Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cotriguaçu - Candidata a Prefeita Rose e suas Propostas de Governo

Amigos (as) Leitores (as) do Blog CotriOnline e Eleitores (as) do Município de Cotriguaçu, as Eleições 2012 prometem e muito agitar a nossa Cidade e encontramos no Site do TSE a proposta de Governo de Cada Coligação e Candidato a Prefeito (a) caso seja Eleito (a).

Para começar vamos apresentar na íntegra a Proposta de Governo da candidata a Prefeita Rose Nervis (PMDB) caso a mesma seja eleita, confiram: 

Programa de Governo

COLIGAÇAO NOVO TEMPO PARA COTRIGUAÇU

- A ideologia (proposta) é mais importante do que o quadro partidário (candidato);
- A posição do partido (do coletivo) é mais importante do que a do líder (o individuo);
- O candidato deve se subordinar ao programa e ao partido; e não o programa e o partido subordinarem-se ao candidato.

1. EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO LIBERTADOR

Para a coligação NOVO TEMPO PARA COTRIGUAÇU, só o conhecimento é que pode libertar, na plenitude, o cidadão. A educação de qualidade, universal e gratuita vai ser a meta permanente de nossa Coligação. Para uma educação de qualidade, é indispensável investir na qualificação dos professores; E, em cada escola, nos equipamentos e biblioteca. Tal qualificação não pode dispensar a avaliação externa do aprendizado, bem como a incorporação de sistemas de administração baseados em metas, para os quais se utilizem indicadores já consagrados.
Nosso governo Municipal deve Construir uma nova sede para a secretaria municipal de educação, fortalecer o conselho Municipal de Educação e o sistema Municipal de Educação para:

1.1 - EDUCAÇÃO INFANTIL.

-Atender, de forma integrada com o Estado, a demanda de alunos a partir dos quatro anos de idade;
-Criar bibliotecas infantis e brinquedotecas;
-Integrar-se a programas como a primeira infância melhor (PIM), o fundo do milênio para a primeira infância e o combate ao tráfico de seres humanos;
-Garantir salas de aula com material e espaço de recreação ao ar livre;
-Oferecer serviços de alimentação, bem como os de saúde bucal;
-Melhorar o atendimento e aumentar o numero de vagas nas creches;
-Restaurar e ampliar os parques infantis do município;
-Oferecer acesso á informática, cumprindo a responsabilidade de inclusão digital.

1.2 - ENSINO FUNDAMENTAL.

-Atender a demanda de alunos com idade de seis anos completos em março;
-Acompanhar a situação dos alunos a partir de avaliação externa, utilizando os resultados do SAEB, da prova Brasil e outros;
-Criar espaços adequados para á pratica da educação, ou buscá-los em parceria com a comunidade;
-Prever políticas de inclusão digital de educação de educando portador de necessidades especiais;
-Integrar-se a projetos e programas educativos oferecidos pelo Estado e /ou União;
-Urbanizar e estruturar as vias de acesso as entidades educacionais.
-Criar oportunidades de aulas em turno integral;

1.3 - Jovens e Adolescentes.

-Buscar juntos aos órgãos competentes melhorias para as escolas, reformar quadras esportivas e auxiliar com material esportivo de apoio.
-Apoiar os alunos que concluem o ensino médio para que possam continuar sua formação sem sair do município, seja através de cursos técnicos profissionalizantes ou nível superior.
-Desenvolver projetos articulados á área da cultura, dando ênfase ás diferentes manifestações; Musica, dança audiovisual, teatro, canto, tradicionalismo, folclore, ginástico e gincanas culturais;
-Realizar oficinas á iniciação profissional em parcerias com SESI, SESC, EMATER, e empresas locais, desenvolvendo nações iniciais das praticas relativas ás diversas profissões;
-Participar de projetos culturais financiados pelo MEC e por outros ministérios, implantados no Município;
-Oferecer acesso á informática, promovendo a inclusão digital.

1.4 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

-As condições ambientais verificadas neste inicio do terceiro milênio são preocupantes. O enfrentamento desta situação devera garantir um ambiente minimamente aceitável, para hoje e para as futuras gerações e deve ser meta de todos.
-Com vistas a garantir condições ideais para o desenvolvimento da vida – bem maior do ser humano - nossas escolas, em todos os níveis, precisam de ações como:
-Privilegiar o conhecimento sobre o meio ambiente, sobre sua preservação e sua melhoria.
-Elaborar um plano municipal de desenvolvimento sócio-ambiental que proteja os recursos ambientais (água flora fauna) baseado no correto uso do solo, no crescimento econômico e na sustentabilidade.
-Elaborar um plano Municipal para atuar na reciclagem do lixo e transformá-lo em fonte de emprego e renda.

1.5 - EDUCAÇÕES PARA O TRANSITO.

Todos os dias, de uma forma ou de outra, a população do Município torna-se partícipe do transito: no centro ou na periferia das cidades, nas estradas Estaduais, Municipais, vicinais ou informais. O pedestre, o ciclista, o motociclista, o motorista, o passageiro, enfim, toda a população é agente de um processo para o qual até hoje ainda não foi preparado. O assustador numero de mortes no Brasil- cerca de 35 mil, anualmente- e o aterrador custo dos acidentes de transito, de R$ 27 milhões de reais anuais, são mais do que suficientes para justificar que nossas escolas incluam em seus currículos o curso de educação para o transito.Sendo assim a Coligação NOVO TEMPO PARA COTRIGUAÇU, com o objetivo de garantir o bem estar do nosso povo, propõe:
- Incluir a educação para o transito como componente curricular para todas as Escolas de nosso Município.

1.6 - INCLUSÃO DIGITAL.

-Nação alguma pode dar-se ao luxo hoje de ignorar as tecnologias, sob pena de abrir um imenso fosso educacional, cultural, tecnológico e econômico. Por isto a proposta é:
-Priorizar a inclusão digital como complemento indispensável ás atividades que se desenvolvem na área de educação.

2. CULTURA

-A cultura também terá atenção especial de nossa coligação no nosso Município. A estruturação da secretaria de cultura, bem como a aplicação da lei de incentivo á cultura (LIC) é nossa meta. Assim, por meio das atividades culturais, deve-se dar prioridade á articulação entre as atividades de educação, de segurança e de meio ambiente, já que são áreas de grande demanda social, cujo elemento catalisador pode ser as ações culturais.
- Fomentar e incentivar a cultura através de grupos de danças, agremiação esportiva estudantil com capacidade de bem representar o município de Cotriguaçu, dentro e fora dele.

3. SAÚDE

Nossa Coligação defende a saúde publica como direito do cidadão. Nossa gestão deverá dedicar grande esforço para melhorar a situação que se encontra esta área. A política para a saúde que prevemos objetiva o acesso universal, igualitário e gratuito a todos os cidadãos.
Além disso, a ênfase na prevenção é crucial para a vida da população, pois apresenta menor custo-benefício.
-As ações básicas propostas pela nossa Coligação com relação à saúde são:
-Reforma melhorias físicas e humanas da área de saúde do município.
-Apoio e ampliação dos programas municipais de saúde.
-Promover a saúde e prevenir as doenças, adotando metas baseadas nos indicadores de longevidades e na diminuição de doenças;
-Facilitar o atendimento Hospitalar quando se fizer necessário;
-Criar redes de saúde da família para tornar o atendimento próximo ao lugar onde as pessoas vivem e trabalham;

4. DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIAL

Para a nossa Coligação, o investimento mais produtivo é aquele feito nas pessoas, nos cidadãos, investimentos que parece ser uma missão reservada quase que exclusivamente para o setor publico. A lógica do setor privado é a do maior lucro, do maior rendimento, enquanto que, natural e contrariamente, o do setor publica deve ser a do maior desenvolvimento das pessoas e da cidadania. Para alcançar tais objetivos, a nossa coligação propõe os seguintes programas:

4.1 - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

O Município deve manter:
-De forma permanente, com recursos próprios ou em parcerias com terceiros, programas que possam qualificar seus cidadãos para o fornecimento de Mão de obra qualificada para todas as atividades que correspondam ao programa Municipal de desenvolvimento.

4.2 - EMPREGO E RENDA.

O Município devera manter:
-Programas permanentes de qualificação, com o objetivo de garantir o pleno emprego ou atividades alternativas de geração de renda, mesmo que temporais, porem suficientes para a preservação da dignidade.

4.3 – HABITAÇÃO.

O direito a moradia dignamente está incluídos entre os chamados direitos naturais da pessoa humana. Nem sempre a renda das pessoas lhes garante a satisfação deste direito natural. Para nós, da coligação Novo Tempo Para Cotriguaçu o poder público Municipal deverá:
-Desenvolver, com recursos próprios ou em parcerias com outros entes da federação, ou ainda mediante a parceria com agentes de financiamento habitacional:
-Programas de construção habitacional coletivas;
-Programas de construção habitacional popular individual, urbana e rural;
-Trazer para o Município os programas de habitação Estadual e Federal.

4.4 - ATENÇÃO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO.

Crescem nos núcleos urbanos os contingentes de pessoas que, sem renda e sem amparo familiar, necessitam do apoio da coletividade para sobreviver. Ao poder publico cabe:
-Atuar de forma articulada, junto aos conselhos tutelares, ao ministério publico, policia e secretaria de saúde, nos programas sociais e redes de apoio ás famílias em maior situação de risco;
-Manter programas próprios ou estimular as entidades que representam assistência á
Atuarem para a proteção de:
-Crianças abandonadas;
-Crianças e adolescentes em situação de rua;
-Idosos desamparados;
-Pessoas carentes em situação de risco.

4.5 - POLITICA MUNICIPAL PARA A MELHOR IDADE.

É fato indiscutível que as pessoas estão vivendo mais. Também è verdade que o poder público não tem políticas de atenção a estas pessoas que, ricas em conhecimento, acabem ficando fora do convívio social, Esse isolamento, alem de privar a sociedade da riqueza de suas contribuições, tem encurtado a vida de muitos idosos. Então, ao poder publico cabe tornar esta fase da vida também um tempo de bem estar e felicidade. Para tanto, na visão da nossa Coligação, é necessário:
-Estimular e apoiar os grupos da melhor idade;
-Manter e ampliar a assistência a terceira idade em todos os locais do município.
-Estimular o trabalho e a renda para a população da melhor idade;
-Estimular e apoiar o aproveitamento da população da melhor idade nos programas de formação profissional;
-Estimular e apoiar a participação da população da melhor idade nos conselhos municipais;
-Garantir a ocupação do cidadão da melhor idade em cargos de confiança e em funções gratificadas.

4.6 - POLITICAS PUBLICAS DE GÊNERO.

A luta pela igualdade de gênero se faz pelo exercício da política como pilar fundamental para uma democracia plena. Por isso, espera-se:
-Ampliar a participação e a representação da mulher na política;
-Adotar postura ativa diante do enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher;
-Defender a saúde integral da mulher;
-Inserir a mulher, de forma digna, no trabalho.

5. ESPORTE E LAZER

Cabe ao Município:
-Planejar infra - estrutura para criar alternativas de esporte e lazer;
-Promover competições esportivas;
-Estimular por meio do esporte e lazer, folclore Regional.
-O Poder Público incentivará a comunidade e o comercio local a criar a liga esportiva
municipal, apoiar a organização das equipes esportivas e estimular a organização de campeonatos e eventos esportivos.
-Fazer comodato com as equipes que se legalizarem para que as mesmas possam fazer uma melhor utilização da estrutura esportiva existente no município.
-Criar Projeto de ciclovias nas avenidas de forma que sirvam também para realização de caminhadas.
-Criar um programa para criar recuperar ou melhorar a estrutura de esporte laser e recreação, nos bairros, comunidades rurais e escolas.

6. SEGURANÇA PÚBLICA

A emergência da questão da segurança publica é das mais cadentes e exige uma postura proativa dos dirigentes municipais. Não a mais a desculpa de que a responsabilidade é do Governo do Estado. Nossa Coligação precisa adotar uma postura de integração de esforços e desenvolver políticas que, a partir das comunidades locais, criem incentivos anticrime. Os membros de nossa coligação eleitos, prefeitos, vices e vereadores serão lideres comunitários, procurando pela mobilização e pela articulação, promover a segurança comunitária. Assim a nossa Coligação propõe:

6.1 - QUANTO Á ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA.

-Desenvolver a participação comunitária nos trabalhos sociais e na vigilância social. Dois poderosos bloqueadores da delinqüência;
-Incentivar os cidadãos a participarem dos conselhos comunitários de segurança (consegs);

6.2 - QUANTO Á RUAS E PRAÇAS MAIS SEGURAS.

-Manter os logradouros públicos limpos e iluminados para que funcionem como elemento de lazer e, também, como inibidor da criminalidade;
-Fortalecer as campanhas antidrogas e fazê-las serem valorizadas por famílias e comunidades, pelos resultados relacionados ao combate á violência.

6.3 - QUANTO A REDES DE CULTURA E LAZER.

-Manter uma política de promoção da pratica de esportes e de atividades culturais (musica, teatro e dança) que são comprovadamente eficazes instrumentos antidrogas e anticrime.

7. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Na visão de nossa Coligação, o desenvolvimento que efetivamente conta é o desenvolvimento humano, (IDH). No entanto, o desenvolvimento econômico (PIB), quando a serviço do desenvolvimento humano, deve ser estimulado pelo nosso partido com maior intensidade.
Os gestores devem, pois, incentivar ações econômicas que mais contribuam para o desenvolvimento humano, as quais beneficiem o maior numero de pessoas possíveis. Para tanto a nossa Coligação prioriza o apoio as pequenas e medias empresas, porque este segmento é o que gera a maior parte do produto interno bruto e é o que abriga a vasta maioria dos empregos. Assim o que preconizamos é:

7.1 - Quanto á indústria.

Em parceria com empresas, comunidade e poder público, realizar cursos de capacitação para pessoas acima de 16 anos de todas as classes sociais.
Acompanhamento pós - curso, com criação de associação e cooperativas ou grupos informais para dar continuidade á formação recebida e tornar o conhecimento um novo negocio e/ou nova oportunidade os participantes.
-Estimular a geração de empregos mediante a atração de empresas, indústrias, apoiá-las para que possam explorar as vocações naturais do município e região trazendo beneficio a população.
-Fomentar incentivos as pequenas e médias empresas, atentando para a regularização dos trabalhos informais.

7.2 - Quanto ao comércio.

-Estabelecer parcerias para qualificar gerentes e trabalhadores do comércio, com vistas á ascensão social e profissional dessa classe.
-Procurar quanto possível realizar as compras do poder público no comercio local.

7.3 - QUANTO AOS SERVIÇOS.

-Estimular constantemente à qualificação dos diversos serviços que sejam necessários ao atendimento a toda a população.

7.4 - QUANTO Á AGRICULTURA E Á PECUÁRIA.

Sem renunciar as nossas experiências positivas, devemos, a cada instante, buscar novas alternativas para o desenvolvimento agrário, levando em conta nossos recursos naturais e as exigências do ágil mercado globalizado. Propomos, portanto, que, atendida as características de nosso Município, a nossa Coligação preocupa-se com:
Fortalecer a cadeia produtiva do leite apoiando o desenvolvimento do setor nas diversas fases de seu desenvolvimento;
-Promover ações conjuntas com a EMPAER, CEPLAC, EMBRAPA, UNIVERCIDADES, ONGS, e outras instituições GOVERNAMENTAIS ou não com o objetivo de prestar assistência técnica aos produtores, e ainda estimular o uso de novas ferramentas como informática, internet, banco de dados, e meteorologia.
-Apoiar o desenvolvimento rural que privilegiam a diversificação da produção. Novas áreas como piscicultura, apicultura e fruticultura e outras que poderão gerar renda e novas oportunidades no campo;
-Estimular a comercialização direta de produtos, pelos próprios produtores, em feiras livres e outros programas governamentais;
-Incentivar ações de saneamento básico no meio rural;
-Ampliar o sistema de inspeção municipal para garantir a qualidade dos produtos aos consumidores;
-Garantir a manutenção e melhorar a infra-estrutura rural, estradas, bueiros, e outras melhorias;
-Juntamente com sindicatos e associações buscar junto aos órgãos competentes a resolução de conflitos de ocupação fundiária e documentação de posse definitivas das propriedades.
-Estimular a agricultura familiar e o agronegócio;
-Desenvolver políticas que reduzam o contraste entre a cidade e o campo, para que a vida rural seja próspera vibrante, com a necessária infra-estrutura que motive os jovens a permanecer no campo;
-Criar um programa voltado à economia familiar, para poder beneficiar as famílias das chácaras, entorno da cidade e também dos bairros, buscar financiamentos a pequenas atividades seja urbanas ou rurais.
- Fortalecer e ampliar o conselho municipal de agricultura.

8. QUANTO AO TURISMO

A fonte de renda que mais cresce no mundo é o turismo. A cada dia, mais pessoas buscam constituir seu bem estar a partir do conhecimento de belezas naturais, dos monumentos históricos, das obras de valora artístico e/ou arquitetônico.
Festa municipal ou regional, típica ou gastronômica tem mobilizando grandes contingentes de turistas para todos os lados. Certamente que nosso município conta com varias atrações que poderão criar ou ampliar nosso fluxo turístico podendo ser mais uma opção para aumentar a renda da população local. Diante desta realidade a nossa Coligação propõe;
-Levantar o acervo de belezas naturais existentes no município que se possam converter-se em pontos turísticos;
-Elaborar calendário anual de eventos municipais, dando destaques a aqueles que possam atrair maio numero de turistas;
-Estimular a produção de artesanato através da organização dos artesões atuantes no município.
-Divulgar em mídia e imprensa o calendário turístico do Município.

9. INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO

A infra estrutura e o desenvolvimento urbano devem ser uma prioridade para os eleitos de nossa Coligação, pois estes elementos compreendem os serviços básicos de água, esgoto, de coleta e tratamento de lixo, de drenagem pluvial, alem de manter as vias publicas em condições de circulação.
Para a infra-estrutura urbana, a nossa Coligação propõe:
-Fazer um plano para recuperação de todas as estradas vicinais;
-Fazer um plano para aumentar o asfaltamento do perímetro urbano;
-Planejar o asfaltamento dos passeios públicos;
-Definir um plano municipal de praças e áreas de lazer e de esportes;
-Elaborar e implantar um plano básico Municipal de saneamento;
-Pleitear junto à rede Cemat melhorias da iluminação publica.
-Ampliar e dar manutenção a malha asfáltica da cidade de Cotriguaçu.
-Recuperar as estradas vicinais das áreas rurais.
-Abrir e recuperar as estradas de acesso as propriedades rurais do município.
-Buscar junto à operadora OI que reforme, recupere, ou substitua os orelhões existentes no município.
-Solicitar as operadoras CLARO e OI, a ampliação e aperfeiçoamento da rede de internet banda larga.
-Estimular o uso de coletores de água da chuva para uso geral;
-Incentivar o uso de energia limpa.

10. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CIDADÃ

Nossa Coligação será grande estimuladora da participação popular porque ela favorece o acompanhamento pelo cidadão da administração publica. A esfera do município é o ente ideal para tornar esta bandeira uma realidade e promover a participação e o controle do processo político administrativo pelo cidadão.

A nossa gestão deve se dedicar á:
-Ser agente de estimulo e apoio á organização popular: Associação de moradores, clubes de serviços, grêmios estudantis sindicatos urbanos e rurais, associações, cooperativas, conselhos enfim todas as organizações populares;
-Buscar conjuntamente com sindicatos e associações condições para que os trabalhadores do município possam ter seus direitos trabalhistas respeitados.
-Criar programa de apoio jurídico a grupos formais e informais associações e sindicatos.
-Para criar, apoiar, incentivar, regulamentar e acompanhar, as organizações existentes no município.
-Através de mutirões realizar ações de cidadania em todas as Comunidades do Município levando até eles as ações da administração municipal.
- Ser uma administração transparente.

Por: André Silveira c/ DivulgaCand 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário