
Acontece, que em 2008, o marido de Luciane, o então prefeito de Juara Oscar Bezerra (PSB), que disputava à reeleição, perdeu para o concunhado de Riva, José Alcir Paulino (PSD). Oscar saiu derrotado por uma diferença de apenas 12 votos. Neste ano, os dois prometem reviver o mesmo cenário eleitoral. Desta vez, enquanto Alcir buscará o segundo mandato, com apoio de Riva, Oscar vai tentar retomar o poder, tendo a ajuda da esposa.
Outra disputa que promete esquentar os ânimos na Assembleia é pelo comando da Prefeitura de Sorriso. Mesmo licenciado do Legislativo para chefiar a secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (PSD), não esconde a animosidade com o deputado Mauro Savi (PR). O social-democrata é um dos nomes mais influentes do município que já administrou por três mandatos e que lhe proporcionou mais de 10 mil votos na eleição para deputado. Zé Domingos diz não ser candidato, entretanto, deve apoiar o atual prefeito e candidato á reeleição Chicão Bedin (PMDB), enquanto Savi surge como oposição ferrenha ao peemedebista. O republicano também não admite candidatura, mas garante que o partido vai disputar o pleito com nome próprio.
O clima continua tenso entre os deputados que pertencem a Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB) e Ademir Brunetto (PT). O petista já começou a pedir voto para sua esposa Lucimara Brunetto (PT), ao passo que Romoaldo pode disputar a prefeitura. Já em Rondonópolis a briga será entre Percival Muniz, pré-candidato a prefeito pelo PPS e Ondanir Bortolini, o Nininho, pelo PR. Os republicanos ainda discutiam a possibilidade de Jota Barreto estar na disputa, mas o deputado abriu mão, deixando a definição do partido entre Nininho e o presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho.
Zeca Viana (PDT) e Luizinho Magalhães (PSD), ambos com base em Primavera do Leste, devem protagonizar outro embate na Assembleia, talvez ainda mais intenso. Hoje o município é comandado pelo irmão do pedetista, Getúlio Viana (PR), que em seu segundo mandato não pode ir à reeleição. Os irmãos Viana, contudo, devem fazer de tudo para se manter no poder. Já o social-democrata fez acordo para apoiar o ex-prefeito por três mandatos, Érico Piana (DEM), que tem conseguido agregar várias lideranças políticas, inclusive, da cúpula estadual, como o presidente da Assembleia José Riva, cacique político do recém-criado PSD.
Na Capital, os deputados Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) são cotados para disputar o pleito. O primeiro ainda não admite que está na páreo, mas é o nome mais cotado do partido que defende com “unhas e dentes” uma candidatura própria. Maluf, por sua vez, tem propagado que vai concorrer à sucessão de Chico Galindo (PTB).
Por: Gabriela Galvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário