Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cotriguaçu sedia eventos que discutem o desenvolvimento na região Noroeste


Os dias 11 e 12 de junho são de movimentação na cidade de Cotriguaçu. O município acolhe dois eventos de grande importância para a região: a II Conferência de desenvolvimento rural sustentável e solidária do território noroeste do Mato Grosso e o I Fórum de desenvolvimento regional.


O dia 11 foi de discussão e planejamento sobre o desenvolvimento da região Noroeste, composta pelos municípios de Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã, Colniza e Rodolândia. O resultado desta conferência foi a elaboração de 40 propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual. Na mesma ocasião foram eleitos os delegados para representar a região na Estadual.


Na quarta-feira, dia 12, estão reunidos aproximadamente 200 pessoas e mais de 20 autoridades, planejando o futuro da região. É importante destacar a posição e a participação ativa dos líderes da sociedade organizada.


A prefeita de Cotriguaçu e presidenta do Consórcio, Rosângela Aparecida Nervis, a Rose, abriu o evento dando as boas vindas aos conferencistas e cumprimentando as autoridades. Destacou a alegria em acolher o I Fórum na cidade e saudou em especial a participação das mulheres, que historicamente sempre estiveram à margem da discussão política e social, mas que aos poucos estão conquistando seu espaço.


A prefeita aproveitou a oportunidade para comunicar e oficializar o início das obras asfálticas que ligará Cotriguaçu a Juruena. “Esse é um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.


Em seguida a fala ficou com o Diretor Executivo do Consórcio, o prefeito de Juruena, Cecílio Rosa. Para ele é importante ligar a região Noroeste ao estado de Rondônia por meio do asfalto, com isso possibilita-se o barateamento de alimentos, combustível e outras mercadorias, possibilitando melhores condições de vida à população.


Tanto Rose como Cecílio veem o asfalto como o primeiro passo para o desenvolvimento da região. Eles têm toda razão. Marshall McLuhan, um comunicólogo da década de 60, em seu livro O Meio é a Mensagem, já destacava que as estradas são meios de comunicação e de desenvolvimento. Quanto melhor a estrada mais rápido chega o desenvolvimento, salientava.


Os dois eventos sediados em Cotriguaçu reuni três Ministérios: o do Desenvolvimento Agrário, o da Integração Nacional e o da Pesca. Os três superintendentes estão afinados e certos que a região Noroeste precisa de um impulso para acompanhar o crescimento do país.


As perspectivas são boas e motivadoras. Os líderes comunitários e as autoridades presentes demonstram esperanças e ao mesmo tempo percebem os desafios, mas tem a certeza de que a região receberá uma atenção especial, sobretudo porque os gestores municipais estão em buscas constantes de melhorias para as suas cidades.

Fotos: DN Notícias
Fonte: Augusto Ferreira p/ o Juína News

Nenhum comentário:

Postar um comentário