Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Em Cotriguaçu, indígenas buscam autonomia econômica


Na região Noroeste de Mato Grosso, Cotriguaçu, que faz parte da Lista dos Municípios Prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento na Amazônia, é foco de ação do projeto Cotriguaçu Sempre Verde, desenvolvido pelos diferentes grupos da sociedade local. O trabalho é realizado com a comunidade indígena da aldeia Babaçu, etnia Rikbaktsa, da Terra Indígena (TI) Escondido. O município possui 9 mil km2, compostos por Unidades de Conservação, assentamentos, áreas particulares e TIs.

O objetivo do projeto, que conta com o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), é implantar uma nova trajetória socioeconômica e ambiental no município, com atividades que permitam a manutenção da floresta, através da redução do desmatamento e da degradação florestal graças ao desenvolvimento de atividades produtivas com menos impacto sobre os recursos naturais e ações de governança ambiental. 

Rodrigo Marcelino, analista socioambiental do ICV e responsável pela atividade, explica que o trabalho consiste na elaboração de um plano de gestão ambiental e territorial da TI. Assim, o primeiro passo, chamado etnomapeamento, que identifica lugares de grande valor histórico, ideológico e com recursos naturais utilizados em práticas cotidianas da etnia, foi finalizado com a ajuda de anciões de outras aldeias Rikbaktsa.

Na sequência, serão realizadas as oficinas de avaliação ecológica que consistem em analisar a situação atual dos recursos naturais utilizados e seu manejo, além de identificar as potencialidades de geração de renda. A partir daí será construído o etnozoneamento da TI, pelo qual serão pensadas ações estratégicas para cada zona que poderão ser implementadas no curto, médio e longo prazo.

Todas essas atividades exigem muito trabalho e cuidado para que sejam desenvolvidas de forma participativa e colaborativa, de modo que as pessoas envolvidas sejam protagonistas na busca de soluções, relata o analista. Além disso, esse ponto é fundamental para a integração das áreas protegidas no município de Cotriguaçu e no Estado e, no caso da Terra Indígena, na busca de autonomia através do planejamento e gestão de seu território, aspecto imprescindível para a elaboração de um diálogo intersetorial eficiente. 

Nesse sentido, Raimundo Iamonxi, morador da aldeia e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Cotriguaçu, foi eleito representante da região noroeste para o desenvolvimento rural sustentável indígena para participar do Fórum Estadual. Ele explica que é importante que a aldeia possa ser representada nos diferentes espaços da sociedade e que sua situação seja conhecida e compreendida para que possa preservar seus direitos e tradições.

Rodrigo ressalta que todas as atividades de construção do plano de gestão são também oportunidades para a etnia se fortalecer culturalmente, resgatando suas histórias e costumes, como com a construção do makyry ou "rodeio" (a casa dos homens), que ocupa um lugar central na aldeia, resgatando um aspecto cultural, tradicional e histórico.

E para construir estratégias que viabilizam a geração de renda no curto prazo para a comunidade, a aldeia vem articulando, junto com parceiros locais, a venda de castanha beneficiada para a merenda escolar. Dokta Rikbakta, cacique da Aldeia Babaçu, espera que todo este trabalho e esforços permitam garantir os direitos, a proteção do território e a dignidade desse povo. (Com Andrés Pasquis/ICV – Fotos: Amazônia Sem Fogo e Funai)



Fonte: Sandra Carvalho - Da Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário