Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Partidos buscam coligação pensando nos tempos de rádio e TV na propaganda eleitoral, PT e PMDB lideram

A partir do dia 21 de agosto até 4 de outubro, três dias antes das eleições municipais teremos nas emissoras de rádios  e TVs o horário eleitoral gratuito, onde os candidatos a prefeito e vereadores terão seus tempos para expor suas ideias e propostas ao eleitor e, desta forma, conseguirem suas eleições. Serão dois períodos diários de trinta minutos cada. Em cidades com mais de 200 mil eleitores e que tiver a necessidade de realização de um segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita recomeça dois dias após a apuração final do primeiro turno e vai até 25 de outubro, uma vez que o segundo  turno acontece em 28 de outubro.

As datas já confirmadas pelo Superior Tribunal Eleitoral começam a levar os partidos políticos existentes no país a fazer as contas sobre o tempo que terá para seus candidatos a prefeitos e vereadores. O partido com o maior tempo para exibição será o PT com 03'46"52, seguido do PMDB com 03'23"13,enquanto que o PSD, que foi fundado apenas em 2011 terá um tempo total de 00'20"68.

Como o objetivo de cada partido é ter o máximo de tempo para seus candidatos, a ordem nas siglas partidárias é neste mês de junho realizar o maior número de alianças. Agremiações partidárias com poucas chances de brigar por vagas nas Prefeituras, mas com tempo de exposição são procuradas pelos grandes partidos com PMDB, PT, PSDB e PTB para a formação de arcos de alianças que garantam um tempo suficiente para a exposição de seus candidatos. Como o prazo para a formação as alianças termina neste mês, só em 8 julho, os partidos terão o exato tempo de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e TV. É que neste dia, o Supremo Tribunal Eleitoral dará início ao trabalho para a formulação do plano de mídia para veiculação do horário eleitoral gratuito, nas emissoras de rádio e TV, tendo em vista a eleição de outubro.

Entre os pré-candidatos, especialmente à eleição majoritária, a definição a respeito do tempo que cada um terá para buscar a preferência do eleitorado é tida como fundamental, inclusive, no sentido de viabilizar as candidaturas, uma vez que a conta do tempo é pelo volume de cadeiras ocupadas pelos partidos na bancada federal na eleição de 2010, os maiores tempos seriam reservados ao PT, PMDB, PSDB e DEM. Esse é o resultado obtido a partir de simulação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso.

A conta matemática é simples: soma-se o tempo do partido que terá candidato às prefeituras (veja tabela abaixo) aos dos partidos que lhe estarão coligados. Assim, é esperar para ver as alianças e depois esperar o que os candidatos às prefeituras em Mato Grosso terão a apresentar aos candidatos.

Veja quadro dos tempos destinados a cada partido existente no Brasil:


Fonte: 24 Horas News   

Nenhum comentário:

Postar um comentário