Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 19 de novembro de 2011

Colniza - Prefeitura faz novo asfalto na Sete de Setembro

A Prefeitura de Colniza está implantando um novo asfalto na rua Sete de Setembro, no trecho entre a Avenida do Contorno e a Avenida das Primaveras, onde o pavimento havia se deteriorado completamente e não tinha como ser recuperado por um serviço de tapa buraco. A prefeita Nelci Capitani, entendendo que aquela via, de grande movimentação pelo conglomerado comercial, autorizou a remoção do que restava do pavimento anterior e determinou um novo projeto para atender aquela região da cidade.
Além do novo asfalto, aquela via recebeu duas pistas, transformando-se, naquele trecho, em uma nova avenida na cidade, mais larga e que vai oferece maior comodidade para os usuários da via e comerciantes locais.
No final de semana passado, equipes da Prefeitura e da empresa responsável pelas obras aplicaram o revestimento de piche em uma das pistas para a colocação posterior da pedra brita e da camada asfáltica.
Na outra pista, havia ainda necessidade de compactação, para depois aplicar o piche e o cascalho. “Em uma semana, se o tempo ajudar e não chover, os trabalhos serão concluídos”, afirma um dos encarregados da obra, Sérgio Mário, o Serginho, da Secretaria Municipal de Obras.
BELO HORIZONTE
Também no final de semana, as equipes da Obras e da empresa realizaram o mesmo serviço, de aplicação de piche em uma das pistas da Avenida Belo Horizonte, que terá as duas pistas pavimentadas, no trecho entre a Avenida Dois Mil e o córrego Colniza.
Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Francisco Robério Cavalcante, os serviços de pavimentação nas duas pistas da Avenida Belo Horizonte deve ser concluído na próxima semana, para coroar o aniversário da cidade com o grande show da dupla Christian e Cristiano.
Nas fotos, a aplicação de piche na nova Avenida Sete de Setembro e em uma das pistas da Avenida Belo Horizonte. (FOTOS: ELVIO LOPES).

Escrito por: Elvio Lopes

Força Tática prende o mais perigoso fugitivo da Cadeia de Juína; Ele afirma que se converteu

Fonte: Ivan Pereira, JNMT   


A Força Tática da Polícia Militar de Juína prendeu na tarde deste sábado (19), Fábio Sales. Ele é acusado de latrocínio e homicídio e estava preso na Cadeia de Juína, onde fugiu com mais 14 reeducandos no dia 2 de outubro. Para a polícia, Fábio era o mais perigoso dos fugitivos. Em julho deste ano, juntamente com dois comparsas, roubaram e assassinaram brutalmente o taxista Cícero Pereira.

Em entrevista, Sales disse que se converteu e que se entregaria na próxima segunda-feira; “A minha mãe teve uma revelação e me deu muitos conselhos por isso ia me entregar” – contou ao JNMT.

Mas antes da proeza acontecer, a polícia foi mais rápida. Ele foi detido em um assentamento rural. Os policiais chegaram a montar campana para efetuar a prisão.

Pescadores de Juína, Aripuanã, Colniza e Juruena receberão Seguro Desemprego durante a Piracema


Representantes da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE), de Cuiabá, estiveram na manhã de quinta-feira, 17 de novembro, na cidade de Juína efetuando as inscrições do seguro-desemprego para pescadores profissionais, que dependem do peixe para viver.

Os pescadores de Juína receberão um salário mínimo durante quatro meses, período em que vigora a piracema, onde os peixes procriam e é proibida a pesca nos rios de toda a região da bacia amazônica.

Somente em Juína serão 50 pescadores que receberão o benefício. A equipe do Ministério do Trabalho, após realizar os cadastros em Juína, seguirá para Aripuanã, Colniza e finalizará os trabalhos em Juruena, fechando os cadastros da Colônia de Pescadores Z-20, que possui mais de 120 pescadores.

Carlos Alberto Capeletti, Presidente da Colônia, disse à Rádio Metropolitana FM que o período da piracema é importante para repor o estoque e o seguro desemprego é uma garantia que o pescador tem nesse período de defeso para sua sobrevivência.

Frederico Pereira Sabino da Silva, representante da Superintendência do Ministério do Trabalho, também conversou com a nossa reportagem e frisou que para receber o benefício o pescador tem que possuir a carteira há 01 ano, desempenhar de forma artesanal, ter feito a contribuição previdenciária, estar com a documentação em dia e não há a necessidade de filiação na colônia.
Alberto Borges Pereira, Pescador Profissional, acredita que o período da piracema é muito importante e os pescadores estão mais conscientes. Ele revelou ainda, que diferente de três anos atrás, o número de peixes nos rios têm aumentado.

Por: Marcelo Guedes

Reflexão - Políticos nossos de cada dia nos dai hoje

Tudo que um político faz por uma cidade é bem vindo. Não importa onde ele vai aplicar sua emenda, o importante é que venha, porque quando a fome é grande ninguém escolhe o que comer. O que faz a diferença entre os políticos não é a quantidade de emendas, mas a qualidade do que ele faz pelo povo, ou seja, ele será avaliado por sua escolhas. Ele receberá aplausos diretamente proporcionais as suas ações.

O critério do eleitor é avaliar se as políticas sociais dos políticos estão voltadas para a maioria ou para poucos, se ele sabe ou não o que seus eleitores de fato precisam considerando sempre o maior número de pessoas contempladas. Político bom é aquele que consegue dividir o pouco com muitos, assim como fez Jesus que dividiu 5 peixes e dois pães com 5 mil pessoas e ninguém ficou com fome. Isso sim define o bom do mau político.

Jazida com cerca de 3 bilhões de toneladas de ferro e manganês é confirmada em Juína

Fonte: Ivan Pereira, de Juína   


O presidente da Cooperativa dos Produtores de Diamantes (Cooprodil), Robson Amorim Machado, revelou que a empresa MS Mineração constatou  no subsolo do Distrito de Filadélfia, em Juína, no Noroeste de Mato Grosso, a mina de grande potencial de exploração de mineiros. “Deve haver algo em torno de 3 bilhões de toneladas de ferro juntamente com manganês” – informou. Robson, que também é vereador, disse que ainda nesta semana uma equipe técnica do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) fará uma nova visita a região para constatar onde foram feitas as pesquisas.

O setor mineral está entre os setores da economia de Mato Grosso considerado entre os  mais promissores. Neste momento, há dezenas de prospecções em busca de ouro, diamante, fósforo e potássio, ferro, calcário, cobre e outros. Os municípios onde foram identificados indícios e até mesmo comprovada a existência de minérios são Paranatinga, Alta Floresta, Aripuanã, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Xavantina e Tangará da Serra. E agora, Juína.

"O potencial mineral de Mato Grosso é muito grande e está sendo redescoberto. Muitas empresas estão sendo atraídas para cá" – diz Jocy Gonçalo Miranda, do DNPM. Até junho deste ano foram protocolados 575 requerimentos de pesquisa mineral no Estado.

Em várias regiões de Mato Grosso estão sendo descobertas áreas com potencial mineral. O mais recente é um depósito de fósforo e potássio na cidade de Mirassol D'Oeste, descoberta no fim de agosto do ano passado. Estudos estão sendo feitos pela empresa GME4, de São Paulo, desde o fim das chuvas e a etapa atual consiste na perfuração de poços e coleta de material, enviado para análise.

Segundo levantamento do DNPM, Mato Grosso é o maior produtor de calcário do país com 5 milhões de toneladas por ano. A produção é está localizada nas cidades de Nobres, Rosário Oeste e Tangará da Serra (90%) e Paranatinga, Primavera do Leste e Cocalinho (10%). São 27 unidades de produção em atividade produzindo pó corretivo, cimento e brita.

Ainda conforme do departamento, o Estado também lidera a produção de diamantes com 100 mil quilates por ano, sendo que 70% deste volume é produzido em Juína. Com a crise econômica mundial houve retração no comércio e conseqüentemente no preço, das 4 empresas 3 estão com as minas paralisadas e das 22 permissões outorgadas em Juína somente 6 encontram-se em operação. Produção de ouro ocorre em ocorre, Nova Lacerda, Peixoto de Azevedo.

Castanheira - Luciane participa da entrega de casas do projeto Minha Casa, Minha Vida.

 

Na sexta-feira (18/11) a Deputada Luciane Bezerra participou da entrega de 29 casas do Projeto Minha Casa, Minha Vida, em Castanheira (850 quilômetros de Cuiabá). O projeto é o programa habitacional do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso. Participaram da entrega a secretária de assistência social Marli Dias e a assistente de ação social Claudinéia Hubner.
Na entrega a Deputada destacou a importância do programa do governo Federal. “Foi gratificante ver dezenas de famílias beneficiadas com o projeto. A demanda por habitação ainda é grande no Estado, na região norte milhares de famílias ainda sonham com a casa própria”.
“Eu vou continuar trabalhando pela região. Castanheira é uma cidade muito acolhedora, agradeço a todos por acompanharem meu trabalho”, na cidade a Parlamentar visitou as obras da casa mortuária, o Conselho Regional de Assistência Social, CRAS e a Associação dos Produtores de Leite.
Estiveram presentes na entrega, o Deputado Federal Valtenir Pereira, Vereadores e demais lideranças da região, entre elas, o Presidente da Câmara Municipal de Castanheira Valmir Moreira, Vereador Elias Cavalheiro (PR), Vereador Amilcar Rios (PR) e a Presidente do PDT Adriana Márcia dos Santos.

Foto/Fonte: Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PS.

Cotriguaçu na lista, menor salário em MT é pago a uma mulher índia; apenas R$ 151,39

Keka Wernewck
do Centro Burnier Fé e Justiça

<>
Mulheres indígenas na base da pirâmide social
Novas formas de exploração do povo da terra

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começou a liberar os primeiros dados do Censo 2010. Um dos indicadores é o valor do rendimento nominal de homens e mulheres, com recorte de sexo, cor e raça. A pesquisa mostra que no Brasil e em Mato Grosso homens ainda recebem salários maiores que as mulheres. Em Mato Grosso, um homem recebe, em média, R$ 983,96 e as mulheres, R$ 503,20. Ou seja, R$ 480,76 a menos. E quem ganha menos são as mulheres indígenas, em média apenas R$ 151,34. Seguidas das pardas, R$ 399, 12, e pretas, R$ 437, 67.

Mulheres brancas recebem R$ 685,87, ou seja, R$ 182,67 acima da média feminina. “Uma coisa que dá para perceber olhando Mato Grosso nessa perspectiva salarial e por municípios é que dos 10 municípios onde as pessoas ganham menos cinco são da Baixada Cuiabá: Barão de Melgaço, Livramento, Acorizal, Jangada e Poconé”, destaca o sociólogo Inácio Werner, da coordenação do Centro Burnier Fé e Justiça. Esses dados se referem a pessoas acima de 10 anos e que trabalham fora de casa

Para Inácio, isso indica que “apesar de estarem muito próximos da capital, não têm uma política que garanta sustentabilidade econômica e social. São sempre muito clientelistas com relação à Cuiabá. Têm muitos habitantes na zona rural, mas mesmo assim não produzem para alimentar a região, produzem só para subsistência e isso não gera renda digna, até mesmo porque a agricultura familiar não tem tido investimentos e, ao invés de produção local, as cidades preferem ir buscar alimento em Goiás ou no Paraná”.

Os outros cinco municípios são Campinápolis, Santa Terezinha (Araguaia), Cotriguaçu (Nortão), Planalto da Serra (Médio Norte) e Porto Estrela (Grande Cáceres).

Campinápolis é a cidade onde se ganha menor salário em Mato Grosso. A cidade tem muitos habitantes indígenas e o salário médio deles é de somente R$ R$ 39,33. Em Campinápolis, é alto o índice de mortes entre a população indígena.

MT pode receber 40 pólos do Programa Academia da Saúde, Cotriguaçu é o único município do Noroeste que esta fora do programa

Assessoria


Mapa da região Noroeste do Estado de Mato Grosso

O Ministério da Saúde divulgou esta semana a listagem das cidades pré-selecionadas para receberem o Programa Academia da Saúde no ano que vem. Ao todo 39 municípios matogrossenses devem ser contemplados com o projeto que oferece à população espaços para práticas esportivas e de lazer.
O coordenador da bancada no estado, deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT) é quem articula junto com o governo federal e prefeituras, a inclusão das cidades ao Programa. “Assim que tive conhecimento do Programa distribui a cada município do Estado documento informando sobre os benefícios da Academia da Saúde e incentivando as prefeituras a se inscreverem”, explica.
Os 40 pólos que vem ser distribuídos pelo Mato Grosso, tem como objetivo ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde. “Além atividades físicas os espaços oferecem acompanhamento profissional, orientação nutricional, educação alimentar, oficinas de teatro, música e artesanato, são benefícios diretos à população”, conta Fagundes.
As cidades selecionadas devem agora apresentar ao Ministério da Saúde toda a documentação necessária para a inclusão definitiva no Programa.

Municípios Selecionados:
Alto Araguaia, Alto Paraguai, Aripuanã, Brasnorte, Campinápolis, Canabrava do Norte, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colniza, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Jangada, Juína, Juruena, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Querência, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, Santo Antônio do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Tesouro, Torixoréu, Várzea Grande. Dos 39 municípios, Sinop é a única cidade de deve receber dois pólos do programa.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JUÍNA APARECE EM LISTA COM ELEVADO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO POR DENGUE

Fonte: Da reportagem   


A Secretaria do Estado de Saúde emitiu alerta para 14 municípios mato-grossenses que estão com elevado índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Além de Sinop, Nova Mutum, Tangará da Serra, Cláudia, Colíder e Juína. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, o índice considerado aceitável é no máximo de 1%. Nestas cidades, está entre 1% e 3,9%. A situação se agravou com o início do período chuvoso.

Campanha de prevenção e combate foi lançada hoje pelo governador Silval Barbosa, em parceria com Ministério Público e outros órgãos. Silval cobrou maior conscientização da população para que mantenham seus quintais limpos. A maioria dos focos encontrados hoje no Estado está no lixo.

Uma das maiores preocupações é com a circulação do vírus 4 da dengue no país. Se chegar em Mato Grosso, pode haver uma nova epidemia da doença. Um monitoramento já está sendo realizado pela secretaria em sete municípios para saber quais tipos de vírus estão em circulação. Em Sinop, até agora, foi confirmada a presença apenas do tipo 1.

Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Aripuanã


Na tarde desta quarta-feira (16), a Policia Civil de Aripuanã cumpriu mandando de prisão preventiva em desfavor de um moto taxista, em razão do envolvimento do mesmo na venda de drogas.
Em investigações que culminaram com a prisão do traficante conhecido pela alcunha de NILSON KLAT, vulgo “PEIXEIRO”, os investigadores descobriram que referido moto taxista Claudinez Sergio Romera, vulgo “FEIO”, participava do tráfico de drogas, comprando diretamente do “PEIXEIRO” e repassando para usuários. Diante disso, o Ministério Público de Aripuanã, por meio do Promotor de Justiça, Dr.Mario Anthero Silveira de Souza solicitou ao Juízo local a prisão preventiva de referido mototaxista que fora cumprido na tarde da última quarta-feira pelos investigadores.
A autoridade Policial, João Romano da Silva Junior diz que é natural, quando da prisão de algum traficante, haver desdobramentos que implique no indiciamento e na prisão de pessoas ligadas àquele traficante, as quais geralmente participam de alguma forma, seja no transporte da droga, seja diretamente na venda.

Fonte: Redação e foto: Top News

Ladrão furta bicicleta em Cotriguaçu

Uma casa do Bairro Vila Nova foi furtada na madrugada desta sexta (18), em Cotriguaçu. O bandido levou uma bicicleta.

A proprietária S.L.L.B, 29 anos, só notou o roubo pela manhã, percebeu que o portão do quintal estava aberto e desconfiou que algo teria acontecido. Sua filha foi procurar pela bicicleta que como de costume havia deixado na área da casa ao fundo da sua e a mesma não encontrou.

A proprietária foi até ao destacamento da Polícia Militar, onde foi atendida pelo soldado F. Silva e registrou o boletim de ocorrência.

A Seleção Juinense de Futsal embarcou nessa quinta-feira, 17 de novembro, para a Bahia, onde disputará a 38ª edição da Taça Brasil de Futsal

A Seleção Juinense de Futsal embarcou nessa quinta-feira, 17 de novembro, para Paulo Afonso/Bahia, onde disputará a 38ª edição da Taça Brasil de Futsal - primeira divisão. A participação de Juína na Taça Brasil e Liga Centro Oeste de Futsal é fruto da conquista da Copa MT de Futsal 2011.
A participação nesse importante campeonato nacional deixou os jogadores animados e entusiasmados quanto a um bom retrospecto na competição, que acontece de 21 à 27 de novembro, no Ginásio Luis Eduardo Magalhães.
Juína fará sua estréia na segunda-feira, 21 de novembro, às 17h30, contra Piranhas-AL. Na terça-feira, 22 de novembro, jogará às 16h contra o Cruzeiro-RN. Na quarta-feira, 23 de novembro, às 19h, será a vez de enfrentar Solimões-RO e na quinta-feira, 24 de novembro, Juína disputa os pontos contra São Francisco do Conde-BA.
Se passar, as semi-finais ocorrem no sábado, 26 de novembro, com jogos às 19h (1º colocado do grupo A contra o 2º colocado do grupo B) e às 20h30 (1º colocado do grupo B contra o 2º colocado do grupo A). A grande final da Taça Brasil de Futsal está marcada para o domingo, 27 de novembro, às 10h30.
Devido a longa distância entre Mato Grosso e Bahia, a seleção foi até Cuiabá de ônibus e de lá embarca de avião para Paulo Afonso. Além de ser mais rápido, a equipe não se desgastará percorrendo esse longo trecho de ônibus, o que permitirá uma boa participação no estado nordestino.
Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM

Dois furtos em menos de 48 horas assustam moradores de Cotriguaçu


       Nas ultimas 48 horas dois furtos foram registrados no Município de Cotriguaçu, a policia civil trabalha com imagens do circuito interno de uma loja de materiais de construção para reconhecer os autores do crime, o proprietário ainda faz levantamento para saber o que foi levado.
      Na madrugada dessa sexta feira dia 18, foi furtado uma moto broz Honda de cor preta modelo 2011 da casa do senhor Ivo Pereira, o autor do crime forçou a janela, adentrou casa fora e saiu pela porta da frente, enquanto o proprietário dormia, o crime aconteceu por volta das 03h00min da madrugada, “La pela meia noite levantei e fui ao banheiro e tava tudo certo” nos relatou o morador que esta assustado com tamanha audácia do criminoso. Após registrar um boletim de ocorrência aguarda as investigações da policia para desvendar o caso.

Fonte: COTRINOTICIAS

Começam obras de nova creche em Colniza

Escrito por Elvio Lopes   
Começaram esta semana as obras da nova creche em Colniza, que será construída com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal. A nova unidade escolar de Educação Infantil Pró-Infância está localizada na Avenida das Primaveras, no Bairro Garça e foi conquistada graças ao trabalho de equipes da Administração Municipal na elaboração de um projeto para a creche e da própria prefeita Nelci Capitani, em contatos com deputados federais e visitas ao próprio Ministério da Educação, em Brasília.
Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Francisco Robério da Siilva Cavalcante, o projeto foi encaminhado a Brasília no ano passado e, no início da gestão da presidenta Dilma Rousseff, foram reforçados contatos para coloca-lo entre as unidades que seriam destinadas ao Estado de Mato Grosso este ano.
Robério explica que o projeto da nova creche foi elaborado já na gestão do secretário Municipal de Educação, Thiago Rodrigo Dias Alves, cuja equipe se esforçou em providenciar a documentação referente ao setor educacional no Município para Brasília.
“Depois, fomos atrás de uma área e contamos com apoio do Ministério Público de Colniza para viabilizar o espaço e com a decisão firme da prefeita Nelci Capitani em não deixar escapar essa importante obra a Educaçãõ em nosso município, para atender crianças e mães que trabalham”, destaca Robério.
Ele explicou ainda que, além da escola de Educação Infantil, também foi aprovado no mesmo projeto a construção de uma quadra coberta na unidade, que vai atender a comunidade do Bairro Garça e região.
“Essa é mais uma conquista da administração da prefeita Nelci Capitani pela educação em nosso município, assim como o asfalto na rua dos Girassóis, que está pronto e da Avenida Belo Horizonte, que pretendemos inaugurar com o show de aniversário da cidade”, afirma Robério.
Na foto, a área da nova creche, cujas obras começaram esta semana na Avenida das Primaveras, no Bairro Garça. (FOTO: ELVIO LOPES)








Ex-prefeito Oscar Bezerra diz que certidão do TSE garante devolução de seus direitos políticos.

Fonte: Show de Notícias.

 
Foto: Oscar Bezerra (foto: Show de Notícias)

O ex-prefeito de Juara, Oscar Martins Bezerra (PSB), encaminhou à redação do Show de Notícias, Certidão do Tribunal Superior Eleitoral, dizendo NADA CONSTAR, registro de condenação criminal eleitoral, em nome dele.
De acordo com essa certidão, Oscar Bezerra estaria com a ficha limpa e apto a disputar qualquer eleição, caso queira.
A condenação do socialista Oscar Bezerra aconteceu na eleição de 2008, quando ele teve o registro de candidatura cassado e perdeu os direitos políticos.
Clique aqui e veja a certidão:

Em 2010 Oscar pretendia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e acabou tendo que desistir por problemas com a justiça eleitoral e em seu lugar colocou a esposa Luciane Bezerra, que foi eleita com cerca de 14.500 votos. 

Tribunal muda entendimento sobre subsídio e "perdoa" vereadores

Fonte: 24 Horas News   


O Tribunal de Contas de Mato Grosso decidiu, por unanimidade, rever as decisões tomadas neste ano quando do julgamento de contas anuais de Câmaras Municipais, em que foram feitas determinações de restituição de valores ao erário para vereadores que receberam subsídios acima dos limites constitucionais. Com isso, várias decisões que tratavam sobre a devolução de valores ao erário acabam perdendo a validade. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Valter Albano, a decisão foi tomada como  medida de justiça, razoabilidade e segurança jurídica.

A revisão ocorreu com a aprovação de resolução de consulta relatada pelo conselheiro presidente Valter Albano, disciplinando que a aplicabilidade do instrumento legal por meio do qual vinham se sustentando as decisões de restituição só deverá produzir efeito a partir de 1º de janeiro de 2012.

Esse instrumento, a Resolução 58/10, tinha alterado entendimento anterior do TCE-MT e foi aprovada em 27 de julho de 2010, ou seja, durante a vigência de leis municipais que disciplinam o pagamento de subsídio de vereadores durante a atual legislatura (quatro anos). Essas leis municipais foram aprovadas em 2007. Conforme o presidente, não é razoável ou justo que os efeitos dessa orientação normativa atinjam atos e fatos anteriores, praticados de boa-fé diante de situação legalmente prevista.

O TCE reconheceu a ocorrência de “erro de direito”. Em seu voto, o conselheiro-presidente Valter Albano colacionou julgados do Tribunal de Contas da União e do Superior Tribunal de Justiça, nos quais os dois Tribunais entendem que não estão sujeitos à reposição de importâncias indevidamente percebidas aqueles que as receberam de boa-fé em virtude de errônea ou inadequada interpretação da lei por parte da administração pública. As súmulas do TCU e STJ se aplicam no caso em tela.

A revisão de entendimento e a pacificação de nova Resolução disciplinando a aplicabilidade da Resolução 58/2010 foi motivada por consulta formulada pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso – UCMMAT. No mês passado, vereadores dirigentes dessa entidade e deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa anunciaram o pleito em reunião com o presidente do TCE-MT.

Na análise do pedido, o TCE rejeitou a tese da UCMMAT de considerar de natureza indenizatória a diferença de subsídio paga aos presidentes de Câmaras Municipais.

Escola de Conselvan participa de Comissão para discutir sobre educação no trânsito

Fonte: Odocumento/ Foto: Arq. Topnews

Foi realizado na tarde da última quarta-feira (16) a 11ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, presidida pelo deputado Ezequiel Fonseca. A reunião teve a palestra da técnica em assuntos educacionais do Detran/MT, Elbs Evangelista da Silva, que na ocasião falou sobre o concurso para o II Prêmio Detran/MT de Educação no Trânsito. Outra palestra realizada foi à apresentação do modelo de Gestão da Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle, que fica no distrito de Conselvan, município de Aripuanã, com a presença do diretor da escola, Luciano Demazzi.
Sobre o concurso para o II Prêmio Detran/MT de Educação no Trânsito, Elbs ressaltou a importância do evento em incentivar a realização de ações para a preservação da vida. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março de 2012 e o regulamento pode ser encontrado no site do Detran (www.detran.mt.gov.br). O deputado Ezequiel Fonseca acredita que com a participação da sociedade em concursos como estes, tendo em vista que qualquer pessoa física maior de 18 anos pode participar, a conscientização para uma melhor educação no trânsito vai ser maior e a valorização a vida mais intensificada.
“Acho fundamental este trabalho do Detran/MT em promover um evento como este, que além de oferecer prêmios aos participantes, oferece conhecimento e bons exemplos para a sociedade que sofre com o alto índice de acidentes de trânsito causado muitas vezes por imprudência dos condutores,” pontuou o parlamentar.
A segunda palestra realizada durante a comissão de educação foi com o diretor da escola estadual Dom Franco Dalla Valle, Luciano Demazzi, que na ocasião apresentou a todos o modelo de gestão da escola (distante1.200km da capital) e que é exemplo de boa administração e perseverança. “Estamos no meio da floresta amazônica e temos o orgulho de apresentar uma escola estadual que consegue oferecer qualidade de ensino, uma boa merenda escolar e credibilidade. A comunidade trabalha junto à escola para que seja possível estarmos aqui hoje apresentando os bons resultados de nossas ações” esclarece o diretor.
O deputado Ezequiel Fonseca disse que a escola Dom Franco Dalla Valle é um exemplo para as outras escolas. “A escola possui uma ótima infraestrutura, as salas de aula são equipadas com televisores, ar condicionado e aparelhos de DVD. A merenda é servida pelos próprios alunos que colocam a quantidade que quiserem e a escola, pelo que eu pude perceber, é cuidada também pelos alunos, funcionários e professores como se fossem suas casas, tudo limpo e em seus devidos lugares. Parabenizo a todos pelo brilhante trabalho”, finalizou o parlamentar que contou com o apoio do deputado Zeca Viana durante a reunião.

Cotriguaçu- Peugeot vende carbono na Amazônia


Fazenda da Peugeot em área devastada serve de vitrine para proposta de regulação de carbono na atmosfera
                         Fazenda da Peugeot em área devastada serve de vitrine para proposta de regulação de carbono na atmosfera

Originário de projeto de reflorestamento, o crédito de carbono adiciona R$ 2,4 milhões a ação inédita da montadora no mundo.
Treze anos depois de iniciado o projeto que serviria de vitrine da preocupação da Peugeot com as emissões de carbono originadas da indústria automobilística, o reflorestamento de uma fazenda desmatada
em Cotriguaçu, noroeste de Mato Grosso, obteve autorização para a comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário.
A operação deverá assegurar recursos adicionais para o projeto superiores a € 1 milhão (R$ 2,4 milhões), além dos € 10 milhões (R$ 24 milhões) investidos pela montadora.
É o segundo projeto latino-americano de reflorestamento que consegue a aprovação dos créditos seguindo o protocolo Verified Carbon Standard (VCS), metodologia estabelecida por organizações não-governamentais, associações industriais, companhias de certificação, desenvolvedores de projetos e compradores de créditos para validar as reduções de gases do efeito estufa para comercialização.
O primeiro foi desenvolvido por duas empresas no norte da Colômbia, em uma área devastada pela prospecção ilegal de ouro e plantações de coca, além da criação de gado.
"É uma experiência em escala inédita no mundo pelo tamanho, validado pela comunidade científica brasileira e francesa, que vai ajudar muito no conhecimento sobre o sequestro e absorção de carbono pela floresta", diz Marc Bocqué, coordenador do projeto na Peugeot.
Ele explica que o poço de carbono, nome pelo qual são conhecidos os projetos de compensação das emissões de carbono pelo plantio de florestas, está situado na fazenda São Nicolau, de 10 mil hectares (semelhante a área da cidade de Paris).
A proposta da Peugeot é compensar as emissões de 110 mil toneladas de CO2 por meio de reflorestamento de espécies nativas. O montante será integralmente reinvestido em ações ambientais, científicas e socioeconômicas do projeto até 2018.
A intenção da Peugeot, porém, é manter a fazenda por um período ainda maior (40 anos), para assegurar conhecimento ainda deficiente no mundo, sobre o volume de carbono que as florestas tropicais podem estocar em troncos, galhos, folhas e raízes, e assim ajudar a combater as mudanças climáticas do planeta. A experiência também serve como laboratório sobre a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia.
Evolução do projeto
A obtenção dos créditos é uma boa notícia para um projeto que foi pioneiro em uma época em que a mensagem do reflorestamento ainda era pouco compreendida pelos países e empresas. Originalmente, Cotriguaçu foi concebido para ser implementado pela Agência Nacional de Florestas (ONF na sigla em francês), especializada no gerenciamento florestal da França, e o Instituto Pró-Natura, e se destinava a capturar cerca de 2 milhões de toneladas de carbono em 40 anos. A meta era ambiciosa: plantar 10 milhões de árvores em três anos em um ambiente cultural e ambientalmente estranho aos executores.
No início do processo, o baixo índice de sobrevivência das mudas plantadas em meio ao capim braquiária e a tentativa dos executores de querer resolver o problema adotando a pulverização aérea com herbicida, afetaram a credibilidade do projeto e obrigaram a uma mudança de abordagem. Foi preciso voltar atrás e buscar uma cooperação mais próxima com as instituições públicas e as comunidades locais, em meio a acusações de biopirataria nunca comprovadas.
"A aprovação dos créditos é o presságio de uma nova década para o projeto, para benefício de todas as partes envolvidas", diz Bocqué.
O grupo diminuiu a área a ser reflorestada, ocupando o pasto aos poucos, e passou a contar com um comitê de assessoramento científico, constituído de pesquisadores de instituições políticas e acadêmicas do Brasil e da França.
Até agora foram reintroduzidas 2 milhões de árvores em 1,8 mil hectares, além de conservadas 7 mil hectares de floresta e 1,2 mil hectares de capoeira. A Peugeot também criou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no local.

Fonte: Martha San Juan França   (mfranca@brasileconomico.com.br)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeita de Colniza recebe prêmio em Brasília





 
A gestora municipal de Colniza, Nelci Capitani, recebe, nesta quinta-feira (17/11), em Brasília, o prêmio de prefeita das 100 cidades mais sustentáveis do Brasil Excelência de Gestão, em ranking oficial da Associação Nacional de Prefeitos e Vices (ANPV), sediada na Capital Federal.
O prêmio é uma concessão anual da ANPV, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (Fremaprev) e se baseia em critérios obtidos por avaliações de técnicos, colaboradores e membros do comitê gestor das entidades promotoras do evento.
A concessão do prêmio será nesta quinta-feira, às 7h30, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, durante o II Encontro da Associação Nacional de Prefeitos e Vices Prefeitos da República Federativa do Brasil, oportunidade em que a prefeita Nelci Capitani receberá troféu e certificado referente à escolha de Colniza como um dos municípios que caminha para a sustentabilidade como forma de garantir seu desenvolvimento.
De acordo com a diretoria da ANPV, além dos 100 prefeitos homenageados, também devem comparecer à solenidade a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer; senadores e deputados federais e outras autoridades de Brasília e vários estados do País.

Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Duas cidades de Mato Grosso realizaram Caminhada da Natureza no final de semana e feriado

Foto: Francisca Bartoldo de Almeida
Os municípios de Novo Mundo (775 quilômetros de Cuiabá) e Cotriguaçu (950 quilômetros de Cuiabá), sediaram no domingo (13.11) e feriado de terça-feira 15.11, respectivamente a Caminhada da Natureza.
 A Sedtur esta preste a realizar as 67 Caminhadas na Natureza em todo o Estado.
Anda Brasil
O projeto Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.
Criado em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que reúne 106 circuitos pelo país que vão desde Parintins (AM) até a região de
Três Léguas, em Caxias do Sul (RS), ao todo já são mais de doze mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares, através da prática esportiva onde estes podem comercializar seus produtos.
A Confederação Brasileira de Esportes Populares é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas na Natureza nas cinco regiões do Brasil.


Fonte: Maricelle Lima Vieira - Assessoria Sedtur

Prefeita e contador de Colniza deverão restituir valores aos cofres municipais

Fonte: TCE/ MT   

O Pleno do Tribunal de Contas, em julgamento do balanço anual de 2010 da Prefeitura de Colniza, aplicou multa e determinou restituição de valores à prefeita Nelci Capitani e ao contador Luiz Rodrigo da Silva Bernardi. As contas foram julgadas regulares com tais determinações e recomendações, na sessão plenária do dia 23 de agosto.

Ao contador, a multa foi de R$ 792.66 (22 UPF) e a restituição cerca de R$ 18 mil (504,27 UPF), pelo registro a menor da receita arrecadada do IPTU. Já a prefeita foi multada em R$ 2.774.31, correspondente a 77 UFP/MT, por conta de irregularidades remanescentes, e ainda deverá restituir aos cofres municipais R$ 1.812, equivalente a 50,29 UPF pela não retenção do ISSQN devido.

Entre as diversas determinações feitas à atual gestão, está o aprimoramento de ações e medidas para incrementar a arrecadação da dívida ativa e cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal; planejamento das despesas necessárias para o exercício; atentar-se ao cumprimento das formalidades previstas na Lei n. 8.666/1993 (Lei de Licitações) e adotar medidas corretivas contábeis a fim de regularizar a diferença relativa à receita do IPTU e da baixa da dívida ativa.

O relator, conselheiro Alencar Soares, ainda recomendou à atual Administração de Colniza que adote medidas para instalação de instituição financeira oficial ou não oficial para a movimentação dos recursos públicos municipais, quanto à vedação de contratação de serviços de depósitos com cooperativas de créditos.

Sindicato Rural de Castanheira oferece cursos gratuitos através do SENAR-MT



Uma parceria feita entre o Sindicato Rural de Castanheira e Assistência Social fez com que o município oferecesse à população cursos gratuitos disponibilizados pelo SENAR de Mato Grosso. Ontem (16), iniciaram os cursos de Corte e Costura e Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, estes realizados no Centro do Idoso em Castanheira e na Comunidade Santa Rita.

A educadora Rosely Antônia Dutra Florêncio está à parte do curso de Corte e Costura, habilitando os participantes a confeccionar peças de vestuário como: calças, camisas, vestidos, bermudas, saias e outros itens. “O curso da oportunidade aos alunos que queiram melhorar a renda familiar” – destaca a educadora.

Quanto ao curso de Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, os participantes aprendem a fabricar sabão frio; sabão de mandioca; sabão em pó; sabonete em barra; amaciante; detergente; pasta para alumínio e louça e outros produtos para consumo próprio.

Os cursos são ministrados por educadores do SENAR. Elisangela Souza Queiroz é mobilizadora do SENAR/MT e divulga lista de outros cursos que o Sindicato Rural disponibilizará ano que vem em parceria com outras secretarias:

Alternativa de Alimentação para Bovinos no Período da Seca (Agricultura)

Fonte: Everton Trindade/Semanaol

Curso previsto para acontecer Março de 2012
Avicultura Básica (Sistema Caipira) (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Junho 2012

Controle de Formigas Cortadeiras e Cupins em Pastagens (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Fevereiro de 2012

Corte e Costura (Assistência Social)
Curso previsto para acontecer em Março e Junho de 2012

Doma Racional de Equinos (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Maio de 2012

Fabricação Caseira de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Julho de 2012

Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza (Assistência Social)
Curso previsto para acontecer em Maio de 2012

Inseminação Artificial em Bovinos (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Agosto de 2012

Irrigação (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Abril de 2012
Olericultura Orgânica (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Março de 2012

Panificação Caseira (Assistência Social)
Curso previsto para acontecer em Fevereiro

Pintura em Tecidos (Assistência Social)
Curso previsto para acontecer em Abril de 2012

Psicultura (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Maio de 2012

Planejamento e Aproveitamento dos Alimentos (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Janeiro e Julho de 2012

Rédeas de Equinos (Agricultura)
Curso previsto para acontecer em Setembro de 2012

Luciane quer que jovens virem “Doadores do Futuro”


Incentivar a doação de sangue já na escola aos jovens. Este é o principal intuito do projeto de lei “Doadores do Futuro”, apresentado pela deputada Luciane Bezerra, PSB, na segunda semana de novembro na AL

A iniciativa pretende conscientizar os alunos da rede pública e privada de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue. Para isso o projeto de lei prevê que o Governo ministre palestras sobre o tema e convide especialistas e firme parcerias ou convênios com entidades públicas e privadas, para incentivar os estudantes e jovens.

“Doar sangue significa muito mais que doar um tecido vivo, o sangue representa a única maneira de manter um ser humano com vida. E hoje há grande demanda na rede estadual e privada de saúde”, defendeu.

Se implantado pelo Governo do Estado a lei pode acabar com as constantes Campanhas de Doação de Sangue, que rotineiramente são feitas pois a demanda só cresce.

DEMANDA - Hoje o principal obstáculo enfrentado na captação de sangue é o medo, segundo a diretora do Hemocentro, Eliana Rabane. Conforme ela as pessoas tem muito receio em doar sangue isso é efeito direto da desinformação.

