Venha investir em Cotriguaçu

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prefeita de Cotriguaçu vai a Brasília, faz cobranças ao Governador e conquista a Presidência do Consórcio Vale do Juruena

A região noroeste do estado de Mato Grosso vem sofrendo muito com as chuvas que tem caído nesse início de ano. Todos os seis municípios que compõem a regional de Juína passam por transições de governos tidos como a renovação. Em Cotriguaçu, cidade situada a 220 km ao norte da cidade pólo Juína a nova gestora Rosangela Nervis (PMDB), vem encontrando sérios problemas desde que assumiu o comando do município, principalmente problemas relacionados à falta de condições de trafegabilidade que se encontra as estradas vicinais e estaduais que cortam o município.
Devido às enchentes em dois grandes rios (Vermelho e Tucanã), o município que tem a BR-174 como a principal via de escoamento de sua produção, está totalmente isolado, comprometendo toda economia de Cotriguaçu e região, como o escoamento de produtos do setor madeireiro e da pecuária, principais fontes de economia da região, bem como os prejuízos com o transporte de leite, correndo risco de perder aproximadamente de 16 a 20 mil litros dia no município. Pessoas que ficam doentes estão sendo deslocados por avião, devido o interditamento das rodovias, ocasionado um grande ônus para o município.
O interior do município tem sofrido com as fortes chuvas, as vias vicinais estão assoladas e com isso o período de aulas que seria iniciado nesse início de fevereiro, teve seu início alterado para a segunda quinzena do mês de março.
Outra questão que tem preocupado a Prefeita Rosangela e a Secretaria de Educação do município é a falta de transporte escolar, segundo levantamentos feitos pela nova gestão muitos ônibus estão sucateados e sem condições de puxar os alunos. “Levamos os ônibus nas oficinas e acabamos gastando muito mais que havíamos imaginado, são muitas peças, muitos pneus que precisam ser trocados” conta a secretária de Educação do município Claudiane B. Grespan.
A Prefeita ressalta ainda que uma das preocupações da atual gestão está em relação à segurança no transporte de alunos e isso foi um dos motivos que fizessem com que o início das aulas fossem adiados. “Não vamos por nossas crianças em ônibus que não oferecem segurança, bueiros podem cair a qualquer momento, qual  pai ou mãe que ficará tranqüilo ao ver seus filhos sendo conduzidos para escola nessas condições” contou. Vale lembrar que a Prefeita Rose já decretou situação de emergência para o município e deverá passar nos próximos dias por uma vistoria da equipe da Defesa Civil do estado e do Ministério da Integração Nacional.
Embora a situação seja de alerta, Rose espera por dias melhores. “Queremos no período de estiagem fazer um trabalho de qualidade nas estradas e pontes, para que nos próximos períodos chuvosos nossos problemas possam ser amenizados, causando menos transtorno a nossa população, garantindo assim o direito de ir e vir do cidadão” disse a gestora.

Recentemente no final do mês de janeiro a prefeita esteve em Brasília e Cuiabá. Na capital federal a prefeita participou de um encontro com os novos Prefeitos e Prefeitas dos mais de 5.000 municípios brasileiros. Na oportunidade Rose percorreu toda a bancada mato-grossense, o gabinete de todos os Senadores e também de todos os Deputados Federais, deixando lá suas demandas para o município de Cotriguaçu, além de participar de uma reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura Marcello Crivella e audiência com Ministro da Integração Nacional. 
Na avaliação da prefeita sua passagem por Brasília foi de suma importância, pois foi um importante espaço para debater idéias com líderes de outras cidades e estabelecer um intercâmbio de informações. “Debates qualificados assim ajudam cada prefeito a melhorar sua administração”, pontua. Conforme frisou a prefeita, em Brasília foram apresentados caminhos diretos para a obtenção de recursos, formalização de convênios e parcerias com a União.
Já na capital Cuiabá, Rose participou juntamente com demais prefeitos da região noroeste de uma audiência com o Governador Silval Barbosa no Palácio Paiaguás, onde cobrou com urgência o início das obras do asfalto ligando a Juruena, obra essa que é um sonho antigo de toda população. Esteve presente na audiência, o líder do Governo na Assembléia Legislativa deputado Romoaldo Junior e também ouviu as cobranças dos prefeitos.

Ainda na capital a gestora participou da eleição da nova diretoria da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios). Para ela é de fundamental o bom diálogo com a presidência da AMM por ser  um instrumento a serviço dos municípios para beneficiar a população. “A entidade é referência na elaboração dos projetos que possibilitam o recebimento de recursos dos programas federais, é uma instituição que deve ser focada no desenvolvimento dos municípios, ajudando os prefeitos na elaboração dos projetos, pois o prefeito não tem como pedir recursos para o Governo Federal se não tiver projetos bem elaborados”, argumentou.
Em sua passagem pela capital a prefeita foi ainda eleita por unanimidade para presidir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena (CIDESAVJ) pelo biênio 2013/2014, trazendo assim para Cotriguaçu uma de suas primeiras conquistas em seu governo. Além de Cotriguaçu, integram o Consórcio os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Juína e Juruena.
O presidente da Assembléia Legislativa deputado Riva foi solidário e parabenizou a prefeita pela conquista em ambas as eleições, tanto no pleito de outubro, quanto no Consórcio. Segunda a prefeita, o presidente do Legislativo estadual disse que vai ajudá-la em seu governo. “A eleição passou e o município está acima de qualquer candidato que ganhe a eleição” ouviu de Riva.

 
Fonte: André Luiz especial p/ o Jornal Correio do Vale

Um comentário:

  1. Estou mega-orgulhosa com nossa Prefeita de Cotriguaçu, Rose. Ela está de Parabéns, está fazendo mais do que o esperado, correndo atrás do que interessa e fazendo em 1 mês o que anteriores não fizeram em 8 anos!

    ResponderExcluir