A campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres continua sendo realizada em Juína com diversas atividades. Na verdade esta campanha foi criada em 1991 por movimentos de mulheres e, atualmente, é realizada em 159 países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, no Brasil inicia em 20 de novembro. Na tarde desta quinta-feira(08.12) na câmara municipal de vereadores, houve uma palestra ministrada pelo Juiz de direito do município, Gabriel da Silveira Matos, com os temas: Dia internacional de direitos humanos da violência contra as mulheres- estas mãos não baterão em uma mulher.
O tema foi abordado criteriosamente pelo magistrado, os pontos positivos da lei Maria da penha, os avanços, e o que pode ser melhorado em relação à lei 11.340/2006. A população que foi convidada participou e interagiu com o juiz.
Autoridades municipais também opinaram durante o encontro, que trouxe resultados para o palestrante e para a comissão organizadora.
Um dos objetivos da campanha é conscientizar a população sobre os altos índices de violência domestica registradas em Juína. Segundo os dados da vara da violência domestica o numero de medidas protetivas de urgência, determinada nos últimos anos foram a seguinte:
Ano casos
2008 07
2009 91
2010 150
Este ano 2011 até o dia 3 de novembro, foram 135 casos de medidas protetivas de urgência.
O encerramento da campanha será neste sábado dia 10( auditório da secretaria de assistência social), onde serão realizadas atividades com agressores “papo de homem”.
Fonte: Juína News
Nenhum comentário:
Postar um comentário