Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 14 de janeiro de 2012

Polícia Militar de Juruena prende jovem acusado de furto a residência

A Polícia Militar de Juruena realizou na tarde desta sexta-feira (13.01), a detenção de Idair Fagundes Lopes um jovem de 20 anos, usuário de drogas.
A vitima informou que sua residência fora furtada na data de ontem, 12.01 por volta das 20h00min onde levaram uma quantia de duzentos reais, que estava guardado em sua carteira.
De posse das informações a Guarnição PM saiu em diligências pela cidade, onde em seguida receberam uma denúncia anônima, de que o suspeito estaria escondido em um terreno baldio. A guarnição deslocou-se até o local, onde localizaram Idair Fagundes Lopes. Indagado sobre o furto, confessou ter entrado na residência da vitima e subtraído a quantia de duzentos reais que estava dentro da carteira da vitima.
O suspeito relatou ainda que usou o dinheiro para comprar entorpecentes, tipo “pasta base” e que teve a participação de Thiago Henrique Soares dos Santos, amigo do suspeito, que juntos fizeram o uso do entorpecente.
A guarnição realizou novamente rondas pela cidade, a fim de localizar o Thiago H. S. dos Santos, porém não obtiveram êxito.
Foram apreendidos uma faca Inox, dois artefatos aparentando um cachimbo, um cadeado com chave, um celular, um carregador de celular e um esqueiro.
Diante dos fatos, foi confeccionado o boletim de ocorrência e encaminhado para Autoridade Policial Judiciária Civil, juntamente com o suspeito, para conhecimento, registro, medidas e providência que o caso requer.
Participaram da ação: Soldados Edinei, Luiz Junior e Uchôa.

Mãe procura em Juína filho que não a ver há anos – ajude-a


(foto de José ainda mais jovem)
Edwiges está à procura de José Olípio de Souza, que deve estar com 52 anos de idade. Ele é filho de José Aprigio de Souza e de dona Olinda da silva Souza. Há muito anos a família não tem notícia do mesmo que provavelmente esteja morando entre Juína e Sapezal.

Atualmente, a mãe dele que mora em Várzea Grande, uma senhora com idade avançada e com problemas de saúde, sofre com a falta do filho. Qualquer informação entre em contato nos telefones (65)-3694-7654 ou 3694-6708.

Fonte: JNMT

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Juína – Em ocorrência de furto; dois veículos são recuperados

Na tarde da última sexta-feira, uma motocicleta Honda Titan de cor vermelha foi localizada, a guarnição de serviço em rondas pelo bairro módulo 04 se deparou com dois indivíduos que trafegavam com a motocicleta em questão e ao realizar a abordagem policial constatou que o condutor estava com CNH em atraso, encaminhado para o centro de triagem da PM foi feita a checagem via sistema INFOSEG onde foi constatado que o veiculo tinha ocorrência de furto.

A Polícia Militar vem desempenhando um excelente trabalho na recuperação de veículos furtados/roubados utilizando-se do sistema INFOSEG que por meio de uma rede reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da Informação e comunicação. Tal rede tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.

Já no sábado (07.01) uma camionete GM S10 de cor preta foi localizada no módulo 05, por meio de uma ligação 190 o solicitante informou que o veiculo estaria estacionado em frente a um hotel e que o mesmo era produto de furto.

De imediato a GUPM deslocou-se até o local, onde foi localizado o veiculo e um individuo que o conduzia, ao indagar o condutor se o mesmo tinha conhecimento de tal fato este respondeu que comprou a camionete de outra pessoa e que soube recentemente que poderia ser furtada. Informou também que entrou em contanto com o proprietário.

Diante das informações a policia constatou que se tratava de uma ocorrência de furto registrada na polícia Civil em 23 de maio de 2011.

Ambas as partes foram encaminhados juntamente com o veiculo para o CISC para conhecimento e providências que o caso requer.

Participaram da ação: Tenente PM Silva Filho e Soldados Silva e Anderson.

Fonte: Assessoria do CR-8 

Atual prefeito manda o ex-Prefeito cuidar da vida dele e rejeita apoio do antecessor

O prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), mandou o prefeito cassado Murilo Domingos (PR) “cuidar da vida dele”. Perguntado quanto ao apoio dos republicanos na disputa deste ano pelo comando Paço Couto Magalhães, Zaeli declarou que o partido está na base e que deve estar junto com o PSD no pleito, mas descartou Murilo.
“Não preciso e nunca precisei dele”, disparou. O social-democrata ressaltou, entretanto, que ainda não tem certeza quanto à reeleição.
“Não estou dizendo que sou candidato. O PSD é o maior partido do município hoje, tem 7 vereadores, qualquer um pode ser candidato”, declarou. Dos 7 parlamentares, 4 eram democratas, Maninho de Barros, Chico Curvo, Izabela Guimarães e Baiano Pereira. Já Antônio Cardoso e Wanderley Cerqueira saíram do PR e Marcos Boró do PP.
Quanto às coligações, Zaeli afirmou que o partido só começará a discutir após o carnaval. “Ainda temos que conversar a respeito do PMDB, porque estamos na base do governo do Estado. Temos que ver se eles realmente vão ter candidato e como vai ser”, ponderou.
A “briga” entre Murilo e Zaeli começou quando o republicano descumpriu, pela primeira vez, o acordo firmando entre eles durante a campanha de 2008. Pelo combinado, os quatro anos de gestão seriam divididos entre eles. O prefeito, por sua vez, só deixou a cadeira quando a determinação partiu da Justiça. As desavenças acabaram resultando no rompimento entre os dois e na saída de Zaeli do PR.

Fonte: Gabriela Galvão / RDNews

Uma história no mínimo repugnante vinha acontecendo no seio de uma família no Distrito de Paranorte à 142km de Juara próximo do município de Nova Monte Verde

Segundo informações, uma menor de apenas 15 anos vinha sendo estuprada constantemente pelo seu Padrasto “monstro” Rubens Polido Cardoso 33 anos, natural de Barra do Bugres, MT. Na última quinta-feira dia 05, a policia Militar do núcleo de Paranorte foi acionada para conter uma confusão generalizada em uma residência na Rua São Paulo no Centro da Comunidade por volta das 20:30 horas.
 
Ao chegar no local a guarnição não encontrou os envolvidos, então de posse de informações de alguns vizinhos, localizaram a garota na casa de um parente.  
 
Na primeira versão a jovem disse que o motivo da briga, era porque seu padrasto havia chegado embriagado em casa, e por isso sua mãe saiu de casa.    Já na viatura e bastante alterada, a jovem pediu para que os policiais não fossem novamente em sua residência.   Desconfiados que havia algo errado, os PM’s calmamente foram conversando com a jovem que aos prantos confessou tudo.  
 
Segundo a menor o motivo da desavença foi porque ela não suportava mais ser molestada sexualmente e periodicamente pelo Padrasto “monstro” desde o seus 11 anos.    Entre as obscenidades cometidas por Rubens, a jovem conta que ele deitava na cama dela e começava a acariciá-la, depois obrigava ela a o acariciá-lo e ainda obrigava ela a fazer sexo oral com ele até satisfazê-lo.
 
Ela contou ainda que sua mãe esteve por um bom período fazendo curso em Juara, neste meio de tempo, Rubens fez da jovem praticamente sua esposa, obrigando que ela dormisse com ele todas as noites em sua cama.  
 
Um dos motivos de ainda não ter revelado nada a ninguém segundo ela, era porque alem de ser violento em casa, ele já havia ameaçado ela e sua mãe de matá-las caso elas contassem a alguém ou o denunciassem  para a polícia.
 
De posse dessas informações, os policiais procuraram a mãe da vítima que confirmou tudo o que a jovem contou ao PM’s e disse que sabia de tudo, mas nunca falou nada porque tinha medo que matasse ela e a filha, vítima dos abusos.
 
A guarnição realizou várias buscas mas ainda não conseguiu localizar Rubens que está foragido.

Fonte: Notícias de Juara

Tribunal designa juíza para Colniza após intervenção da OAB Juína


(foto, município de Colniza)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) designou a juíza Melissa de Lima Araújo para jurisdicionar na comarca de Colniza e região. A informação foi recebida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile, na quarta-feira (11), por meio de ofício assinado pelo presidente do TJ, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho.

A intervenção da OAB-MT junto ao TJ-MT ocorreu no final do ano passado, após reunião entre o vice-presidente da entidade, Maurício Aude, com advogados da região, realizada na sede da subseção de Juína, que abrange Colniza. A grande insatisfação dos advogados, contudo, não é apenas em relação à falta de juízes, mas também de oficiais de justiça, pois atualmente o município conta com apenas um profissional para atuar em uma localidade que possui área de 27.947,646 quilômetros quadrados.

"O primeiro passo foi dado e conseguimos, com o apoio dos advogados de Colniza e região, amenizar o problema de falta de magistrados. Continuaremos trabalhando para que possamos garantir mais conquistas para a advocacia em todo o Estado", frisou Stábile.

Fonte: JNMT com assessoria

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pitbull à solta assusta moradores em Aripuanã

Na tarde desta quinta-feira (12), um cão da raça Pitbull foi visto solto nas proximidades da Rua Comendador Manuel Pedro de Oliveira.

Segundo moradores do local, o cachorro permaneceu na redondeza por um bom tempo, sem que ninguém aparecesse para recolhê-lo.
Assustados, eles temiam que alguma criança que passasse pelo local ou até mesmo freqüentasse aquela região para brincar, fosse atacada pelo animal.
Segundo seu Benedito, o cachorro é o melhor amigo do homem, mas entre tantas raças para escolher, como é que alguém escolhe logo o Pitbull? “Você já ouviu falar de ataque do cachorro Basset? e que um pinche matou o dono? ou que um Poodle matou a mulher?... Se tem tantas raças de companhia, como alguém cria uma raça que mata? e pior ainda solto na rua”, disse.
Os populares que avistaram o cachorro, não souberam informar a quem o animal pertence.
Vale lembrar que o município de Aripuanã não dispõe de um canil para abrigar esses animais, que muitas das vezes são abandonados.

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

Turistas de MT entre eles uma família de Castanheira-MT, sofrem acidente no Ceará e vão à Justiça contra agência

Ação contra a empresa CVC pede indenização por danos moral, material e estético

Um grupo de turistas mato-grossenses sofreu um grave acidente de ônibus, ao retornar da praia conhecida como Canoa Quebrada, um dos mais belos pontos turísticos do país, localizado no município de Aracati (CE), em 28 de dezembro.

Todos adquiriram pacote de viagens na Agência CVC e embarcaram no dia 25 de dezembro, com retorno programado para o dia 1º de janeiro.

O veículo, de propriedade da empresa CVC Viagens, colidiu com a traseira de outro ônibus de passeio, que estava parado em decorrência de outra batida. O impacto destruiu parcialmente a dianteira do ônibus e deixou passageiros feridos.

A nutricionista Elisângela Figueiredo recebeu oito pontos no supercílio esquerdo, após ser surpreendida com a batida. Sua filha de 2 anos, Rebeca Figueiredo, bateu a boca em um dos bancos do veículo, provocando ferimentos e ainda está com hematomas pelo corpo.


A ex acadêmica do curso de psicologia na AJES Lairine Reis que é da cidade de Castanheira conta que um de seus filhos foi arremessado para debaixo do banco da frente, o outro filho teve escoriações pelo corpo, já seu esposo além de sofrer cortes nos joelhos teve uma tendinite, ela, Lairine bateu a região do torax e do abdominal, chegando a ter supeita de hemorragia interna, mas passados mais de 10 dias do acidente todos passam bem.

Morador de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), o empresário Everson Carvalho das Neves recebeu 12 pontos na testa, por conta de um ferimento. No total, estavam no ônibus quatro famílias de Mato Grosso, que saíram de Cuiabá, Sinop e Alta Floresta.

Percebendo a movimentação e gritos de dor, populares do município de Aracati prestaram auxílio de primeiros-socorros às vítimas, com água e gelo. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e chegou cerca de 20 minutos após o acidente.

As vítimas com ferimentos graves foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Aracati, porém, não havia estrutura para atender de imediato uma média de 40 pessoas.

Por conta disso, outros feridos pagaram táxi para se deslocar até Fortaleza e receber atendimento médico em outras unidades hospitalares. Todas as vítimas registraram Boletim de Ocorrência, na Delegacia do Turista em Fortaleza.
A delegada Adriana Silveira de Arruda instaurou inquérito para apurar a responsabilidade da empresa CVC Viagens no acidente. As vítimas foram submetidas a exame de corpo de delito.Ação na JustiçaDiante da alegação de que não receberam o devido tratamento da empresa, os turistas estão ingressando com ação de indenização por danos morais, materiais e estético na Justiça, contra as empresas CVC Viagens e Ernani Tour.

Conforme o advogado Anderson Nunes de Figueiredo, que estava participando da viagem, houve omissão da empresa em prestar assistência às vítimas, o que justifica a ação na Justiça.

"Estamos reivindicando que o dinheiro gasto com os pacotes de passagem seja devolvido. Também defendemos que a empresa arque com gastos de cirurgia plástica, se for necessário", afirmou.

No ônibus da CVC Viagens, estavam turistas de outros Estados, que também estão ingressando com ações na Justiça. "Pessoas de Brasília e São Paulo se sentiram prejudicadas e estão adotando o mesmo procedimento", revelou Figueiredo.
Outro ladoA equipe administrativa da CVC Viagens, em Cuiabá, informou que está ressarcindo passageiros envolvidos no acidente de ônibus e considerou o episódio "um fato isolado".

A empresa também rechaçou a versão de não ter prestado assistência às vítimas, sustentando que ambulâncias compareceram ao local cerca de 20 minutos após o acidente, e que não houve graves danos aos passageiros.

A CVC Viagens reconhece que houve cortes e arranhões, mas sustenta que ninguém ficou gravemente ferido.




Aripuanã Radical se destaca no município por salvar vidas



A equipe Aripuanã Radical surgiu através de um grupo de amigos, que tiveram a idéia de desenvolver a prática de esportes radicais no município. O grupo que existe há seis anos, se destaca pelos trabalhos de resgate, salva vidas e limpeza, desenvolvidos nos principais pontos turísticos de Aripuanã como; cachoeiras e os balneários Oásis e Primavera.
Atualmente a equipe conta com sete integrantes, são eles; Robson Dutra, Maurivan, Guilherme, Raimundo, Felipe, Patrick e Wagner, sendo que os dois últimos surgiram da escolinha mirim "Aripuanã Radical’’. Os demais componentes participaram de Cursos e treinamentos com o Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Mato Grosso.
Entre os esportes praticados pelo grupo estão; Bóia – Cross, Escalada, Kaiak, Rafting, Rapel, Sky – Surf, Tirolesa, Vôo Traike, Trilhas e o Escala Aqua, um dos preferidos da equipe, pelo fato de proporcionar bastante adrenalina. "É um tipo de natação que você atravessa uma correnteza, gruda nas pedras e vai nadando até chegar em um determinado ponto" explica Robson Dutra.
Além da prática esportiva e do momento de lazer, a equipe tem prestado vários trabalhos voluntários. "Em muitos casos, nós estamos fazendo algum esporte nos balneários e a gente vê pessoas passando por apuros ou precisando de ajuda, é óbvio que a equipe não vai negar.... Em caso de tragédias que aconteceram de seis anos pra cá, como a equipe é muito bem treinada e conhece o local, nós conseguimos resgatar os corpos, ajudando os familiares das vítimas" conclui Dutra.
Porém, todo esforço na maioria das vezes não é reconhecido e pelo fato de não receber apoio de empresas e órgãos Públicos do município a equipe possui materiais adquiridos por conta própria, necessitando de equipamentos profissionais. 
Por fim, Robson alerta os banhistas que costumam freqüentar os balneários para os perigos ocasionados pelo fechamento das comportas da Usina de Dardanellos, fato que faz com que o nível de água daquelas localidades fique elevado

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

Três prefeitos cassados de MT terão que pagar por novas eleições


A Procuradoria da União está processando três ex-prefeitos de Mato Grosso. Eles foram eleitos em 2008, mas foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por atos ilícitos durante o processo eleitoral. A medida pretende cobrar destes gestores punidos os custos das novas eleições, que tiveram de ser realizadas para a escolha dos novos representantes. As ações foram ajuizadas no final do ano passado.

No Estado, existe uma portaria, desde o ano passado, que regulamenta a remessa à Advocacia-Geral da União (AGU) ao Ministério Público Eleitoral sobre as informações relacionadas às despesas com as eleições suplementares. A medida é um pedido da própria Procuradoria da União tentando reaver os valores gastos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na realização do novo procedimento eleitoral.

As ações foram protocoladas após o trânsito em julgado das decisões que afastaram definitivamente dos cargos os prefeitos nos municípios de Ribeirão Cascalheira, Francisco de Assis dos Santos; Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto; e Rio Branco, Antônio Milanezi. Os dirigentes municipais foram cassados por crimes como captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e abuso de poder político e/ou econômico. O Ministério Público Federal também participa das ações.

Uma outra medida será tomada hoje, o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, acordo de cooperação técnica que irá garantir o repasse de informações entre os órgãos sobre prefeitos que foram cassados por atos ilícitos. A medida tem como objetivo cobrar destes gestores punidos os custos das novas eleições, que tiveram de ser realizadas nos municípios para a escolha de novos representantes.

Fonte: Só Notícias/Alex Fama   

Alta Floresta- Laudo confirma: viatura da PM que matou a jovem Natália, estava em alta velocidade



O laudo pericial que analisa tecnicamente o acidente que envolveu uma viatura da Polícia Militar, no dia 17 de dezembro, em que resultou no atropelamento e morte da jovem Natalia de Carli, em Alta Floresta, já tem uma conclusão, quase elementar: a viatura realmente estava em excesso de velocidade pela Avenida
Ariosto da Riva, segundo a delegada  Ana Paula Revelles Carvalho. Um vídeo, produzido pelo Nativa News mostra imagens de momentos após o acidente, inclusive com a jovem debaixo de um carro contra a qual foi arremessada após o choque.
A delegada afirmou que este laudo apenas confirmou o relato de 14 pessoas que foram ouvidas durante o inquérito, “Essa perícia veio apenas a confirmar as declarações das testemunhas, nós ouvimos 14 testemunhas no inquérito, e todos confirmaram o excesso de velocidade da viatura, e o laudo agora veio confirmar o fato” – disse.
O soldado Ricardo Alves, que conduzia a viatura no momento do acidente, inicialmente será indiciado por homicídio culposo, onde não há intenção de matar. “Já foi confirmado o excesso de velocidade, que configura homicídio culposo por imprudência do condutor, se for configurado que há álcool no sangue, aí é possível analisar a ocorrência de homicídio doloso por dano eventual. Mas no momento o que nós temos é o excesso de velocidade e a principio configura homicídio culposo”, frisou a delegada.
Para a conclusão do inquérito falta ainda o laudo do exame de alcoolemia, enviado a capital, “Resta apenas o laudo de alcoolemia, foi coletado sangue do condutor da viatura e encaminhado a coordenadoria de perícia de Cuiabá para que seja feito e exame de alcoolemia, para verificar se havia álcool no sangue do condutor da viatura. Estamos apenas aguardando esse laudo para que possamos concluir o inquérito e encaminhar ao Ministério Publico”, finalizou a delegada Ana Paula Revelles Carvalho.

Fonte: 24 HorasNews

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Criança atacada por pitbulls está em trauma e Unimed agiliza a cirurgia

É grave o estado de saúde da criança de dois anos atacada por quatro pitbulls na última segunda-feira (9), no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá. Sofia Harb Pinto, de 2 anos, teve o couro cabeludo e parte da orelha arrancados pelos cães e, agora, aguarda a evolução de seu estado clínico para realização de uma cirurgia reparadora.

A menor está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Clínica Femina, sendo acompanhada de perto pelos diretores da Unimed. A empresa é a conveniada da família da vítima, no entanto, o plano adotado é de Londrina, e necessita assim da autorização da rede local para a realização do procedimento cirúrgico.

O Olhar Direto entrou em contato com João Bosco Duarte, presidente da unidade em Cuiabá. Foi constatado que, apesar dos trâmites técnicos, todos os procedimentos necessários para o atendimento a menor serão realizados assim que a equipe médica assinalar como adequado ao seu estado de saúde.

Caso os médicos considerem necessária a transferência da menor para uma unidade no Paraná, devido a qualificações técnicas, Sofia Harb será transferida de avião com total amparo da Unimed. “Ela tem que fazer a cicatrização ainda, mas se os profissionais acharem necessário, ela será transferida pela Unimed de avião”, enfatizou João Bosco.

A criança ainda está em estado de trauma agudo e, segundo o diretor da Unimed, os maiores ferimentos foram no couro cabeludo e na orelha. O rosto, apesar de ter sido uma das regiões mais feridas, está com lesões menos graves.

Fonte: Da Redação - Priscilla Vilela / Olhar Direto 

Secretário Estadual de Esportes esteve em Cotriguaçu e recebe cobranças


Esteve visitando nesta quarta feira (11) o município de Cotriguaçu, o Deputado Estadual licenciado Antonio Azambuja (PP), que ocupa atualmente o cargo de Secretário de Esportes do Estado de Mato Grosso.

Na oportunidade o parlamentar recebeu da imprensa local várias reivindicações ao cargo que ocupa, como por exemplo, de que forma poderá sanar o problema que o ginásio de esportes tem com a infiltração de água, que o torna inútil para uso devido à temporada de chuvas que o município se encontra, em parte da entrevista a imprensa local foi indagado sobre a construção de uma pista de atletismo, para diversificar a prática de esportes em outras modalidades, vendo que hoje em dia somente o futebol tem destaque na pasta municipal. O secretário Azambuja mostrou bastante interesse em receber os projetos em seu gabinete, pois somente assim poderão ser liberadas verbas para realização dos mesmos através da Secretaria Estadual para a Prefeitura Municipal ou para a federação, no entanto o executivo municipal, os vereadores e o secretário Municipal de Esportes ficam responsáveis pela apresentação dos projetos.

"Desta forma aguardamos nossos representantes políticos para que tomem atitude e apresentem projetos, digo que cumpram o dever ao qual recebem para ser representante do povo" finaliza o repórter Picco.
Vale lembrar que o prefeito Kiko (PR) em seu panfleto de campanha, fez a promessa da construção de um Centro Esportivo (ginásio, pista de atletismo, piscina) mas até hoje faltando menos de um ano para o término de seu mandato não passa de mais uma de suas promessas.
Por: André Silveira c/ informações CotriNoticias

Por que ser candidato?

Inês Martins   Cada um tem suas razões, que tanto pode ser apenas pessoais, como pode ser de interesse de grupos ou o melhor, mais justo e ético que é o interesse da coletividade. Melhorar a vida do cidadão, da cidade do Estado, do país, torná-la mais justa, mais humana e mais equitativa. Mas, aí vem a pergunta: Como ter a certeza das verdadeiras intenções de cada um que coloca seu nome numa disputa?
    Afinal, tempo de eleições é tempo de guerra, é tempo de se pisar num campo minado e ninguém está livre de se ferir, tanto candidatos como eleitores. Boatos e verdades surgem de todos os lados. Difícil mesmo é para o eleitor tirar suas conclusões. Será verdade? Será apenas um boato? Será estratégia política? O certo, porém é que não se vê o surgimento de novos lideres e quando há uma ameaça de um novo surgimento logo o mesmo é de alguma forma ignorado.
   Não foi nunca o que aconteceu com o ex-governador e hoje senador Blairo Maggi, que, quando surgiu para o público, já com apoio das várias lideranças políticas do Estado, firmou-se como o grande salvador da Pátria. No entanto, o que fez? Sei que fez muito, mas que tinha tudo para fazer mais. O que está fazendo agora como senador? Na minha simplória opinião, já que o ajudei a elegê-lo, está faltando o mesmo vir a público e responder todas as dúvidas do cidadão que votou nele.
    É tanta coisa que sai na mídia e que está na boca do povo que fica difícil para quem não é da cozinha dele saber o que é boato e o que é verdade e muito menos o que é apenas e tão somente uma estratégia política. Assim, também acontece com todos os pré-candidatos, por isso acho que deveria sim, ter uma lei para punir as grandes mentiras eleitorais.
    Pois colocam sempre a culpa no povo, mas não falam que o povo escolheu as mentiras ditas nos horários eleitorais, nas reuniões de bairros, nos discursos em praças públicas. É promessa de asfalto nos bairros, promessa de levar água, saneamento básico, é tanta mentira ou então, apenas um pacote de boas intenções que no final acaba não dando em nada. Então, nesse caso o certo é confessar: - Eu pequei, você pecou, nós pecamos, vós pecais, eles pecaram, e nós todos pecamos juntos. Amém.
    Inês Martins é produtora cultura, escritora, autora do concurso literário "Casos Lembrados, Casos Contados", direcionado às pessoas com idade acima de 60, poetiza, palestrante da maturidade, vovó blogueira e escreve para o Blog do Romilson toda quarta-feira (www.vovoantenada.com.br)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Secretaria de Obras volta de recesso priorizando serviços na Área Rural de Aripuanã



Depois de quinze dias de recesso, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos retomou suas atividades na manhã desta segunda-feira (9). O Secretário Evandro Luiz Graff, explicou que nesse início de ano contará com um número reduzido de funcionários, já que boa parte da equipe de trabalho está de férias. “O recesso conforme decreto do gabinete do prefeito, ocorreu do dia 23 de dezembro a 06 de janeiro, hoje nós estamos retornando com apenas 30% da equipe de trabalho. Como é um período de chuva, aproveitamos os meses de janeiro e fevereiro para darmos as férias aos funcionários que tem direito por lei” disse o Secretário.
Durante o período de recesso os serviços essenciais como coleta de lixo, por exemplo, não foram interrompidos e os comércios do município tiveram prioridade no atendimento. “Nesse período de recesso eu quero deixar claro que a coleta de lixo continuou normalmente. Foi dada prioridade aos mercados porque nós sabemos que em época de festas aumentam as vendas, então o número de caixas e de embalagens, também aumenta o volume de lixo dos mercados e das lojas” afirmou Evandro.
Nesse período chuvoso, existe ainda a preocupação com o setor rural, por isso, a recuperação de pontes e estradas que dão acesso a várias localidades é considerada como prioridade pela secretaria. “Semana passada nós fizemos três pontes na localidade do Lontra, a gente viu que foi uma semana chuvosa e as três pontes rodaram, então fomos atender” finalizou o Secretário.
Com o início das aulas previsto para o dia seis de fevereiro, a Secretaria de Obras corre contra o tempo para garantir que até lá, todos os alunos da zona rural de Aripuanã tenham acesso à sala de aula.

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

18ª Edição da Festa de Reis é um sucesso


Foto: Retirada de um portal de relacionamentos da dupla Os Maninhos do Forró
Mesmo com dias de muita chuva, a tradicional Festa de Reis da comunidade São Luis da linha Gaúcha é um sucesso de público.
Milhares de pessoas participaram da festa que ocorreu no último domingo (08). Entre os ilustres participantes do evento estavam várias lideranças municipais e regionais, o destaque ficou com a presença de dois dos 24 representantes mato-grossenses na assembléia legislativa, são eles os deputados Nilson Santos (PMDB) e Ezequiel Fonseca (PP).
A festa que é conhecida como festa da partilha, correspondeu às expectativas da população que se fez presente mesmo em um dia chuvoso. Vários foram os colaboradores entre empresários e munícipes do município, que juntamente com a diretoria da comunidade São Luis não mediram esforços para que a 18ª edição da festa de Reis acontecesse. Todo alimento arrecadado foi partilhado em um delicioso almoço totalmente gratuito, sendo cobrado somente o consumo de bebidas, o lucro da venda de bebidas é destinado a melhorias na estrutura da comunidade para melhor atender a população no ano seguinte.
A dupla Os Maninhos do Forró contagiou ao público até a noite de domingo com um animado repertório agradando a todos os presentes em diversos ritmos.
Durante o evento foi disputada também a 3ª edição da Copa Reis, formada pelas melhores equipes de Cotriguaçu e Juruena, onde ao final a equipe campeã foi da cidade de Juruena levando a premiação de R$ 1.000,00.
A diretoria agradece a presença maciça da população e, dessa forma, também colaboraram com este trabalho de amor.
Por: André Silveira c/ informações Wanderson Mello

Dilma assina MP que reduz limites de Unidades de Conservação da Amazônia

Alterações publicadas no último dia 05 no Diário Oficial da União foram feitas para viabilizar construção de hidrelétricas e realizar assentamentos

Foto: Parque Nacional Campos Amazônicos, no sul do Amazonas, durante incêndio registrado no meio do ano passado (Joao Talocchi/SDS)

Os limites de sete Unidades de Conservação federal do Amazonas, Pará e Rondônia foram reduzidos pela Presidência da República. As alterações feitas por meio da Medida Provisória 558 foram publicadas na última sexta-feira (05) no Diário Oficial da União, com assinatura da presidente Dilma Roussef.
As alterações foram feitas nos Parques Nacionais (Parna) da Amazônia, dos Campos Amazônicos e Mapinguari. Também foram alteradas as Florestas Nacionais (Flonas) de Itaituba I, Itaituba II e do Crepori e da Área de Proteção Ambiental (APP) do Tapajós.
O Parque Nacional da Amazônia abrange os municípios de Itaituba e Aveiro, no Pará, e Maués, no Amazonas.
Segundo a MP, as áreas desafetadas do Parque Nacional da Amazônia, em seus limites leste, deverão ser destinadas para o estabelecimento de Projetos de Assentamento Sustentáveis, a serem criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Caberá ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Incra procederão à demarcação dos limites leste do Parque Nacional da Amazônia.
O Parque Nacional dos Campos Amazônicos, abrange municípios de Manicoré e Novo Aripuanã, no Amazonas, e Colniza, no Estado de Mato Grosso, e Machadinho d'Oeste, no Estado de Rondônia.
A nova delimitação exclui áreas do Parna Campos Amazônicos que serão alagadas pelo lago artificial a ser formado pela barragem da Usina Hidroelétrica de Tabajara em sua cota oitenta metros e seus remansos.
As demais áreas a comporem a zona de amortecimento do Parque Nacional dos Campos Amazônicos serão definidas no plano de manejo da unidade. Serão permitidas nesta zona de amortecimento atividades minerárias autorizadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e licenciadas pelo órgão ambiental competente, respeitadas as disposições do plano de manejo da unidade.
Também será permitida no Parque a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico de Tabajara, incluídos os Estudos de Impacto Ambiental (EIA).

As áreas excluídas na região norte do Parque Nacional dos Campos Amazônicos se destinam à regularização fundiária dos ocupantes de áreas públicas da região do ramal do Pito Aceso e poderão ser utilizadas para sanar necessidades de realocação de ocupantes de áreas públicas abrangidas pelos novos limites da unidade de conservação.
O Parque Nacional Mapinguari está localizado no Amazonas, entre os municípios Canutama e Lábrea. As áreas excluídas serão inundadas pelo lago artificial a ser formado pela barragem das Usinas Hidroelétricas (UHE) de Jirau e de Santo Antônio.
As Florestas Nacionais de Itaituba II, de Itaituba II e do Crepori e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, todas no Pará, foram alteradas para a construção de hidrelétricas.

Fonte: Elaíze Farias / Manaus

Estado de saúde de criança atacada por pitbulls é gravíssimo

A criança de 2 anos, atacada ontem à tarde, por 4 cães pitbull, continua internada no Pronto-Socorro de Cuiabá em estado gravíssimo. Os animais chegaram a arrancar o couro cabeludo da menina. O fato aconteceu dentro da residência da família e, no momento ela estava apenas acompanhada da babá, de 32 anos. Os pais da garotinha estavam trabalhando. Eles residem no bairro Jardim Universitário, na capital.

Segundo informações da Polícia Militar, os cachorros eram de propriedade do pai da menina, de 41 anos. Um dos moradores do bairro, que não quis revelar o nome, informou que já havia alertado o homem sobre o perigo da criança se aproximar dos cachorros. Conforme relato de João Simão, vizinho da residência, ele ouviu os gritos foi até o local para ajudar.

Ao chegar na casa se deparou com os animais em cima da criança. A babá tentava socorrer a menina e outro homem estava em cima do muro jogando pedaços de paus, pedras e baldes de água, na tentativa de fazer os cachorros soltarem Sofia. João conta que os cães atacaram a menina principalmente na região da cabeça e pescoço. "Foi horrível. Nunca tinha visto algo assim".

Além dos vizinhos, o policial militar Rosicley Santos, que mora próximo à casa de Sofia, ao passar pela rua ouviu os gritos. "Quando me aproximei, os vizinhos gritavam que tinham cachorros comendo uma criança". Ao se aproximar, o militar arrebentou o portão, porém 3 dos animais também tentaram atacá-lo. Neste momento, Rosicley atirou contra um dos cães, que morreu no local, e os outros 2 cachorros fugiram assustados com o barulho. Ele disse que após entrar na área da residência viu um dos animais em cima de Sofia. Ele atirou contra o cachorro, que continuou agarrado à menina. Somente com o segundo tiro o animal soltou a criança. Ainda em pé, Rosicley disparou novamente contra o animal, que morreu dentro da residência.

Em relação aos 2 animais que fugiram, os outros policiais militares que chegaram ao local conseguiram abater o terceiro. O último cachorro foi capturado por técnicos do Centro de Zoonoses de Cuiabá e levado para o canil. A Polícia Civil informou que o pai prendia um dos cachorros todos os dias, porém ontem esqueceu de fazê-lo.

Segundos vizinhos, um dos animais arrastou a menina por cerca de 50 metros, só então os outros 3 cachorros avançaram. A ocorrência foi registrada no Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Planalto. No local, a baba conversou com a Polícia Civil. Ela chorava muito e pedia para que a criança fosse salva. O delegado plantonista informou que o caso será encaminhado para a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

A menina foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhada ao PS. Na tarde de ontem, passou por cirurgia e o estado de saúde era considerado gravíssimo.

Fonte: A Gazeta com Só Notícias

PM de Juína prende suspeito acusado de tentativa de estupro

 
A Polícia Militar de Juína foi solicitada via 190 para atender uma ocorrência de tentativa de estupro. Segundo informações o fato estaria acontecendo no bairro módulo 05.

Imediatamente a guarnição da força tática se deslocou até o local onde populares que se encontravam nas mediações do ocorrido mencionaram que o agressor estava nos fundos da casa da vitima. De imediato os policiais adentraram a residência da vitima onde encontraram o senhor Elias da Silva (suspeito) caído ao solo com sinais de hemorragias na região encefálica, queixando de dores na região da cabeça e com forte odor etílico.

A vítima relatou que o suspeito é seu vizinho e que há dias o mesmo vem atormentando-a com intuito de tentar ter relação sexual com ela. A mesma informou que Elias a puxou pelo o cabelo tentando levá-la para o interior de sua residência, quando ela conseguiu se soltar e correr para junto de suas quatro filhas.

Em seguida o senhor Elias em posse de uma faca foi em direção a vitima e disse que iria matá-la, momento este que a mesma pegou um pedaço de madeira e desferiu varias pancadas na região craniana do agressor.

Diante das informações foi dado voz de prisão por lesão corporal, ameaça e embriaguez, sendo algemado para manter a integridade física de terceiros.

Foi confeccionado o Boletim de Ocorrência sendo encaminhado juntamente com o suspeito para a Autoridade Policial Judiciária Civil para conhecimento, medidas e providencias que requerem o caso.

Fonte: Assessoria do CR-8  



EXCLUSIVO: Atrito entre duas associações que invadiram fazenda em Castanheira chega a imprensa

Nossa reportagem foi até Castanheira, para acompanhar um caso de invasão na fazenda Cristo Rei, 30 km do município, de propriedade de uma ex-vereadora. No local onde foram montados barracos na beira da estrada, ninguém dos invasores foi localizado.

Mas tarde soubemos que existe um olheiro vigiando a chegada, foram encontrados também alguns veículos com placas de Juína. Anexo à propriedade existe uma outra ocupação feita há alguns anos em acordo com os donos da terra e organizado por uma associação onde cerca de 14 famílias estão assentadas.

Segundo Euzébio Jesus de Paulo, presidente da associação que defende assentados de uma outra área denominada de Gleba São Sebastião, invasores de Juína inclusive já teriam outros lotes no assentamento. “Esse pessoal está nos prejudicando, porque temos um acordo com o proprietário. Já tentamos conversar com esse pessoal, mas não tem negociação” - contou.

Os assentados da gleba São Sebastião segundo a associação procuram a legalidade da área que hoje conta com 170 famílias que receiam por problemas pelo fato de o nome da associação ser usado por outros invasores nas proximidades.

Segundo Euzébio a Gleba São Sebastião não tem nada a ver com as áreas onde estão 14 famílias e a outra onde pessoas de Juína coordenam uma nova ocupação Nossa reportagem tentou contato com os proprietários da fazenda, porém fomos informados que estariam viajando.

Fonte: Cleber Batista, JNMT   

Desmatamento no Mato Grosso pode causar extinção de anfíbio descoberto em 2011

Perereca rara foi identificada por pesquisadores da UFMT e do Inpa, durante trabalho de campo realizado em 2010

Anfíbio raro encontrado por pesquisador do Inpa no Mato Grosso (Divulgação/Inpa)

Uma espécie de anfíbio transparente que no território brasileiro existe apenas no Estado do Mato Grosso corre o risco de extinção, segundo cientistas da Universidade Federal do Mato Grosso e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Descoberta em 2011, durante levantamento de campo em uma área do município de Cotriguaçu, no norte daquele Estado, a espécie de anfíbio de três centímetros foi  catalogada como Hyalinobatrachium crurifasciatum, corre risco por estar localizado em áreas de forte pressão do desmatamento.
“Mato Grosso, junto com o Pará, é o Estado que registra o maior índice de desmatamento. É possível que no Brasil ela venha a ser extinta”, disse Morais, pesquisador do Inpa, ao portal acrítica.com.
Conforme Marcelo, na América Latina a espécie pode ser encontrada também nas Guianas.
 “Quando desmatam áreas onde tem águas, como córregos, lagoas e igarapés, os anfíbios não têm de onde tirar água para sua sobrevivência, já que a maioria das espécies de sapos, rãs e pererecas dependem da água para a sua reprodução”, afirma.
Outro fator preponderante ao desaparecimento de várias espécies é o aquecimento global. Morais destaca que o efeito estufa atinge diretamente os anfíbios.
“Precisamos fazer algo urgente para frear o desmatamento, para que mais espécies não desapareçam, pois a mudança do clima, não só afeta os anfíbios, mas acaba afetando todas as espécies, incluindo nós mesmos”, alerta mais uma vez o pesquisador.
A identificação da perereca transparente foi feita em uma área preservada da fábrica de carros do Peugeot.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Deputado estadual, Ezequiel Fonseca visita Juina e Região

Na ultima sexta 6/01 esteve em Juína o deputado estadual Ezequiel da Fonseca (PP) acompanhado do deputado Nilson Santos (PMDB) e sua comitiva.

O deputado se reuniu com  membros de seu partido na residência do presidente do PP Juina Sr  José Cícero, onde o deputado disse: estamos em recesso parlamentar mas isso não impede de nos continuarmos a trabalhar, expôs a todos as perspectivas para as eleições municipais deste ano e também veio conhecer de perto a situação dos municípios, no ensejo foi questionado o que o partido poderá fazer para sanar os atrasos dos repasses atrasado da saúde ao município, “já que o secretario de saúde do estado e o deputado federal Pedro Henry, presidente estadual do PP”, Ezequiel disse que vai interceder para que este problema seja resolvido o mais rápido possível.

Depois os deputados e comitiva junto com o prefeito municipal de Juina Sr Altir Peruzzo estiveram visitando o aterro sanitário do município, recém inaugurado, “vale ressaltar que é o quinto do estado”, em sua fala Ezequiel parabenizou o prefeito e o município por uma obra de suma importância como esta do “Aterro Sanitário”.
Segundo o deputado poucos municípios têm conseguido resolver o problema do lixo, e juína é um deles.
O deputado também disse que vai lutar para conseguir colocar em suas emendas deste ano, recurso para recuperação da lagoa da Garça. E finalizando disse:

 “É importante prestar contas à população da atuação parlamentar. Afinal de contas, um deputado é, antes de tudo, um representante do povo que democraticamente o escolheu. Fazer política com ética é algo do qual não abro mão, pautando sempre minha conduta, com absoluto espírito público, na decência e na honestidade,” finaliza o progressista Ezequiel Fonseca.

Fonte: JRegional

Aripuanã é um dos roteiros de grupo de expedição

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates



O grupo de aventureiros “Desafio expedições Amazônia”, que aprecia a natureza, gosta de aventura e de deparar-se com o imprevisível, chegou a Aripuanã na tarde desta segunda-feira (9). Sem a pretensão de seguir roteiros tradicionais, os aventureiros costumam se embrenhar em lugares exóticos.
A equipe que partiu de Florianópolis com destino a Amazônia, dispõe de oito veículos é formada por dezesseis pessoas de várias localidades de Santa Catarina; Florianópolis, Brusque, São José, Joinville, Palhoça e Massaranduba.

De acordo com o líder da expedição Tadeu Maciel Danielewicv, o roteiro pela região amazônica proporciona o contato direto com os desafios de uma aventura real e com riscos calculados para não comprometer a segurança do grupo, que tem a missão de transportar por um mundo totalmente diferente das viagens convencionais. 
O percurso será de 4 mil km e irá abranger três estados; Amazonas, Mato Grosso e Pará, com previsão de 28 dias de aventura. “É a quarta vez que faço este roteiro, três vezes de moto e a primeira de carro com esse grupo de amigos... mesmo conhecendo esses lugares, cada expedição proporciona uma aventura diferente, cheia de adrenalina” destaca Tadeu.

Para o aventureiro Roberto Deshaps, o desafio foi aceito pela curiosidade de conhecer a região amazônica. “Passei por cenários muito interessantes e curiosos, aqui em Aripuanã uma coisa que chamou muita atenção, foi deparar com uma tora em cima de um caminhão que passava da minha altura, jamais tinha visto algo assim” enfatiza Roberto, que após conhecer as cachoeiras, garantiu levar uma boa imagem das belezas naturais do município.
A maioria dos membros da equipe, já realizou viagens nacionais e internacionais sem fins lucrativos, com grupos de escoteiros, intercambistas, familiares e amigos que se destacaram pela liderança e organização. O grupo se revela pelo espírito aventureiro e pelo gosto de participar de situações estimulantes e inesperadas.
Os aventureiros seguirão caminho passando por Colniza, Humaitá, Manaus, Itaituba e Guarantã.

Faleceu senhor Reinaldo Previatti um dos pioneiros de Cotriguaçu

Reinaldo Previatti tinha 86 anos de idade e faleceu hoje dia 09.01, por volta das 08h00 vítima de derrame, como era viúvo deixa os filhos, netos e amigos, todos muito tristes com sua partida.
Morava com seu filho Maurício, o mesmo conta que na semana passada em viagem após passar com seu carro bruscamente por um quebra-molas, seu pai começou a se queixar de dores, foi uma semana sem nada ser detectado, na manhã de hoje após sentir fortes dores, não resistiu e veio a óbito.

Reinaldo, como é mais conhecido, é um dos pioneiros de Cotriguaçu. Vindo para o município no ano de 1986 para residir na linha cascalheira, existiam apenas 15 casas e o restante era só mato. Acompanhou o desenvolvimento e crescimento da cidade.
Vai deixar muita saudade nos corações de quem o conheceu.

Segundo Maurício Previatti, ex-vereador e filho do senhor Reinaldo, “sempre foi severo em questão de educação, jamais permitiu que os filhos cobiçassem o que não lhes pertenciam, ensinou a viver com dignidade e simplicidade, foi um exemplo”, finaliza Previatti emocionado.
Seu corpo está sendo velado na casa de seu filho, horário do sepultamento está previsto para as 08 horas de amanhã dia 10.01 no cemitério municipal.

Por: André Silveira


domingo, 8 de janeiro de 2012

Jovem usuário de drogas comete suicídio em Juína


Foto de um site de relacionamento.

O ano de 2012 tem começado de forma trágica no município de Juína , noroeste do estado, depois de uma mulher ser morta a tiros no dia 1º de janeiro,   de um medico pioneiro morrer na UTI do município e outras ocorrências policiais, o segundo domingo do ano é registrado com um suicídio de um jovem de 25 anos de idade.

O fato foi registrado na Rua Oiti, no bairro módulo – 4. Anderson de Souza, segundo relatos da própria família, é usuário de drogas e após consumir entorpecentes toda a manhã deste domingo (08.01), deu cabo em sua própria vida utilizando um fio de telefone.

O tenente PM Alex, que atendeu a ocorrência informou que os familiares haviam saído para um sitio e ao retornar a residência por volta das 17h30m encontrou o jovem enforcado na área dos fundos.

A Polícia Militar foi solicitada e acionou a Polícia Civil que fez a liberação do corpo da vitima.

Anderson era um ex-presidiário, cumpriu pena por ter assassinado sua ex-namorada Andréia Cristina de Sá, na época com 18 anos. O crime aconteceu no ano de 2004 onde ela foi morta com golpes de faca por ter rompido o relacionamento com o rapaz.

Juína News

Começa a valer calendário eleitoral para este ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário eleitoral para 2012 contendo sério de tópicos a serem seguidos sobre regras rígidas dos mandamentos legais. No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dá início aos planos para fazer cumprir as normas e, se necessário, para fazer valer o peso da Justiça Eleitoral.

O recado simples, mas contundente, é um alerta para procedimentos que desde já, podem colocar na linha de risco candidaturas em fase de projeção. A partir deste mês, a Justiça Eleitoral está atenta para atos que integram a lista extensa de proibições, como é o caso da propaganda extemporânea, ou seja, fora de época. Calendário eleitoral do TSE destaca o dia 6 de julho para a abertura do período para realização para a propaganda eleitoral, de acordo com a Lei 9.504/1997.

Titular da Seção de Análise Técnico Processual do TRE, Edivaldo Rocha, destaca a importância de pretensos candidatos e partidos ficarem atentos às normas, principalmente nesta fase, sobre questões relativas à propaganda fora do período permitido pelo TSE. É comum no ano eleitoral pré-candidatos ou legendas desrespeitarem a legislação, por meio de propaganda muitas vezes maquiadas. Um dos exemplos mais pertinentes se dá em torno de candidatos que disputam reeleições. Alguns utilizam mecanismos para burlar a legislação como projeção de ações em função do mandato que exercem, sob alegação de divulgação de trabalho institucional.

É uma das maiores causas que fundamentam representações eleitorais, partindo de adversários, de partidos e ainda do Ministério Público Eleitoral. Nesse sentido, em sendo aberta a ação, há procedimento da Justiça Eleitoral para concluir o processo de forma rápida, porque se comprovada a falha, o representado ficará passível de multa podendo ainda perder o direito de registro de candidatura junto ao cartório eleitoral.

Conforme a legislação, a propaganda extemporânea gera, em comprovado o ato e com possível não quitação de pagamento da multa, integração do candidato no cadastro de inadimplente com a Justiça Eleitoral. Como o cadastro é um dos itens que formam o processo de validação do requerimento de registro de candidatura, o pretenso postulante poderá ter barrado o pedido.

Pagamento de Multa - Siglas e candidatos ao pleito municipal, que porventura forem alvo de representações com relativos débitos à Justiça Eleitoral, devem ficar centrados nos prazos determinados pelo TSE para quitação de pagamentos, como multas. O dia 5 de junho é o último prazo para envio pela Justiça Eleitoral da relação de todos os devedores de multa eleitoral, "a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral".

Edivaldo lembra que a partir do dia 26 de maio é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos".

A legislação permite, com a abertura do período para propaganda eleitoral, que candidatos, partidos e coligações façam uso, das 8h às 22h, de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Também fica permitida a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24 h. No período, também fica assegurado o direito à propaganda eleitoral na internet, "vedada" a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Condutas vedadas - Edivaldo ressalta ainda outros pontos relevantes a serem observados, como em relação as regras previstas pela legislação eleitoral "3 meses antes" do dia das eleições, ou seja, o dia 7 de outubro. A partir do dia 7 de julho, fica vedada aos agentes públicos série de condutas.

A lista prevê, por exemplo, impedimentos para nomeação, contratação ou qualquer forma de admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros
meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e ainda remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade do pleno direito.

Exceções são previstas nesse contexto, como a possibilidade de nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e ainda dos órgãos da presidência da República; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o dia 7 de julho de 2012. "É fundamental que todos fiquem atentos para as normas, como eleitores, partidos, candidatos e coligações, para que tudo transcorra dentro da esperada normalidade", destaca Edivaldo.

Fonte: A Gazeta

Mocinhos de toga

A postura arrogante, reacionária e corporativista que alguns setores da magistratura nacional demonstraram no final do ano passado (2011) acabou por atrair a revolta da sociedade em geral.

Criticar o juiz deixou de ser somente aquela manifestação esportivo-cultural de ‘malhação da genitora alheia’ vista nos campos de várzea (futebol). Tomou cores de indignação coletiva, falar mal de juiz virou ‘esporte nacional’. Em parte, é injusto!

Vamos justificar a defesa do tipo ‘Advogado do Diabo’, que propomos.

Aquele que tem o privilégio (por vezes, sacrifício) de vivenciar o dia-a-dia forense (principalmente na justiça estadual) sabe que alguns magistrados e magistradas de Mato Grosso têm proferido decisões que nos orgulham, pela Justiça e pela cultura jurídica que carregam. Tudo bem que esse artigo possa expressar uma dose de ufanismo.

Mas ‘dai a Cesar o que é de Cesar’ (Evangelho de Mateus).

Magistrados que militam nas varas cíveis, para citar o primeiro exemplo, proferiram decisões inovadoras na área de Direito de Família e que repercutiram em diversos outros tribunais, como precedentes de jurisprudência.

Há, até mesmo, um acórdão inédito, concedendo adoção póstuma (feita após a morte do casal adotante) que foi bastante comentado. Lembremos dos efeitos das diversas campanhas educativas para acelerar os processos de adoção de criancinhas órfãs. Devemos lembrar das muitas (e bem escritas) decisões proferidas nos processos que tratam de união civil de pessoas do mesmo sexo.

Citemos um caso de adoção de uma criança, por um casal homossexual, que mereceu repercussão nacional. Na ocasião o TJMT reconheceu a existência desse direito, ao argumento de que impedir a adoção gay também é uma forma de agressão e discriminação contra minorias.

O Judiciário estadual de Mato Grosso foi pioneiro na implantação dos Juizados Especiais, aí incluídos os juizados volantes ambientais (Juvam) e os processos (de até 40 salários mínimos) já tramitam por meio digital (processo eletrônico).

Já é possível ao advogado protocolar uma ação usando apenas as teclas de seu computador!

Não esqueçamos que juízes estaduais têm garantido o direito das pessoas enfermas de terem acesso a UTIs e medicamentos, enfim permitindo o direito inalienável à extensão de vidas. E é bom dizer que a tranqüilidade chegou a localidades distantes como Cotriguaçu, Porto Alegre do Norte e Colniza graças à atuação pacificadora de um magistrado.

Enfim, para ser justo, seriam necessárias muitas linhas escritas e um sem número de horas de ‘prosa’ para citar uma parte das inovações havidas no mundo do Direito, viabilizada por nossos ‘mocinhos’ e ‘mocinhas’ de toga. Os mocinhos mato-grossenses têm presenteado a sociedade com ótimas decisões paradigma.

Mas, sabe por que os ‘mal feitos’ (obras dos ‘bandidos de toga’) despertam mais a atenção e merecem muito mais comentários das pessoas de um modo geral?

Porque o TJMT ainda não julgou o caso ‘maçonaria’, não decidiu sobre o juiz que fez audiência com um ‘morto’ e permitiu um saque de 9 milhões de reais; o TJ não deu solução à fraude na licitação dos Corollas; o TJ não puniu a venda de sentença feita por quem ele nomeara para o TRE; o TJ não se pronunciou sobre as denúncias do Juiz Leopoldino, não decidiu porque determinados processos da Comarca de Sinop ‘desaparecem horas antes da audiência’ etc.

Enquanto o Tribunal de Justiça de Mato Grosso estiver ‘em mora’ (usando um termo técnico), não punir [ou mesmo absolver] os malfeitos daqueles que integram imerecidamente a magistratura, as belas obras de nossos ‘mocinhos’ e ‘mocinhas’ de toga não serão notadas. Por mais que eles e elas se esforcem.

E olha que eles, os bons, são a maioria! Pena que são silenciosos!

VILSON NERY E ANTONIO CAVALCANTE FILHO são ativistas do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral em Mato Grosso).

Definidas 10 cidades turísticas para copa; Alta Floresta inserida


Foto retirada da internet

Cuiabá, Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Nobres e Alta Floresta foram selecionados para receber recursos e fazer promoção oficial para receber os turistas que estarão em Mato Grosso, em 2014, por ocasião dos jogos ds Copa do Mundo de futebol. Do Nortão, só Alta Floresta foi inserida.

A estratégia do Ministério do Turismo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das cidades-sede dos jogos da copa, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de empregos.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, disse, através da assessoria de imprensa, que a missão no Estado é transformar os atrativos naturais em produto turístico. Ela cita o município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), que foi constatado 57 atrativos naturais que podem ser transformados em produtos, por meio do trabalho de consultoria de Formatação do Produto Turístico.

A segunda missão é a questão da regularização fundiária e as licenças ambientais da comunidade de Bom Jardim, também localizada em Nobres. O trabalho foi apresentado para entidades representativas do mercado para agirem como multiplicares da iniciativa. Um total de 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.

"Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.

Dos 88 produtos selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia. Entre campanhas e convênios, o ministério investiu R$ 151 milhões em 2011. "Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de 2014. Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível", revelou Gastão Vieira.

Fonte: Só Notícias

Analistas políticos vêem eleições 2012 como a 'prova de fogo' do PSD

As eleições municipais de outubro deste ano servirão como uma ‘prova de fogo’ para o recém- criado Partido Social Democrático (PSD), prevêem alguns analistas políticos. A sigla, que em Mato Grosso nasceu forte, com 49 prefeitos e 353 vereadores filiados, pretende lançar ao menos 80 candidaturas majoritárias nos 141 municípios.

O problema segundo os analistas não seria a quantidade de candidatos, mas sim a qualidade, a união e o empenho da agremiação para elegê-los já que PSD é considerado por muitos o ‘partido dos descontentes’, ou seja, que recebeu como filiado todos aqueles que estavam em situação desconfortável em outras siglas.

“Se o PSD não for estrategista e não fizer as alianças corretas, não vai conseguir eleger um número considerável de candidatos e se estabelecer como um grande partido”, avaliou o analista ao Olhar Direto.

A bancada do PSD no Legislativo é comandada pelo estadual Walter Rabello. Também compõem a sigla os estaduais: José Riva (secretário-geral da sigla em Mato Grosso, Airton Português, Luizinho Magalhães, José Domingos Fraga (licenciado), Gilmar Fabris e Aray Fonseca.

Fonte: Olhar Direto / Da Redação - Laura Petraglia