Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Após 20 anos da morte do pai de Valtenir, STF mantém condenação dos assassinos


O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso e manteve a condenação de 12 anos aos assassinos do pai do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), definida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJMT). A decisão foi tomada nesta terça (19), pelos ministros Luiz Fux, Marco Aurélio de Melo, Dias Toffoli e Rosa Webber. O recurso foi protocolado por Sandoval Rezende da Silva, vulgo “Duba”, Francisco Martins Pereira, conhecido como “Sargento Martins” e o ex-prefeito de Juscimeira, José Resende da Silva, o Zé Guia, que assassinaram com seis tiros Valdivino Luiz Pereira, em fevereiro de 1983.
  
O parlamentar, após o julgamento, subiu à tribuna da Câmara Federal e, bastante emocionado, enalteceu o Ministério Público e o Judiciário. “Hoje ganhamos mais uma batalha jurídica. Eu e mais quatro irmãos estudamos e formamos em Direito para colocar os assassinos de nosso pai na cadeia. O STF confirmou a condenação dos assassinos do meu pai. Essa luta por justiça, iniciada há 30 anos, está próxima do fim”, desabafou o socialista.
  
A tragédia vivida pelo parlamentar foi explorada na campanha à reeleição para deputado federal em 2010. Valtenir usou quase todo tempo do horário eleitoral gratuito para lembrar à população do triste episódio, com o objetivo de resultar comoção e votos ao eleitor, como aconteceu em sua primeira campanha para deputado.

Entenda o caso

O deputado federal Valtenir Pereira, nascido em São Lourenço de Fátima, distrito de Juscimeira, ficou órfão aos cinco anos do pai Valdivino Pereira, que foi amarrado pelos comparsas Duba e o Sargento Martins e, em seguida, assassinado com seis tiros disparados pelo ex-prefeito Zé Guia. O crime ocorreu após uma discussão devido a fogos de artifícios, que foram soltos próximos à casa de Valdivino. O autor dos disparos foi condenado em 2001 pelo TJMT e, posteriormente, em 2004 foi sentenciado a 12 anos de reclusão. Hoje, Zé Guia cumpre pena de regime semi-aberto. Já Duba e o Sargento Martins nunca foram presos por este crime.

Tarso Nunes do RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário