Venha investir em Cotriguaçu

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ong de MT que combate maus tratos e crimes contra animais pede ajuda

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: IlustraçãoOng de MT que combate maus tratos e crimes contra animais pede ajuda
Esta semana o Brasil inteiro ficou chocado com vídeo publicado na internet, em que uma enfermeira espanca covardemente um cachorro da raça York Shire até a morte na frente de uma criança de três anos. O fato ganhou força nas mídias sociais e uma corrente por justiça formou-se trazendo à tona a questão dos maus tratos aos animais.

Em Cuiabá, a Organização Não Governamental Voz Animal (AVA-MT) atua em diversas frentes no combate aos crimes cometidos contra animais. A instituição realiza campanhas de conscientização, proteção aos animais e ao meio ambiente, além de amparar os que são abandonados ou vítimas de maus tratos.

A AVA é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos de âmbito estadual destinada a proteção animal. Fundada em 2003 em Cuiabá, atualmente funciona com muito esforço e com a ajuda de amigos e parceiros, pois mantém um abrigo de animais, buscando sempre inseri-los em um novo lar.

Atualmente no local estão 80 cães e 150 gatos. Os gastos são muitos, já que o abrigo possui dois funcionários, pois somente o trabalho dos voluntários não é suficiente. Os animais resgatados geram custos com tratamento veterinário em clínicas, castração, vacinação, vermífugos e medicamentos. Além disso, há compra mensal de ração, carne e produtos de limpeza, água e energia elétrica, entre outros gastos, como repelentes de carrapatos e mosquitos transmissores da leishmaniose.

Uma parte desses gastos é custeada por contribuições dos associados, voluntários e amigos protetores de animais. Para outra parte há rifas, eventos e venda de produtos. Existem várias maneiras de ajudar essa instituição que desempenha esse trabalho tão bonito. Maiores informações podem ser obtidas pelo site http://vozanimalmatogrosso.blogspot.com/ ou pelo e-mail vozanimal.mt@gmail.com.

Noticias de agressão e maus tratos de animais tem se tornado cada vez mais comum e geralmente quando são publicadas causam grande indignação, como o caso do homem que enterrou um filhote vivo no quintal de casa e mesmo depois de 11 horas enterrado o cão sobreviveu.

Vale lembrar que animais não são brinquedos, portanto, Se não é capaz de amá-los incondicionalmente como eles geralmente amam seus donos, o ideal é não comprar e não aceitar por empolgação. Ao comprar um animal de estimação a pessoa fica totalmente responsável por ele já que se tornam totalmente dependentes. Eles sentem medo, solidão, dor, fome, frio, calor, fazem cocô, xixi e amam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário