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sábado, 23 de março de 2013

Vereador denuncia indício de fraude em processo seletivo da prefeitura

O vereador Carlos Vanzelli (PDT), denunciou indícios de irregularidades no processo seletivo realizado pela prefeitura de Rondonópolis este mês para contratação de mais de 300 servidores em diversos setores da administração. De acordo com ele, um servidor teria rasurado cerca de 120 fichas para beneficiar ‘privilegiados’.
Depois de um discurso longo e árduo sobre ética, o pedetista levantou que um dos servidores da equipe de contagem teria atribuído pontuações a uma certa lista de nomes ‘copinchas’ para beneficiá-los. Segundo Vanzelli, a fraude foi descoberta porque o escrutinador conferiu pontos acima do limite que poderia ser alcançado.
“Nem documentos para provar às atribuições essas pessoas tinham. É uma falta de respeito com as milhares de pessoas que ficaram três dias, em baixo de sol e de chuva para participar do seletivo”, disse.
Contudo o vereador afirmou que após uma minuciosa correção dos documentos rasurados, o prefeito Percival Muniz (PPS), determinou que as fichas fossem validadas. Ao final, o parlamentar assegurou que o servidor será investigado e caso levado à polícia. A prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Depois da tentativa de fraude revelada por Vanzelli, o colega de casa Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB) sugeriu a anulação do processo seletivo. O vereador deu a entender que por trás do facilitador existe até mesmo envolvimento de parlamentares. “Não foram poucas as pessoas que chegavam ao seletivo já sabendo com quem falar, isso é porque já estava tudo certo, carta marcada”, disparou.

Processo Seletivo

O seletivo contou com mais de três mil inscritos, oferecendo 336 vagas para diversos campos de atuação. As vagas se dividiam para pessoas com nível fundamental, médio e superior, nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Administração, Meio Ambiente, Receita, Infraestrutura,Habitação, Agricultura e Pecuária, Promoção Social, Transporte e Trânsito. Os salários variam de R$ 721,31 a 3.606,13.
O processo seletivo simplificado - PSS aconteceu em única etapa. Neste modelo os candidatos são classificados por análise do currículo, além de documentação apresentada, respeitando os critério pré-estabelecidos em edital.

Fonte: Olhar Direto/Agência Pauta Pronta    

sexta-feira, 22 de março de 2013

Alunos do interior de Juara ficam mais de um mes sem aulas por falta de transporte escolar

A educação, um dos direitos que faz parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas, está sendo tolhido de alunos moradores do interior do município. O numero de pessoas que procuram a Rádio Tucunaré para fazer denuncias sobre a falta de transporte, a falta de comunicação e a péssima condição das estradas que faz com que alunos percam semanas de aulas tem crescido nos últimos dias.
 
Cartas, telefonemas, mensagens de celular e visitas ao estúdio tem se tornado costumeiras, com a unida finalidade de reclamar a ausência do transporte escolar ou de condições das estradas que fazem parte de cada itinerário.
Segundo as reclamações recebidas pela Rádio Tucunaré, o que mais deixa os pais indignados é o fato de o ônibus que faz a linha ficar vários dias sem passar pelo trajeto e sem avisar os alunos, que em alguns casos, crianças de sete anos ficam várias horas desde a madrugada, em alguns dias com chuva, esperando o carro que acaba não passando. Na duvida se o ônibus vai passar ou não, o aluno volta para a estrada todos os dias.

Moradores das linhas do Jaú ao Rio dos Peixes, Águas Claras e Linha do Braguinha fizeram esta reclamação, uma mãe chegou a questionar em uma participação ao vivo. “A empresa contratada deve estar recebendo pelo mês fechado, mas os alunos estão indo poucos dias por mês para a escola”.

Mas na região do Assentamento Japuranã a situação é ainda pior, pois mesmo estando no final do mês de março, as aulas sequer começaram, uma vez que as estradas não dão condições trafego para os veículos do transporte escolar. “A nossa única esperança é que o Ministério Público tome uma providencia, pois estamos abandonados e nossos filhos vão perder o ano letivo ou nós vamos ter que ir embora daqui se quiser que nossos filhos estudem.” Reclamou um pai transtornado.

Em uma carta recebida pela emissora uma mãe explica que quando procuraram o setor responsável na prefeitura, foram informados que o executivo não tem recurso para consertar o transporte e por este motivo ele está parado. “Se nós tiramos nosso filho da escola vem o promotor, o conselho tutelar e nos obrigam a coloca-los na escola, agora neste caso, ninguém faz nada!” reclamou uma mãe.

O senhor Rafael, morador da comunidade Esperancinha reclamou que duas pontes, em estado precário, colocam em risco a vida das crianças usuárias do transporte escolar daquela via, que já reclamou para a secretária de educação, mas que nenhuma providencia foi tomada até o momento.

Fonte: Acesse Notícias.

Aripuanã: Ponte de madeira sobre o Rio Branco será substituída por uma de concreto

Conforme engenheiro, a ponte de140 metros contará com pista dupla.




Na semana passada o engenheiro da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (Setpu) Marcos Guimarães Bandeira, e o engenheiro da empresa Engeponte Construções José Ângelo Carloto, estiveram em Aripuanã visitando o local onde será construída a ponte de concreto sobre o Rio Branco, que liga o município de Aripuanã a comunidade de Conselvan.

Na oportunidade, os dois engenheiros foram até o local acompanhados do secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos Geraldo Lara da Silva. A visita ocorreu após a empresa Engeponte Construções (Cuiabá) ter ganhado a licitação para executar o serviço.

Conforme o engenheiro José Ângelo Carloto, será uma ponte de140 metros, construída em fundação de tubulões sob ar comprimido, vigamento pré-moldado e com pista dupla. Segundo ele, a previsão é de que o termino da obra aconteça ainda este ano.

“Nós estamos olhando o local de acampamento e para isso tem que ser feito uma licença ambiental chamada de licença de instalação, para podermos iniciar os trabalhos. Acredito que até novembro a obra esteja concluída” disse Carloto.

O secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos Geraldo Lara da Silva, destacou a importância e os benefícios que a construção da ponte de concreto trará para a população de Aripuanã e região.

“A construção da ponte de concreto trará mais segurança tanto para o povo de Aripuanã como de Conselvan. É um sonho que todos nós esperamos e eu acredito que está muito próximo de ser concretizado” comemorou Geraldo Lara.

O recurso para a construção da ponte foi adquirido através de emenda do Deputado Federal Valtenir Pereira (PSB-MT), que através do Ministério da Integração destinou um total de R$7 milhões de Reais para a realização da obra em Aripuanã.

Fonte e Foto: Top News

quinta-feira, 21 de março de 2013

Biografia de Dante de Oliveira destaca emenda das Diretas Já

-- Ex-governador Dante de Oliveira é considerado maior líder político de Mato Grosso
Ex-governador Dante de Oliveira é considerado maior líder político de Mato Grosso


O cientista político e professor da Universidade de Brasília, Paulo Kramer, esteve em Cuiabá nesta quinta (21), na Assembleia, para o lançamento do livro que conta história de Dante de Oliveira. O livro destaca ao período que Dante foi deputado federal em 1984, no qual apresentou a emenda das Diretas Já, sendo o pontapé inicial de um longo período para a democratização no país.

O autor disse que escreveu pensando nas novas gerações que não puderam vivenciar época da emenda Dante de Oliveira. “Hoje, os jovens estão carentes de modelo éticos na vida pública”, destaca. Paulo Kramer conta que a ideia surgiu após um conversa com o deputado federal Wellington Fagundes (PR), à época aluno de Kramer, no intervalo da aula de Ciência Política da UNB. Questionado pelo professor quem seria o maior político de Mato Grosso, o atual deputado respondeu que seria Dante de Oliveira, e por este motivo, decidiu escrever a biografia.

O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), que era amigo do ex- governador, disse que Dante foi o maior defensor da redemocratização, deixando o maior legado para a juventude. Já o sobrinho do ex-governador e presidente do Instituto Dante de Oliveira, o vereador Leonardo de Oliveira (PTB), se emocionou com a homenagem ao tio. Ele aproveitou o momento para cobrar das autoridades do Estado a construção do Memorial Dante de Oliveira, cujo projeto está pronto, mas não chegou a sair do papel.

A mãe de Dante, Maria Benedita de Oliveira, diz sentir saudade do filho, mas ficou feliz em saber que o filho foi um homem importante para a política e democracia brasileira. “Tenho orgulho de ser mãe de Dante de Oliveira”. A viúva do ex-governador e ex-deputada federal Thelma de Oliveira, agradeceu ao autor do livro e a todos os que admiravam os seus trabalhos. “Dante é um homem que nos enche de orgulho, sou feliz por fazer parte da vida dele”, afirmou emocionada.

Trajetória

Dante de Oliveira era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou na vida política se filiando no MDB. Quando voltou a Mato Grosso, disputou sua primeira eleição a vereador por Cuiabá em 1976. Dante, no entanto, foi eleito dois anos mais tarde, a deputado estadual. Em 1982, já no PMDB, foi deputado federal, apresentando no ano seguinte as emendas Diretas Já. Pelo PDT, Dante foi prefeito de Cuiabá por duas oportunidades (1986-1989/1993-1994). O último partido de Dante foi o PSDB, quando governou Mato Grosso por quase dois mandatos (1995-2002). Dante faleceu em 2006, vítima de pneumonia, agravado pelo diabetes.

Fonte: Tarso Nunes / RD News

terça-feira, 19 de março de 2013

Municípios de MT cobram R$ 55 milhões em repasses da saúde

O total devido é de R$ 500 mil para o consórcio do Vale do Juruena, que congrega seis municípios.

Representantes de 15 consórcios intermunicipais de Saúde estiveram nesta quinta-feira (14) em Cuiabá para cobrar pessoalmente do secretário de Saúde do Estado, Mauri Rodrigues de Lima, a regularização dos repasses de verba para a atenção básica atrasados desde o ano passado. O montante devido chega a R$ 55 milhões, segundo o presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), o que tem deixado as administrações municipais sem estrutura para atender a população.

A reunião na tarde desta quinta-feira foi pleiteada há cerca de dez dias pela AMM e pelos consórcios municipais de Saúde, segundo o presidente Valdecir Luiz Colle. Além de cobrar uma solução da SES e requerer até um aumento do valor dos repasses para 2013, o intuito foi de rediscutir com o governo a política de repasses estaduais para o setor, segundo a qual, atualmente, os municípios precisam primeiro investir sua cota para depois o estado entrar com sua contrapartida. O problema vivido há mais de um ano em Mato Grosso é que o estado não tem cumprido a segunda etapa deste processo.

Os relatos dos gestores municipais e presidentes de consórcios (grupos regionais de municípios que se unem para gerir o setor da Saúde em conjunto) revelam a situação grave dos serviços de saúde estado afora. Prefeito de Juína, município a 737 km de Cuiabá, Hermes Bergamim reclamou da falta de pagamento da contrapartida estadual referente a todo o ano de 2012 e ainda ao exercício atual. O total devido é de R$ 500 mil para o consórcio do Vale do Juruena, que congrega seis municípios.
 
“A Saúde está sem verba, sem ambulância, sem especialista”, alertou, pouco antes de entrar para a reunião com o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na sede da AMM na capital, que reuniu representantes dos consórcios municipais de Alto Tapajós, Araguaia, Araguaia Xingu, Garças Araguaia, Médio Araguaia, Médio Norte, Norte, Oeste, Sul, Teles Pires, Vale do Arinos, Vale do Juruena, Vale do Peixoto, Centro Norte e Vale do Guaporé.

Já o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, queixou-se da falta de verbas estaduais referentes a dois meses de 2012 e ao exercício atual, um total de aproximadamente R$ 1 milhão. “A nossa salvação lá [em Água Boa] ainda é o Hospital Regional”, enfatizou, lembrando da unidade de saúde prejudicada pelos atrasos governamentais.

A despeito dos relatos dos gestores municipais Mauri Rodrigues de Lima, titular da SES, buscou minimizar a gravidade dos atrasos, argumentando que tratam-se tão somente de restos a pagar, mas admitiu que falta verba para o governo do estado cumprir os pagamentos. O motivo, segundo ele, é “uma situação construída ao longo da história de Mato Grosso”.

“Foi criado um compromisso que fugiu do orçamento do estado”, resumiu, anunciando a discussão de um novo modelo de contrapartida por parte do estado com os municípios, no qual serão redefinidas as competências de cada ente federado no que diz respeito à contribuição financeira para a gestão da Saúde.

Fonte: G1MT

segunda-feira, 18 de março de 2013

Cotriguaçu - REDD+, Presidente da Comissão de Meio Ambiente conhece programa de sequestro de carbono


Foto Deputado Dal`Bosco durante Encontro REDD
Além de inúmeras belezas naturais o município de Cotriguaçu, localizado no noroeste mato-grossense, abriga um projeto inovador: “Poço de Carbono Peugeot”. Trata-se de um mecanismo que busca anular a emissão de gases poluentes através da preservação da floresta  e do manejo sustentável. Com intuito de regulamentar o processo de sequestro de carbono no Estado, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) visitou a Fazenda São Nicolau.

“Para alimentar-se as árvores produzem fotossíntese, ou seja, capturam o gás carbônico da natureza e liberam oxigênio, o que foi chamado  pelos cientistas de sequestro de carbono. Além de poder vender o crédito produzido em sua área, o agricultor ainda poderá  associar práticas sustentáveis como a silvicultura e a atividade agropastoril”, explica Dilmar.

O projeto teve início em 1998, quando a Office National dês Forêtes (ONF) a Agência Florestal da França, em parceria com a montadora de veículos Peugeot, adquiriu uma área com 10 mil hectares dentro da Amazônia Legal cujo objetivo era reflorestar, com espécies nativas, os três mil hectares devastados pela pastagem que existiam na propriedade e, por conseguinte, sequestrar carbono atmosférico  e fomentar a restauração da biodiversidade.

Diante do sucesso da inciativa, que em 14 anos conseguiu recuperar 1.800 hectares, somando dois milhões de árvores plantadas, com 52 espécies, a entidade francesa decidiu doar o projeto ao  país, criando uma empresa denominada ONF Brasil. A partir daí a fazenda se transformou em uma estação de pesquisas com ambientes voltados exclusivamente ao estudo da mata nativa, visando conservação da floresta e o manejo sustentável em diferentes sistemas  combinando a produção florestal e agrícola.

A projeção, segundo Cleide Arruda, diretora da empresa brasileira,  é de que entre os anos de 1999 e 2038 a fazenda produza uma média anual  de 15 toneladas em crédito de carbono por hectare. “A medida da tonelada de carbono tem como base de cálculo o diâmetro da árvore, ou seja, quanto maior o tronco, mais sequestro ela fará. A especificação é atestada por auditores estrangeiros e a comercialização é feita em uma bolsa internacional, cujos valores são avaliados em euro, o que torna o negócio economicamente viável”, pontuou a gestora.

Arruda ressalta,  que o retorno financeiro do sequestro de carbono é possível em longo prazo. “Em quinze anos de implantação o Poço de Carbono Peugeot comercializou seus créditos  apenas uma vez, e todos os recursos adquiridos foram reinvestidos no projeto”, destaca.

VIABILIDADE ECONÔMICA - De acordo com Dilmar Dal’Bosco, a intenção do Legislativo Estadual é propagar o sequestro de carbono para outros municípios, pois trata-se de um projeto economicamente viável e ecologicamente justo, já que seu principal objetivo é que os  proprietários de terra sejam ressarcidos financeiramente, por empresas que se utilizam de combustíveis fosseis e até mesmo por Organismos Internacionais,  para manter a floresta em pé.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente, para dar sustentação legal às pessoas que queiram trabalhar com o sequestro de carbono, o Estado de Mato Grosso  publicou, em janeiro passado, uma lei criando o Sistema Estadual de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REDD+).

Dal’Bosco explica que o sequestro de carbono foi amplamente debatido pelo Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e onde  a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Meio Ambiente,  participou ativamente. Na oportunidade foram discutidas inúmeras ações para frear o aquecimento global – resultado da emissão de gases poluentes na atmosfera- e promover alternativas legais que fomentassem a economia do Estado em conjunto com a inserção social e a sustentabilidade ambiental.

“O debate reuniu cientistas, ambientalistas e técnicos ambientais, que chegaram a conclusão de que a melhor maneira para conter o aquecimento global é a preservação, e que, somente uma lei estadual, daria a garantia legal ao projeto, o que o torna economicamente viável diante dos países estrangeiros”, pontuou Dilmar.

INTEGRAÇÃO SOCIAL –   Além da pesquisa realizada na fazenda, a equipe técnica da ONF Brasil apoia os agricultores e moradores do entorno, buscando melhorar suas práticas através da implementação de sistemas agroflorestais no P.A. Juruena, vizinho ao local. “Em 2012 doamos 22 toneladas de castanha do Brasil para assentamento Juruena, que foram posteriormente comercializados em prol da comunidade”, afirmou a diretora.

Cleide Arruda revela que a empresa também oferece capacitação técnica e curso de campo para acadêmicos das universidades estadual e federal versando sobre temas como plantio, ecologia, parataxonomia vegetal, sistemas agrosilvopastoris e manejo florestal sustentável. A empresa também oferece educação ambiental os alunos do ensino básico residentes nos municípios vizinhos.

Fonte: Raphaella Padilha/ Assessoria de Comunicação
Encontro REDD - Fazenda São Nicolau - Cotriguaçu/MT