Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 21 de abril de 2012

Em relatório, CPI aponta 35 usinas irregulares no Estado



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as pequenas centrais hidrelétricas (PCH), deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), entregou, na semana passada, o relatório final ao presidente da CPI, deputado Percival Muniz (PPS). “Assim, ele poderá ler o documento com calma no fim de semana, para discutirmos na semana que vem”, disse o parlamentar democrata.

No relatório, constam denúncias contra 35 PCHs em todo o Estado de Mato Grosso. Dessas, cinco foram denunciadas pela CPI ao Ministério Público Estadual (MPE), devido à constatação de irregularidades que foram consideradas graves.

São elas as PCHs Bocaiúva, em Brasnorte; Santana I, em Nortelândia; Nhandu e Rochedo, em Novo Mundo; e um complexo de seis usinas hidrelétricas do rio Jauru.

As PCHs Nhandu e Rochedo foram denunciadas por terem apresentado documentos falsos à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), segundo apontou a CPI durante a análise dos processos de licenciamento ambiental das PCHs.

A PCH Bocaiúva foi denunciada por invasão de área da União e danos ambientais. Os proprietários foram acusados de abrir uma estrada de cerca de 1,3 quilômetro dentro de terras de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sem autorização e sem licença de desmate, provocando a destruição de uma nascente.

Além disso, o próprio Incra pediu à CPI que recomendasse a suspensão da licença da PCH.

A PCH Santana I foi denunciada por risco de rompimento da barreira, que poderia inundar o Município de Nortelândia. As atividades na usina estão suspensas desde abril de 2011, e ela ainda não começou a produzir energia.

Já o complexo do Rio Jauru foi denunciado devido aos problemas na vazão sanitária. Segundo Dilmar, no período de seca, devido à pouca vazão, o leito do rio chega a sofrer variação de 1,2 metro em um único dia.

Os planos do democrata são que Percival aprove o relatório para poder entregá-lo aos outros membros da CPI até terça-feira (24). Além de Percival e Dilmar, compõem a CPI os deputados Walter Rabelo (PSD), Sérgio Ricardo (PR) e Baiano Filho (PMDB).

Suspensão

A intenção do presidente da CPI, deputado Percival Muniz (PPS), é cancelar as licenças ambientais de todas as 142 PCHs do Estado e, então, submetê-las à apreciação do Legislativo Estadual.

Já o relator acredita que a solução é analisar as licenças uma a uma, sem suspendê-las de forma preventiva, como quer Percival. Dilmar não quis adiantar quantas suspensões de licença recomendou no relatório.

A Assembleia tem a prerrogativa de suspender as licenças porque, de acordo com a Constituição Estadual, todos os empreedimentos hidrelétricos do Estado precisa passar pelo crivo da Assembleia para serem instalados.

Como o procedimento padrão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) era encaminhar para apreciação da Assembleia somente as usinas com capacidades acima de 30 megawatts, todas as PCHs acabaram ficando na ilegalidade, pois nenhuma delas foi aprovada pelo Legislativo.

Fonte: Mídia News

Bandidos voltam a usar golpe do falso sequestro por telefone em MT

Bandidos estão voltando a aplicar o golpe do falso sequestro, no qual por meio de uma ligação telefônica, o falso sequestrador consegue extorquir dinheiro da vítima, exigindo resgate por alguém que não está sendo feito refém.

Somente na tarde deste sábado, de acordo com registros da Polícia Militar, o golpe tentou foi aplicado duas vezes na capital. Ocorre que em muitos casos as vítimas sequer registram a ocorrência.

Nas duas ocorrências desta tarde, a ação não chegou a ter êxito. “Em nenhum caso dos que nos registramos hoje houve o pagamento”, afirmou um policial.

De acordo com a PM, no golpe, os falsos seqüestradores aproveita,-se do nervosismo da vítima para conseguir fazer com que o dinheiro seja depositado em um número de conta fornecido pela ligação.

A dica é para que na medida do possível, ao receber este tipo de ligação, mantenha-se a calma para acabar não fornecendo mais informações ao bandido que está do outro lado da linha.

Para tornar o golpe crível, o falso sequestrador tenta por meio da conversa arrancar informações da vítima para usar contra ela, a fim de convencê-la que realmente um parente foi seqüestrado.

Fonte: Da Redação - Lucas Bólico

EXCLUSIVO: Vereador que agrediu colega em Colniza conta ao JNMT que voltou ao cargo

O vereador Elpídio da Silva Meira (PR), que se envolveu em uma confusão na Câmara de Colniza no mês de fevereiro de 2011 (veja o vídeo abaixo), enviou um e-mail para o site JNMT para afirmar que já voltou ao cargo de legislador. Segundo o e-mail do parlamentar, a justiça deu o parecer favorável para retornar aos trabalhos.

“Fui cassado pelos colegas e sofri perseguições por parte da atual administração, bem como dos próprios colegas vereadores. Nunca me intimidei em denunciar a corrupção e sempre luto pelos interesses do povo humilde e trabalhador de Colniza, essa é a origem da cassação, por que a maioria dos vereadores é manipulada pelo poder da administração do município. Gostaria que vocês publicassem esse e-mail” – detalhou o vereador.

Relembre o caso
No início do ano passado, a Câmara de Colniza transformou-se num verdadeiro ringue, após a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncia contra o vereador Elpídio da Silva Meira (PR). Irritado com a aprovação do pedido, o republicano partiu para cima do vereador José Anchieta Vieira, do mesmo partido, com socos e chutes.

Autor do requerimento para criar a CPI, José Anchieta com mais de 60 anos, foi levado para o hospital. Elpídio chegou a ser preso.  Durante a sessão, ele também ameaçou de morte a prefeita Nelci Capitani (DEM), que registrou boletim de ocorrência e solicitou proteção policial.

A instalação da CPI foi motivada por uma discussão entre Elpídio e a coordenadora no município do Peti, programa do governo federal de erradicação do trabalho infantil, Leonice Cordeiro Almeida. Conforme a representação, houve abuso de autoridade por parte de Elpídio.

Mesmo com clima tenso, os vereadores conseguiram aprovar o pedido de instalação da CPI, composta pelos vereadores Joel Candioto (PV), presidente, Raimundo Neto Ferreira Gomes (PP), relator, e Marcos de Jesus Costa (DEM), na condição de membro titular.

O vereador Elpídio da Silva negou ter ameaçado a prefeita Nelci Capitani e disse que foi vítima de um “complô”. “Fiz denúncias contra a prefeita, que é corrupta, e estou sendo repreendido. Ela ficou com o dinheiro de uma obra e distribuiu parte para os vereadores. Todos estão comprados”, reagiu na época dos fatos.

Segundo Elpídio, as irregularidades ocorreram na secretaria de Planejamento. “A verba para construção de asfalto foi desviada”, alegou.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT   


Fagundes, Henry e Eliene não assinaram pedido de CPI contra Demóstenes


Três dos oito  deputados federais de Mato Grosso se recusaram a assinar o pedido de criação de CPI do Caso Cachoeira, o bicheiro de Goiás, preso em Brasília por envolvimento em corrupção e que tem o senador Demóstenes Torres (Sem partido-GO) como um dos principais personagens da política brasileira envolvido nos escândalos de favorecimento a empreiteiras, entre elas a Delta. 

Na lista que pede a criação da CPI não constam os nomes dos deputados Wellington Fagundes, presidente do PR; Pedro Henry (PP), que responde a vários processos por envolvimento no Mensalão e Eliene Lima (PSD). Da bancada na Câmara assinaram Nilson Leitão (PSDB), Valtenir Pereira (PSB), Homero Pereira (PSD) e Júlio Campos (DEM). No Senado, todos de Mato Grosso assinaram a CPI - Blairo Maggi (PR), Pedro Taques (PDT) e Jayme Campos (DEM).
 
 
A lista dos deputados e senadores que não assinaram o pedido de cr iação de CPI curiosamente apresenta a ausência de parlamentares que são réus no processo do mensalão e daqueles envolvidos em outros escândalos como de Cachoeira.
 
 
Fagundes foi  denunciado pelo economista Luiz Antônio Pagot, ex-dretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em entrevista à revista Época. Ele revelou que o parlamentar integraria o esquema político que envolve Carlinhos Cachoeira. Fagundes teria feito movimentos em favor da Delta para não ter que refazer o asfalto na Serra de São Vicente. Fagundes negou.
 
 
Os presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP), também não assinaram o requerimento lido nesta sexta-feira no plenário do Congresso, criando oficialmente a Comissão Parlamentar de Inquérito.
 
 
Há outros nomes "ilustres" da política nacional que deixaram de apoiar a CPI. O deputado paranaense Zeca Dirceu (PT-PR), filho de outro réu, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, foi outro que não assinou. O ex-ministro prestou consultoria à empresa Delta, uma das envolvidas no escândalo que levou à prisão do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Não aparece na lista também o nome de Jaqueline Roriz (PMN-DF), absolvida em plenário mesmo depois de um vídeo no qual aparecia recebendo um pacote de dinheiro de Durval Barbosa, o operador do chamado mensalão do DEM.
 
 
O tucano Eduardo Azeredo (PSDB-MG) não deu sua assinatura. Réu em algumas ações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-governador Paulo Maluf (PP-SP) também não apoiou a investigação. Entre os que ficaram de fora da lista está ainda o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). Ele ganhou fama ao dizer que 'se lixa' para a opinião pública quando era relator do processo contra o ex-colega Edmar Moreira, o deputado do castelo que gastava recursos da Câmara com uma empresa de sua propriedade.
 
 
No total, 396 deputados e 72 senadores apoiaram a abertura da CPI. 
 
 
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que responde a processo no Conselho de Ética do Senado por suspeita de envolvimento com Cachoeira, não assinou o pedido de CPI.
 
Fonte: Valdemir Roberto/24 Horas News   

Por unanimidade, Tribunal cassa vereadora por infidelidade partidária

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou na sessão desta quinta-feira (19) o mandato da vereadora Cristina Riemer Chernaki Passador, do município de Feliz Natal (a 536 km de Cuiabá), por infidelidade partidária.

Com parecer favorável do Ministério Público (MP), a cassação foi votada por unanimidade. Atualmente no PSDB, Cristina era membro do partido Democratas (DEM) até o ano passado, quando decidiu trocar de sigla, mas manteve o mandato.
Desta forma, o DEM perderia a única representação no legislativo municipal de Feliz Natal. Foi quando o diretório municipal do DEM resolveu acioná-la judicialmente por infidelidade.

De acordo com o advogado do diretório, Wagner de Barros Ferreti, o direito eleitoral não mantém o mandato a políticos que resolvem trocar de partido do modo como fez Cristina: para deixar um partido e ainda assim manter o cargo, somente caso a sigla tenha se fundido, se desmembrado, alterado significativamente seu estatuto ou caso o político em questão tenha sofrido algum tipo de perseguição dentro da agremiação.

Esta última alegação chegou a ser apresentada por Cristina, mas não se sustentou durante as audiências do processo na Justiça, explica Ferreti.

A decisão do TRE, além de retirar o mandato de Cristina, impõe que a Justiça eleitoral oficie a Câmara Municipal para que substitua a vereadora por um representante do DEM. O Legislativo de Feliz Natal conta com nove membros.

Ainda segundo Ferreti, recursos contra a decisão têm poucas condições de prosperar devido ao peso da votação unânime no TRE, acompanhada por parecer do MP.

Fonte: Da Redação - Renê Dióz

Oito parlamentares de MT assinam CPMI do Cachoeira

  
O Congresso Nacional divulgou, nesta sexta-feira (20), a lista dos parlamentares que assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as relações de agentes públicos e privados com o contraventor Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira. Ao todo, 396 deputados e 72 senadores assinaram o documento.

Em Mato Grosso assinaram o documento os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB), Homero Pereira (PSD), Júlio Campos (DEM), Nilson Leitão (PSDB) e Valtenir Pereira (PSB).

Não assinaram Wellington  Fagundes (PR), Eliene Lima (PSD) e Pedro Heny (PP).

No Senado, os senadores Blairo Maggi (PR), Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT) assinaram o requerimento. Jayme já indicado pelo seu partido para compor a CPMI, assim como Taques.

Fonte: Só Notícias

Universitário indígena de MT diz ter obrigação de ser o melhor da sala

Índio bororo vai se formar em Direito no próximo ano em Mato Grosso (Foto: Dhiego Maia/G1)
Índio bororo vai se formar em Direito no próximo ano
na UFMT (Foto: Dhiego Maia/G1)

Casado, pai de um filho e ex-seminarista, o índio da etnia Bororo, Libério Uiagumeareu, de 23 anos, só não imaginava que um dia pudesse se tornar advogado. Nascido numa aldeia localizada na zona rural do município de Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá, o indígena vai se formar no próximo ano na maior universidade pública de Mato Grosso, a UFMT. Ele faz parte de um grupo seleto de 173 indígenas que estão cursando o ensino superior no estado, graças a um projeto experimental de graduação para indígenas.

Ao G1, o bororo diz que o processo de adaptação no cotidiano de uma grande cidade, como Cuiabá, é diário. Por conta do benefício, ele se sente na obrigação de estudar mais que os colegas de classe para fazer jus à oportunidade. “Muita gente duvida da nossa capacidade. Por isso tenho que dar o melhor de mim. Se eu reprovo em alguma matéria, tem muita gente de olho no meu desempenho”, afirmou o universitário.

O primeiro ano de curso não foi nada fácil. Libério conta que precisou fazer um curso extra de português e monitoria nas disciplinas consideradas mais difíceis por ele para acompanhar a turma. O esforço surtiu efeito. Com 8 de média geral, o universitário nunca reprovou em nenhuma disciplina.

Filho de um pai alcoólatra e advindo de uma aldeia já sem traços culturais de origem, o indígena diz que o conhecimento diferencia a sua geração da anterior. "A geração dos meus pais sofreu muito por falta de informação. Estar numa universidade ajuda muito porque, de alguma forma, estamos mais ligados no que está acontecendo e sabemos a forma e quando devemos reivindicar", disse.

Outro que sentiu na pele o desafio de ingressar numa universidade pública foi o índio da etnia Umutina, Felisberto Kupudunipa, de 26 anos. Ele cursa engenharia sanitária e ambiental na UFMT e, assim como Libério, vai se formar em 2013. Os primeiros dias na universidade não foram fáceis. "Muitos olhavam torto, com aquele olhar de discriminação, de preconceito mesmo. Achavam que a gente não tinha capacidade de entender e seguir no curso", afirmou.

Segundo Felisberto, a presença dos índios na universidade pública só ocorreu após 10 anos de reivindicação por parte do movimento indigenista. Assim que conquistarem o tão sonhado diploma, todos eles terão que reverter para as respectivas aldeias, o conhecimento adquirido na universidade. Libério pretende prestar assistência jurídica para o povo bororo.Já Felisberto quer elaborar projetos ligados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e contra o desmatamento nas aldeias.

A mulher de Libério, também indígena, foi beneficiada pelo programa e cursa atualmente o primeiro semestre de psicologia na UFMT.  Nonoguari Comaecureudo Lima, assim que se formar, vai trabalhar com a recuperação de bororos dependentes de bebidas alcoólicas. A aldeia, segundo ela, está à beira de um caos por conta do uso exagerado do álcool. "O álcool era cultural, mas hoje virou um vício. A falta de expectativa na vida tem levado meu povo a se tornar dependente da bebida", explicou.

No dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira (19), Libério diz que não tem nada a comemorar. "O dia 19 não é um dia de comemoração, mas de luta, de busca por direitos. Essa PEC 215 só veio para tirar os nossos direitos. Vai chegar o dia em que iremos comemorar o dia 19", apontou.

A PEC-215, de autoria do deputado Almir Sá (PPB-RR), quer passar do Executivo para o Congresso Nacional a responsabilidade sobre a demarcação de Terras Indígenas. A Proposta de Emenda à Constituição já passou pela Câmara de Constituição de Justiça, da Câmara Federal, e seguirá para o Congresso Federal.

Inclusão
Hoje, em Mato Grosso existem 173 indígenas matriculados nas universidades públicas por meio do Programa de Inclusão Indígena (Proindi), que teve início em 2008 no estado. Os cursos de bacharelado são oferecidos pela UFMT e os de licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Índios da Unemat (Foto: Assessoria/ Unemat)
Hoje, existem 90 Índios estudando na Universidade Estadual de Mato Grosso. (Foto: Assessoria/ Unemat)

Até agora três índios de aldeias do estado concluíram cursos de graduação na UFMT. A meta do programa, de acordo com a coordenadora de Políticas Acadêmicas da instituição, Sumaya Persona de Carvalho, é atingir o número de 100 indígenas matriculados na universidade. Hoje, já são 83 alunos oriundos de 13 etnias diferentes que estão estudando nos quatro campi da UFMT, contando com os 25 aprovados no último processo seletivo da instituição.

No entanto, conforme a coordenadora, o projeto ainda está em fase experimental e, por isso, é preciso chegar a 100 alunos para ser mantido. Eles têm a oportunidade de cursar, por exemplo, medicina, direito, psicologia, engenharia florestal, nutrição e comunicação social.

Sumaya esclarece que a intenção do programa é que depois de concluir o curso o aluno volte para a aldeia de origem e possa ajudar a comunidade atuando na área. Ela conta que dos três indígenas que se formaram desde o início do projeto já retornaram para as suas comunidades. Dois deles fizeram enfermagem e outro, nutrição.
“A nossa proposta é que eles [indígenas] consigam espaço nas aldeias. A preocupação da universidade não é só dar o curso, mas fazer com que trabalhem na área”, afirmou a coordenadora ao G1. Ela explica que os alunos recebem um acompanhamento acadêmico de modo que sigam o ritmo dos outros universitários. “Esse acompanhamento é necessário, principalmente porque eles têm a língua indígena como a língua-mãe, então podem ter dificuldade com o português”, frisou.
 
Para custear as despesas, os alunos indígenas recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 900 concedida pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Entre as exigências para ter direito ao benefício é a frequência mínima de 75% de presença por disciplina, estabelecida em um termo de compromisso com a Funai.

Os cursos ofertados pela UFMT, no entanto, são bacharelados, já os de licenciatura são oferecidos somente pela Unemat em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso, Fundação Nacional do Índio e Ministério da Educação (MEC) no campus de Barra do Bugres, a 344 quilômetros de Cuiabá. 

Na Unemat, os indígenas têm a opção de se especializar nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas, assim como em Ciências Matemáticas e da Natureza e Ciências Sociais e Pedagogia Intercultural. Os cursos têm a duração de cinco anos. O período letivo é diferenciado dos demais. Eles estudam de forma intensificada um mês ao ano.

Fonte: G1 MT Dhiego Maia e Pollyana Araújo    
 Índia já concluiu o curso de Ciências Matemáticas e da Natureza. (Foto: Assessoria/ Unemat)Índia já concluiu o curso de Ciências Matemáticas
e da Natureza. (Foto: Assessoria/ Unemat)
 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Começou em Juína o XI jogos abertos Mato grossense



A abertura dos jogos abertos Mato grossense aconteceu na noite desta quinta-feira (19.04) no ginásio municipal de esportes de Juína, Eguinaldo Mendonça.

Atletas de Juína e região fizeram a abertura oficial com a entrada das delegações.

A cerimônia foi excepcional porque é um evento inédito na cidade de Juína, os jogos abertos serão realizados até o dia 24.

Serão duas modalidades futsal e voleibol, masculino e feminino. Na cerimônia de abertura o secretário do estado de esporte e lazer de Mato Grosso, José Assis Guaresqui, esteve presente prestigiando a abertura oficial, ele vem pela primeira vez no município.

O 11º jogos abertos mato grossense só aconteceu em Juína, através de uma parceria entre governo do estado e prefeitura de Juína, o estado investe para envolver os jovens fazendo a integração dos municípios, destacou o secretário.

Autoridades municipais como prefeito municipal Altir Peruzzo e secretário municipal de esportes, Marcelo Garcia, destacaram a importância deste evento na região noroeste, tendo Juína como município sede dos jogos.

Até a próxima quarta-feira dia 25 de abril, serão realizados jogos durante todo o dia, prestigie você também esse evento exclusivo no município.

Fonte/ foto: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   

Deputado expõe a urgente necessidade de construção de uma ponte em concreto sobre o Rio Aripuanã


Sensibilizado com os transtornos que sofrem ano a ano os municípios de Aripuanã, Colniza e seus distritos, em especial no período das águas, afetando diretamente milhares de pessoas que são penalizadas com as situações de emergência que chegam a causar o isolamento destas localidades do restante do estado, o deputado Luizinho Magalhães se solidariza com a população de sua região de origem e solicita ao governo do estado mais atenção a estas localidades.
                         
Em março de 2011, a ponte sobre o Rio Aripuanã, considerada a maior ponte de madeira da América Latina, foi derrubada pela força das enxurradas, impossibilitando a passagem de veículos a estes municípios e o acesso de mercadorias e serviços básicos emergenciais, como atendimento a saúde e transporte de estudantes.
                           
Em sua justificativa o parlamentar ressalta que muito tem se falado sobre ‘esta região de nosso estado, mas poucas têm sido as ações de fato que se concretizam em prol destes municípios e sua população, que sofrem com a lastimável falta de visão de seus governantes, pois são municípios produtores que fazem sua importante contribuição ao fortalecimento da economia mato-grossense’.

Desta feita, o deputado Luizinho Magalhães apresentou indicação em plenário, ao secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana solicitando a urgente construção de uma ponte em concreto sobre o Rio Aripuanã, com extensão de 350 metros e que deverá por fim as precárias condições de vida na região Norte do Mato Grosso.

Fonte: Assessoria / Foto: Top News

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Associação Nova Conquista comemora o primeiro carregamento de recicláveis.



Depois de meses de um árduo trabalho, a equipe de catadores da associação nova conquista pode de fato comemorar o fruto de seu trabalho. O primeiro carregamento de lixo reciclável foi feito no início da noite de ontem no barracão da própria associação. Nesse carregamento foram matérias como papelão, garrafas pet e materiais plásticos. A associação ao longo de sua existência conseguiu ter um resultado muito positivo, pois a quantidade de matérias coletadas pelo grupo foi tão grande que um caminhão apenas não foi o suficiente para levar todo o material, será necessário um novo carregamento.

Vanderlea Carminati é uma das mais de dez mulheres do grupo, ela conta que esse primeiro carregamento da um ânimo maior para o grupo continuar a trabalhar. “No início a gente trabalhava meio desmotivado, as pessoas não viam o valor do nosso trabalho, e com o passar do tempo o povo de Juína foi entendendo a importância do trabalho da associação e passaram a nos ajudar. Com esse primeiro carregamento, vendo o resultado de nosso trabalho, eu e tenho certeza que todo o grupo fica muito feliz e realizado, realmente é uma nova conquista pra toda a Associação”. – conta Vanderlea com muito orgulho.

A alegria estava estampada no rosto de cada trabalhadora, que ajudavam de forma voraz no carregamento dos recicláveis. “Olha eu estou muito contente com o resultado do nosso trabalho. É muito bom ver que todo o esforço compensou, e daqui pra frente vamos trabalhar com muito mais garra e vontade, sempre pedindo a ajuda da população para colaborar com o nosso trabalho separando o lixo”. – indagou Eliane Santos, trabalhadora da associação.

A vitória desse trabalho não é apenas da Associação de Catadores Nova Conquista, mas sim de toda a população de Juína, pois reciclar é cooperar com o meio ambiente, além de ser um ato de cidadania que dá frutos no presente e no futuro.

Fonte e foto: TV Record Juína

JURUENA - HOMEM É DETIDO PELA PM REALIZANDO ATOS OBSCENOS EM PLENA VIA PÚBLICA

É amigo leitor, tem certos tipos de pessoas com condutas que no mínimo classificaríamos como exóticas.
A guarnição da Polícia Militar realizava rondas no perímetro urbano do município de Juruena, por volta das 23h50, do último dia (14), quando avistaram uma caminhonete L200 de cor Cinza estacionada no acostamento com suas portas abertas.
Pelo horário já avançado, os militares estranharam tal situação e com sinais de luz (faróis) e som (giroflex) pediram para o ocupante descer do veículo.
Não tendo nenhuma resposta os Pm´s se aproximaram do veículo encontrando um cidadão de 45 anos em plena atividade sexual.
Mas, o mais surpreendente estava por vir, ao pedir para o dito cidadão descer do veículo, os policiais perceberam que ele estava usando uma garrafa de vidro com a extremidade superior trabalhada com durepox, deixando o objeto aproximadamente no formato do órgão genital masculino (pênis).
Creio que outras considerações não serão necessárias. O indivíduo foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil com o seu brinquedinho, uma revista pornográfica e uma garrafa plástica contendo óleo lubrificante.
Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

Indígenas Munduruku: "Por isso não queremos mais ouvir sobre essas barragens na bacia do Rio Tapajós"


"Aximãyu’gu oceju tibibe ocedop am. Nem wasuyu, taweyu’gu dak taypa jeje ocedop am."  (Não somos peixes para morar no fundo do rio, nem pássaros, nem macacos para morar nos galhos das árvores)
E Karosakaybu fez, com seu poder de deus, surgir o paraíso no rio Tapajós. Adicionou um local especial com cachoeiras e corredeiras, palco sagrado para os cantos e danças das lindas mulheres Munduruku.
Na vasta Mundurucânia, no alto Tapajós, habita o deus criador do mundo,Karosakaybu, segundo os Munduruku. 
Um deus tão poderoso que transformaria homens em animais e protegeria os Munduruku da escassez de caça e de pesca. A harmonia com a natureza seria assegurada com tão importante protetor.
Chegou o dia em que ousaram profanar esse território sagrado. E o véu místico formado por centenas de cânticos e rimas que ecoavam nas pedras e nas águas foi arrancado pela pressão dos engolidores da floresta e perdeu-se nos escaninhos da história.  Então, o silêncio desceu sobre o lugar sagrado e a inocência dissipou-se nas espumas.  Ritos e cerimônias já não são mais ouvidos e espalhados pelo rio poderoso e belo. 
Ainda hoje os Munduruku contam suas histórias no esforço de manter vivo um elo com suas crenças e valores ameaçados pela realidade do mundo moderno: as hidrelétricas planejadas para o rio Tapajós.
Vão em busca da utopia para tentar adicionar um tanto de sonho às ambições dos jovens sem destino delineado. A insegurança é o inimigo contra o qual, hoje, os Munduruku têm que lutar. 
Carta de protesto da etnia Munduruku ao Presidente da República contra a construção de cinco mega hidrelétricas na bacia do Rio Tapajós  
Missão São Francisco do Rio Cururu 06 de novembro de 2009
Exmo.  Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Exmo.  Senhor Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão e demais Autoridades responsáveis pelo setor energético do Brasil.
Nós comunidade indígena, etnia Munduruku, localizada nas margens do Rio Cururu do Alto Tapajós, em reunião na Missão São Francisco, nos dias 5 e 6 de novembro, viemos por meio deste manifestar à vossa excelência nossa preocupação com o projetof ederal de construir cinco barragens no nosso Rio Tapajós e Rio Jamanxim.
Para quem vai servir?  Será que o governo quer acabar todas as populações da bacia do Rio Tapajós?  Se apenas a barragem de São Luis for construída vai inundar mais de 730 Km².
E daí?  Onde vamos morar?  No fundo do rio ou em cima da árvore?
Aximãyu’gu oceju tibibe ocedop am.  Nem wasuyu, taweyu’gu dak taypa jeje ocedop am. (não somos peixes para morar no fundo do rio, nem pássaros, nem macacos para morar nos galhos das árvores).  Nos deixem em paz.  Não façam essas coisas ruins.  Essas barragens vão trazer destruição e morte, desrespeito e crime ambiental, por isso não aceitamos a construção das barragens.  Se o governo não desistir do seu plano de barragens, já estamos unidos e preparados com mais de 1.000 (mil) guerreiros, incluindo as várias etnias e não índios.
Nós, etnia Munduruku queremos mostrar agora como acontecia com os nossos antepassados e os brancos (pariwat) quando em guerra, cortando a cabeça, como vocês vêem na capa deste documento.  Por isso não queremos mais ouvir sobre essas barragens na bacia do Rio Tapajós.  Por que motivo o governo não traz coisas que são importantes para a vida dos Munduruku, para suprir as necessidades que temos, como educação de qualidade, ensino médio regular, escola estadual, posto de saúde, etc.
Já moramos mais de 500 anos dentro da floresta amazônica, nunca pensamos destruir, porque nossa mata e nossa terra são nossa mãe.
Portanto não destruam o que guardamos com tanto carinho.
Das guerras, as cabeças do inimigo como troféu. Nas flautas e nos cantos ainda guardam a forma de encantar os animais nas florestas e encontram o último resquício da magia da sua história. Restam os Xamãs, únicos que podem invocar as Mães da Caça numa súplica contra os seres que querem ameaçar os animais.

Fonte: Telma Monteiro

Leia também: Belo Monte - Tragédia Ecológica  http://cotrionline.blogspot.com.br/2012/04/belo-monte-tragedia-ecologica.html 

Jayme Campos é escolhido pelo DEM para integrar a CPI Mista do Cachoeira

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), anunciou nesta quarta-feira que o senador Jayme Campos (MT) será o representante titular do partido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará a ligação entre parlamentares e outros agentes públicos e privados com negócios do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em operação da Polícia Federal. As informações são da Agência Senado.

De acordo com José Agripino, a indicação de Jayme Campos foi tomada após reuniões com o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR). O líder do DEM informou também que o bloco de oposição - composto pelos dois partidos, mais o PPS, que não tem representante no Senado - resolveu "fazer uma homenagem a duas figuras importantes, que têm um padrão moral irretocável e que poderão dar uma grande contribuição, pelo equilíbrio de sua conduta e pela capacidade de tomar posições, no processo de investigação da CPI": os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP).

José Agripino explicou que, embora tenha sido o Psol a pedir a instalação da CPI, ele não teria direito a representante no Senado, uma vez que a pequena representação do partido na Casa não lhe dá direito a uma vaga na Comissão.

Logo após o pronunciamento de José Agripino, Alvaro Dias pediu a palavra para comunicar que os integrantes de seu partido na CPI serão, além dele próprio, os senadores Aloysio Nunes (SP) e Cássio Cunha Lima (PB). O partido informou ainda não decidiu quem será suplente ou titular.

A CPI do Cachoeira será instalada em sessão conjunta do Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira. O requerimento será lido às 10h30.

Após a leitura do pedido, os parlamentares que assinaram o documento têm até a meia-noite do dia da leitura para retirarem o apoio à criação da CPMI. Depois desse prazo, os líderes partidários terão cinco dias úteis para indicar os membros para compor a comissão. Após essa etapa, marca-se a primeira reunião, em que são eleitos o presidente e o relator. Pelo requerimento de criação da CPMI, a comissão tem 180 dias para concluir os trabalhos e um custo estimado de R$ 200 mil para a condução da investigação parlamentar.

Demóstenes e Carlinhos Cachoeira

Em 6 de março de 2012, o senador Demóstenes Torres (GO) subiu à tribuna para dar explicações sobre as denúncias de sua proximidade com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, descoberta pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que terminou em fevereiro, com a prisão de Cachoeira e de outras 34 pessoas. Demóstenes disse que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido critérios legais. Dez dias depois, o jornal Folha de S.Paulo publicava um relatório do Ministério Público Federal (MPF) que indicava que o grupo comandado por Cachoeira entregou telefones antigrampos para políticos, entre eles Demóstenes, que admitiu ter recebido o aparelho.

O jornal O Globo noticiou, em 23 de março, gravações da PF que flagraram Demóstenes pedindo para Cachoeira lhe pagar R$ 3 mil em despesas com táxi-aéreo e vazando informações sobre reuniões reservadas que manteve com representantes dos três Poderes. Em 27 de março, Demóstenes pediu afastamento da liderança do DEM no Senado para "acompanhar a evolução dos fatos". No dia seguinte, o Psol entrou com representação contra o parlamentar no Conselho de Ética do Senado e, um dia depois, em 29 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandovski autorizou a quebra do sigilo bancário de Demóstenes, solicitando ainda um levantamento sobre as emendas e os projetos relatados por ele para saber se Cachoeira, acusado de controlar a máfia dos caça-níqueis e de corromper policiais e políticos em Goiás, foi beneficiado.

Nas gravações, Demóstenes também aparece acertando um suposto lobby pela legalização dos jogos de azar no Congresso em 2009. Em outra conversa, Cachoeira pede ajuda no processo de um delegado e três policiais de Anápolis (GO) acusados de tortura e extorsão. Os dois ainda conversaram sobre um "negócio" milionário na Infraero. Na ocasião, Demóstenes teria se valido da relatoria da CPI do Apagão Aéreo para levantar informações e sondar contratos de informática na estatal.

O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), anunciou em 2 de abril que o partido decidiu abrir um processo que poderia resultar na expulsão de Demóstenes, que, no dia seguinte, pediu a desfiliação da legenda.

Fonte: Terra

MPE treina promotores para combater improbidade

Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) promotores de Justiça e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) vão participar do Curso: Improbidade Administrativa promovido pelo órgão por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público. A capacitação ocorrerá durante todo o dia na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Ao todo, 40 pessoas participarão do curso.

Entre os temas que serão abordados estão a corrupção e seus efeitos deletérios, controle preventivo e normas de combate à probidade administrativa, tipologia dos atos de improbidade, estudos de casos, atos de improbidade no âmbito das funções estatais, sanções e prescrições. Os temas serão apresentados em aula expositiva, de forma teórica, associada à discussão de casos práticos.

O curso será ministrado pelo promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Emerson Garcia. Assessor jurídico da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Garcia é doutorando e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, especialista em Education Law and Policy pela European Association for Education Law and Policy (Antuérpia – Bélgica) e em Ciências Políticas e Internacionais pela Universidade de Lisboa.

Fonte: 24 Horas News

Programa de Resíduos Sólidos implantado em Cláudia pode ser modelo no estado


Uma empresa  de gerenciamento de resíduos sólidos esta desenvolvendo no município de Cláudia um projeto de gestão ambiental  no deposito de lixo. O objetivo é implantar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, de maneira sustentável, podendo gerar renda e uma melhor qualidade de vida dos moradores, além de acabar de vez com o lixão a céu aberto com a futura  construção de um aterro sanitário.

“Inicialmente estamos limpando a via de acesso ao lixão, para sabermos o tamanho da área afetada  e aí começar a implantar o trabalho, que vai desde a educação ambiental com crianças nas escolas até instrução  de uma coleta seletiva e a conscientização dos moradores de forma geral. Um outro fato que temos que levar em conta também é a questão da reciclagem  que é economicamente sustentável e correta, tudo isso com a gestão integrada de resíduo sólido que estaremos colocando em prática com o desenvolver do projeto”, relatou Mauro Rodrigues Mello, diretor da empresa.

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias visando reduzir não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo que tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos e o seu impacto ambiental.

Para o prefeito Vilmar Giachini esta é uma possibilidade de resolver a questão do lixo no município. “Este é um projeto muito completo que deverá resolver o nosso problema com a questão do lixo, além de melhorar a qualidade de vida da população. Precisamos desenvolver este programa o quanto antes, cadastrar os catadores para que possam atuar de maneira digna e segura. E com isso seremos a cidade modelo no processo de gerenciamento de resíduos sólidos  no Estado de Mato Grosso”, afirmou o prefeito.

Desde agosto de 2010, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei federal nº 12.305/2010, impôs ao setor público e privado uma nova maneira de como lidar com a produção de produtos, serviços e a destinação final dos resíduos. Técnicas como coleta seletiva, reciclagem e logística reversa formam a base desta estrutura, que se fortalece no conceito de responsabilidade compartilhada, modelo de obrigações que reúne todos os setores da sociedade.

A Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)  atua nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O objetivo da associação é colaborar efetivamente com os setores público e privado, promover a permanente troca de informações, estudos e experiências destinadas ao desenvolvimento do setor.

Recentemente, a entidade elaborou o “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2010”, onde faz uma radiografia da relação do brasileiro com o lixo. Segundo o diagnóstico, no país, se compararmos a quantidade total de lixo gerado em 2010 com o total de resíduos sólidos urbanos coletados, verificamos que 6,7 milhões de toneladas destes resíduos deixaram de ser coletados no ano, e, por consequência, tiveram destino impróprio. 

De acordo com o levantamento, em 2010, dos 5.565 municípios existentes no Brasil, 3.205 (57,6%) indicaram a existência de iniciativas de coleta seletiva, contudo embora a quantidade de municípios com atividades de coleta seletiva seja expressiva, é importante considerar que muitas vezes tais atividades resumem-se na disponibilização de pontos de entrega voluntária à população ou na simples formalização de convênios com cooperativas de catadores para a execução dos serviços.

Vale lembrar que no dia 3 de agosto de 2014, o Brasil deverá estar livre dos lixões a céu aberto, presentes em quase todos os municípios brasileiros. Isso é o que define o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), recentemente regulamentada por Decreto Presidencial, em 23 de dezembro de 2010. Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Os municípios que não se adequarem a lei sofrerão multas diárias.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Secretário de Educação é acusado de pedofilia e é exonerado

O secretário de Educação de Itiquira, Antonio Luiz de Almeida, foi exonerado após denúncias de pedofilia. Ele está com a prisão decretada e é considerado foragido da Justiça. Segundo relatos da mãe da vítima, Naiara das Virgens dos Santos, o secretário teria prometido uma moto, CNH e casamento ao filho para manter relações sexuais com o menor de 14 anos. Exame de corpo de delito com laudo expedido pelo Instituto Médico Legal (IML) teria confirmado o abuso sexual.

O novo escândalo tende a afetar ainda mais a gestão já desgastada do prefeito Ernani José Sander, o Nani (PSDB). O administrador já responde a vários processos na Justiça sob acusação de atos de improbidade como compra irregular de livros didáticos e medicamentos. Nani chegou a ser afastado do cargo por 60 dias, mas retornou por força de liminar. Ele também respondeu a uma Comissão Processante na Câmara Municipal que acabou sendo arquivada.

O caso de exploração sexual envolvendo o secretário é acompanhado pelo Conselho Tutelar e é investigado pelo delegado Maurício Braga de Rondonópolis. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Nani, mas ele não atendeu nem retornou às ligações. Na casa do gestor informaram que ele se encontra em viagem para Brasília.

Esse é o segundo caso de suposta pedofilia envolvendo agentes públicos. O primeiro envolvia o prefeito de Dom Aquino Eduardo Zeferino (PR), acusado de violentar 5 crianças, com idade entre 7 e 10 anos. Ele chegou a ser preso e enfrentou uma CPI na Câmara, arquivada por falta de provas. O republicano jura inocência e se diz vítima de uma manobra política.

Fonte: RD News

2012 deve ter mais queimadas

Os indícios de que 2012 deverá ser um ano com maior índice de focos de calor colocou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em alerta e, por antecipação, o órgão decidiu colocar em prática algumas medidas de prevenção.

De janeiro a abril, 152 focos de calor foram registrados em todo o Estado, 30% a mais que no mesmo período no ano passado, quando foram detectados 107 focos.

Para o Ibama, o fim antecipado do período chuvoso, que culminou na dissipação das nuvens na região Centro-Oeste, contribuiu para o aparecimento maior de focos de calor se comparado ao mesmo período de 2011. Esses números remetem à possibilidade de haver mais queimadas este ano.

Para evitar que os números cresçam e saiam do controle dos órgãos competentes, o Ibama irá criar em todo o Estado 10 brigadas de prevenção e combate a incêndios. Para isso, 262 brigadistas serão contratados por um período de seis meses (abril a outubro) para atuar nos municípios selecionados pelo órgão. A implantação das brigadas será efetivada em parceria com as prefeituras. Para manter os projetos, o Governo Federal irá investir em Mato Grosso cerca de R$ 2,2 milhões.

“É um trabalho de prevenção, de sensibilização dos prefeitos para que a gente possa prevenir, monitorar, combater e, ao final do período, iniciar a preparação de mudas visando a recuperação de áreas degradadas”, destacou a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro.

Caberá ao Ibama selecionar e capacitar os contratados, fornecer equipamentos de combate a incêndios, viaturas e pagar os salários (R$ 1,2 mil). Aos municípios fica a responsabilidade de oferecer a logística, como local para treinamento e sala (móveis, material de expediente, computadores, telefone, entre outros) e alimentação.

Por ser um ano de previsões nada animadoras, paralela ao trabalho de prevenção, a fiscalização também será difundida em todo o Estado.

Cidades como Cocalinho, Confresa, Cáceres, Cotriguaçu, São Félix do Araguaia, Luciara, Nova Ubiratã, Novo Mundo e Brasnorte terão as brigadas montadas.

Fonte: Diario de Cuiaba/ MARIA HELENA BENEDET Da Reportagem/Sinop   

“Maggi deveria estar na cadeia”, acusa vereador


O vereador Antonio Fernandes (PSDB) se aproveitou do Encontro Estadual do PSDB, que está sendo realizado nesta quinta (19), em Cuiabá, para disparar acusações contra o ex-governador de Mato Grosso e hoje senador, Blairo Maggi (PR). Numa tentativa de conseguir seus ‘15 minutos de fama’, Fernandes chegou a dizer que Maggi deveria estar na cadeia.

“Ele deveria estar na cadeia, pois veio para nosso Estado, para assaltar e falir Mato Grosso”, disparou.


O tucano ainda assegurou que após a saída de Maggi, o Governo está tendo que retirar dinheiro do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para fazer o pagamento dos salários dos servidores estaduais.

“Ele deixou nosso Estado nessa situação e ninguém faz nada. O Ministério Púbico está abandonado e a Assembleia Legislativa (AL) faz vistas grossas diante dos problemas”, acusou.

Para finalizar, Fernandes afirmou que Maggi foi o responsável por ‘desmontar’ toda a organização que seu antecessor Dante de Oliveira (PSDB) promoveu em Mato Grosso.

Fonte: Camila Ribeiro – CircuitoMT/Regina Botelho/ LocalFoto: Mary Juruna   

Delegado se rebela: “Não vou mais prender menores; Procurem a juíza"



Os mais de 30 mil habitantes da cidade de Colíder, cidade da região Norte do Estado, a 650 quilômetros de Cuiabá, estão assustados com a onda de violência que assola a cidade, principalmente depois que a Polícia local decidiu tomar uma medida radical: não vai mais prender nenhum menor. A revolta também atingiu o delegado Sérgio Ribeiro, que reage com indignação ao que pode ser considerado “pouco caso” com o trabalho da Polícia. O delegado gravou uma entrevista a um jornalista local, exibida no Programa Cadeia Neles da TV Record, exibido nesta terça-feira, 17, em Mato Grosso.

O delegado conta que conseguiu prendeu dois adolescentes acusados de assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos uma arma de uso restrito, mais de três quilos de drogas: cocaína, maconha e crack, munições de vários calibres e celulares roubados. Em menos de 24 horas uma juíza mandou colocar os dois “menores-bandidos” em liberdade.

“Eles agora podem até colocar uma banca no meio da cidade para vender droga que nós não vamos prendê-los”, afirmou Ribeiro.

Falando sem parar, o delegado foi categórico: “Daqui para frente a Polícia não vai mais prender menores. Quem quiser que procure o Fórum, a juíza ou o promotor. Não adianta a Polícia Civil e a Polícia Militar gastar tempo e dinheiro público para prender, que eles (os magistrados) soltam”, desabafou.

Exibindo uma mesa repleta de objetos roubados, armas, munições e drogas apreendidas com os dois menores de 16 anos, o delegado disse que a juíza – ele não citou o nome -, fez um despacho e em menos de 24 horas colocou os dois bandidos em liberdade. “Não vejo motivos para manter os dois menores apreendidos”, citou o delegado na entrevista.

“Como a juíza não viu motivos para a prisão? Foi uma prisão em flagrante com farta materialidade probatória, inclusive drogas, munições dinheiro, e um revólver calibre 356 de uso e venda proibidos. Quem vai sofrer daqui para frente são os moradores de Colíder. Eu não vou mais prender menores Quem quiser que prende a leve para a juíza e para o promotor”, foi taxativo o delegado.

Com o material apreendidos, o delegado Ribeiro representou à Justiça pela internação dos três adolescentes, que já possuem outras passagens pela polícia. “Buscamos vaga no Complexo do Pomeri e em outras unidades, uma vez que dois deles haviam sido apreendidos 10 dias antes comercializando drogas. No entanto, a juíza da comarca da cidade entendeu que não havia necessidade de internação e determinou a liberação deles”, explicou o delegado.

“Não adianta, os adolescentes que quiserem pode traficar drogas nas portas das escolas e andar armados que não iremos fazer nada”. Ao final do desabafo, o delegado pede à população que, quando forem vítimas de menores, procurem o Fórum da cidade para reclamar. “E peço para a Polícia Civil que me transfira para uma cidade onde os menores fiquem apreendidos, senão irão destruir um delegado que quer muito trabalhar”.

A Justiça não quis se pronunciar sobre as deleclarações do delegado e da decisão da juíza.

Fonte: 24 horas News

Luciane Bezerra pede política de desenvolvimento para o setor madeireiro


A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) exigiu agilidade do Governo durante a audiência pública que debateu a “Setor da Base Florestal” no Estado na terça-feira (17/04), na AL, requerida pelo deputado Percival Muniz, (PPS). 

“O Governo precisa dar suporte e apoio aos madeireiros. Na realidade falta rapidez nos processos. E quem pode melhor a situação é o Executivo”, explicou Luciane.

Para a parlamentar o setor sente ausência de agilidade, incentivos e interesse do Governo, “Não vejo preocupação da administração estadual em tentar solucionar problemas com rapidez. Entendo que passamos por um momento delicado, porém o setor madeireiro arca com as conseqüências”, defendeu a deputada.

Ainda em seu discurso a parlamentar aproveitou para esclarecer que o setor madeireiro não deve ser tratado de forma diferente. “O madeireiro gera emprego, garante crescimento para as pequenas cidades e é tratado com insignificância pelo Governo. O setor precisa de tratamento igual , pois gera crescimento para o Estado”, reclamo.

Durante a Audiência também se discutiu a criação de uma Secretaria de Estado para gerenciar o setor. A proposta é que com a nova pasta e a responsabilidade de fomentar pesquisas, elaborar políticas com cunho sustentável. O órgão atenderá toda a cadeia produtiva que ganhará competitividade no mercado nacional e internacional. 

Fonte: Da Assessoria/ Paola Carlini   

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Faculdade AJES leva palestra sobre drogas à população do bairro Padre Duílio

As drogas é um dos maiores males que atinge toda a sociedade, seja em Juína, ou em qualquer outra parte de mundo.
Para tentar amenizar um pouco dessa situação aqui em nossa cidade, a faculdade do vale do Juruena, a AJES. Realizou uma palestra na escola 21 de abril no bairro padre Duílio.
Segundo o Educador e psicólogo Francisco Carbelo o objetivo do evento vai além de só levar o Máximo de informações sobre as problemáticas das drogas, o evento tem também o intuito de estreitar as relações da Faculdade com a população Juinense. “O evento esta levando essas informações para os moradores desse bairro, mas há outro objetivo também que é estreitar os laços da faculdade com a população da cidade”.
Para a educadora e também psicóloga Margareth Araújo. É de suma Importância que a sociedade tenha essas informações, pois através delas as pessoas podem se afastar desse vicio. “Eu como psicóloga, e como educadora também, entendo que o problema das drogas pode ser pelo menos amenizado, a partir do momento em que a população tenha maior consciência do grande mal que as drogas podem oferecer. Seja essa droga ilícita ou licita todas elas trazem diversos males, e isso que nos temos que trabalhar com a população, e isso são com adultos jovens e crianças”. – ressalta a psicóloga.
Além dessa, a faculdade tem levado outras palestras de interesse social à população Juinense.

Fonte: Lúguerson Douglas / TV Record de Juína     

terça-feira, 17 de abril de 2012

Deputada insinua negociata em demissão de Eder e diz que é hora de ver se Silval tem 'rabo preso'

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) questionou a possibilidade do secretário extraordinário da Copa do Mundo Eder Moraes, ser demitido somente agora, mesmo após a cabeça do gestor ter sido pedida em vários outros momentos de atos questionados em referência à Copa do Mundo.

A possibilidade da demissão por um possível acordo político ou ainda desacordos entre o atual chefe do Executivo e grupos políticos não identificados foi insinuado pela parlamentar, que enfatiza que agora é o momento de ver se “Silval tem ou não rabo preso”, com o então secretário e que se, de fato, a demissão tiver ocorrido em meio a negociatas, sente vergonha do governo.

“Ele [Silval] nunca teve a iniciativa de mandar ele embora, e hoje manda. Eu mesma já pedi a cabeça dele. Agora vamos ver se Silval tem o rabo preso ou vai fazer justiça e representar os mato-grossenses”, disparou durante discurso na tribuna na Assembléia Legislativa.



Luciane Bezerra ao longo dos últimos meses enfrentou vários embates com Eder Moraes, principalmente pela cobrança das ações da Secopa para as ações realizadas para a Copa do Mundo, administradas pela instituição.

No outro lado da atuação governamental, o líder do governo da Assembléia Legislativa, o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) rebateu as acusações da colega de casa e afirmou que os julgamentos e ataques não deveriam ser feitos com bases nas notícias divulgadas nos sites de notícias.

Ele chegou a defender que o governador não tem rabo preso com ninguém e que em nenhum momento Eder Moraes desafiou o governador a demiti-lo.

“Não podemos basear ataques no que sai nos sites e em nenhum momento Eder desafiou Silval a demiti-lo”.

Fonte: Da Redação - Priscilla Vilela

Abelhas assassinas matam cachorro e tiram família de casa em Mato Grosso

Abelhas assassinas matam cachorro e tiram família de casa em Mato Grosso

Abelhas de espécie africana mataram um cão e tiraram uma família de casa no município de Sinop (distante 500 km de Cuiabá) durante o final de semana.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a família teve de deixar a residência às pressas durante a noite para que os militares fizessem a retirada das abelhas. Os insetos construíram uma colmeia gigante em uma das paredes da casa.

Enfurecidas, elas atacaram o cão no quintal da casa, que não resistiu ao grande número de picadas e acabou morrendo por choque anafilático. As abelhas africanas atacam em número maior e em apenas 30 segundos são capazes de injetar oito vezes mais toxinas em suas vítimas em comparação às da espécie europa, nativas daqui. De tão perigosa, a abelha africana passou a ser conhecida em todo o mundo como ‘abelha assassina’.

De acordo com o sargento Bombeiro Militar Ribas Alves, a equipe de resgate fez a remoção das tábuas que formavam a parede e realizou o extermínio utilizando um lança-chamas e roupa de apicultor. Quanto à morte do animal, o sargento informou que deve ter sido mesmo um choque anafilático, que causa a obstrução das vias respiratórias e o óbito em seguida.
Da Redação - Laura Petraglia

PM DE JURUENA DÁ INICIO ÁS AULAS DO PROERD 2012

A Policia Militar do município de Juruena deu início ás aulas do PROERD 2012 (Programa Educacional de Resistência ás Drogas).
As aulas tiveram inicio no último dia 09.04, e tem a previsão para término em 07.07, os policiais que estão ministrando as aulas são os soldados Luiz Júnior e Hernandes.
Ao total 331 alunos serão formados no currículo do 5º ano e a expectativa é que esse número dobre no segundo semestre de 2012.
O PROERD teve sua origem nos Estados Unidos no ano de 1983, chegando ao Brasil no ano de 1992 e implantado em Mato Grosso em 2000.
O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar através de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, Prefeituras Municipais entre outros.
A PM sente-se orgulhosa em orientar a sociedade do município de Juruena a resistir ás drogas e evitar a violência.
Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

Vem aí a 10º Romaria dos Motoqueiros, Ciclistas e Jipeiros da Diocese de Juína


Dia 1º de maio dia do trabalhador já é tradição em nosso município a Romaria que dá início as festividades do aniversário da cidade de Juína.

A primeira aconteceu no ano de 2003 através de uma iniciativa do saudoso Bispo, Dom Franco Dalla Valle e o Padre Constante, juntamente com a comunidade juinense.

O objetivo da romaria é colaborar com a formação dos futuros padres da diocese, uma vez que a renda é destinada ao seminário diocesano. Além disso, é momento para apresentar e conscientizar sobre o perigo e violência no trânsito.

Neste ano não será diferente e a novidade está em alinhar a questão do trânsito com o tema da Campanha da Fraternidade, que tem como tema: "Fraternidade e saúde pública" e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra! (cf. Eclo, 38,8).

A Romaria deste ano terá a seguinte programação:

A saída será da Catedral Sagrado Coração de Jesus ás 6:00 da manhã, passando pela Paróquia Santo Agostinho seguindo em direção ao Cruzeiro.

A Santa Missa será presidida pelo Bispo Dom Neri José Tondello, logo após um delicioso café da manhã. É dia primeiro de maio a décima Romaria dos motoqueiros ciclistas e jipeiros da Diocese de Juina.

Adquira sua camiseta nos pontos comerciais da cidade ou nas Paróquias Santo Agostinho e Sagrado Coração de Jesus por apenas 15 reais e receba um cupom e concorra a 10 bicicletas.

Venha participe conosco!

Fonte: Marcos Di Perez, TV Record Juína

Presidente da OAB/MT visita Juína para discutir implementação de curso de pós-graduação de direito.

A Ordem Dos Advogados do Brasil, OAB de Juína, recebeu a visita do presidente da ordem estadual. Segundo o presidente da OAB de Juína, essa visita tem por objetivo a instalação do curso de pós-graduação em Direito e também realizar uma conferência com os advogados de Juína e região. “Antes os advogados de Juína que tinha o interesse de fazer pós-graduação, ou qualquer tipo de especialização na área, tinha de ir até uma cidade maior, geralmente a capital. Hoje essa realidade já esta mudando, pois muito em breve nós advogados de Juína poderemos fazer o curso de pós-graduação aqui mesmo”. – explica Osvaldo de Lopes Souza, presidente da OAB/Juína.

O Presidente da OAB estadual garante que o curso já é uma realidade em Juína, o presidente ainda ressalta que os interessados em fazer sua pós-graduação, deve procurar a Ordem Dos Advogados em Juína o mais rápido que possível.

A visita do Presidente da Ordem dos Advogados do estado de MATO GROSSO teve também o objetivo de discutir melhorias que a OAB pode trazer para a classe na região de Juína. “Além dessa situação do curso superior, nos realizamos uma conferência com alguns advogados da região daqui de Juína, com o objetivo de discutir algumas melhorias para a classe através da OAB de Juína e do estado. Nós ouvimos algumas dicas, sugestões, críticas também e elogios, e a partir desse resultado, nós buscaremos resolver esses entraves e dar um suporte melhor a classe”. – explanou o presidente da OAB/MT.

Fonte: Lúguerson Douglas / TV Record de Juína