Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 7 de março de 2013

1ª Reunião Técnica de Construção e Análise de Projetos terminou nesta quinta-feira em Aripuanã

Foram debatidos no município, princípios e diretrizes para a formulação e análise de projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios da região Noroeste.

Terminou nesta quinta-feira (7) no município de Aripuanã, a 1ª Reunião Técnica de Construção e Análise de Projetos promovida pelo Território Noroeste de Mato Grosso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena, em parceria com a Prefeitura de Aripuanã e Associação Rural Juinense Organizada para Ajuda Mútua (AJOPAM).

O evento que começou na quarta-feira (6) foi realizado no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanellos e contou com a participação do prefeito de Aripuanã Ednilson Faitta e do vice Junior Dalpiaz, secretariado municipal, além de representantes dos municípios de Juína, Cotriguaçu, Rondolândia, Colniza, Castanheira e demais lideranças políticas da região.

Durante os dois dias, foram debatidos princípios e diretrizes para a formulação e análise de projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios da região Noroeste. Os projetos serão apresentados futuramente aos diversos setores que financiam projetos como o Fundo Nacional de Meio Ambiente, Incra, instituições de cunho ambiental e produtivo sustentável.

Cada município foi orientado individualmente na elaboração de um projeto específico a ser apresentado em um edital do ISBN, organização não governamental, que captou um grande volume de recursos junto ao BNDS do Fundo Amazônico e está colocando a disposição para execução de projetos em municípios da região do Arco Verde. “Esses projetos têm que ser apresentados até o final deste mês para pleitear o recurso para execução das atividades previstas” disse o Técnico Agrícola, Altir Antonio Peruzzo.


Nesta quinta-feira, Gilson César Nascimento, superintendente de desenvolvimento do Programa MT Regional, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, participou do encerramento das atividades. Na ocasião, ele falou sobre a importância do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Vale do Juruena. “Um dos grandes momentos que nós queremos é fazer com que a população tenha o conhecimento dessa estrutura para poder desenvolver os trabalhos regionalmente”.

Para o prefeito de Aripuanã Ednilson Faitta, o encontro foi necessário porque contribuirá para o desenvolvimento econômico de Aripuanã e região. “Nosso município está num momento em que precisamos ter novas alternativas econômicas, buscar projetos para que consigamos desenvolver a agricultura, o comércio, e o Consórcio Regional é justamente para buscar essas alternativas diferenciadas para nossa região. Então, o evento foi muito importante porque trouxe capacitação aos nossos profissionais” comentou Faitta.  

Fonte: Redação e fotos: TOP NEWS/ EDSON PRATES   

Nenhum comentário:

Postar um comentário