Biólogo veio ao município com a finalidade de registrar o morcego Hematófago.
O biólogo, economista e apresentador Richard Rasmussen, está em Aripuanã desde a última sexta-feira (2), gravando uma reportagem que faz parte de uma série de nove programas que serão exibidos no mundo todo, através do canal norte americano “National Geographic”.
Richard está à procura do morcego Hematófago, mais conhecido como “morcego vampiro” que se alimenta de sangue de vertebrados. Essa é a segunda vez que ele visita a cidade, a primeira ocorreu em 2008 pelo mesmo motivo.
Em entrevista concedida a Rádio Navegantes FM na tarde desta terça-feira (6) o apresentador disse que só foi possível encontrar o morcego numa região de mata do Rio Branco, localidade distante a cerca de 40 quilômetros da sede de Aripuanã.
“Passamos quase uma semana para conseguir pegar o morcego. Para nossa tristeza, mas para alegria da maioria dos pecuaristas, ele está desaparecendo, pois foi difícil encontrar o bicho. Há quatro anos quando estive aqui foi muito mais fácil encontra-lo” contou Richard.
“Além do morcego, nossa reportagem irá mostrar algumas outras espécies de animais que foram encontradas nessa região e ainda as belezas da cachoeira Salto das Andorinhas” complementou.
Richard Rasmussen disse ainda que seu maior sonho é conseguir localizar o famoso tatu canastra que chega a pesar 60 quilos. “A única vez que eu vi dois tatus 15 quilos foi aqui em Aripuanã. Tentei agarrar um deles pela calda, mas não consegui porque o bicho era muito forte e saiu me arrastando”.
Ele também destacou que a região de Aripuanã possui muitos animais próximos a área urbana. “Eu nunca vi tanta Arara perto da cidade. Fico maravilhado com a riqueza da fauna e flora, então se percebe que os bichos aqui em Aripuanã estão super preservados”.
Após cinco dias em Aripuanã, o aventureiro Richard deixará a cidade juntamente com sua equipe nesta quarta-feira, dia 7 de novembro. Na oportunidade ele agradeceu a receptividade dos aripuanenses. “Agradeço especialmente aos meus amigos Valdir e Lúcia pela acolhida em sua residência durante esses dias”.
Por último, o biólogo fez um alerta sobre o perigo relacionado à mordida do morcego Hematófago. “Caso a pessoa seja mordida ela deve procurar, por precaução, uma unidade médica para receber o soro específico que irá protegê-la da doença. Mesmo sendo animais incríveis eles podem transportar a raiva” finalizou.
Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates
Nenhum comentário:
Postar um comentário