Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Veículos reforçam assistência técnica e extensão rural em MT

 
Cinquenta e oito veículos vão reforçar a prestação de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares de comunidades tradicionais em Mato Grosso. O Governo do Estado - por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) -, em parceria com o Governo Federal - por meio do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) -, entregou os carros aos escritórios regionais e locais que prestam o serviço nos municípios, nessa quarta-feira (20), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

O primeiro veículo foi entregue pelo governador ao prefeito de Acorizal, Arcílio Jesus da Cruz. Silval lembrou que o governo vem construindo uma parceria forte com os munícipios no desenvolvimento da agricultura familiar e a entrega desses veículos faz parte desse fortalecimento. “Nós temos 140 mil pequenas propriedades, sendo que – perto de 90 mil são da reforma agrária e que precisam da assistência técnica. Eu quero uma Empaer forte”, enfatizou, completando que junto ao Governo Federal realiza diversos programas voltados ao homem no campo, como o Luz para Todos, a aquisição de mais de 1.200 ônibus escolares e agora o investimento de mais de R$ 2 bilhões para asfaltar dois mil quilômetros de estradas, dentro do programa MT Integrado.

O vice-governador Chico Daltro destacou que o fortalecimento da Empaer significa o fortalecimento da agricultura familiar e “justiça se faça essa prioridade começou com o governo Lula e fortalecido pela presidenta Dilma e nos proporciona uma expectativa bastante positiva”, assinalou. A política de fortalecimento dos pequenos agricultores continuará a beneficiar os agricultores tradicionais, conforme o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso, Nelson Borges. "Até agora, os beneficiados foram os produtores de assentamentos. A boa notícia foi que o governo está finalizando o programa que vai entregar 79 retroescavadeira e motoniveladora. Aqueles municípios que já têm um dos equipamentos receberão o outro e aquele que não tiver nenhum receberá os dois.

Os avanços da Empresa no atendimento ao pequeno agricultor e agricultura familiar não param por aí, salientou o presidente da Empaer, Valdizeth Nogueira. "Até o final deste ano, o governo vai investir mais de R$ 15 milhões". Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, a entrega dos veículos é uma verdadeira injeção de ânimo. “A Empaer é um dos grandes mecanismo de desenvolvimento da agricultura familiar”, disse.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, conhecido Chiquinho do Posto, destacou a parceria dos governos do Estado e Federal, que "demonstra a seriedade com que vem sendo conduzida a agricultura familiar".

Estiveram presentes na solenidade ainda os secretários Pedro Nadaf (Casa Civil), Cel. Ildomar Macedo (Casa Militar), Alexandre Bustamante (Segurança Pública) e Alan Zanatta (Sicme); o deputado federal Roberto Donner, os deputados estaduais Ademir Brunetto, Airton Portugues, Dilmar Dal' Bosco e Wagner Ramos; Maria Auxiliadora, presidente do Idea, Aroldo Souza, secretário adjunto de Comunicação, e Cleomar José da Costa, representante do superintendente da Ministério da Agricultura em Mato Grosso, e prefeitos dos municipios contemplados.





Fonte/texto: JOÃO BOSQUO da Redação/Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário