Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Indústria Madeireira gera mais de mil empregos diretos em Cotriguaçu


Mais de mil pessoas são empregadas diretamente pela indústria madeireira de Cotriguaçu (970 km ao noroeste de Cuiabá), em empresas de médio e grande porte, com a particularidade de operar em vários turnos de trabalho. A população é de 14 mil habitantes e a empregabilidade do setor madeireiro já chegou a 30%.

A região é rica em espécies madeireiras como jatobá, ipê, cumaru, caxeta, tauari, pinho cuiabano, dentre outras que chegam a quase 30 espécies mais comercializadas. A maior empresa do segmento na cidade é a Vale do Juruena que trabalha com lâmina torneada e faqueada, madeira serrada e beneficiada. Parte da produção é absorvida em Mato Grosso e Paraná. Decks e assoalhos são exportados para a China, que chegam atualmente a 5% da produção. Em outros períodos, com melhor situação cambial, a empresa chegou a exportar 30% da produção para Japão, Estados Unidos, Holanda e China.

A produção da lâmina torneada chega a mil metros cúbicos/mês, a faqueada em torno de 100 mil metros quadrados e 800 metros cúbicos de madeira serrada e beneficiada.


O mercado madeireiro da região escoa a produção por Juína e por Alta Floresta. O frete da região chega da R$ 330 a tonelada de madeira, enquanto Sinop, por exemplo, transporta para os mesmos destinos por até R$ 180. Em algumas espécies, na região, para alguns produtos  40% do valor da carga fica comprometido com frete, além de falta mão de obra e escassez na qualificação.

A Vale do Juruena tem 18.200 metros quadrados de área construída no meio da floresta Amazônica, com uma turbina de 1.6 megawatts de geração própria de energia com a utilização dos próprios resíduos. O grupo detém 39 mil hectares de floresta nativa, do total sete mil foram explorados sustentavelmente e o restante mantém a mata intacta pronta para projeto de manejo florestal.

As principais e maiores áreas florestas nativas do Estado estão na região.

Fonte: (Cristiane Oliveira-assessoria de Imprensa Sindusmad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário