Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 29 de outubro de 2011

Lançamento da etapa de novembro da campanha contra a febre aftosa acontece neste sábado em Nova Canaã do Norte

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) realiza o lançamento da Etapa de Novembro de 2011 da campanha de vacinação de combate à febre Aftosa neste sábado (29.10), no município de Nova Canaã do Norte (710 Km ao Norte de Cuiabá). O evento acontece na fazenda Telles Pires, localizada a 6 km da sede do município, na zona rural, na Comunidade Bela Vista, a partir das 10 horas. A etapa de Novembro de 2011 da Campanha acontece entre os dias 1º e 30 de novembro. Na região do Pantanal Mato-grossense este prazo se estende até o dia 15 de dezembro, em função das dificuldades de logística dos pecuaristas daquela região. É obrigatória a vacinação em bovinos e bubalinos de todas as idades – “de mamando a caducando” - em todo o Estado de Mato Grosso. O prazo de comunicação às Unidades do Indea é até o dia 10 de dezembro.
De acordo com presidente do Indea, Valney Souza Côrrea, um foco da doença traria inúmeros prejuízos a toda cadeia produtiva da pecuária e mancharia a imagem do Estado e do país, por isso tem que ser evitado. “O nosso trabalho é garantir a sanidade do do rebanho no Estado, por isso fazemos questão de acompanhar todo o processo de perto e imunizar 100% desses animais em todas as regiões”. Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 28 milhões de cabeças, daí o interesse do governo em manter o Estado livre da aftosa. Isso porque já são 15 anos sem essa doença, trabalho que é fruto da parceria com as instituições públicas e privadas, sindicatos e fundamentalmente, com a conscientização e ótimo trabalho feito pelos pecuaristas. O proprietário da fazenda Telles Pires, Edras Soares, é um dos que fazem a sua parte para manter o Estado livre dessa doença. Segundo ele, além de trabalhar na imunização de todo o seu rebanho, ele atua junto aos outros pecuaristas da região para que todos trabalhem da forma correta.
Durante esta semana 18 equipes de servidores do Indea, compostas por médicos veterinários e técnicos, estão visitando todas as 844 propriedades localizadas na região de fronteira, que têm 330 mil cabeças de gado. O objetivo é fazer uma notificação e o agendamento para que essas propriedades realizem a vacinação assistida, já que em função da proximidade com o país vizinho, a vacinação deve ser realizada pelos técnicos do Indea ou na presença deles. O Estado possui 780 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, dos quais 15 quilômetros são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios. Os municípios onde acontecem campanha, são: Cáceres, com 232 propriedades a serem visitadas; Porto Espiridião, com 89 propriedades; e Vila Bela de Santíssima Trindade, com 526.
Na avaliação de Valney Corrêa, apesar dos avanços no combate à febre aftosa nos últimos anos, ainda persistem territórios da América do Sul onde a infecção circula de forma endêmica. O que torna vulnerável todos os países sul-americanos, colocando em risco um esforço realizado durante décadas pelos programas oficiais de luta contra a febre aftosa pelos integrantes da cadeia de produção de carne. Tanto é que no mês de setembro deste ano autoridades paraguaias confirmaram foco de febre aftosa em uma fazenda no Departamento de San Pedro, que fez aquele país suspender as exportações de carne. Na ocasião, cerca de 800 animais foram sacrificados, depois que o vírus da febre aftosa foi detectado em 13 cabeças de gado.
Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Sendo que o rebanho total do Estado é de 28.695.273, o maior do país. A expectativa, é logo após o término desta campanha de vacinação o rebanho bovino do Estado ultrapasse 30 milhões.

Fonte: Secom-MT

Aripuanã: Paróquia São Francisco de Assis sedia a 26º DNJ

Fonte: Redação: Top News/ Aline Peixer



No próximo domingo, 30/10/2011, é comemorado o Dia Nacional da Juventude. O DNJ é uma atividade permanente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é realizada nas dioceses de todo o País. Em 2010 esse encontro ocorreu em Colniza e reuniu cerca de 500 jovens de toda nossa diocese.
Agora chegou a vez de Aripuanã acolher e confraternizar com a juventude o 26º DNJ, com a expectativa de reunir neste dia aproximadamente 600 jovens de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Conselvan, Cotriguaçu, Guariba, Juina e Juruena.
Com total apoio dos padres de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. O DNJ propõe o despertar para um processo de formação de "discípulos- missionários jovens" que possam ir ao encontro de todos os outros jovens ainda não atingidos pela mensagem crista de esperança e paz.
O encontro será domingo, com inicio às 8hs, na paróquia São Francisco de Assis e trará a tona um olhar voltado para a mulher, e além de celebrar a vida e a luta da mulher quer denunciar todos os tipos de discriminação contra o gênero feminino.
Eixo Temático: Juventude e a questão feminina
Tema: Juventude e Protagonismo Feminino
Lema: Jovens Mulheres tecendo relações de vida.

Colniza prefeitura aproveita os dias de sol e continua recuperação de ruas

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está dando continuidade às etapas da operação tapa-buracos, que vem recuperando as vias pavimentadas da cidade e chegando à quarta etapa. Também já começou a duplicação da rua Sete de Setembro.
Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Francisco Robério Cavalcante, depois de concluir a recuperação total da pista direita da Avenida dos Pinhais; as duas pistas das avenidas Osvaldo Tomasi e Tarumã e o trecho na Avenida Vitória Régia, as equipes estão se preparando para concluir a pista esquerda da Avenida dos Pinhais.
Robério explica que a recuperação dos trechos do asfalto foi necessária pela deterioração do pavimento, com o surgimento de buracos e crateras e, com recursos próprios autorizados pela prefeita Nelci Capitani, foram realizadas as obras, que estão em fase final nessas principais avenidas duplicadas da cidade.
Ainda de acordo com o secretário, a recuperação do asfalto nesses trechos foi realizada por equipe própria da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com a limpeza dos buracos, colocação de piche e pedra brita, camada de asfalto e pedriscos, depois realizada a compactação, para um serviço de qualidade.
DUPLICAÇÃO
Outro serviço que a Prefeitura já começou foi a duplicação da Rua Sete de Setembro, que estava com a maior parte do asfalto deteriorada e houve necessidade de completa recuperação e construção de mais uma pista.
Segundo Robério, com o alargamento da pista, a rua, que registra grande movimento de veículos e concentração de pessoas em uma área comercial movimentada, o trânsito na região ficará mais fácil.
Nas fotos, equipe da Prefeitura faz tapa-buraco na Avenida Vitória Régia, esquina com Avenida Tarumã; na mesma avenida esquina com Avenida dos Pinhais e compactação e nivelamento da segunda pista da rua Sete de Setembro. (FOTO: ELVIO LOPES)























sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polícia prende em Juruena acusado de assaltar "O Boticário" em Juína

Fonte: JNMT, com CR-8   


Na manhã de hoje 28, a guarnição da Polícia Militar foi acionada pelo proprietário de uma loja de calçados no qual disse que, ao chegar ao seu estabelecimento percebeu que havia sido furtado.

Os policiais realizaram diligências pela localidade e através de uma denúncia anônima obtiveram êxito em prender Jeferson João do Carmo Gonçalves 26 anos.

Os PMs obtiveram a informação que o suspeito estaria hospedado em uma residência próxima a estação de água, e em busca pelo local localizou um grande número de materiais furtados.
Entre o material recuperado está 8 frascos de perfume,01 máquina fotográfica, 03 óculos, bolsas , talões de cheques entre outros.

Segundo informações da equipe de inteligência do Comando Regional VIII, Jeferson teria envolvimento em outros crimes realizados no município de Juína, entre eles o roubo feito á uma loja de perfumaria e cosmético no centro da cidade e o furto realizado em uma padaria.

Participaram da ação: Cabo Matiazzo, Soldados Daniel, Luiz Júnior, Hernandes e Uchoa.

Colniza - Adolescentes assistem a palestra sobre Aids

Uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde promoveu, na tarde da última quarta-feira (26/10), uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids para adolescentes atendidos nos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Projovem no Município.
A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Leandro Santos Pereira, da Unidade de Saúde Rural, que prendeu a atenção dos adolescentes ao destacar a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, suas implicações e as maneiras de prevenir a transmissão.
Explicando que Colniza já registrou, em pouco mais de um ano, mas de 400 casos de DSTs e alguns de Aids, inclusive entre adolescentes, o enfermeiro apresentou painéis ilustrativos do organismo humano, enfatizando a necessidade dos jovens conhecerem o próprio corpo para evitar vários tipos de doenças, entre as quais as sexualmente transmissíveis.
Segundo o enfermeiro, não é somente na cidade que essas doenças afetam a população, mas também na área rural e nos distritos de Três Fronteiras e Guariba. “Essas doenças (DST e Aids) são transmitidas por falta de conhecimento e consciência na prevenção”, afirmou Leandro.
Ele explicou as 13 formas de transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis e apontou as maneiras de prevenção, incentivando os jovens a cuidarem do corpo, de sua saúde sexual, de conhecer o próprio corpo e procurar assistência médica nas unidades de saúde em casos de suspeitas.
Ele esclareceu dúvidas dos adolescentes e sugeriu que consultas à Internet sobre o tema também podem ser feitas, desde que com responsabilidade. “DST e Aids são doenças sérias, por isso, não deixem de se prevenir, de cuidar do corpo, de cuidar da saúde”, concluiu.
A coordenadora do Projovem, Zeneide Santos Modesto, destacou a importância da palestra para esclarecer os jovens sobre o risco das DSTs e Aids. Segundo ela, o Projovem conta hoje com cerca de 50 adolescntes inscritos e já realizou encaminhamentos para o mercado de trabalho.
A assistente social Rosa Mônica Ferrari, técnica do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), abriu a reunião e explicou que os integrantes do Peti e Projovem recebem acompanhamento, tanto no aspecto social, quanto no psicológico. Também participou da palestra a psicóloga Rosangela Schuck.

Fonte: Elvio Lopes

MPF denuncia diretor da PJC por tentar beneficiar Riva

Da Redação - Julia Munhoz

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o diretor geral da Polícia Civil, delegado Paulo Vilela, por quebra de segredo de justiça e prevaricação, com o intuito de beneficiar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), em um processo que tramitava na delegacia municipal de Campo Verde, em 2010.

A denúncia foi protocolada no dia 20 de outubro e foi recebida pela 5ª Vara Federal de Cuiabá na quarta-feira (26).  Conforme o MPF,  como medida substitutiva da prisão preventiva, foi pedido o afastamento imediato de Vilela do cargo de diretor-geral e de delegado de polícia, além da condenação dele por quebra de segredo de Justiça e prevaricação.

De acordo com a denúncia, no dia 03 de outubro do ano passado, Paulo Vilela determinou, através de uma portaria, a avocação dos documentos da investigação que envolvia o parlamentar para sua competência. Riva era investigado por suspeita de compra de votos no pleito eleitoral de 2010.

No dia seguinte, o assessor do delegado teria ido até Campo Verde no avião de Riva acompanhado de um de seus assessores para buscar o documento de investigação. Após conseguir as cópias, que continham informações sobre interceptações telefônicas e documentos apreendidos, o delegado as passou para Eder Moraes, na época secretário-chefe da Casa Civil. Fato que configura a quebra de sigilo funcional, conforme informou a assessoria do MPF.

Os procuradores da República acreditam que o delegado quis assumir as investigações para proteger ilicitamente Riva e, com a eleição do deputado, conseguir favores políticos junto à administração, mantendo-se no cargo ocupado. E as investigações, também conforme os procuradores, só não foram frustradas porque o delegado de Campo Verde informou ao Juízo Eleitoral, sobre a portaria, que juntamente com o Ministério Público determinou que a investigação passasse a ser conduzida pela Polícia Federal.

Segundo o MPF, em depoimento, uma das testemunhas disse que “o cargo dele é político e assim o Governo estava meio preocupado com aqueles documentos, pois não sabia o que tinha sido apreendido e com receio com a repercussão que o caso poderia ter se a imprensa tomasse conhecimento; que durante a conversa o diretor-geral disse que o promotor eleitoral de Campo Verde pegou pesado no parecer dele e em seguida disse que eu não podia ter informado ao juízo eleitoral sobre a portaria dele e que antes de tomar qualquer atitude tinha que tê-lo procurado pessoalmente para conversarem, ressaltando que aquele assunto não podia ser tratado sequer por telefone”.

Outro Lado

O diretor geral da PJC, Paulo Vilela, afirmou por meio da assessoria de imprensa que está tranquilo e vai oferecer sua defesa em juizo.

A redação tentou contato, por telefone, com o presidente da AL, mas os celulares estavam desligados.

O advogado de defesa do parlamentar, Valber Melo, afirmou ao Olhar Direto que como não houve denúncia contra Riva e não teve nenhuma acusação contra não há como se manifestar.

Governo federal libera R$ 1,6 mi para reforma de pontes no Estado

O Ministério da Integração Nacional publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28), a liberação de R$ 1,6 milhão para os municípios de Apiacás e Nova Monte Verde (1010 e 970 km de Cuiabá, respectivamente) reformarem pontes de madeira, aterros e bueiros nas estradas vicinais, que foram destruídos na última temporada de chuvas (10/11), no extremo Norte de Mato Grosso.

Do montante, Apiacás terá R$ 839 mi, enquanto que Nova Monte Verde receberá R$ 757 mil. Os recursos estarão disponíveis em duas parcelas, sendo uma de imediato e a outra condicionada à apresentação e aprovação da prestação de contas parcial. O prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias.

Os estragos nos dois municípios aconteceram durante as enchentes na região, no começo deste ano, quando fortes chuvas fizeram rios e córregos subirem rapidamente, levando tudo o que encontravam pela frente. Várias pontes caíram, deixando comunidades inteiras ilhadas.

Um dos municípios mais afetados foi Colniza, onde a maior ponte de madeira da América do Sul, com 275 metros, sobre o rio Aripuanã, ficou submersa e sofreu danos na estrutura, isolando o Distrito de Guariba da sede do município. Porém, para Colniza já foram liberados recursos para manutenção e reconstrução de pontes e aterros.
De Sinop - Alexandre Alves

Associação de mulheres de Juruena é finalista em prêmio nacional

A Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia – AMCA é a única entidade de Mato Grosso finalista na 6ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O prêmio, que acontece desde 2001, a cada dois anos, tem como objetivo divulgar e premiar soluções efetivas para graves problemas sociais e ambientais que possam ser replicadas em outras regiões do Brasil. Este ano o prêmio teve recorde de inscrições com 1116 tecnologias sociais inscritas.

A Associação de Mulheres se inscreveu na categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais. Com 87 mulheres agricultoras, a associação foi criada em 2009 e está instalada no assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena. O principal trabalho do grupo é a produção de biscoitos de castanha-do-Brasil, que é comercializado através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab para toda a região Noroeste de Mato Grosso.

Além de gerar uma renda média mensal de 800 reais para cada uma das associadas, o trabalho ajudou a fazer com que os agricultores do assentamento reconhecessem o valor da floresta em pé, tanto em termos financeiros, mas também em termos sociais e ambientais. Com apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a AMCA tem estimulado um processo de construção de uma nova Agricultura familiar com base na conservação da Biodiversidade, diversificação da produção e geração de emprego.

No dia 22 de novembro em Brasília serão anunciados os nove vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Cada iniciativa vencedora receberá um prêmio no valor de 80 mil reais. Será premiada uma tecnologia de cada região do país e uma de cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais" e "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

Luciane apresenta proposta de melhorias ao setor madeireiro

A Deputada Luciane Bezerra (PSB), se reunião com os representantes do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado) para discutir a alteração da Lei Complementar que  dispõe sobre a emissão de Certificados de Identificação de Madeira.

Segundo Luciane a discussão é muito importante, “São inúmeros os casos, em que madeireiros honestos foram prejudicados e acabaram sofrendo conseqüências, devido à maneira que tem sido feita a identificação das madeiras, isso tem que mudar”.

Os representantes dos Setores presentes elogiaram a iniciativa e preocupação da Parlamentar, “É muito interessante e valorosa a preocupação da Deputada sobre a identificação da madeira”, diz o Diretor executivo do CIPEM, Álvaro Leite.

 A Diretora Técnica do INDEA, Maria Auxiliadora, explicou que o Comitê de Anatomia e Identificação de Madeira vai realizar uma reunião na próxima semana para analisar e discutir as propostas feitas pela Deputada.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Luciane cobra da SECOPA plano de ação sobre saúde, esporte e segurança pública

 
A deputada Luciane Bezerra, PSB, diante das polêmicas que envolvem a Secretária Extraordinária da Copa de 2014 (SECOPA) quer saber quais são as prioridades de investimento do governo do Estado para a população e para recepção dos visitantes.
Em requerimento apresentado em sessão na Assembléia, na penúltima semana de outubro, a parlamentar cobrou da SECOPA informações detalhadas sobre o Plano de Ação da administração estadual atinente a saúde, educação, esporte e segurança pública.

Segundo Luciane não está claro para a população o que realmente em obras de infra-estrutura, logística, saúde e principalmente em desporto devem ficar para a população do Estado.

“Milhares de reais estão sendo gastos em ações, programas, compras, empreiteiras mas não está claro, nem bem informado qual será o legado desta Copa. Enfim seremos apresentados ao mundo, como destino turístico, e é só isso”, questionou.

Reflexão

"O que me preocupa não é o grito dos maus. O que me preocupa é o silêncio dos bons". Martin Luther King

Juína cada vez melhor

A fim de contribuir com a inclusão social a Prefeitura de Juína destinou parte da arrecadação do IPTU/2011 para a construção de obras de acessibilidade nos prédios e espaços públicos que já possuem pavimentação asfáltica.
Estão sendo construídos 13 mil m² de calçada, 200 rampas de acesso, 20 passarelas nos canteiros, demarcação de estacionamento para portadores de deficiência e sinalização.
O trabalho começou no Módulo 5 e segundo o secretário de Planejamento Luís Braz, toda a cidade será beneficiada. “Estamos fazendo as rampas mais as calçadas já começaram a ser feitas próximo ao novo prédio da prefeitura e da secretaria de obras” – contou.
Futuramente, conforme compromisso firmado com o Ministério Público, todos os proprietários de imóveis, serão convocados a construir e adequar suas calçadas de acordo com as normas de acessibilidade.
"Quero parabenizar o prefeito Altir e o Ministério Público pela iniciativa, porque só assim Juína será uma cidade de todos" pontuou Sorrisão.
O deputado Luiz Marinho defende que aqueles que estacionam irregularmente em vagas destinadas a pessoas com deficiência física devem receber uma espécie de multa moral. É o que prevê o projeto apresentado pelo deputado Luiz Marinho (PTB), que também é portador de deficiência.
O projeto prevê multa moral também aos condutores que ocupam vagas de estacionamentos destinadas a idosos. Segundo o parlamentar, grande parte dos motoristas infratores não respeita o direito de ir e vir dos deficientes.
“Não existe respeito por parte dos infratores que acabam estacionando em lugares privativos ou rampas. Aqueles lugares que garantem o direito de ir e vir de deficientes e idosos”, criticou Luiz Marinho durante sessão realizada na Assembleia Legislativa no dia 13/04/2011.
Ele ressaltou ainda que seja necessário realizar campanhas educativas na tentativa de sensibilizar os condutores quanto à necessidade questão dos deficientes e idosos, que já são amparados pela legislação com vagas específicas.


Confira o vídeo abaixo:

 

Juinense Antônio Quadros conquista um ouro e mais duas medalhas no Mundial da Itália


O Brasil foi muito bem representado no 13° Campeonato Mundial de Karatê, que aconteceu em Turin na Itália, neste final de semana, 22 e 23 de outubro.
O Karateca Antônio Alvir Quadros foi o primeiro juinense na história a receber uma convocação para participar de um campeonato mundial de Karatê, que ocorreu no fim do mês de Junho.
Antônio volta para o Brasil trazendo no peito três medalhas, 1° lugar de Kumitê, 2° lugar em Kumitê Absoluto, e uma de 3° lugar no Kata.
“É uma alegria muito grande poder representar o Brasil, meu estad o de Mato Grosso e a cidade em que moro, Juína. Volto para o Brasil com o gostinho de dever cumprido, levando 03 importantes medalhas no peito” disse Antônio ao site do jornalista João Paulo Morini.
Antônio chega ao Brasil na próxima quinta feira dia 27, onde passará pelo Rio de Janeiro, Brasília e depois volta para sua cidade Juína, onde deve ser recebido com festa pela população.
Entendendo mais sobre o Karatê:
O Kata é por definição uma luta com um adversário imaginário. Mas na verdade é muito mais que uma simples definição. O Kata pode ser considerado a alma de um treinamento de Karatê.
O Kumitê  é combate, ou seja luta real entre dois oponentes.

Fonte: João Paulo Morini

MPF recomenda ao MEC a anulação do Enem por suposto vazamento

Colégio teria antecipado questões que caíram na prova.
MEC nega vazamento e diz que Polícia Federal investiga o caso.

O Ministério Público do Ceará afirmou nesta quarta-feira (26) que vai encaminhar ao Ministério da Educação uma recomendação para a anulação do Enem em todo o país. Em nota, o procurador Oscar Costa Filho disse ter sido procurado por candidatos do exame e que constatou a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza e encontradas nas provas do Enem.
Segundo o procurador, a apostila que um colégio de Fortaleza teria distribuído a alunos teria 13 questões idênticas ao que caiu nas provas do Enem:  no 1º dia, prova amarela, nº 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32 e 2º dia, prova amarela, 113,180, 141, 173 e 154. O G1 teve acesso ao material de estudo e constatou pelo menos 11 questões idênticas.
O MEC afirmou ao G1 que não recebeu ainda a solicitação do MPF. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de vazamento de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova, a prova foi serena".
Ainda afirma o MEC: "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações".

Estudantes de colégio podem ter de refazer o Enem
Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem. Em caso de comprovação de alguma irregularidade, estes candidatos poderão ter de fazer novamente as provas do Enem. O Inep vai aplicar o exame no final de novembro para pessoas privadas de liberdade, e seria possível estender esta prova a outros estudantes.
Em nota, o MPF do Ceará diz: "O problema se repete, apresentando mais uma vez, um caso de vazamento de provas. Sem necessidade de recorrer à Justiça, o MPF considera a importância da investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entender que já há provas constituídas para determinar uma atitude do MEC quanto à irregularidade, que não é mais pontual, atinge todos os inscritos no país. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador."
O MEC nega que tenha ocorrido vazamento das provas do Enem.

Aripuanã - Usina Multada em R$ 265 mil por degradação ambiental

Fonte: Sandra Carvalho   


Foto - Top News

A Energética Águas da Pedra S.A vai ter que indenizar o Estado com uma multa de compensação ambiental no valor de R$ 265.809,50 devido aos danos causados pela construção da Linha de Transmissão AHE Dardanelos/Juína.

No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Energética Águas da Pedra fica obrigada a adquirir e transferir para o Estado de 03 veículos grandes e que serão colocados à disposição da Gerência Regional do Parque Estadual da Quineira, outro para a Gerência Regional do Parque Estadual Cristalino, e outro para a Gerência Regional do Parque Estadual Igarapés do Juruena.

Trata-se de medida compensatória pelo impacto ambiental provocado pela construção AHE Dardanelos/Juína de acordo com Processo de Licenciamento Ambiental nº 208739/2007 e com base no disposto no artigo da Lei Federal nº 9985/00.

Pelo visto a Águas da Pedra não seguiu ao pé da letra o projeto de preservação ambiental da obra, que seria de recuperar a área de vegetação de 55 hectares suprimida durante a construção da AHE, e que foi denominado Programa de Conservação da Flora e de Germoplasma.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Blogs anônimos: Não ha nada que esteja oculto que não seja revelado.

 
A Justiça brasileira tem sido acionada para que servidores de hospedagem de blogs revelem identidade de usuários anônimos que se utilizam da ferramenta para cometer crimes diversos na internet.

Muitos internautas têm amargado sentenças nas esferas criminal e civil, por terem acreditado que ficariam impunes e protegidos por pseudônimos eternamente ou ate enjoarem da brincadeira.

Não é novidade o numero de blogueiros esparramados pelo país, que mantém um blog anônimo, e o fazem com a falsa ideia de que assim, poder destampar os maiores impropérios contra pessoas, empresas, políticos e ate mesmo com atos criminosos de plagio, reprodução de conteúdo protegido por Diretos Autorais, enfim, sem sofrerem nenhum tipo de sanção. Ledo engano!

Cada vez mais os "espertos" são pegos de surpresa por decisões judiciais que obrigam a google, worpress e outros sites de hospedagem a revelar os IPs dinâmicos e os que identificam a maquina, possibilitando assim, encontrar os endereços da cada postagem e de quem tem acesso ao seu administrador. Em outras palavras: na internet, não existe nada oculto!

O entendimento legal é que o provedor que hospeda o blog malfeitor é tão responsável quanto o que pratica os crimes de calunias, difamação e injuria através de postagens e por esse ato, responderá solidariamente, civil e criminalmente, pois possibilitou, abriu espaço para que o internauta mal intencionado usasse desse expediente para denegrir a imagem de pessoas.

Para exemplificar, em 2010 A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a Google Brasil Internet fosse notificada a informar, no prazo de 24 horas, quem eram os responsáveis pelo conteúdo de um blog favorável à candidatura de José Serra. A ação cautelar foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que alegou que a empresa hospeda na internet o sítio "euqueroserra.blogspot.com", no qual havia propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República.

Através de medida liminar para determinar a imediata retirada do sítio do ar e que fossem informados os responsáveis pelo conteúdo publicado na referida página, com vistas ao ajuizamento de representação para aplicação da sanção estabelecida no § 3º do art. 36 da Lei nº 9.504, de 1997. A google nem recorreu, atendeu de pronto a sentença.

Os internautas que quiserem processar a empresa Google, que é uma empresa estrangeira, para dela obter dados de caluniadores ocultos, que usam orkut, youtube, blogger e outros serviços, podem fazer isso no Brasil. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Já o Google mantém uma equipe disponível para responder aos pedidos do Ministério Público, que deverão ser atendidos em até um dia útil.

Diz a Bíblia Sagrada em mais um grande ensinamento: "Não há nada oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado." (Lucas 8:17).

Oscar Bezerra confirma que pode disputar candidatura a prefeito de Juara


  Oscar
Em Juara, Oscar Bezerra é uma das principais  opções do grupo liderado do PSB para disputar as eleições para prefeito em 2012.

Segundo Oscar, atualmente existe uma composição com 09 partidos e que é preciso haver um entendimento com esses partidos para saber se realmente será o seu nome o escolhido para ser o candidato a prefeito.

Oscar que já foi prefeito de Juara de 2005 a 2008, garante que existem outros bons nomes no grupo, mas não descarta a possibilidade de disputar. “Existe uma conjuntura política onde tudo será analisado e discutido a melhor forma de disputa com os partidos aliados, destacou” Oscar Bezerra.

Com relação aos processos que corriam na justiça contra a sua pessoa, Oscar disse que já foram quitados e que não há absolutamente nada que o impeça de ser o candidato a prefeito de Juara nas eleições de 2012.

“Todas as penas prevista contra a minha pessoa já foram pagas e somente ficarei fora da disputa se sair outro do grupo ou se fizerem algo para impedir minha candidatura” emendou Oscar, coordenador regional do PSB.

Apesar de ser novo na política, em 2010 a eleição mostrou que o ex-prefeito de Juara Oscar Bezerra, mesmo com pouco tempo na política desbanca o cacique José Riva em questão de força política na cidade de Juara, em sua cidade de origem tanto Riva como seu governador Silval foram derrotados nas urnas.

Riva perdeu em Juara para a esposa de Oscar, Luciene Bezerra que foi eleita deputada estadual.
Silval Barbosa perdeu em Juara para Mauro Mendes, que era apoiado por Oscar e Luciane.

Com o andar da carruagem Oscar vai se tornar novamente prefeito de Juara e vislumbra uma carreira promissora na política. Em 14 de abril de 2011 Oscar liderava a pesquisa de intenção de voto. Ele contava com 23,5% de preferência do eleitorado. O levantamento foi realizado pelo instituto Mark, em parceria com o RDNews, entre 10 e 12 do referido mês. Foram entrevistadas 234 pessoas. A margem de erro era de 5% para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, o entrevistado escolhe o seu pré-candidato sem ajuda de uma lista com os possíveis concorrentes. O atual prefeito Alcir Paulino (PSD), aparecia com apenas 5,1%, o que representa 18,4 pontos percentuais a menos que Oscar.

Júri popular absolve os quatro acusados de participação na Chacina de Matupá.

A quarta sessão de julgamento do Tribunal do Júri do caso conhecido como “Chacina de Matupá”, que começou na manhã de segunda-feira (24 de outubro), só terminou a 00h30 da madrugada desta terça-feira (25 de outubro), depois de 16 horas. O presidente do Conselho de Sentença, juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, leu o veredicto dos réus, que absolveu, por maioria, os quatro acusados julgados: Antonio Pereira Sobrinho, Enio Carlos Lacerda, Roberto Konrath, o “Robertão”, e José Antônio Correia, o “Antônio Goiano”. Leia a sentença aqui.

Os réus foram acusados de participar da ação que culminou na morte de Ivacir Garcia dos Santos, 31, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32. O caso ocorreu em 23 de novembro de 1990. Após o depoimento dos quatro réus, que se declararam inocentes, a promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha chegou a pedir a absolvição de Antonio Pereira Sobrinho e Enio Carlos Lacerda por falta de provas, mas pleiteou a condenação de Roberto Konrath e José Antônio Correia por entender que eles colaboraram para a morte das vítimas. A promotora assinalou que vai recorrer da decisão.

Para a defesa dos réus, a sentença já era esperada. “Não havia provas nesse processo. Há 21 anos que o crime ocorreu e nenhuma pericia foi realizada”, confirmou o advogado de defesa dos réus “Antônio Goiano”e “Robertão”, Jayme Rodrigues Carvalho Júnior.

Até agora, o Tribunal do Júri de Matupá julgou 17 acusados. O processo do réu Arlindo Capitani foi desmembrado sob alegação de que ele não foi intimado para o júri popular, previsto para 4 de outubro. Ainda não há previsão para o julgamento dele.

Para o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, com a finalização dessa primeira etapa de julgamento, o Judiciário Estadual cumpre o seu dever. “O Estado se mostrou presente e o Judiciário cumpriu o seu papel”, afirmou. Ele revelou que ainda não há data para o julgamento dos policiais militares envolvidos no caso, mas acredita que será em 2012 e que deverá ser mais rápido em virtude do número de réus, sete.

Fonte: Assessoria TJ-MT.

Vídeo da Chacina em 23/11/1990 - cenas fortes

Aripuanã - Torremocha pede providências para sanar problemas de enchentes no acesso ao aeroporto.

Por: Dino Costa e Adalberto




Prefeito Beto Torremocha pede providências para sanar problemas de enchentes no acesso ao aeroporto.
Preocupado com inicio das águas no município Beto pediu a Sec. de obras em caráter de urgência a abertura de canais para escoamento das águas da chuvas que já iniciaram. este trabalho esta sendo feito em todos os córregos no entorno da cidade “Beto; disse que o momento e oportuno, e nos temos que fazer já este trabalho,estas  ações são importantes e necessárias para passar o período chuvoso”.

Mario da Penha?

Vereador é agredido por ex-esposa com tapas após desentendimento

Da Redação - Priscilla Vilela
Foto: ReproduçãoVereador é agredido por ex-esposa com tapas após desentendimento
Um caso mais raro de aplicação da Lei Maria da Penha, com personagens trocados, movimentou a Polícia Militar e agitou os eleitores do município Alta Floresta (812 km de Cuiabá). O vereador republicano, Raimundo Rodrigues da Silva Carvalho, 48, foi agredido pela ex-esposa após um desentendimento.

O major Souza informou ao site Olhar Direto, que segundo o relato da vítima, a acusada o teria esbofeteado enquanto ele estava parado em frente ao cartório, localizado na Rua Ariosto Riva, por volta das 12 horas de segunda-feira, (24).

Raimundo foi ferido no rosto. Quanto à acusada, Sônia Maria Rodrigues, de 46 anos, deixou o local da ocorrência, porém, mais tarde compareceu a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos pela acusação de agressão.

O ex casal ficou junto por um ano e cinco meses, mas proclamou o divórcio no início deste ano.

Terra treme em Confresa-MT, Band Juína já visitou a cidade que registrou o maior tremor do Brasil - vídeo

     Um pequeno tremor de terra foi registrado na zona rural da cidade de Confresa distante 1200 km da capital Cuiabá, de acordo com informações repassadas ao Agência da Notícia alguns moradores que estavam em uma fazenda á cerca de 22 Km de Confresa sentido ao Xingu disseram ter ouvido um estrondo muito forte por volta das 3 horas da manhã de hoje 22/10. De acordo com Jhersson Gomes que estava no local, após o estrondo ocorreu o tremor de terra, que durou menos de 10 segundos, ele relatou que as pessoas ficaram com medo do abalo sísmico.

     De acordo com a esposa do proprietário da fazenda, onde o abalo foi sentido, ela estava dormindo no momento, porém ficou perplexa ao ver que as paredes da residência haviam rachado.

     Ainda segundo Ana Claudia que morra a mais de 9 anos na propriedade, está foi a primeira vez que isso aconteceu, o fato gerou medo e insegurança os moradores da região .

     Está não e primeira vez que a terra treme em Mato Grosso e muito menos no Araguaia, em Janeiro de 2010, um abalo sísmico foi registrado no Projeto de Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa, no Vale do Araguaia, alguns morados relataram o mesmo que Jhersson um forte barulho seguido do tremor.

     Na época o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília disse que o abalo foi muito pequeno e pode não ter sido detectado pelos aparelhos instalados em território mato-grossense.

     Uma hipótese pode ser o excesso de chuva dos últimos dias, que provoca desmoronamentos nas camadas inferiores da terra.

     A reportagem tentou contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília porém até o fechamento dessa matéria não obtemos sucesso nas tentativas.

     A reportagem no vídeo acima foi feita pela TV Cidade Verde Juína. O repórter Ivan Pereira visitou a cidade que registrou o maior terremoto da história do Brasil, Porto dos Gaúchos-MT. Veja.

Agricultura Familiar precisa de Políticas Públicas, aponta Riva

      Para mecanizar o setor de forma sustentável, o deputado Riva mais uma vez defendeu o sistema de manejo de pastagem rotacionado denominado Voisin

     Com uma economia baseada na produção primária, Mato Grosso necessita de políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar, a fim de promover investimentos tecnológicos no setor na busca de uma economia sustentável. Esta foi a avaliação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, nesta sexta-feira (21), durante a abertura da audiência pública, que discutiu questões ambientais, em especial a sustentabilidade dos recursos hídricos no Brasil. O evento faz parte de uma série de reuniões referente à Conferência das Nações Unidas Rio + 20, que irá acontecer em junho de 2012.

     “Precisamos pensar na qualidade de vida do homem da Amazônia. O agricultor necessita de políticas públicas. É mais do que necessária essa reunião preparatória para que dê segurança à classe produtora e também para o meio ambiente. A natureza tem emitido mensagens, a partir de grandes catástrofes ocorridas, como as enchentes no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Passou da hora de acordarmos para a nossa realidade. Não dá pra desprezar os nossos rios que são como as artérias que alimentam o coração e fazem funcionar o corpo”, destacou Riva.

     O presidente lembra que para Mato Grosso, detentor de uma produção de 27 milhões de gado e possui entre 18 e 19 milhões de hectares de pasto, a preocupação ainda é maior com a questão ambiental. Segundo ele, a pecuária extensiva precisa avançar em tecnologia. “Precisamos conciliar desenvolvimento com meio ambiente”.

     SISTEMA VOISIN - Para mecanizar o setor de forma sustentável, o deputado mais uma vez defendeu o sistema de manejo de pastagem rotacionado denominado Voisin. “Por exemplo, o Voisin seria uma saída para o agricultor familiar. Cheguei a encaminhar essa proposta a todos os parlamentares federais, mas não obtive retorno. A agricultura familiar está falida e precisa de ações do governo que resultem em sustentabilidade”.

     Como projeto piloto, o sistema Voisin já foi implantado em algumas fazendas em Mato Grosso, obtendo resultados positivos com menor impacto ao meio ambiente. Hoje, conforme Riva, já é possível criar duas cabeças de gado em meio hectare. Nele, o gado cresce com mais qualidade e rapidez, de excelente pasto e com menor custo.  Riva explica que para formar o pasto no método tradicional em 50 hectares, por exemplo, são gastos em torno de R$ 50 mil. Contudo, para fazer o sistema Voisin nesses mesmos 50 ha e quadruplicar o tamanho do rebanho, são gastos no máximo R$ 30 mil.

     O Voisin é um modelo ultraintensivo de rotação de pastagens, em piquetes de área bastante reduzida (1 ha), que servem de pastagem, sucessivamente, para o gado, durante períodos bastante curtos, de um dia ou menos.

domingo, 23 de outubro de 2011

PROERD VAI ATÉ O DISTRITO DE NOVA UNIÃO REALIZAR PALESTRA

     Na última sexta-feira 14.10, a equipe do PROERD se deslocou até o Distrito de Nova União, onde ministraram palestras de combate as drogas e a violência para os munícipes daquela localidade.
     Por cerca de 2h, o instrutor do programa passou informações de grande importância para a população presente, mostrando os perigos e os malefícios que as drogas e a violência causam na vida das pessoas.
“Esta palestra é de grande valia para nós, tendo em vista a triste realidade que assola as famílias em Nova União.” Frisou um ouvinte.
     A população pode expressar opiniões, esclarecer dúvidas e fazer questionamentos com relação aos mitos que existem sobre esses assuntos.

     O Cabo da PM Mello, destacou a importância de ações como essa, que visa levar mais informação as regiões mais distantes do Comando Regional VIII.

     Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

Prefeitura de Juruena em parceria com o Governo do estado dará inicio a manutenção na BR 174