Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cotriguaçu - Mestranda estuda padrão de distribuição de anfíbios anuros no município de Cotriguaçu -MT

A aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Janaina da Costa Noronha, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade no dia 12 de março, às 14h30, no auditório de Biodiversidade.

Orientada pelo professor doutor Domingos de Jesus Rodrigues, a mestranda defenderá a dissertação "Padrão de distribuição espacial e temporal de uma comunidade de anfíbios anuros no sul da Amazônia".

A banca será composta pelos professores doutores Selvino Neckel de Oliveira, Christine Strüssmann, Adelina Aparecida Francisca Ferreira (suplente) e pelo professor doutor Domingos de Jesus Rodrigues (orientador).

Resumo - A dependência da qualidade ambiental tem demonstrado que a estruturação das comunidades de anfíbios anuros é altamente influenciada por fatores bióticos e abióticos. Esses fatores são responsáveis pela estruturação das comunidades animais e vegetais na Amazônia e geram os padrões atuais de distribuição das espécies.

Os objetivos do estudo foram avaliar os efeitos das variáveis ambientais sobre a distribuição espacial da comunidade de anuros, bem como sua distribuição temporal.

Durante uma estação chuvosa foram realizadas três amostragens (início, meio e fim) de anfíbios anuros. Em cada amostragem foram percorridas 12 parcelas de 250 m, distribuídas em uma área de 5 Km² na Fazenda São Nicolau, município de Cotriguaçu (MT).

Foram usados os métodos de busca auditiva/visual simultaneamente. As variáveis ambientais coletadas em cada parcela foram: número de árvores, altitude, pH, porcentagem de argila e areia do solo, abertura de dossel, volume de serrapilheira e distância do córrego mais próximo. A dimensionalidade dos dados foi reduzida a duas dimensões pelo método de escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) utilizando dados de abundância e ocorrência. Para analisar a influência das variáveis sobre o padrão da comunidade foram realizadas regressões múltiplas multivariadas.

A variação temporal da comunidade foi analisada com dados de ocorrência através da análise de Procrustes. Foi registrada a presença de 466 indivíduos distribuídos em 21 espécies. A espécie que apresentou o maior número de indivíduos foi Pristimantis sp. com 67,9% do total. A altitude afetou a composição de espécies de anuros com dados de abundância. Houve diferença na composição da comunidade de anuros entre o início, meio e fim da estação chuvosa.

O resultado do estudo mostra que a composição da comunidade de anfíbios anuros é estruturada pela altitude, evidenciando a importância da disponibilidade de habitats reprodutivos para a distribuição das espécies. A área de estudo de 5 Km² abriga proporcionalmente um maior número de espécies que outras localidades da Amazônia, porém com um número inferior de indivíduos, evidenciando a importância de novos estudos em regiões inexploradas para a maior compreensão da biodiversidade da região e seus fatores estruturantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8878.

Fonte: Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário