Nova União em sua visão nunca teve uma representação tão direta como esta tendo desta vez. Em nome do povo de Nova União ele agradece aos companheiros que acataram e deram importâncias as demandas. “Agradeço o prefeito anfitrião Cecílio no qual nos concedeu a honra de se reunir em sua cidade Juruena. Agradeço também a presidenta do Consórcio prefeita Rose e a secretária Francisca de Almeida e aos demais companheiros que estiveram presentes” agradeceu.
Confira em Carta enviada ao CotriOnline as cobranças feitas pelo vereador Carlinhos.
Nos dias 14 e 15 de fevereiro estivemos reunidos com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Vale do Juruena, onde conseguimos fazer um diagnóstico bem completo de toda nossa região, e compreendemos as dificuldades, e as demandas dos municípios, que são praticamente as mesmas, falta de estradas, que impedem os acessos, e a falta de investimento na área da agricultura e pecuária.
A área mais discutida foi à de produção do leite, a industrialização em grande escala e o aproveitamento de todos derivados do leite, como o soro que é hoje é jogado fora causando danos e impactos ambientais.
A área mais discutida foi à de produção do leite, a industrialização em grande escala e o aproveitamento de todos derivados do leite, como o soro que é hoje é jogado fora causando danos e impactos ambientais.
Debatemos também o melhoramento genético e o investimento nas produções do café e do cacau. A industrialização destes produtos em nossas cidades, porque hoje a nossa produção sai bruta e com isso nós perdemos muito como os empregos que deixam de ser gerados em nossos municípios e também nos valores dos produtos que saem daqui com um valor muito baixo.
Abordamos também a exploração das riquezas naturais, o eco-turismo a extração de madeiras, castanha e outros derivados da natureza.
Abordamos também a exploração das riquezas naturais, o eco-turismo a extração de madeiras, castanha e outros derivados da natureza.
A Madeira: melhorar o aproveitamento desta riqueza que é tão importante para a nossa região, e que infelizmente até os dias de hoje é mal aproveitado, sai bruta deixando de gerar empregos e fontes de renda. Quando poderíamos estar beneficiando e fabricando os móveis, tacos etc. e por sua vez são beneficiadas em outras cidades até mesmo em outros estados e nós é quem saímos perdendo.
A Castanha: uma das grandes riquezas de nossa região que por falta de investimento hoje ainda perdemos a maior parte deste bem tão precioso, discutimos o investimento no fortalecimento das cooperativas e a implantação de indústria destinada ao aproveitamento da castanha, como a fábrica de óleo e de outros produtos alimentícios de derivados da castanha.
Cada município colocou em pauta as suas demandas, e eu, como vereador representando o município de Cotriguaçu, e em especial Nova União como já havia discutido antes com os demais companheiros aqui do distrito, os vereadores Carlão da Ambulância (PMN), Ademar Padeiro (PP), Otaíde Trento (PP), o vice-prefeito Coquinho (PSDB), o Administrador de Nova União Sr. Levi o Coordenador de Saúde de Nova União David Lima Lopes, solicitei para o distrito de Nova União e Região:
A construção de farinheiras.
A construção de um laticínio para atender a nossa produção de leite, que hoje já é de 180.000 (cento e oitenta mil) litros de leite por mês e que até 2014 iremos atingir mais de 500.000 (quinhentos mil) litros.
A construção de um viveiro de mudas.
A construção de um PA (pronto de atendimento de saúde).
A construção de um ginásio de esportes.
A construção de um mini-estádio de futebol.
A aquisição de duas ambulâncias sendo uma para o distrito de Nova Esperança e outra para a comunidade do Lambari.
Solicitei junto com os demais municípios presentes 180.000 (cento e oitenta mil) mudas de banana com genética modificada e resistente as doenças que sofrem os nossos bananais.
Solicitamos que o Consórcio intervenha junto ao INCRA na construção e recuperação de estradas e a liberação de crédito habitacional para a recuperação de casas nos assentamentos da nossa Região.
Ao fim, agradeço a Deus pelas vitórias, pela força que ele tem nos dado até aqui, de nos unir com bons companheiros, competentes e honestos.
José Carlos Batista
Vereador