De acordo com o Hemocentro o ideal seriam 100 doadores por dia, isso seria o ideal. O sangue vence, a média dele é de 30 a 35 dias, plaquetas apenas 5 dias. Atualmente em Mato Grosso o Hemocentro possui um déficit de quase 50% na falta de sangue.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra

Cotriguaçu já registra casos de dengue


          Mal começou a temporada da chuva  e a Cidade de Cotriguaçu já registra os primeiros  casos de dengue, segundo fonte da Secretaria de Saúde, o município já tem dois casos confirmados e mais 13 notificações aguardando a confirmação. Lotes abandonados, lixo e sujeira acumulados na cidade dificultam os trabalhos dos agentes de saúde na fiscalização e orientação, os principais sintomas da dengue são:
          Na dengue clássica (DC), os mais comuns são febre, moleza, cansaço, dores no corpo (sobretudo nas articulações), nos olhos, muito cansaço, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas e vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas.

Na febre hemorrágica da Dengue (FHC), os sintomas são os mesmos, mas a diferença é quando a febre acaba e surgem os primeiros sinais de alerta, que são:

- dores abdominais fortes e contínuas
- vômitos persistentes
- pele pálida, fria e úmida, às vezes com manchas vermelhas
- sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- sonolência, agitação e confusão mental
- sede excessiva e boca seca
- pulso rápido e fraco
- dificuldade respiratória
- perda de consciência
 
         Caso você venha ter qualquer um dos sintomas acima apresentados, não tome remédio por conta própria, procure rapidamente o atendimento medico.
Fonte: COTRINOTICIAS 

Em Dezembro entrevista com os pré-candidatos a Prefeito de Cotriguaçu

Segundo o site COTRINOTICIAS, no mês de dezembro se iniciará uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao pleito municipal de 2012 em Cotriguaçu. “Estaremos abordando assuntos relevantes à sociedade, onde os participantes poderão explanar já suas idéias e propostas” explanou o radialista Gilvã Hoffmann.
A pré-candidata vereadora Rose que deixou o ninho tucano, migrou recentemente para o PMDB, a convite feito por lideranças do PMDB no município, pelo Deputado Estadual Nilson Santos, pelo Deputado Federal Carlos Bezerra e pelo Governador Silval Barbosa. A mesma foi sondada por vários partidos como DEM, PSB, PP e acabou aderindo à sigla do vice-presidente da república.
Outro possível candidato o ex-prefeito Gilberto Siebert a convite feito pelo Deputado José Riva se filiou ao recém criado PSD, visto que o PSD quer lançar candidatura própria na maioria dos municípios do estado e em Cotriguaçu Siebert seria a opção do partido.
O Partido dos Trabalhadores (PT) quem em 2008 lançou candidatura própria,  ainda estuda internamente um possível nome para disputar o pleito em 2012 ou se apoiará alguma candidatura fora do partido.
O Partido da República (PR) que em 2008 reelegeu o prefeito Kiko e mais três vereadores não deve lançar candidatura a majoritária, embora conte com bons nomes como do ex-vereador Cotcharapa, do ex Secretário de Agricultura Arnaldo de Campos, nos bastidores comenta-se que o partido venha a apoiar a candidatura do ex-prefeito Siebert.

Deputado cobra melhorias na estradas que corta os municípios do Nortão





Fonte: Da Assessoria

"Mal começou o período chuvoso em Mato Grosso e as rodovias estaduais já apresentam problemas". A afirmação foi feita pelo deputado Dilmar Dal"Bosco (DEM) durante a sessão da Assembleia Legislativa, hoje pela manhã, quando cobrou do governador Silval Barbosa (PMDB) a imediata recuperação da MT-210, que corta os municípios de Sinop, Itanhangá e Tabaporã.
De acordo com o democrata, as péssimas condições de trafegabilidade dessa rodovia foram comprovadas "in loco" durante o recesso legislativo no início da semana, quando ele e o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Valdir Barranco, percorreram cidades do Norte mato-grossense para debater a regularização fundiária.
"Desde que tomei posse, em fevereiro deste ano, tenho cobrado por meio de indicações e de reuniões com o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, a recuperação e a manutenção das rodovias estaduais. Esta secretaria precisa trabalhar no período de seca, preventivamente", alertou Dal"Bosco.
Irritado com a falta de ação governamental, Dilmar afirmou que se não houver uma ação imediata, as cidades de Colniza e Aripuanã voltarão a ficar ilhadas pelas chuvas. "Essas cidades são relativamente novas, carentes de infraestrutura, onde falta a presença do Estado", cobrou o parlamentar.
O extremo norte de Mato Grosso também sofre com o início das chuvas. Os vereadores José dos Santos, popular Zé do Sal (PSD) e José Francisco da Silva Filho, o Zé Padre (PMN), estiveram no gabinete do deputado Dilmar Dal"Bosco para pedir reparos na MT-208 que liga as cidades de Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes.
Segundo os parlamentares, por estar em área de floresta, as chuvas na região são mais intensas e já começam a dificultar a trafegabilidade, principalmente no trecho de 60 quilômetros que liga a sede de Nova Bandeirantes ao distrito de Japuranã, onde já foi interrompido o trânsito de carros de passeio.
As pancadas de chuva também estão ocasionando constantes oscilações e quedas no fornecimento de energia, causando prejuízos a atividade madeireira, base da economia local.
"Estamos organizando um abaixo assinado para levarmos a concessionária de energia, que até hoje não nos deu uma resposta concreta quanto as interrupções no fornecimento, que já resultaram na queima de uma série de motores elétricos", denunciou Zé do Sal que pediu apoio de Dal"Bosco na solução do problema.
Durante a estada na capital os legisladores de Nova Bandeirantes vão se reunir com o presidente de uma empresa de telefonia para cobrar melhorias no serviço de banda larga, que também vem sofrendo interrupções e prejudicando os trabalhos dos comerciantes locais quanto a emissão de nota fiscal eletrônica.

Entenda porque os índios decidiram bloquear rodovia em Juína - fotos


 
Pelo menos 150 índios da etnia Enawenê-nawê estão bloqueando uma ponte na MT-170, há quatro dias como forma de protesto pelas péssimas condições da aldeia em que vivem. A etnia, com mais de 600 índios, enfrenta dificuldades.

O JNMT teve acesso com exclusividade às fotos encaminhadas para os órgãos responsáveis revelando a péssima estrutura da aldeia. Os poucos medicamentos são armazenados de forma inadequada. Na ala de atendimento, a sujeira atrai baratas e morcegos e os equipamentos odontológicos estão enferrujados.

Além disso, o cercado de madeira que deveria oferecer água potável aos índios e começou a ser construído há um ano ainda não foi terminado. Ontem a reportagem produzida pelo repórter Ivan Pereira foi destaque em rede nacional no Jornal da Band.


     Fonte: JNMT, Ivan Pereira

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pedro Taques e José Riva tendem a se enfrentar nas urnas nas eleições gerais de 2014 na disputa pelo Paiaguás


Flávia Borges/RDnews

      Mesmo a três anos das eleições gerais, dois líderes emergentes travam embates interessantes e curiosos. De um lado está o ex-procurador da República, senador Pedro Taques (PDT), considerado linha dura e intolerante à corrupção. De outro surge o ex-prefeito de Juara, deputado de quarto mandato e presidente da Assembleia, José Riva, que já transformou o recém-criado PSD na maior agremiação do Estado.
     Ambos são tidos como candidatos em potencial ao governo. Taques é considerado um "eterno" investigador das ações dos agentes públicos. Riva, de certo modo, se sente acuado pela investida do senador, principalmente por carregar sobre os ombros processos, alguns deles provocados pelo próprio Taques na época em que este atuava como membro do Ministério Público.
    Se o senador tem o apoio daqueles que se apresentam como paladinos da moralidade, Riva tem a vantagem de ser um exímio articulador político, com força e influência em todos os Poderes Constituídos e também respaldo das lideranças, principalmente nos municípios. Se persistir o embate entre Riva e Taques visando as eleições para governador, o eleitor terá a oportunidade de acompanhar uma disputa jamais imaginada.

Ladrão furta veículo, se dá mal, se envolve em acidente e foge

Ladrão furta veículo, se dá mal, se envolve em acidente e foge
Após furtar um veiculo Fiat Uno branco, placas NJB 2594, no final da tarde desta terça-feira, 15 de novembro, o ladrão não teve êxito ao tentar fugir e, acabou se envolvendo em um grave acidente com uma moto, placa JZV 2774, deixando o condutor da motocicleta com fratura exposta na perna esquerda.

O carro pertence a Ivone Leal. De acordo com o boletim de ocorrência, a proprietária do veículo que mora no Jardim Califórnia, chegou do sítio por volta das 17h30 e, deixando o véiculo com a chave no contato em frente a sua residência. Poucos minutos depois, percebeu que o carro não estava mais no local.

No início da noite, a polícia militar de Juara foi acionada para atender um acidente na Avenida José Alves Bezerra, na saída para Águas Claras, entre um carro e uma moto.

Ao checar as informações, os policiais constataram que o veiculo era produto do furto. A moto era pilotada por Elcir Barbosa.

Elcir foi encaminhado para o pronto socorro municipal para atendimento médico. Já o ladrão, conseguiu fugir, sendo que até o momento não foi localizado.

Fonte: Acesse Notícias

Cotriguaçu ja chega a 70% do seu rebanho vacinado contra febre aftosa

                                Foto: Gilvã Hoffmann
Mês de novembro o Municipio de Cotriguaçu se mobiliza , criadores de gado de pequeno, medio e grande porte participam da campanha obrigatoria da febre aftosa, passando já da metade do mês a etapa da vacina  chega a 70% do rebanho, isso mostra  a atençao dos pecuaristas ao comprimento a lei.
Fonte: cotrinoticias

Colniza - Vereadores aprovam títulos de cidadão





 
Em sessão ordinária realizada na quinta-feira passada (10/11), os vereadores aprovaram a concessão de títulos de Cidadão Colnizense para o desembargador Osmair Couto, presidente do Tribunal Reginal da 23ª Região (TRT-MT); para o defensor Público Geral de Mato Grosso, André Luiz Prietto; para os capitão PM Sebastião Taques do Espírito Santo, comandante da 11ª Cia Independente de Polícia Militar de Colniza e para os cabos PMs Gesineison de Aguiar Brandão e Rodolfo Cesar Andrade Gonçalves, comandante do Destacamento da PM do distrito do Guariba.
Os títulos foram apresentados como projetos de decreto de autoria do Poder Legislativo, analisados e aprovados por unanimidade. Na mesma sessão também foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que trata da concessão de benefícios para quitação de débitos em atraso vencidos até 31 de dezembro de 2010 e que deve ir à sanção da prefeita Nelci Capitani.
De acordo com o projeto, os débitos com o Município até 31 de dezembro de 2010, de natureza tributária ou fiscal, inscritos ou não em dívida ativa, ou que se encontrem em fase de cobrança administrativa ou judicial, poderão ser quitados, até 31 de dezembro deste ano, à vista, com desconto de 100% nas multas e juros devidos, somente valendo após a sanção do Executivo.

Fonte: por Elvio Lopes de Colniza

Polícia procura suspeito de roubar R$ 25 mil dos Correios no Nortão

Fonte: Karoline Kuhn   

A Polícia de Paranaíta busca identificar o suspeito de assaltar a agência dos Correios, na última segunda-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente R$ 25 mil foram levados, no final do expediente, por volta das 17h. As vítimas - cerca de três funcionários - foram rendidas por um homem, usando capacete.

O suspeito entrou no local, prendeu os funcionários em uma sala dos fundos e levou o dinheiro, em uma sacola. Não foi confirmado se usou moto ou carro para fugir. O crime continua sendo investigado.

Outro caso

Ação dos criminosos foi registrada por volta das 18h desta terça-feira (15.11) feriado da Proclamação da República. Os suspeitos aproveitaram a tranqüilidade do feriado e arrombaram a porta da frente da agência dos Correios do município de Juína, Noroeste do estado de Mato Grosso.

Segundo o que consta no boletim de ocorrência, foram os próprios moradores que perceberam que a agencia poderia ter sido furtada e acionaram a polícia.  Eles relataram que a porta da frente estava aberta e que o alarme havia sido disparado e posteriormente  silenciado.

A Polícia Militar que esteve na ocorrência verificou que a porta da frente havia sido arrombada e que em vistoria no interior da agência observaram que o local estava revirado e que não localizaram nenhum suspeito.

A gerente da agência, Carlene Souza da Silva foi chamada e a principio percebeu que nada foi subtraído do interior dos Correios.

Acredita-se que a ação não foi concretizada  devido ao alarme ter disparado.

Fonte: Juína News