Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Noroeste/MT - Pró-Logística cobra agilidade na recuperação da 174



Foto: CotriOnline
O movimento Pró-Logística também passou pela cidade de Cotriguaçu (29/05), no município foram recepcionados pela Prefeita Rose, Vereador/Presidente da Câmara Zé Amorim, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Amilton Castanha, Secretário de Obras e Infra-Estrutura Gilmar Prange, além de demais secretários, vereadores, empresários, autoridades políticas e Consórcio Vale do Juruena. O encontro se deu na sede do Clube Arca, onde foi servido um almoço aos Estradeiros.

O Movimento Pró-Logística percorreu na última semana, entre os dias 26 e 29 de maio, o trecho entre Cuiabá e Vilhena (RO) para verificar as condições da BR-174, que tem início em Santo Antônio das Lendas, no município de Cáceres, e leva ao Estado de Rondônia. Este percurso é uma importante via para o escoamento da produção por meio do porto de Porto Velho. O Movimento Pró-Logística é composto por dez entidades representantes dos setores produtivos do Estado, como Acrimat, Aprosoja, Ampa, Fiemt e Famato.

A BR-174 ainda está em fase de implantação, mas de acordo com o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, a execução do projeto está lenta e será preciso cobrar mais celeridade da empresa contratada para realizar as obras. “Vimos em loco que ainda tem muito a ser feito e vamos procurar o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte para delatar das condições encontradas e pedir para que tomem providências”.

O vice-presidente da Acrimat, Jorge Pires, participou do Estradeiro e constatou as dificuldades da região para o escoamento da produção. “Sou produtor nesta região e já sabia das dificuldades com relação ao transporte, mas agora pudemos ver de perto quais as situações mais críticas e que precisam de uma ação urgente”, relatou ao comentar o caso da rodovia entre Colniza e Castanheira, que não possui pavimentação e está em péssimas condições de manutenção.

Além dos problemas causados para a economia local, Jorge Pires destaca o impacto social. “O governo parece ignorar que lá existem famílias, pessoas que precisam de um mínimo de infraestrutura para sobreviver. Lá as pessoas não podem nem ficar doentes porque não conseguem chegar a um hospital em tempo de ser socorrido”.

Nos próximos dois meses mais dois trechos serão percorridos pelo Estradeiros, sendo o primeiro entre os dias 17 e 20 de junho, na BR-242, que liga os municípios de Querência e Sorriso. De acordo com Edeon Vaz, a equipe vai analisar os lotes que já foram asfaltados, entre Nova Ubiratã e Santiago e o de Santiago a Querência, que está em fase de revisão de projeto.

Em julho, a BR-163 será o alvo do Estradeiro, que vai sair de Cuiabá para ir até Santarém, destino final da rodovia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário