Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 10 de março de 2012

SIMNO e parceiros iniciarão Caravana Sustentável pelo Noroeste de MT


No dia 13 o evento acontecerá em Cotriguaçu às 19h.

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), atualmente segunda maior entidade do setor de Base Florestal do estado com quase 140 associados, busca na atual gestão a liderança. “Nossa intenção é ser o primeiro. Para isso queremos contar com pelo menos 200 associados até o fim da gestão” – destacou o presidente Roberto Rios de Lima.


Para unir e aproximar ainda mais os empresários do setor, o SIMNO realizará a partir da próxima segunda-feira, 12 de março, “Caravanas Sustentáveis” em seis cidades do polo (Brasnorte, Cotriguaçú, Juruena, Colniza, Aripuanã e Juína).


A caravana contará com a participação de representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 


“O objetivo é mostrar para o empresário que o sindicato está envolvido com as questões do dia-dia dele, o que podem dificultar, o que pode se tornar um problema com os órgãos” - explicou Valdinei Bento, diretor executivo do sindicato.


De acordo com Bento, os participantes da caravana também terão a oportunidade de conhecer os problemas de perto, como por exemplo, as dificuldades que o setor enfrenta com os órgãos ambientais e até mesmo, de logística, com as dificuldades em estradas que nessa época do ano ficam quase intransitáveis. 


“Assim poderemos criar documentos para cobrar providências de cada órgão, se é estrada, vamos cobrar melhorias, e assim por diante. Serão reuniões para coleta de demanda para que a gente possa atender” – enfatizou.


A Caravana Sustentável começa suas atividades no dia 12/03 às 19 horas no município de Brasnorte. No dia seguinte, no mesmo horário, será em Cotriguaçu. No dia 14 serão em duas cidades, Juruena, às 9 horas da manhã e Colniza às 19h30min. 


No dia 15 o evento acontecerá em Aripuanã às 19h30min e será finalizado em Juína no dia 16. Além desta, outras duas caravanas estão previstas para os meses de julho e novembro deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SIMNO   

Cotriguaçu - Sargento Carlos José fala das ações da PM


Foto: Site CotriNotícias

Em entrevista na manhã de ontem sexta feira (09), o Sargento Carlos José falou das operações feitas pela guarnição nesse ano de 2012, foram mais de 70 ocorrências, envolvendo furtos, acidentes, algumas apreensões de entorpecentes, a até bandidos que foram tirados de circulação. Algumas dessas ações na sua maioria solucionadas por denuncias anônimas, através do telefone 190, o qual não precisa se identificar.


Com uma guarnição de 07 policiais em seu destacamento, trabalhando em rondas diárias e noturnas, procurando sempre o bem estar da sociedade. O Sargento lembrou que esse ano terá novamente o curso do PROERD uma campanha que já foi feita no ano passado com grande êxito no município, e que agora volta com mais força ainda, levando até as famílias mais orientações para o acompanhamento dos filhos adolescentes.

No ano passado tivemos 04 jovens do município, que entraram para a corporação, e a pedido de alguns ouvintes o sargento destaca que agora a formação sendo em Juína fica mais fácil para os interessados tantos homens quanto mulheres que desejam fazer parte da PM participar, o interessado pode acessar o site www.pmmt.bov.br para maiores informações, e que só falta um repasse do Governo Estadual para que seja feita uma nova chamada ainda esse ano. O Sargento que já trabalhou durante 05 anos no distrito Nova União tem uma política de trabalho eficaz, que é sempre trazer a população para perto da polícia, e com essa aproximação fica mais fácil um trabalho em conjunto com a sociedade para resolver vários crimes, através das denuncias anônimas, ou mesmo diretamente ao destacamento onde os casos são investigados em sigilo.

Ao final indagado sobre algum abuso em abordagens feitas por algum policial, ele destaca que o prejudicado o procure e faça à reclamação, que serão tomadas as medidas cabíveis que o caso requer, como uma sindicância no caso, e deixou os telefones para contato 066 8453-2660 da viatura, 065-3939 da central em Cuiabá, e o 190 que e do destacamento.

Fonte: Picco CotriNotícias

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cotriguaçu - Município recebe patrulha mecanizada


Foto de Reprodução

A prefeitura municipal de Cotriguaçu contemplou essa semana a comunidade Nova Aliança, localizada a 35 km da sede na cedere 02 com uma patrulha mecanizada. Foi destinada a comunidade um trator traçado com implementos, o requerimento aconteceu ano passado ao Deputado Federal Homero Pereira, que devido à produção leiteira e a agricultura familiar, seria de grande importância a aquisição de um trator para fazer uso entre as 100 famílias que ali residem.

Uma questão muito importante para a vinda do maquinário, já destinado a associação Nova Aliança, foi o motivo da organização dos documentos da entidade, fato esse que facilitou os tramites, como nos relatou o Secretário de Agricultura Jair Klasner, o secretário já esta fazendo um levantamento entre todas as associações, dando suporte técnico, para que regularizem a parte burocrática das que estão pendentes.

Fonte: Assessoria de imprensa

CASTANHEIRA – PM PARTICIPA DE PASSEATA E DISTRIBUI ROSAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER

Na manhã de ontem 08.03, os policiais militares do município de Castanheira, saíram às ruas juntamente com várias entidades em realizaram uma passeata em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Mesmo debaixo de chuva com faixas e cartazes, os participantes conscientizaram a população em prol da luta da violência contra a mulher, realidade essa existente em nossa sociedade.
Os militares aproveitaram o momento e fizeram a distribuição de mais de 200 botões de rosas para as mulheres castanherenses.
Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

quinta-feira, 8 de março de 2012

Cotriguaçu – Após “pressão” de vereadores e populares, médico é demitido


Foto: Retirada da internet
Na última terça feira (06), a vereadora Rose esteve no hospital municipal juntamente com populares onde manifestavam contra o mau atendimento por parte de um dos médicos que atendem a população cotriguaçuense.
Entenda o caso:
Ocorre que no dia 02 as 10h45 (sexta-feira), a paciente Paula gestante com sangramento e sentindo fortes dores encaminhada ao hospital juntamente com o SAMU, teria sido ofendida com palavras de baixo calão por parte do Dr. Robson Moren, “no momento eu estava muito nervosa, estava sentindo dores e perdendo liquido e quando ele chegou, já chegou de maneira grosseira falando que o SAMU só trazia porcaria, me examinou e disse que eu não tinha nada, foi quando a enfermeira chamou pelo Dr. André, esse me examinou e constatou que eu necessitava de medicamentos, agradeço a ele, se não fosse ele eu teria perdido meu bebe” conta a vítima.
Após o mau atendimento o plantonista Robson e o marido da vítima teriam trocado agressões físicas e o caso foi parar na delegacia para o registro de boletim de ocorrências.
Sentindo se revoltados com a situação, familiares e amigos procuraram alguns vereadores e relataram o ocorrido. A vereadora Rose, no entanto acompanhou a vítima até o hospital municipal, onde com um grupo de pessoas convidaram a imprensa local para iniciar o manifesto exigindo melhorias no atendimento e urgentemente uma atitude por parte do Secretário de Saúde Jonas Silveira sobre o caso, mais que isso a população exigia a demissão do “profissional”.
A Sra. Solange Taborda vitima de mau atendimento em meses anteriores, conta que vem desde o fim do ano de 2011 reunindo assinaturas em um abaixo-assinado, a mesma conta que já chegou a ser chamada de “drogada e que era louca” pelo Dr. Robson Moren.
Segundo a vereadora Rose eram inúmeras e constantes as reclamações feitas a ela por parte da sociedade aos maus atendimentos do profissional, inclusive reclamações feitas à câmara de vereadores.
A assessoria de imprensa da prefeitura municipal ainda na terça feira (06) publicou em seu site que, o secretário de saúde demitiu o profissional.
Texto: André Silveira

18 anos de prisão: Júri de assassinos de policial militar não será anulado, decide Câmara Criminal

Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negaram Recurso de Apelação feita pelo apenado Alessandre Sabatine Scarmagnani, o "Polaquinho", 30 anos, mantendo inalterado o júri popular que o condenou à pena de 18 anos e 3 meses de prisão no regime fechado.

Polaquinho foi considerado culpado em 23 de setembro de 2009 pelo assassinato do policial militar Rondinelis Mendes Dias. O homicídio foi consumado com a participação de outro acusado, sentenciado a 15 anos de prisão, Juvercino Antônio Gomes, o "Ezinho". Polaquinho está preso desde 2007.

O soldado Rondinelis foi morto com dois tiros, um no antebraço e outro nas costas, por volta das 02h10 do dia 06 de maio de 2007, um domingo, em Rolim de Moura. Segundo as investigações da polícia, naquela noite ele voltava de uma festa e ia para a casa dos pais quando foi interceptado por dois homens em uma moto, na RO-010, saída para Nova Brasilândia.

O passageiro do veículo teria sacado de uma arma, um revolver calibre 38 e efetuado os disparos. O PM ainda tentou se embrenhar no mato, mas morreu em seguida. Segundo as investigações da polícia, "Polaquinho" foi o mandante do crime. Ao comparsa, ofereceu a quantia de R$ 5 mil para acabar com a vida do policial.

Os motivos do crime foram desacertos comerciais entre os dois. Alessandre foi preso seis meses depois do crime. Já Juvercino passou um ano foragido. Em julho do ano passado ele acabou sendo preso por policiais do serviço de inteligência da PM de Rolim de Moura, na cidade Cotriguaçu em Mato Grosso.

"Polaquinho" é acusado de outro crime, a morte de um adolescente, que foi espancado até a morte e depois teve o corpo jogado no rio Machado, amarrado a uma pedra.
 
Do site Rondônia Dinâmica

Juína - Presidente da Câmara é condenado pela Justiça por compra de votos

Fonte: Assessoria MPE-MT   

Foto: Site JNMT

A Justiça julgou procedente denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral e condenou o vereador do município de Juína, Zulmar Curzel, conhecido como 'Carequinha', pelo crime eleitoral de 'compra de votos', ocorrido durante do pleito eleitoral de 2008. O parlamentar foi condenado a uma pena de um ano e dez meses de reclusão, a qual foi substituída pela prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo mensal à uma entidade filantrópica pelo mesmo período.

A promotora de Justiça Fabíola Fuzinatto Valandro informou que o vereador poderá se tornar inelegível por até 8 anos em virtude da 'Lei da Ficha Limpa', caso não consiga reverter a decisão. “Como efeito da sentença penal condenatória, caso haja recurso e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirme a decisão ou com o trânsito em julgado da sentença, o réu Zulmar Curzel incidirá na 'Lei da Ficha Limpa'”, afirmou ela.

Além do vereador, a eleitora Maria Aparecida de Jesus, que também participou das negociações, foi condenada à prestação de serviços à comunidade. O Ministério Público afirma que, durante os dias que antecederam o período eleitoral de 2008, o vereador fez promessas de repassar quantias em dinheiro aos eleitores, dentre eles, a ré Maria Aparecida, que confirmou que o vereador prometeu dar-lhe R$ 50,00, caso fosse reeleito.

De acordo com a decisão judicial, a condenação do vereador ao pagamento de um salário mínimo mensal deverá ser feito em gênero alimentício à uma entidade pública ou privada. Já a pena a ser cumprida pela vendedora Maria Aparecida de Jesus deverá ser de uma hora de tarefa durante o período de um ano e três meses, podendo cumprir em menor tempo, porém, nunca inferior à metade da pena estabelecida. A decisão foi proferida pelo juiz de Direito Edson Dias Reis, na última sexta-feira (02.03).

AFASTAMENTO – Na decisão, o juiz determinou que, após esgotar todas as instâncias recursais, seja informada à Câmara Municipal de Juína que declare a perda do mandato do vereador Zulmar Curzel.

Cotriguaçu - Cotonette começa temporada de treinos e mira competições


Foto: Site CotriNotícias
O município de Cotriguaçu se orgulha em ter o jovem e promissor piloto de moto cross João Cotonette, que aqui começou as primeiras experiências com moto muito cedo, desde os seus 11 anos, agora aos 16 anos apesar da pouca idade, já tem muita bagagem, alem dos campeonatos regionais, já participou do Brasileirão no ano de 2010 na sua categoria, onde esteve por todo Brasil nas etapas em quase todos os estados.

Começando a temporada 2012 já esta em ritmo de treinos acelerados na pista do Moto Clube Alto Nível, fazendo preparo físico, marcação de tempo, sendo sempre acompanhado de perto pelo seu treinador Fernando “fuinha”, que alem de ser seu mecânico, é quem faz a parte de preparação física. Nesse ano já estão marcadas duas competições que serão disputadas, o Regional de Moto Cross, o Estadual Mato-grossense e possivelmente algumas etapas do Brasileirão.

Nos treinamentos esta usando uma moto importada 250 YZF que tem grande desempenho na pista, o piloto já tem recebido patrocínio de alguns empresários que o incentivam como Sr. Valdir Bernardi, Dr. André Silveira e a empresa Cotrisserra, todos já firmaram apoio, e aguardam um apoio maior para manter a estrutura durante todo ano.

Fonte: Picco CotriNotícias

Frase do dia

"A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova"

                                                                                         Léon Tolstoi

quarta-feira, 7 de março de 2012

Artigo - A mulher na História

Ines Martins

Inês Martins  
“Nunca fui capaz de responder a grande pergunta: o que uma mulher quer?” (Sigmund Freud)
   (Desculpe-me, prezado leitor, mas a data e a comemoração justificam o texto um pouco mais longo)

Nesta quinta-feira, 8 de março, pela 37ª vez, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Embora a data exista há mais de um século, a Organização das Nações Unidas (ONU) só a reconheceu em 1975, através de um decreto. A fixação desta data é o reconhecimento de um longo processo de luta, organização e conscientização da mulher no mundo. No Brasil, considera-se o dia 24 de fevereiro de 1932 como um marco na vida das mulheres. Na data, foi instituído o voto feminino. Essa foi uma conquista significativa , depois de muitos anos de reivindicações, o direito de votar e ser eleita para cargos no Executivo e no Legislativo representou também uma batalha que estava apenas começando, culminando, enfim, com uma mulher agora presidente da República, Dilma Rousseff, e a ministra Eliana Calmon, Corregedora do Conselho Nacional de Justiça. Mas isso não aconteceu da noite para o dia, por isso convido, principalmente os mais jovens, para uma breve viagem pela história.

“A mulher, desde os primórdios da humanidade, vem participando das lutas e conquistas do homem, embora, muitas vezes, na obscuridade, no anonimato. A realidade fática demonstrou que, em milênios, só foi considerada a sua função de conceber e gestar. E não nos encontramos muito longe desta concepção... Nem sempre foi valorizada a sua contribuição, que além da procriação e educação dos filhos, se refletia no zelo e no trabalho caseiro, na agricultura, no pastoreio e no artesanato doméstico.

A mulher egípcia gozava de mais honrarias e poderes do que as mulheres de toda a antiguidade, compartilhando com o chefe da família todos os privilégios. Por sua posição destacada na hierarquia social, chegou mesmo a suceder no trono em muitas dinastias. Sua natureza fecundante era divinizada. Numa das mais antigas civilizações, a egéia, a mulher gozou de completa igualdade de direitos dos homens, participando de atividades públicas e privadas, além de competições esportivas como lutadora e toureira. Na antiguidade oriental, prevaleceu o patriarcado e o repúdio drástico ao aborto e ao adultério. A mulher ocupava um lugar obscuro na organização social. Com raras exceções, sua situação era das mais servis.

Na Índia, embora a mulher também fosse divinizada pela sua missão concepcional, era excluída das cerimônias e deveres civis. Na Grécia, confinada ao gineceu, a situação da mulher era das mais insignificantes e obscuras. Já em Roma, as mulheres viviam no atrium, e eram iguais em dignidade a seus maridos, em contraposição à mulher grega, quase escrava. Podiam estudar; só não podiam exercer cargos públicos, privativos dos homens. O divórcio lhe era permitido, e solteira ou casada, a mulher era cumulada de atenções e prestígio social. Todavia, com a lei das Doze Tábuas, a mulher não tinha nenhum direito legal.

Com o Cristianismo, a situação foi melhorando, pois este proclamava a igualdade do homem e da mulher e instituía o casamento monogâmico. Na Idade Média, a mulher recebia educação nos conventos. Ao lado da religiosa, a instrução humanística também era ministrada. Mais tarde, nos castelos feudais, a educação feminina foi se processando. Mas a mulher do povo, em regra, era iletrada, ignorante e sem acesso à cultura.

O Renascimento, longe de trazer a lume os direitos obscurantados pelas trevas herdadas da Antiguidade e dos tempos medievais, foi quadro de uma grande perplexidade: existiam tanto mulheres míseras, famintas e calejadas do trabalho doméstico quantas condessas e princesas, que viviam no luxo, se divertindo muito para preencher o tempo livre do qual dispunham. Não obstante situações e realidades tão diversas, todas eram tratadas com igual desprezo, conservando as mesmas injustiças da Idade Média...

O Capitalismo Contemporâneo, da segunda metade do século XIX, assiste ao desenvolvimento socialista e, concomitantemente, ao antifeminismo pregado até mesmo nos sindicatos pela supressão do trabalho feminino em virtude da concorrência. Na vida política, entre 1914 e 1939, as mulheres obtiveram o direito de voto em mais de 28 países; em nações importantes, como Itália e França, isso só ocorreu na pós-Segunda Guerra.

A Segunda Guerra Mundial, como um furacão de fome, miséria e trabalhos forçados, levou consigo importantes parcelas da herança cultural da humanidade. A mulher, como maioria das populações em cada país, foi uma das principais vítimas do nazi-fascismo. "A mulher, mais do que nunca, desceu às condições de parideira e simples dona-de-casa. Muitas outras nas condições de prisioneiras, foram usadas no trabalho escravo ou como cobaias nos laboratórios onde se faziam as mais cruéis experiências. E em todo o mundo elas foram chamadas às frentes de batalha para lutar e às fábricas para produzir armas e alimentos para o front".

Terminada a guerra, em 1945, os homens retomam seus postos, perdendo a mulher, o terreno conquistado, com o aviltamento dos salários e o preconceito do trabalho da mulher casada. Todavia, um “novo horizonte estava por desabrochar...” (todo esse trecho histórico é da monografia, premiada em 13 de dezembro de 2000 pela OAB, da advogada Soraya Gulhote Kuhlmann), intitulada "A mulher frente aos direitos da personalidade".

Com essa viajem pela história, sinto que talvez seja por isso, que a justiça, a felicidade e a esperança sejam todas femininas. Será , apenas coincidência ou o indício de uma verdade incontestável? Ao refletir, vejo com alegria que inúmeras mulheres já estão fazendo diferença como vejo também com profundo pesar que algumas estão ao contrário, deixando passar a oportunidade se perdendo pelos atalhos da vida, preferindo mais o “ter” do que o “ser”.

Como sou do time das otimistas e sempre alimentada pela esperança, sei que haveremos de encontrar um denominador comum, onde aceitaremos de fato, de que a verdade, os direitos e deveres, não pertencem apenas aos homens ou as mulheres, gays ou lésbicas, tribos ou religiões e sim a humanidade toda. Portanto, parabéns a todas as mulheres que de fato, fazem a diferença e aos homens inteligentes que compreendem, aceitam, apoiam e respeitam essa “mulher”.

Inês Martins é produtora cultura, escritora, autora do concurso literário "Casos Lembrados, Casos Contados", direcionado às pessoas com idade acima de 60, poetiza, palestrante da maturidade, vovó blogueira e escreve para o Blog do Romilson toda quarta-feira (http://www.vovoantenada.com.br/)

Fonte: Blog do Romilson

Cotriguaçu - Mestranda estuda padrão de distribuição de anfíbios anuros no município de Cotriguaçu -MT

A aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Janaina da Costa Noronha, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade no dia 12 de março, às 14h30, no auditório de Biodiversidade.

Orientada pelo professor doutor Domingos de Jesus Rodrigues, a mestranda defenderá a dissertação "Padrão de distribuição espacial e temporal de uma comunidade de anfíbios anuros no sul da Amazônia".

A banca será composta pelos professores doutores Selvino Neckel de Oliveira, Christine Strüssmann, Adelina Aparecida Francisca Ferreira (suplente) e pelo professor doutor Domingos de Jesus Rodrigues (orientador).

Resumo - A dependência da qualidade ambiental tem demonstrado que a estruturação das comunidades de anfíbios anuros é altamente influenciada por fatores bióticos e abióticos. Esses fatores são responsáveis pela estruturação das comunidades animais e vegetais na Amazônia e geram os padrões atuais de distribuição das espécies.

Os objetivos do estudo foram avaliar os efeitos das variáveis ambientais sobre a distribuição espacial da comunidade de anuros, bem como sua distribuição temporal.

Durante uma estação chuvosa foram realizadas três amostragens (início, meio e fim) de anfíbios anuros. Em cada amostragem foram percorridas 12 parcelas de 250 m, distribuídas em uma área de 5 Km² na Fazenda São Nicolau, município de Cotriguaçu (MT).

Foram usados os métodos de busca auditiva/visual simultaneamente. As variáveis ambientais coletadas em cada parcela foram: número de árvores, altitude, pH, porcentagem de argila e areia do solo, abertura de dossel, volume de serrapilheira e distância do córrego mais próximo. A dimensionalidade dos dados foi reduzida a duas dimensões pelo método de escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) utilizando dados de abundância e ocorrência. Para analisar a influência das variáveis sobre o padrão da comunidade foram realizadas regressões múltiplas multivariadas.

A variação temporal da comunidade foi analisada com dados de ocorrência através da análise de Procrustes. Foi registrada a presença de 466 indivíduos distribuídos em 21 espécies. A espécie que apresentou o maior número de indivíduos foi Pristimantis sp. com 67,9% do total. A altitude afetou a composição de espécies de anuros com dados de abundância. Houve diferença na composição da comunidade de anuros entre o início, meio e fim da estação chuvosa.

O resultado do estudo mostra que a composição da comunidade de anfíbios anuros é estruturada pela altitude, evidenciando a importância da disponibilidade de habitats reprodutivos para a distribuição das espécies. A área de estudo de 5 Km² abriga proporcionalmente um maior número de espécies que outras localidades da Amazônia, porém com um número inferior de indivíduos, evidenciando a importância de novos estudos em regiões inexploradas para a maior compreensão da biodiversidade da região e seus fatores estruturantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8878.

Fonte: Da Assessoria

Começa nessa 4ª feira programação do "Março Mais Mulher" em Juína


Começa na noite desta quarta-feira, 07 de março, na Câmara de Vereadores, a programação da Campanha "Março Mais Mulher, no Campo, na Floresta e na Cidade", realizada pela prefeitura de Juína, Conselho Municipal da Mulher e demais parceiros locais juntamente com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A partir das 19h30 haverá uma palestra sobre Câncer de Mama e Colo Uterino.

Confira abaixo a programação completa do "Março Mais Mulher" 2012

Dia 07/03 – 19h30 – Quarta Feira

ABERTURA
Palestra sobre Câncer de Mama e Colo Uterino
Local: Câmara municipal de Juína

Dia 08/03 – 20h00 – Quinta Feira

Dia Internacional da Mulher
Sessão solene com homenagem e entrega de títulos à Cidadãs Juinenses
Local: Câmara municipal de Juína

Dia 09/03 – 16h00 – Sexta Feira

Tarde Recreativa: Palestra Motivacional, dinâmicas e Coquetel
Local: Centro de Convivência para Idosos “Vó Paixão”

Dia 10/03 – 16h00 – Sábado

Palestra e Confraternização com as Mulheres da Indústria
Local: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria – STIMAJUR

Dia 13/03 – A partir das 18h00 – Terça Feira

Workshop com Oficinas
Local: Casa da Cultura

Dia 14/03 - 16h00 – Quarta Feira

Palestra sobre a importância do papel da Mulher na Família
Local: Oratório da Palmiteira

16/03 – 13h00 - Sexta Feira

Encontro de Mulheres do Distrito de Fontanillas
Tema: O Processo Histórico-Cultural de Subjugação e a Luta pela Emancipação da Mulher na Sociedade
Local: Escola Vinicius de Moraes

17/03 – 13h00 – Sábado

Encontro de Mulheres do Distrito de Terra Roxa
Tema: O Processo Histórico-Cultural de Subjugação e a Luta pela Emancipação da Mulher na Sociedade
Local: Comunidade Sagrada Família

Dia 17/03 – 16h00 - Sábado

Encontro de Mulheres – Talentos Femininos
Local: Maçonaria

ATENÇÃO!! Para participar da CONFRATERNIZAÇÃO, solicitamos a contribuição de um prato de doce ou salgado.

18/03 – 13h00 – Domingo

Encontro de Mulheres da Gleba Iracema I, Rio Verde, Filadélfia e Linha Paraná
Tema: O Processo Histórico-Cultural de Subjugação e a Luta pela Emancipação da Mulher na Sociedade
Local: Gleba Iracema II

22/03 – 19:30h - Quinta Feira

Debate: A Participação da Mulher na Política – Avanços e Limites da Lei de Cota de Gênero e a Proposta de Reforma Política
Local: Câmara de Vereadores

28/03 – 17h30 - Quarta Feira

Recomposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

31/03 – 13h00 – Sábado
Encontro de Mulheres Assentadas da Gleba Iracema II e III
Tema: O Processo Histórico-Cultural de Subjugação e a Luta pela Emancipação da Mulher na Sociedade.
Loca: Gleba Iracema II - Comunidade Santa Luzia.

Cotriguaçu - Em reunião prefeito apresenta novo secretariado

Na manhã de ontem terça-feira (6), o prefeito municipal da cidade de Cotriguaçu, reuniu em seu gabinete todos os secretários, na oportunidade foram discutidos vários assuntos como projetos e obras em andamento e também metas de trabalho para o mês de março.

Na ocasião foi apresentada a nova equipe de secretários do município. Um assunto que entrou em pauta da reunião foi o compromisso entre todas as secretarias em reduzir os gastos do dia-dia, pois não serão tolerados desperdícios, cada secretário assumiu o compromisso em cobrar de seus funcionários o uso adequado de ar condicionado, o cuidado com lâmpadas ligadas sem necessidade, esperando assim reduzir os gastos ao final do mês.

O secretário de Obras Cutia destacou que esta fazendo um trabalho de recuperação das estradas vicinais, trabalho esse que é emergencial devido o início das aulas, e que durante a próxima semana toda sua equipe estará realizando limpeza e recolhimento de entulhos na sede do município.

Em pauta um assunto de grande interesse foi destacado por Alexandre Lippert responsável pela pasta de administração, onde informou que o município já tem recursos em caixa para a construção de 25, 000 mil metros quadrados de asfalto, ainda segundo Lippert alguns materiais já estão chegando ao município, como a pedra brita que esta sendo depositada em frente à prefeitura, e assim que as chuvas diminuírem já será dado início as obras de pavimentação nos bairros da cidade.

Na reunião foi lembrada a cobrança da população em saber das atividades da prefeitura, e a pedido do Prefeito “kiko” todos os secretários terão o compromisso de ir à imprensa local prestar esclarecimentos das ações que estão sendo realizadas e ouvir as sugestões por parte da população.


Confira abaixo como ficou o quadro de Secretários:
Alexandre Lippert – Secretário de Administração.
Cleomar Bettega – Secretário de Finanças.
Elio Maria Franzen “Elio Tunas” – Secretário de Esportes – Lazer e Turismo
Gilvã Gerson Hoffmann "Picco" – Assessor de Imprensa
Gisele Auxiliadora Pontes de Faria – Secretária de Assistência Social
Jair Klasner “Cotcharapa” Secretário de Agricultura
Jonas Both Silveira Secretário de Saúde
Noeli Maria Lorandi Secretária de Governo
Paulino Alves Carvalho – Secretário de Educação
Roque Luiz Fernandes “Cutia” – Secretário de Obras.
Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 6 de março de 2012

Parlamentares denunciam desvio de R$ 380 mi da conta única do Estado

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deve ser aberta pela Assembleia Legislativa para investigar o suposto sumiço de mais R$ 380 milhões da conta única do governo do Estado. A denúncia foi feita pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) durante sessão plenária desta terça-feira (6). Ele afirmou já ter enviado requerimentos ao Poder Executivo em busca de informações.

“Roubalheira. Ninguém mais aguenta essa roubalheira no Estado. Temos que dar um basta nisso, dia após dia são escândalos novos. A última agora é o dinheiro que sumiu da conta única do Estado. E nós aqui, recebendo como resposta que o governo não tem dinheiro para investir em saúde, em estradas. Não podemos ser omissos e sugiro a abertura de uma CPI pra investigar essas denúncias que recebi”, discursou.

O deputado alertou que Percival Muniz (PPS) já havia recebido denúncia semelhante e que agora estas ganharam mais força, face à documentação que ele recebeu com nomes de pessoas e órgãos envolvidos neste desvio milionário.

O desvio denunciado pelo parlamentar se refere ao final da gestão Blairo Maggi (PR) e início da gestão Silval Barbosa, entre o final de 2009 e o ano de 2010.

Da Redação - Laura Petraglia

Leitão assume vice-presidência da Comissão de Agricultura

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) vai assumir a vice-presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) da Câmara Federal. O presidente será Raimundo Gomes (PSDB/CE).

O nome do parlamentar foi confirmado nesta terça-feira (6/3) após reunião de líderes partidários em que ficou defiido que o PSDB teria o comando total da CAPADR, algo que era almejado pelos líderes do PT.

Para o Olhar Direto, Leitão disse que vai procurar todas as entidades do setor produtivo agropecuário para analisar as pendências e dificuldades do setor.
"Vamos fazer uma análise das principais demandas do setor para poder buscar as soluções", revelou.

A Comissão de Agricultura estava sob o controle do Democratas e do antigo PFL há aproximadamente oito anos. Tradicionalmente é um dos principais redutos dos partidos de oposição na Câmara.

O PT tentou, sem sucesso, tomar o comando da comissão. Diante da insistência do PSDB em assumir a CAPADR, o PT acabou ficando com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que era comandada até o final do ano passado peplo próprio PSDB e tinha Leitão como vice-presidente.

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

Cotriguaçu - Vem ai festival da cançao 2012


Vista aérea parcial da cidade de Cotriguaçu

O Município de Cotriguaçu vai ser o palco de grandes atrações no festival da canção 2012, uma emenda adquirida através do Deputado Luizinho Magalhães (PSD) viabilizou toda parte de estrutura para a realização do evento. No que se refere à contratação de banda, estrutura de arquibancadas para mais de cinco mil pessoas, e um show sertanejo de grande porte no sábado, o nome da Banda que ira fazer o evento e a Dupla Sertaneja em breve será divulgado em breve.
A comissão que organiza o festival já esta sendo formada, juntamente com o gabinete do prefeito, onde esta sendo discutido o local ideal para a realização será levado em conta à valorização dos cantores amadores do município, e a abertura para participantes de toda região, hoje pela manha visitamos a Praça Municipal João Paulo II, para ver o espaço, e se a estrutura física comporta o evento, sem destruir o jardim e eventuais danos ao local, outros locais já foram sugeridos, agora será avaliado junto com a sociedade para decidir pela melhor opção.
A data do evento está marcada para os dias 12-13-14 de julho, brevemente será divulgado local para inscrições, e as categorias. “Será um grande evento, uma festa para a população, feita para o povão, que estará confortável nas arquibancadas acompanhando tudo”, nos disse o prefeito Municipal.
Fonte: Assessoria de imprensa / CotriNotícias

Evento com palestras e apresentações vai marcar o dia internacional da mulher


Acontecerá sábado (10) no salão paroquial Irmã Elza Zotti da Igreja Católica, um grande encontro em prol a comemoração do Dia Internacional da Mulher em Cotriguaçu, o evento vai contar com palestrantes, motivadores, que estarão lembrando as conquistas adquiridas pela mulher durante décadas.

A programaçao esta marcada para começar a partir das 15h. O convite se estende a todas as mulheres de Cotriguaçu, no evento serão destribuidos vários prêmios e todos poderão participar do banquete. A Secretaria de Ação Social espera por todas as mulheres cotriguaçuenses.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Em Juína Partido dos Trabalhadores comemora 23 anos


As comemorações de aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT) aconteceram na Escola Estadual CEJA Alternativo de Juína na manhã deste domingo (04.03).

Filiados, filiadas e simpatizantes comemoraram os 32 anos do PT Nacional e 23 municipal.


Durante o encontro foi abordado à trajetória do partido em Juína e no País. A mesa composta pelo presidente do diretório municipal Luis Braz de Lima do prefeito municipal e demais autoridades, também enfocaram esta data especial aos petistas.

Vídeos institucionais de Juína relataram a historia do PT e as benfeitorias alcançadas pelo partido em prol da comunidade. Além disso, houve a oportunidade para novas filiações e aberto espaço para convidados opinarem sobre o encontro, ou expor um ponto de vista pessoal em relação à trajetória do PT no Brasil e em Juína.
 “Tivemos inúmeras vitórias nesses 23 anos em Juína, também tivemos derrota, mas aprendemos muito com ela” – pontuou Altir Peruzzo, prefeito de Juína.

O empresário Jair Lulu e membro do Partido Socialista brasileiro (PSB) descreveu em poucas palavras a trajetória do partido dos trabalhadores no município, que para ele, foi de muitas conquista e vitórias. Lulu ainda  frisou a coragem e a honestidade do prefeito Altir Peruzzo.
Mais de 200 pessoas estiveram no encontro do partido que ainda discutiu as eleições 2012.

A chefa de gabinete Marcia Gardim, lembrou com orgulho a importância deste dia, e parabenizou a todos que lutaram com honra para que o Partido dos Trabalhadores fosse um dos maiores partidos do País.
No final da reunião todos cantaram parabéns para lembrar e festejar esta data e deliciaram um grande almoço com churrascos, arroz, mandioca e saladas.

Fonte: Marcos Di Perez/ TV Record Juína-MT 


Foragido do estado de Rondônia é preso em Cotriguaçu

Na manhã de hoje 05.03, a Polícia Militar do município de Cotriguaçu obteve êxito em prender um homem de 51 anos que tinha um mandado de prisão em aberto desde o ano de 2005.
Foi por volta das 8h, quando a Central de Triagem recebeu várias ligações de populares, os quais, informaram que um homem estaria comercializando munições em uma lanchonete no centro da cidade.
Os militares foram até o local e encontraram com Daniel dos Santos 08 munições de cal.22. Em checagem ao Sistema de Informação INFOSEG, os policiais constataram um mandado de prisão em desfavor do suspeito.
Segundo consta, Daniel teria praticado um homicídio sendo seu mandado expedido pela Comarca de Cacoal/ RO.
Daniel foi encaminhado para a Delegacia de policia e posteriormente levado á cadeia pública do município.
Participaram da ação: Cabos Martins e Coelho juntamente com o Soldado Advincola.
Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

Prefeitura de Colniza e Empaer realizam IV Encontro de Mulheres Rurais

Acontece nesta quinta-feira (08.03), o IV Encontro de Mulheres Rurais, no município de Colniza (1065 km a Noroeste de Cuiabá), realizado pela Prefeitura Municipal e com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O tema do encontro é a mulher rural contribuindo com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. O evento será realizado na Escola Municipal Bom Jesus, a partir das 7 horas, com encerramento às 16h30. Está previsto a participação de 1. 200 mulheres de 19 comunidades rurais.


A técnica em economia doméstica da Empaer e membro da comissão organizadora, Conceição Santana Ribeiro, fala que o evento é realizado no mesmo dia que comemora o Dia Internacional da Mulher proporcionando integração e entretenimento entre as mulheres e jovens das comunidades rurais em diversas atividades tais como, palestras, exposições de artesanatos, recreação, feira da agricultura familiar apresentando à culinária e outros.


Durante o encontro, a juíza do trabalho, Karina Correa Marques Rigato, profere palestra sobre os direitos das mulheres rurais, a superintendente de apoio as políticas de incentivos as mulheres e jovens rurais, Nilza Amaral, aborda o papel da mulher rural em contribuição com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. As participantes poderão utilizar os serviços oferecidos como, limpeza de pele, maquilagem, corte de cabelo e orientações sobre a saúde da mulher.


Conforme Conceição, o objetivo do evento é auxiliar as mulheres com informações que possam ajudá-las a investirem na propriedade e também na vida pessoa. Com uma população de 4.500 famílias de agricultores familiares, o município de Colniza tem como a base da economia a pecuária com um plantel de 241.609 cabeças de bovinos e mais de 12 mil hectares de café. Participam do encontro representante de seis áreas de assentamento e 13 comunidades tradicionais.

Fonte: Acessoria

Jovem leva quatro tiros no centro de Juína

Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 20h40m, deste domingo (04.03), na Avenida 9 de maio, centro do município de Juína.
A vitima identificada como Edilson de Deus Correa de 22 anos, morador do bairro módulo – 5, foi alvejada por 4 tiros, por um rapaz que após efetuar os tiros fugiu a pé.
O crime aconteceu em frente à uma loja de artigos esportivos. O Sargento, Edson Novaes, contou que todas as viaturas estão nas ruas na tentativa de localizar o suspeito desta tentativa de homicídio.
Os policiais estão encontrados muitas dificuldades para elucidar este crime, não testemunha ocular e informações para traçar uma linha de investigação.
Edilson  que foi socorrido pelo Samu, foi encaminhado ao hospital municipal e em seguida para a UTI do hospital São Lucas.
Fonte: Marco Di Perez, TV Record Juína

domingo, 4 de março de 2012

Petistas já apostam na campanha de Peruzzo à reeleição em Juína

Ságuas Moraes     

O PT quer continuar comandando a cidade de Juína em 2013 e vai buscar a reeleição do atual prefeito Altir Antônio Peruzzo. No pleito de 2004, os petista chegaram ao Executivo com chapa pura e emplacaram 4 dos 9 vereadores eleitos. O secretário de estado de Educação Ságuas Moraes, que é da cidade, não se anima, no entanto, em lançar a esposa Joselina Moraes, vice-prefeita do município, cargo eletivo este ano.
O partido é forte na cidade, que possui cerca de 40 mil habitantes, e elegeu seu atual prefeito com quase 9 mil votos. Ságuas também comandou o município por dois mandatos, de 1997 a 2002, quando deixou a cadeira para disputar e vencer as eleições para deputado estadual. Em 2010, conquistou uma cadeira na Câmara Federal, mas, por mudança nas regras de não implantar a lei Ficha Limpa ao pleito, ele perdeu a vaga para o tucano Nilson Leitão.
O curioso é que o principal adversário dos petistas são os peemedebistas. Na conjuntura estadual e nacional as siglas são aliadas. Ságuas diz que o PT vai tentar uma coligação com o partido de “oposição”, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário e pecuarista Hermes Bergamim (PMDB).
O outro nome que deveria compor o quadro de pré-candidatos majoritários seria o ex-prefeito Hilton Campos. Ele deixou o PR e migrou para o PSD recebendo a incumbência de ser o nome forte da nova sigla para as eleições de 2012. O TCU, no entanto, acabou com a alegria do social-democrata com a decisão publicada nessa quinta,1º de março, que o condena a restituir o erário em quase R$ 2 milhões. A condenação o transforma em “ficha-suja”, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, que está valendo desde que o STF “bateu o martelo” em fevereiro.

Fonte: Valéria Próspero RD NEWS