Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 23 de julho de 2013

SENAR-MT prepara novos cursos para o setor de piscicultura

SENAR-MT programou cursos para o setor de piscicultura para os municípios de Cuiabá, Castanheira, Cotriguaçu e Colniza

A cadeia produtiva da piscicultura está em expansão em Mato Grosso e, consequentemente, a demanda por mão de obra qualificada também aumenta. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) já oferece três cursos nesta área e a equipe técnica trabalha na formatação de novos treinamentos para o próximo semestre.

Manejo e criação é um dos cursos oferecidos pelo SENAR-MT para qualificar os profissionais da cadeia produtiva da piscicultura. O Analista de Educação, Eduardo Silveira explica que neste treinamento os alunos aprendem a construir viveiros e estudam a qualidade da água. "O conteúdo também inclui discussões sobre a comercialização da pesca extrativista e custo de produção na piscicultura".Nutrição e beneficiamento são os outros dois cursos oferecidos pelo SENAR-MT. Segundo Eduardo, a nutrição é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento dos peixes. No beneficiamento, os participantes aprendem a tirar a espinha do peixe e a fazer cortes diferenciados.

A piscicultura está em expansão não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil. É um mercado promissor. Dados do Ministério da Pesca e Aquicultura mostram que o setor cresceu no Brasil num ritmo de 9% nos últimos seis anos. Atualmente em todo o Brasil são produzidas 479 mil toneladas de pescado por aquicultores e 1,2 milhões de toneladas pela pesca.

O Centro-Oeste está entre as regiões brasileiras onde a aquicultura mais cresce. De acordo com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), o estado tem 950 aquicultores e a expansão na produção é de cerca de 10% ao ano.

Para agosto o SENAR-MT programou cursos para o setor de piscicultura para os municípios de Cuiabá, Castanheira, Cotriguaçu e Colniza. Os interessados em saber mais informações sobre os treinamentos podem acessar o site www.senarmt.org.br ou ainda pelo telefone (65) 3928-4800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário