Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 8 de maio de 2012

Morte de pastagens atinge região com sétimo maior rebanho de MT

Com mais de 600 mil cabeças de bovinos, a região de Juína, no Noroeste de Mato Grosso, está passando  por graves problemas com a morte de pastagem. Estudos apontam que 10% da área já foram afetadas. A situação se agrava ainda mais se levar em consideração que o município fica em uma  área pólo composta por 8 municípios e cerca de 2,7 milhões de cabeças de gado.

 “Essas duas regiões passam por problemas que afetam o setor pecuário, como falta de unidades frigorificas para abater um rebanho de mais de 4 milhões de cabeças e a falta de pastagem”, comenta o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Luciano Vacari, que coordena o projeto Acrimat em Ação.

O representante da Acrimat na Região Noroeste, Jorge Basilio, falou para uma plateia de mais de 100 produtores rurais, que “a Acrimat precisa do apoio dos pecuaristas para desenvolver ações junto ao poder publico que resolvam os problemas enfrentados pelo setor, como infraestrutura, relação dos produtores com os frigoríficos e o desenvolvimento geral da nossa atividade”.

O objetivo do Acrimat em Ação é o de oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte, repassando informações estratégicas aos produtores. A ideia é a de fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, promova uma maior integração entre os produtores e a de captar as necessidades específicas de cada região.

O projeto envolve uma equipe multidisciplinar com 16 pessoas da Acrimat e de parceiros, como o Banco do Brasil, Biogénesis-Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro de Cuiabá, Dow AgroSciences e a Ação Verde.  Serão visitados 30 municípios de Mato Grosso, onde concentra um rebanho de mais de 12 milhões de cabeças e 60 mil propriedades rurais. A próxima cidade será Cáceres, com o plantio de árvores às 17 horas e as palestras às 19 horas, na sede do Sindicato Rural de Cáceres, que fica no Parque de Exposições.

O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com cinco carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO².  Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ação Verde irão plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.


Em Juina foram plantadas 100 mudas no Parque de Exposições e o presidente do Sindicato Rural disse que a iniciativa da Acrimat é muito boa para mostrar o comprometimento do produtor rural com a preservação ambiental. Ele ressalta ainda que “é uma forma do produtor devolver um pouco do que recebe da terra”.

Fonte: 24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário