Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Guariba em Colniza está isolada e alimentos começam a faltar


Ponte sobre o Rio Aripuanã durante sua inauguração em 2003. No mês de Março do ano de 2011 a ponte foi levada pelas águas. O Rio Aripuanã esta localizada a 18 km. da cidade de Colniza sentido Guariba.
Cerca de cinco mil pessoas estão, há mais de uma semana, isoladas no distrito de Guariba, em Colniza (770 km de Sinop). As fortes chuvas dos últimos dias deixou o nível da água do rio, 12 metros acima do normal. Segundo a prefeitura, o acesso pela MT-418, está precário em função das más condições da estrada. A entrega de alimentos e combustíveis está comprometida. O prefeito João Assis Ramos está em Cuiabá e pedirá ajuda do governo estadual, além de decretar estado de emergência.

Os maiores prejudicados são os moradores de Guariba. Alguns alimentos e os produtos emergenciais como remédios são levados de barco até a região. Em Três Fronteiras, segundo a prefeitura, o acesso tem a opção de entrada por Rondônia, pela balsa.

A ponte do rio Aripuanã, na rodovia BR-174, a 18 quilômetros da cidade, também, está quase debaixo d`água, por causa das constantes chuvas que ocorreram nos últimos 10 dias. De acordo com a prefeitura, o nível da água está muito acima do normal. A estrutura não foi interditada formalmente e alguns veículos ainda se arriscam a passar pelo local. A ponte liga a cidade aos estados de Rondônia e Amazonas.


Rio Aripuanã 12 metros ácima do normal - Fevereiro 2013

Em março de 2011, uma enchente levou a mesma ponte, que só foi reinaugurada, em outubro do mesmo ano. A obra foi realizada em parceria do governo do Estado, prefeitura, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Ibama, e madeireiros. Na época, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, liberou R$ 5 milhões para apoiar Colniza, cinco comunidades, os distritos de Guariba e Três Fronteiras. Cerca de oito mil pessoas ficaram isoladas.

A ponte, conforme Só Notícias já informou, tem 274 metros de extensão, considerada a maior da América Latina em madeira. A enchente foi a maior registrada, dos últimos 60 anos na região.


Fotos: Redes Sociais
Fonte: SóNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário