Pioneira, professora, ex-primeira dama (secretária de Ação Social), um mandato como vereadora, formada em Administração de empresa tornaram Rosangela A. Nervis uma pessoa de prestígio e carisma com a população cotriguaçuense. Recém empossada como prefeita de Cotriguaçu Rose como popularmente é conhecida, concedeu na manhã desta quinta-feira uma entrevista a toda população através da Rádio Arco Íris. Na oportunidade ela falou dos desafios encontrados durante a campanha, do seu secretariado, da mesa diretora, da atual situação que vem encontrando já a frente do executivo, da necessidade de parceria com comerciantes, agricultores, empresários de todos os segmentos.
Dê início, ainda sobre o período eleitoral ela enfatizou que a força e a união de simpatizantes e correligionários, foram o gás que lhe rendeu a vitória nas eleições de outubro. União essa que nasceu da conjuntura de sete partidos políticos, sendo eles: PMDB, PSDB, DEM, PDT, PSB, PP e PTB.
Em seguida convidou toda população para vir somar e fazer parte do governo com críticas construtivas, idéias, inovações que somadas umas as outras podem trilhar o município no rumo do desenvolvimento. Com essa parceria a prefeita espera construir um futuro diferente e com melhorias de vida voltadas para todos os munícipes.
Questionada sobre o apoio que recebeu de parlamentares do estado durante seu projeto eleitoral, a prefeita diz que já procurou na capital Cuiabá todos os deputados que são dos seus partidos de base, inclusive recorreu ao gabinete de outras lideranças como o presidente da Assembléia Legislativa José Riva.
Sobre os vereadores e a composição da nova Mesa Diretora, a gestora disse ser muito importante uma união entre o poder Legislativo e o Executivo, não deixando de fiscalizar e cobrar funções essas atribuídas aos vereadores. Ela parabenizou a todos eleitos e principalmente a nova diretoria que compõe o biênio 2013/2014. O DEM partido de sua base emplacou o presidente da casa com o vereador José de Oliveira Amorim. A vice-presidência ficou com Gilson Longen (PSD) a quem a prefeita rasgou elogios por ter sido uma oposição somente partidária, deixando de lado os ataques pessoais, o mesmo serviu para o primeiro secretario Valdivino M. dos Santos (PSC) e Carlos R. Fernandes (PMN) ambos eleitos no grupo opositor.
Quanto aos vereadores Dorival do Santos (Nova União-PR) e Denise Pavan (Agrovila-PSD) a nova gestora disse que já os procurou e pediu para virem trabalhar juntos, pois representam os maiores distritos do município.
Sobre o quadro que compõe o secretariado, Rose disse que a escolhe se deve através da competência de cada um sua área e lembrou que não existe acordo de campanha.
A escolha do vereador eleito Gilmar Prange (PP) para o setor de Infraestrutura se deu ao fato da experiência adquirida quando trabalhou no DVOP/MT (Departamento de Viação e Obras Públicas) na gestão do ex-governador Dante M. de Oliveira.  Gilmar é ex-prefeito do município e conhece toda a extensão da malha viária do município que abrange uma extensão de mais de 2000 km. Somente o distrito de Nova União tem 105 km da sede Cotriguaçu. O futuro secretário também já trabalhou com Obras em Juruena e Aripuanã.
Para o setor de Agricultura e Planejamento foi escolhido Amilton Castanha que possui formação e conhecimento na área. Servidora pública a mais de 18 anos Noeli M. Lorandi fica a frente da secretaria de Governo e Administração. Elaine C. Weber sempre trabalhando em causas sociais vai responder pela pasta de Assistência Social. Já o ex-vereador Sérgio F. da Silva vai gerir a secretaria de Esportes e Lazer.
Funcionária pública do Estado e de total confiança Claudiane B. Graspan tem a árdua missão de comandar a secretaria de Educação e Cultura.
O jovem Agostinho B. Filho farmacêutico/bioquímico foi escolhido para ficar a frente da pasta da Saúde, função essa que já havia exercido na administração anterior.
Na área da Saúde a prefeita lamentou a perca do médico há vários anos no município Dr. Jairo A. B. Silveira, mas disse respeitar a sua escolha profissional. Dr. Mário Y. Portiolli que há muitos anos trabalhou no município e que esteve em palanque na campanha da Peemedebista vai permanecer no município de Apiacás. Mesmo diante das dificuldades a prefeita disse contar atualmente com o Dr. Otávio no Hospital Municipal.
Sobre a situação encontrada ao longo das estradas vicinais, lamentou o estado que vem encontrando as estradas e maquinários totalmente deteriorados na secretaria do pátio de Obras, pediu paciência e reiterou o convite para que a população a ajude em seu governo.
Animada com o apoio que recebeu em campanha que recebeu de seu partido, Rose disse que a união que pregava em campanha refletiu não só em Cotriguaçu, mas como em municípios vizinhos chegando o partido a eleger cinco dos sete prefeitos que compõem a região noroeste. Orgulhosa disse acreditar no governador Silval Barbosa sobre o programa Mato Grosso 100% Integrado e vai “brigar” para que o asfalto ligando Cotriguaçu a Juruena se dê início em território cotriguaçuense.
Elogiou a união dos munícipes que residem nos distritos, elegendo inclusive seus vereadores em cada localidade, com Nova União chegando a ter quatro vereadores além do vice-prefeito.
Ao final de sua entrevista disse que o executivo como o seu secretariado estará disposto a todo o momento a fim de atender a população do município, encerrou desejando a todos um próspero ano de 2013.
Fonte: CotriOnline