Existe ainda a preocupação com outros índios que estão a 40 quilômetros de distância da aldeia.
O helicóptero da Força Aérea Brasileira conseguiu resgatar, por volta das 11:00 horas da manhã deste sábado (9), os dois índios da etnia Cinta Larga que estavam ilhados na Aldeia Areião, distante a 120 quilômetros da sede do município de Aripuanã.
As buscas foram retomadas na manhã de hoje após tentativa frustrada no final da tarde de sexta-feira (8) por causa das fortes chuvas que caiam na região. Foram retirados do local, Roberto Cinta Larga e Adna Cinta Larga, esta ultima grávida de 7 meses.
Segundo informações da equipe médica da CASAI (Casa de Saúde Indígena), o quadro de saúde dos indígenas era preocupante já que ambos não estavam bem desde a última terça-feira (5).
Ainda conforme os profissionais de saúde, o homem apresentava sintomas de febre, diarreia, sangramento e chegou até o município com ânsia de vômito, enquanto que o diagnóstico da gestante apresentava suspeita de dengue.
Com o auxílio do SAMU, ambos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Aripuanã para receberem atendimento médico. Após cumprir a missão, a aeronave retornou para sua base que fica localizada em Manaus (AM).
Existe ainda a preocupação com outros índios (uma mulher e mais 11 crianças) que estão a 40 quilômetros de distância da aldeia e não puderam ser retirados pelo helicóptero. Informações dão conta de que o marido dela veio até a cidade para vender castanhas e não conseguiu retornar, devido as fortes chuvas que aumentaram o nível dos rios.
Uma equipe de busca está sendo providenciada pela Funai na tentativa de socorrer os índios.
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES
Nenhum comentário:
Postar um comentário