Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Silval decide manter Secretaria de Educação com o PT

Governador sofreu pressão para entregar a pasta ao PMDB, do cacique Bezerra


O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que o PT continuará no comando da Secretaria de Educação (Seduc) em Mato Grosso.

Apesar da pressão do seu próprio partido para ocupar uma pasta estratégica e com o maior orçamento do Estado, como "compensação" pela perda da Secretaria de Cidades, e do interesse já anunciado pelo PMDB em assumir a Seduc Silval decidiu manter a pasta com os petistas.

“Não tenho intenção de tirar a Secretaria de Educação do PT. É um partido importante, e somos aliados em nível nacional, pois o PMDB tem o vice da presidente Dilma”, afirmou Silval, durante entrevista ao "Jornal do Meio-Dia", da TV Record MT (Canal 10), nesta segunda-feira (17).

“Muitas coisas importantes estão acontecendo em Mato Grosso na área de Educação, na gestão do PT; são R$ 160 milhões para infraestrutura do setor que estão sendo investido em parceira com o Governo Federal”, disse o governador.

Ele negou, ainda, que esteja encontrando resistência na figura do presidente do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra. Nos bastidores, os comentários são que Bezerra estaria travando as negociações para reforma do secretariado por não aceitar entregar a Secretaria de Cidades ao PSD.

“Tenho conversado com o partido, e tenho tido todo o apoio e sustentação necessários para as discussões. Nunca tive problemas com o Bezerra. Muitos o chamam de ‘cacique’, mas, na verdade, ele é muito democrático. Ele coloca o tema na mesa para discutir e, se ele perde a discussão, ele aceita”, afirmou Silval.

O governador disse ainda que a reforma que promoverá no secretariado visa a “oxigenar” o seu Governo, após dois anos fazendo apenas mudanças pontuais no staff. “A oxigenação é natural e salutar, e às vezes precisa trocar. Passaram-se dois anos e precisamos fazer um ajuste no Governo. Tem muitas coisas acontecendo no Estado e precisamos ter uma equipe coesa.”, disse.

Silval tem evitado dar informações sobre as mudanças que fará, e que ele promete anunciar ainda nesta semana. Até o momento, a única alteração admitida por ele é a nomeação do vice-governador Chico Daltro (PSD) como secretário de Cidades, em substituição a Gonçalo de Barros (PMDB).

Sem “porteira fechada”

Apesar de manter a Seduc na cota do PT, o governador pretende fazer indicações em alguns cargos-chave dentro da pasta. De acordo com Silval, nenhuma secretaria mais será entregue verticalizada a nenhum partido, ou seja, com todos os cargos indicados pela legenda que detiver o comando da pasta.

O presidente regional do PT, Willian Sampaio, disse que o governador já informou a sigla dessa decisão. “Ele já nos comunicou que vai colocar algumas pessoas da confiança dele em cargos estratégicos dentro da Seduc. Porém, ele não falou em nomes, nem disse quais cargos seriam. Teremos uma nova reunião, provavelmente essa semana, para definir esses detalhes”, disse o petista.

Sampaio disse que Silval assegurou à cúpula do PT que “nunca cogitou tirar o PT da Seduc”. Ele afirmou, ainda, que não houve qualquer conversa com Silval no sentido de substituir o secretário Ságuas Moraes (PT) do comando da pasta.

Fonte: LAÍSE LUCATELLI DA REDAÇÃO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário