Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Pleito expõe brigas de deputados em bases; Riva e Luciane travam "duelo"

     As eleições municipais devem expor divergências políticas de deputados na Assembleia, o que pode transformar o Parlamento num verdadeiro ringue. Acontece, que eles mantém uma relação saudável no Legislativo, mas travam duros embates em suas bases eleitorais. Assim, ao menos 10 dos 24 integrantes da Casa disputarão voto a voto na tribuna livre e nos corredores do parlamento, seja para si ou para seus apadrinhados. O presidente da Assembleia José Riva e a deputada Luciane Bezerra, que já vem se estranhando desde o início do ano passado, devem travar uma queda de braço ainda mais acirrada.
     Acontece, que em 2008, o marido de Luciane, o então prefeito de Juara Oscar Bezerra (PSB), que disputava à reeleição, perdeu para o concunhado de Riva, José Alcir Paulino (PSD). Oscar saiu derrotado por uma diferença de apenas 12 votos. Neste ano, os dois prometem reviver o mesmo cenário eleitoral. Desta vez, enquanto Alcir buscará o segundo mandato, com apoio de Riva, Oscar vai tentar retomar o poder, tendo a ajuda da esposa.
     Outra disputa que promete esquentar os ânimos na Assembleia é pelo comando da Prefeitura de Sorriso. Mesmo licenciado do Legislativo para chefiar a secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (PSD), não esconde a animosidade com o deputado Mauro Savi (PR). O social-democrata é um dos nomes mais influentes do município que já administrou por três mandatos e que lhe proporcionou mais de 10 mil votos na eleição para deputado. Zé Domingos diz não ser candidato, entretanto, deve apoiar o atual prefeito e candidato á reeleição Chicão Bedin (PMDB), enquanto Savi surge como oposição ferrenha ao peemedebista. O republicano também não admite candidatura, mas garante que o partido vai disputar o pleito com nome próprio.
     O clima continua tenso entre os deputados que pertencem a Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB) e Ademir Brunetto (PT). O petista já começou a pedir voto para sua esposa Lucimara Brunetto (PT), ao passo que Romoaldo pode disputar a prefeitura. Já em Rondonópolis a briga será entre Percival Muniz, pré-candidato a prefeito pelo PPS e Ondanir Bortolini, o Nininho, pelo PR. Os republicanos ainda discutiam a possibilidade de Jota Barreto estar na disputa, mas o deputado abriu mão, deixando a definição do partido entre Nininho e o presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho.
     Zeca Viana (PDT) e Luizinho Magalhães (PSD), ambos com base em Primavera do Leste, devem protagonizar outro embate na Assembleia, talvez ainda mais intenso. Hoje o município é comandado pelo irmão do pedetista, Getúlio Viana (PR), que em seu segundo mandato não pode ir à reeleição. Os irmãos Viana, contudo, devem fazer de tudo para se manter no poder. Já o social-democrata fez acordo para apoiar o ex-prefeito por três mandatos, Érico Piana (DEM), que tem conseguido agregar várias lideranças políticas, inclusive, da cúpula estadual, como o presidente da Assembleia José Riva, cacique político do recém-criado PSD.
     Na Capital, os deputados Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) são cotados para disputar o pleito. O primeiro ainda não admite que está na páreo, mas é o nome mais cotado do partido que defende com “unhas e dentes” uma candidatura própria. Maluf, por sua vez, tem propagado que vai concorrer à sucessão de Chico Galindo (PTB).

Por: Gabriela Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário