Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 19 de abril de 2012

2012 deve ter mais queimadas

Os indícios de que 2012 deverá ser um ano com maior índice de focos de calor colocou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em alerta e, por antecipação, o órgão decidiu colocar em prática algumas medidas de prevenção.

De janeiro a abril, 152 focos de calor foram registrados em todo o Estado, 30% a mais que no mesmo período no ano passado, quando foram detectados 107 focos.

Para o Ibama, o fim antecipado do período chuvoso, que culminou na dissipação das nuvens na região Centro-Oeste, contribuiu para o aparecimento maior de focos de calor se comparado ao mesmo período de 2011. Esses números remetem à possibilidade de haver mais queimadas este ano.

Para evitar que os números cresçam e saiam do controle dos órgãos competentes, o Ibama irá criar em todo o Estado 10 brigadas de prevenção e combate a incêndios. Para isso, 262 brigadistas serão contratados por um período de seis meses (abril a outubro) para atuar nos municípios selecionados pelo órgão. A implantação das brigadas será efetivada em parceria com as prefeituras. Para manter os projetos, o Governo Federal irá investir em Mato Grosso cerca de R$ 2,2 milhões.

“É um trabalho de prevenção, de sensibilização dos prefeitos para que a gente possa prevenir, monitorar, combater e, ao final do período, iniciar a preparação de mudas visando a recuperação de áreas degradadas”, destacou a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro.

Caberá ao Ibama selecionar e capacitar os contratados, fornecer equipamentos de combate a incêndios, viaturas e pagar os salários (R$ 1,2 mil). Aos municípios fica a responsabilidade de oferecer a logística, como local para treinamento e sala (móveis, material de expediente, computadores, telefone, entre outros) e alimentação.

Por ser um ano de previsões nada animadoras, paralela ao trabalho de prevenção, a fiscalização também será difundida em todo o Estado.

Cidades como Cocalinho, Confresa, Cáceres, Cotriguaçu, São Félix do Araguaia, Luciara, Nova Ubiratã, Novo Mundo e Brasnorte terão as brigadas montadas.

Fonte: Diario de Cuiaba/ MARIA HELENA BENEDET Da Reportagem/Sinop   

Nenhum comentário:

Postar um comentário