Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bloqueio indígena – Rodovia ainda está liberada, mas índios devem bloquear a tarde

Fonte: Ivan Pereira, JNMT   


O possível bloqueio que aconteceria nesta segunda-feira (14) na MT-170 ainda não se concluiu. A equipe de reportagem da TV Cidade Verde Juína esteve pela manhã na ponte sobre o Rio Juruena, a 60 quilômetros do município, e por enquanto tudo esta tranqüilo.

A Funai de Juína informou que os indígenas confirmaram o bloqueio para hoje. Segundo uma fonte ouvida pelo JNMT, à obstrução da ponte deve acontecer na parte da tarde, já que os índios levam em media 8 horas de barco para chegar ao local, o que seria na parte da tarde.

Como o JNMT já informou, o bloqueio é uma forma que os indígenas encontraram para reivindicar melhorias para suas aldeias. Segundo informações, desde o dia 31 de outubro em que houve a suspensão dos trabalhados oferecidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), antiga Funasa, os índios da etnia Enawenê-nawê estão enfrentando muitos problemas de saúde.

O coordenador regional da Funai Antônio Carlos de Aquino explicou por telefone ao JNMT que os índios enfrentam um verdadeiro caos. “São crianças com gripe, diarreia e faltam medicamentos” – alertou.

Segundo Aquino, alguns órgãos já foram comunicados. “Eu tenho presenciado esta situação e já comuniquei o Ministério Público e a presidência da Funai” – informou.

Esta não é a primeira vez que os indígenas bloqueiam a rodovia. Com a interdição, pelo menos 6 cidade da região ficam sem acesso a capital.

Volte a esta notícia mais tarde para novas informações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário