Venha investir em Cotriguaçu

domingo, 2 de junho de 2013

Juara - Eleição; seis chapas são registradas, mas somente cinco devem seguir na disputa

As eleições suplementares em Juara, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para acontecer em 7 de julho, conta com seis chapas registradas para a disputa, já que as convenções partidárias ocorreram nos dias 28 e 29 de maio. O prefeito eleito sub judice, Oscar Bezerra (PSB), responsável pelas novas eleições, registrou 2 chapas, para o caso de ter indeferido o pedido de registro de candidatura novamente.


Bezerra foi eleito nas eleições municipais de 2012 com mais de 56% dos votos, mas por concorrer com recurso na esfera judicial, não teve o registro deferido, o que acarretou a necessidade de um novo pleito. Na época, Oscar obteve 6.998 votos a mais que o segundo colocado Alcir Paulino (PSD).


A deputada Luciane Bezerra (PSB), esposa de Oscar, informou que o registro de duas chapas é necessário, caso o candidato tenha o registro de candidatura indeferido na primeira instância. Bezerra não irá disputar se for a base de recurso.


Duas chapas, uma é encabeçada pelo Oscar com o Cristovão Piovezan (PDT) filho de Edson como vice. Já a outra chapa é encabeçada pelo pai de Cristovão, Edson Piovezan (PPS) e como vice o cunhado de Oscar e irmão da Deputada Luciane, Fernando Azoia (PV).

A prioridade é a chapa de Oscar, mas caso ele não possa disputar se a Justiça não lhe conceder o direito de concorrer, ele recua e a disputa fica com o Edson Piovezan.


Oscar Bezerra foi declarado inelegível, em primeira instância, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, pela prática de atos ilícitos durante as eleições de 2008, por suposto abuso de poder político ao divulgar uma foto sua no site da Prefeitura de Juara quando disputava reeleição.


O ex-prefeito teve o registro de candidatura indeferido em primeira instância, mas recorreu as instâncias superiores, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mantiveram o entendimento da primeira decisão, de que Bezerra não poderia disputar.


No entanto, Bezerra continua recorrendo para reverter a decisão para poder disputar novamente.


Atualmente Juara vem sendo governada pelo prefeito interino Lorão Macarena (PSD), e agora com o aval de José Riva, Lorão vai disputar o cargo de prefeito e continuar no governo. Alcir Paulino (PSD) que perdeu a reeleição em 2012 esta fora da disputa.

Tião Piovesan (PMDB), outro membro da família, abriu mão de sua candidatura para apoiar o seu tio Edson ou o primo Cristovão.

Conforme prevê o calendário eleitoral do TRE, o juiz eleitoral deve até o dia 28 de junho ter julgado todos os pedidos de registro de candidatura, mesmo os impugnados, bem como ter publicado a decisão, sendo que o TRE tem até o dia 05 de julho para julgar os recursos, bem como publicar os acórdãos.

Assim ficaram as chapas:

Oscar Bezerra (PSB) e vice Cristovão Piovezan (PDT)

Edson Piovezan (PPS) e vice Fernando Azoia (PV)



Mirão do Cartório (PR) e vice Leo Boy (PR)

Nei Drogas (DEM) e vice Zoca (DEM)

Lorão Macarena (PSD) e vice Maurinho Som (PRB)

Denilson de Brito (PT) e vice professor Chicão (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário